Qual o comportamento que vocês esperam de um autocomplete quando algum outro campo falha na conversão/validação dos dados??
Imagem que, neste componente autocomplete, eu já tenha escolhido a minha entidade…
Eu imagino que a resposta para isto seria: “uai… normal… continua com a entidade escolhida”, isto porque quando erra em algum campo erra na validação,
ele é colocado em evidencia, mas o seu valor não some. Assim, o usuário corrigi aquele campo e da o submit de novo. Correto?
Eisss o que está acontecendo comigo (ultima versao do prime, jsf e etc):
Uma view com 5 campos por exemplo…
Em uma delas preciso digitar um numero. (Aí cirie o meu converter proprio)…
E um dos campos é um autocomplete para selecionar um POJO qualquer… vamos imaginar que
a entidade que eu selecione seja:
value=1
label=Supermercado
Quando o cara tenta dar submit com um valor errado pro numero, algo do tipo “12a”, o form recarrega, mostrando a mensagem de erro “Digite um numero valido”,
e os campos continuam com o seus valores. O usuario corrigi o campo para "12"e dá submit de novo. O que acontece?
O autocomplete do primefaces perde o value antigo, e substitui pelo label… Ficando assim:
value=Supermercado
label=Supermercado
Adivinha o que acontece agora?
Caused by: java.lang.NumberFormatException: For input string: "Supermercado"
Erro no meu conversor da entidade, pois ele espera o “1” e recebeu “Supermercado”.
alguem ja viu isso?

perde… entende?