Eu tenho reparado no pessoal aqui o guj e é bastante normal vc ver o profissional certificado em java…mas é só isso que eu vejo também !!!
Alguém aqui almeja algum outro tipo de certificação (Scrum, Oracle, XP, RUP)… Ou talvez acredita que não é necessário possuir esse tipo de conhecimento ???
bom, eu tenho planos de após as certificações JAVA, investir em certificações em Linux.
Ricardo
G
Giulliano
Pois é… pessoas com essa visão vc cha q vão longe ???
Imagino então que só saber java já é o suficiente qualquer outra coisa sobre tecnologia é meramente figurante perante o java : /
Não precisa saber UML no caso também !!! Seria isso ???
G
Giulliano
ricardo13:
olá,
bom, eu tenho planos de após as certificações JAVA, investir em certificações em Linux.
Ricardo
Boa… certificação em linux abre portas pra outros meios como “Administração de Redes” e se possuir conhecimento em Servidores JEE e Solaris garantiria um bom currículo.
D
diegosantiviago
Hum? Eu sei UML. Aliás, sei muita coisa, e eu não preciso de certificação pra dizer o que eu sei ou não. Mas você vem falar que aqui no GUJ é normal as pessoas terem certificação Java. Ainda bem né? Anormal seria um grupo de usuários Java sem ninguém certificado em Java, só em plataforma .NET
G
Giulliano
Aí é que está…programadores contemporâneos precisam conhecer ,além da linguagem em que trabalha, Banco de Dados (por exemplo) e aí será que uma certificação de Oracle Developer não seria interessante. Independente dele ser Programador Java .Net, php ou c. Oracle é Banco de Dados e a maioria das aplicação usam um Banco de Dados. O objetivo dessa pergunta seria descobrir pq as pessoas não se interessam por outras certificações…
[]'s
S
santoro
Olha, eu por exemplo trabalho bastante com banco de dados, estou tirando a certificação para OCA Oracle, acho interessante sim ter outras certificações, como Itil por exemplo, talvez até PMI, mas tudo ao seu tempo, acredito que muitas certificações acabam “acontecendo” pela necessidade do dia-a-dia, mas se a questão é vale a pena ou não, eu acredito que sim…
J
Jeferson_Manetti
bom…
apos tirar as basicas de java (scjp - scwcd - scbcd)
tambem gostaria de tirar a de Web Services (scdjws) e uma de Netweaver …
tambem seria legal uma de linux =)
acho muito bom saber outras coisas alem de java…
oq não pode e ficar rodando e rodando por ai sem um Foco especifico…
afinal quem sabe tudo não sabe nada… hehehehe
emfim… meu chefe fala uma coisa bem legal…
"eu não preciso saber tudo sobre informatica, mas preciso conhecer quem saiba"
coisas de chefe…
blz t+
T
taaqui
Então, por esse ser um grupo de discussão de java, a maioria só fala das certificações da SUN mesmo, mais eu frequento outros grupos também de linux e certificações da microsoft e pretendo fazer outras certificações depois de tirar a SCJP, linux também seria uma boa para colocar no curriculum, o negocio é não perder o foco e acaba fazendo uma certificação de Autocad KKKKKKKKKKKKKKKk
D
diegosantiviago
Cada um no seu quadrado. Ao procurar temas como certificação LPI, PMI, o quadrado é outro. Nao um GUJ (Grupo de usuarios Java)
G
Giulliano
Cada um no seu quadrado ?!?!?! Nós não fazemos parte de um mesmo quadrado ??? Aqui onde trabalho somos todos uma equipe. Se eu pudesse contribuir com conhecimentos específicos de Estimativa de Custos faria com o maior prazer. Enfim só queria ter uma base do que pensam os desenvolvedores que só sabem Java por isso estou aqui no GUJ.
[]'s
D
diegosantiviago
Sim, cada um no seu quadrado. Eu não vou chegar em um Grupo de Usuários PHP e falar, “Pô, é normal aqui todo mundo falar sobre certificação PHP, porquê ninguém fala em tirar certificação JSP/Servlets?”
G
g4j
My two cents:
Concordo com o Giulliano, acho totalmente válido tirar outras certificações sim. Assim como fazer cursos de especialização fora da área, abre muito o horizonte de conhecimento…
Achariam ruim ou prejudicial ter uma certificação UML, ITIL, Oracle no currículo?
E
edineimanica
Já que estão falando em certificações…
Alguém já fez a certificação de J2ME ? Passou ? Quanto Tirou ?
D
diegosantiviago
Concordo que aprender outras áreas abre os horizontes, mas eu não vou chegar em um fórum de grupos de usuários java reclamando que só vejo pessoal certificado em java.
Sinceramente, dizer que: “Alguém aqui quer outra certificação ou acha que outros conhecimentos não são necessários?” é estupidez. Quem estuda ou adquire conhecimentos pelas certificações, ao meu ver, está indo por um caminho errado. Eu sou do lado que experiência prova muito mais que certificação.
Mas eu não preciso de certificação SCBCD para dizer que sei trabalhar com EJB. Eu não preciso de SCWCD pra dizer que sei trabalhar com Servlets/JSP.
E finalizando, eu não preciso de certificação UML para dizer que eu sei UML.
Giulliano wrote:
Não precisa saber UML no caso também !!! Seria isso ???
D
diegosantiviago
Sinceramenta ainda não entendi porque você veio veio aqui no Grupo de Usuários Java, na parte “Certificação Java” reclamar que só vê certificados em Java.
H
hudson.negao
Sinceramente em um fórum de usuarios java, onde muitos visam tirar duvidas do universo java ( programação jee, jse, j2me, etc ) não creio que seja realmente importante ter certificados x,y,z pois as certificações x, y, z não ajudaram a tirar duvidas de java.
M
maior_abandonado
tem gente ai falando que o post do criador do tópico foi uma reclamação…
eu honestamente não intendi como tal… pra mimnão soou como reclamação… mais sim duvida mesmo, querer opinião…
acho que algumas pessoas entenderam errado
D
diegosantiviago
Ao meu ver, questões como
"mas é só isso que eu vejo também !!!
E também:
Ou talvez acredita que não é necessário possuir esse tipo de conhecimento ???
Isto para mim não soa como uma dúvida, e sim como uma indignação.
Se todos precisarem de certificações para mostrar o que sabem, bom para as empresas certificadoras.
Talvez a quantidade de pontos de exclamação e interrogação tenham me confundido.
G
Giulliano
g4j:
My two cents:
Concordo com o Giulliano, acho totalmente válido tirar outras certificações sim. Assim como fazer cursos de especialização fora da área, abre muito o horizonte de conhecimento…
Achariam ruim ou prejudicial ter uma certificação UML, ITIL, Oracle no currículo?
Pô até q enfim achei alguém que pensa assim…rss
Sim, cada um no seu quadrado. Eu não vou chegar em um Grupo de Usuários PHP e falar, “Pô, é normal aqui todo mundo falar sobre certificação PHP, porquê ninguém fala em tirar certificação JSP/Servlets?”
Caro amigo…abra sua cabeça eu não to falando de certificação de programação…será q é tão dificil ver isso.
G
Giulliano
Pô cara…na boa…eu não to pedindo pra vc ficar opninando aqui…o forum é livre e eu o frequento há anos…me sinto a vontade para conversar com profisionais que vão além e enxergam além.
D
diegosantiviago
:shock:
D
diegosantiviago
Mas é isso aí, você enxerga longe! Espero daqui uns anos conhecer você, te encontrar em algum evento e você vai estar lá, cheio de broches pendurados parecendo uma árvore de natal.
H
hebertaquino
Guiliano, acho que esse levantamento é muito importante para um profissional de TI. Acho que isso varia de cada profissional.
No meu ponto de vista o que vejo muito aqui no fórum são apenas perguntas para as certificações Java e em um futuro bem próximo espero tirar certificação da IBM como as de SOA, Rup e Scrum. Mas acho que antes de entrar nesse novo ciclo de certificação pretendo finalizar as da Sun antes pois faltam poucas. Acho que a de web-service e a de swing. No momento estou me dedicando finalizar minha dissertação de mestrado.
Quero também aprender outras linguagens que vejo que possam agregar mais conhecimento como ruby e scala. Acho que a scala para quem não conhece vai aparecer depois do lançamento do Java 7.
Concordo contigo nesse ponto de vista da importância de outras certificações não-relativas à uma linguagem específica.
Mas na verdade acredito que não se deve valorizar tanto a obtenção de certificações.
Pra mim basta um conhecimento e experiência boa em tópicos como Scrum, Bancos, UML (assim como qquer outro).
Um link que retrata isso e recomendo a leitura: http://insidethemachine.wordpress.com/2008/09/04/the-world-hates-certifications/
G
guimoz
bom eu penso q na area de TI existem varias tecnologias, e java é so uma das muiiiiiitas tecnologias que existem no mundo TI. Eu sou programador java, atualmente to estudando pra scja e scjp, qro chegar na scea o qnt antes, mais tardar pretendo uma itil e talvez uma
pmi, seguido de gerencia de projetos e toda akela parte de gestao, uma faculdade de administração n ia mal tb …
mas isso varia d pessoa pra pessoa, EU qro, com o tempo claro, focar mais nos cargos executivos de TI … pq axo q alguem q so conhece JAVA simplismente n tem futuro … é o mesmo q um pintor q so sabe pintar rodapé … e se um dia pararem d pintar os rodapes … como q fik ?
mas é so minha opiniao … não é a verdade absoluta do universo :o
R
ricardo13
Eu tb vejo que é necessário um profissional ter conhecimento de muitos assuntos … mas especializar em uma área específica !!!
Ficar bitolado só em JAVA, na minha visão não é bom. Adquirir outros conhecimentos é bom !!!
Hj eu vejo um curso que é essencial para qualquer profissional, não somente na área de TI, seria a fluência em Inglês. Hoje bons cargos são atribuídos à pessoas que possuem fluência em uma língua estrangeira.
E aki no fórum existem pessoas que deixam de certificar-se em JAVA 6 por falta do minimo de conhecimento de uma língua estrangeira e acabam preferindo JAVA 5.
Lembrando que somente a minha visão do mercado de trabalho !!! Imagino que um funcionário será valorizado de acordo com seu conhecimento, pois estamos na era da informação !!!
Ricardo
G
guimoz
Eu tb vejo que é necessário um profissional ter conhecimento de muitos assuntos … mas especializar em uma área específica !!!
Ficar bitolado só em JAVA, na minha visão não é bom. Adquirir outros conhecimentos é bom !!!
Hj eu vejo um curso que é essencial para qualquer profissional, não somente na área de TI, seria a fluência em Inglês. Hoje bons cargos são atribuídos à pessoas que possuem fluência em uma língua estrangeira.
E aki no fórum existem pessoas que deixam de certificar-se em JAVA 6 por falta do minimo de conhecimento de uma língua estrangeira e acabam preferindo JAVA 5.
Lembrando que somente a minha visão do mercado de trabalho !!! Imagino que um funcionário será valorizado de acordo com seu conhecimento, pois estamos na era da informação !!!
Ricardo
convenhamos ingles é mais do q pre-requesito hj em dia, tudo é ingles hj em dia …
qm ainda n é fluente em ingles n deveria nem pensar em especialização …
R
ricardo13
Eu axo q naum precisa ser tão extremista assim, mas para quem ta nessa área … é um bom curso para se fazer.
é requisito primordial em qq empresa hj em dia …
Ricardo
R
romuloff
guimoz:
axo q alguem q so conhece JAVA simplismente n tem futuro … é o mesmo q um pintor q so sabe pintar rodapé … e se um dia pararem d pintar os rodapes … como q fik ?
concordo. só acho q caberia melhor algo tipo:
“é o mesmo q um pintor q só sabe pintar na cor branca” hehehe
e se um dia pararem d pintar na cor branca ?
por isso q toh estudando as cores “Ruby On Rails azul” e “Phyton verde” :lol:
G
g4j
Bom, não precisa tb sair desesperado para aprender um monte de linguagens. Um programador deve saber lógica e saber analisar o contexto de uma funcionalidade. Sabendo isso a linguagem é o de menos…
S
SolloS
Estou me preparando para a última certificação Java que pretendo obter… a SCBCD 5…
Quanto às outras, já estou em meio caminho para a Itil, Cobit, APF e Solution Designer… até o final do ano eu papo pelo menos as 3 primeiras, já que programação não é meu foco profissional.
B
bsmachado
Olá, aproveitando esse tópico, gostaria de saber uma coisa…
Qual é a certificação que é voltada pra Web?
E sobre material para estudar ela, um bom livro de JEE ja vale?
Falam que essa certificação é ate mais fácil de estudar do que a SCJP.
Vlw a ajuda.
G
g4j
é a SCWCD cara… Não quer dizer que seja mais fácil não, é que a maioria dos que dizem isso já trabalham com desenvolvimento web ( como eu ) e naturalmente o assunto parece mais fácil…
V
victorwss
Para quem faz a SCWCD depois de ter feito a SCJP, realmente parece mais fácil. As perguntas fazem mais sentido e a prova tem poucas pegadinhas, diferente da SCJP.
D
delegada_ti
Eu tenho interesse em diversificar um pouco nas certificações…
Scrum tem me chamado atenção (estamos aplicando na empresa), investir em algo de UML, quem sabe algo de Oracle.
eu me formei em ciência da computação, já tenho inglês, estou estudando para programmer e depois quero fazer a de web.
mas para ser mais do que programadora, tem que acabar investindo em outras coisas além de Java e ter a mente um pouco mais aberta a novas tendências do mercado.
V
victorwss
delegada_ti:
Scrum tem me chamado atenção (estamos aplicando na empresa), investir em algo de UML, quem sabe algo de Oracle.
eu me formei em ciência da computação, já tenho inglês, estou estudando para programmer e depois quero fazer a de web.
mas para ser mais do que programadora, tem que acabar investindo em outras coisas além de Java e ter a mente um pouco mais aberta a novas tendências do mercado.
Esquece a SCJP 5 e faz a SCJP 6.
R
ricardo13
Alguém já ouviu falar em um certificado da IBM que é gratuito ???
Eu recebi um email falando que era grátis, mas não vi nada escrito na página.
Ricardo
B
Bruno_Leonardo1
victorwss:
delegada_ti:
Comprei meu vouncher a uns 8 meses e na época escolhi para a SCJP 5. Ainda não marquei a prova, poderia marcá-la para a SCJP 6?
V
victorwss
Sim.
G
g4j
Bruno_Leonardo:
victorwss:
delegada_ti:
Comprei meu vouncher a uns 8 meses e na época escolhi para a SCJP 5. Ainda não marquei a prova, poderia marcá-la para a SCJP 6?
dá sim…
A
Andre_Fonseca
parecem muito boas (e difíceis) as certificações da redhat alguém aqui já fez alguma??
E
eltonk
As certificações RedHat para linux são as mais reconhecidas nas empresas…
Uma certificação RedHat + Cisco teh dá um baita emprego na área de redes…
Mas não vejo muita vantagem em ter certifição red hat para desenvolvedores…
B
bsmachado
Olá galerinha…
Só uma duvuda, pra tirar a certificação SCWCD é preciso ter a SCJP antes?
Li na net que sim…
T
taaqui
bsatrianim:
Olá galerinha…
Só uma duvuda, pra tirar a certificação SCWCD é preciso ter a SCJP antes?
Li na net que sim…