Oracle doa OpenOffice.org à Comunidade

36 respostas
O

Parece algo meio impossível de acontecer, mas sim é verdade, outro grande feito pela oracle após assumir a Sun.

link: http://www.marketwire.com/press-release/Oracle-Announces-Its-Intention-to-Move-OpenOfficeorg-to-a-Community-Based-Project-NASDAQ-ORCL-1428324.htm

36 Respostas

D

boa… não via a hora de alguns “malucos” meterem o fucinho no OpenOffice… ele não é tão maravilhoso como dizem e acho k ainda deixa muito a desejar com relação ao Microsoft Word… :smiley:

E

deveriam ter feito isso antes de se criar o libre office.

O

Acredito que o libre foi o primeiro passo dessa entrega a Comunidade pela Oracle.

L

desculpe os entusiastas do software livre mas em matéria de pacote(editor de texto, planilha eletrônica, etc…) o office é hors-concours.

J

Doaram o openOffice porque o libreOffice já foi adotado pela comunidade. É só uma maneira de descontinuarem ele.

G

comunidade 1 x 0 oracle

J

Ué, 1º de abril já não passou?

Alguém conta pra Oracle que a estória que contaram pra ela de que a comunidade vai deixar o LibreOfice pra adotar novamente o OpenOffice era brincadeira!

C

É aquela coisa…

Se faz… prq fez…
Se não faz… prq não fez…

Se é bom pq é da comunidade…
Se é ruim pq não é livre…

Fogo…

M

O pessoal se precipitou ao criar o LibreOffice. A Oracle ainda não tinha decidido o que fazer com o OO e o pessoal já correu apavorado, “salvem a suíte!” e fizeram um fork.

Absorver uma empresa do tamanho da Sun é demorado, pode levar 2 ou 3 anos pra consolidar. Tem muito projeto que até hoje eles não decidiram o que fazer com ele, isso acontece com toda aquisição desse porte.

O lado bom é que agora muita gente vai poder descer das colinas. heheheh
Particularmente, espero que os projetos se fundam e acabe com essa confusão de nomes e forks. O LibreOffice sempre foi sincronizado com o último milestone do OO, então bastaria que a equipe que hoje trabalha com o OpenOffice se incorporasse à do LibreOffice.

Eu se fosse a Oracle, me limitaria a fazer extensões comerciais pra suíte e integraria os produtos da Oracle a ela. E deixaria o desenvolvimento do OO livre mesmo, vai até reduzir custos.

G

Qual o sentido da Oracle manter uma suíte desktop se o foco dela sempre foram os servidores? Dê logo para a comunidade e invista tempo e dinheiro no que realmente interessa para a empresa: banco de dados, java, virtualização/grid, etc…

J

Que bom!

Eu não sinto necessidade de usar Office da MS. Uso o GDocs e o OpenOffice.

Será que teremos melhorias agora? O que deve mudar?

A

marcosalex:
O pessoal se precipitou ao criar o LibreOffice. A Oracle ainda não tinha decidido o que fazer com o OO e o pessoal já correu apavorado, “salvem a suíte!” e fizeram um fork.

Absorver uma empresa do tamanho da Sun é demorado, pode levar 2 ou 3 anos pra consolidar. Tem muito projeto que até hoje eles não decidiram o que fazer com ele, isso acontece com toda aquisição desse porte.

Particularmente, espero que os projetos se fundam e acabe com essa confusão de nomes e forks. O LibreOffice sempre foi sincronizado com o último milestone do OO, então bastaria que a equipe que hoje trabalha com o OpenOffice se incorporasse à do LibreOffice.

Eu se fosse a Oracle, me limitaria a fazer extensões comerciais pra suíte e integraria os produtos da Oracle a ela. E deixaria o desenvolvimento do OO livre mesmo, vai até reduzir custos.

“…descer das colinas…”, nem a tiro.

A

marcosalex:

Sim. Agora é só fazer um merge. :smiley:

Acho que seria bem melhor. Tipo o que é feito com o Eclipse.

[]'s

F

Eu penso que a oracle resolveu abrir mão do Openoffice porque não viu como ganhar dinheiro com a suíte. Já existia o LibreOffice como alternativa viável gratuita e o office da Microsoft.

A

e ainda tem o Google Docs … a versão web do MS Office não conta heheh

M

Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.

Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.

A

Não sei se todos se lembram, a Sun foi a primeira a planejar uma suíte pra web, logo que comprou a Star Division, empresa que criou o StarOffice. Chamava Star Portal e era feito em Java, comunicava com servlets e tinha a interface em applets e em html.

Fracassou pela tecnologia da época: javascript muito lento, applets super pesados e html muito limitado. Hoje ninguém lembra dele.
Nunca ouvi falar.

A

Grande Jogada da Oracle.
Com o aumento de competidores em potencial(libreoffice e gDocs), foi uma boa fazer isso, a comunidade ganha e a Oracle também(até mais, porquê não fariam isso à toa).

:lol:

T

No mais ela apenas se livrou de algo que acabaria sendo descontinuado.

L

… os caras doaram…porque já iriam perder mesmo…ninguém iria pagar pra usar tendo o libre e outras opções… então pra não ficar com fama de “fracassamos neste projeto”…doaram…

Até a Apache já está se estranhando com a Oracle… não sei o que será no futuro…
No começo até não acreditava nisso, mas acho que vou ter que correr para as colinas também… o perigo está aumentando…
Logo com o java…que estava próspero…várias ferramentas, evoluções, derivações… etc…
Só falta a Oracle começar a cobrar pela utilização do Java…

M

leopoldof:
… os caras doaram…porque já iriam perder mesmo…ninguém iria pagar pra usar tendo o libre e outras opções… então pra não ficar com fama de “fracassamos neste projeto”…doaram…

No começo até não acreditava nisso, mas acho que vou ter que correr para as colinas também… o perigo está aumentando…
Logo com o java…que estava próspero…várias ferramentas, evoluções, derivações… etc…

Pronto, chegou alguém pra falar que o Java vai ser cobrado e que o fim do mundo está proximo. Agora já podemos trancar o tópico. :lol:

J

até estava demorando mesmo… rsrsrs.

Voltando ao assunto isso realmente é uma questão política. O libreOffice tomou conta de praticamente todas as distribuições linux. O openoffice acabou ficando obsoleto então a oracle tomou a atitude “podem ficar com ele”. Eu mesmo arranquei o openoffice para instalar o libre.

Para a ms lançar um gratuito é porque o efeito “libre” foi realmente forte.

M

juliocbq:
até estava demorando mesmo… rsrsrs.

Voltando ao assunto isso realmente é uma questão política. O libreOffice tomou conta de praticamente todas as distribuições linux. O openoffice acabou ficando obsoleto então a oracle tomou a atitude “podem ficar com ele”. Eu mesmo arranquei o openoffice para instalar o libre.

Para a ms lançar um gratuito é porque o efeito “libre” foi realmente forte.

Sem falar que como o libre fazia merge com o OO original, ninguém perdia nada em larga a suíte da Oracle.

J

wellington.nogueira:
Não sei se consideraram como fracasso… talvez os planos de investimento na Suite iriam demorar mais tempo enquanto concorrentes fortes continuariam crescendo (no caso o LibreOffice). Assim, quando o investimento fosse liberado, eles teriam que correr muito para alcançar os rivais e, aí sim, seria fracasso.

Mas de qualquer forma: A Oracle nunca vai agradar aos que correram para as colinas. Todas as atitudes da Oracle sempre serão questionáveis… :roll:

Questionável como o de qualquer outra empresa, é claro. Afinal eu me importo com o meu lado em usar o melhor produto.

C

Que bom, mas um ótimo produto Open Source pra comunidade.

B

marcosalex:

Eu lembro em 2005 que testei o Writely, que foi rapidamente comprado pelo Google e virou o Google docs.

Pois é, não é só a Oracle que sai comprando empresas por aí… :slight_smile:

Concordo com o que já falaram aqui, querer liberar os fontes é uma elegante maneira de descontinuar um produto.

N

marcosalex:
leopoldof:

Pronto, chegou alguém pra falar que o Java vai ser cobrado e que o fim do mundo está proximo. Agora já podemos trancar o tópico. :lol:

Enquanto o mundo for mundo isso não vai parar de acontecer.

A

Bom saber. Achava que o Google docs tinha sido feito pelo Google. :smiley:

Daí corre o risco de bons projetos serem deixados de lado… igual do projeto OpenMosix que eu estava vendo hoje http://openmosix.sourceforge.net… última alteração em 2008 :shock: . Já encontrei vários outros projetos livres nesta mesma situação.

[]'s

R

Star Office, eu trabalhei com ele em um escritório de contábilidade, era muito ruim. Sempre travava e era extremamente pesado.
Dai na época testei o OpenOffice e o BrOffice para substitui-lo, e preferi o BrOffice, ficou bem melhor de trabalhar.

Mas esse esquema do portal eu vou ser sincero que não sabia que tinha sido criado.

J

Pessoal, sério, acho que vocês estão viajando. Nada vai ser descontinuado não.

O OpenOffice é uma ótima suíte. É claro que o da MS é boa também, não dá pra negar, mas o OpenOffice está em muitos lugares já. Minha irmã disse que só tem OpenOffice na escola dela, por exemplo.

F

Jesuino Master:

O OpenOffice é uma ótima suíte. É claro que o da MS é boa também, não dá pra negar, mas o OpenOffice está em muitos lugares já. Minha irmã disse que só tem OpenOffice na escola dela, por exemplo.

Não é que ele vai ser descontinuado ou não, a questão é que devido a demora da Oracle, criou-se o fork LibreOffice, e este parece ser o oficial das distribuições linux daqui pra frente. Então como fica agora o OpenOffice? Pra onde ele vai?

Y

Isso é uma opinião sua, mas para mim BROffice a versão Brasuca do OpenOffice não deixa a desejar.

Mas tudo bem, usuário Linux é suspeito para falar, rsrs

B

Além dessas ferramentas que já falaram, tem também o Lotus Symphony da IBM.
Ele também é baseado no OpenOffice mas com uma interface visual e arquitetura de plug-ins do Eclipse.
Um ponto positivo dele é que tem uma integração maior com os documentos criados no Office como suporte a Visual Basic macros e outros, mas ainda falta muito trabalho.

http://symphony.lotus.com

A desvantagem do Symphony é que parece que o merge com o OpenOffice não é sincronizado. Eu não sei exatamente qual é a correspondencia das versões.

J

fredferrao:
Jesuino Master:

Não é que ele vai ser descontinuado ou não, a questão é que devido a demora da Oracle, criou-se o fork LibreOffice, e este parece ser o oficial das distribuições linux daqui pra frente. Então como fica agora o OpenOffice? Pra onde ele vai?

Isso é verdade, um projetão desse não se pode largar assim, sem muita explicação… Mas quem sabe o OpenOffice morre e o LibreOffice toma a frente! Afinal, a vantagem de ter padrão aberto de formato de documentos é essa, não é :slight_smile:

J

Jesuino Master:
fredferrao:
Jesuino Master:

Isso é verdade, um projetão desse não se pode largar assim, sem muita explicação… Mas quem sabe o OpenOffice morre e o LibreOffice toma a frente! Afinal, a vantagem de ter padrão aberto de formato de documentos é essa, não é :)

O libreOffice já tomou a frente a vários meses. Esse fork só existiu porque a Oracle não financiava o projeto como deveria e a fundação achou melhor se desligar e tocar o pra frente. O que eu disse que vai acaber é a marca “OpenOffice” que a oracle não quis abrir mão(para a fundação), o libre office(open office) tá forte pra caramba.

W

Não sei se consideraram como fracasso… talvez os planos de investimento na Suite iriam demorar mais tempo enquanto concorrentes fortes continuariam crescendo (no caso o LibreOffice). Assim, quando o investimento fosse liberado, eles teriam que correr muito para alcançar os rivais e, aí sim, seria fracasso.

Mas de qualquer forma: A Oracle nunca vai agradar aos que correram para as colinas. Todas as atitudes da Oracle sempre serão questionáveis… :roll:

Criado 18 de abril de 2011
Ultima resposta 19 de abr. de 2011
Respostas 36
Participantes 25