Para programar WEB tem que saber muita coisa

15 respostas
T

Galera pelo que eu vi para programar em web tem que manjar no minimo:

Html
Servlet
JSP
XML
Ajax(JavaScript)
CSS
FrameWork (o que ira usar)
E ainda conhecer bem a IDE escolhida…

E concerteza deve existir muito mais coisa que eu nao conheco kkkkkkk

Carambola…e coisa de loco…

15 Respostas

S

concerteza é isso é o minimo para se começar, mete a cara meu !!

G

Bom…eu acho que HTML é o mínimo para quem esta nessa área…e se mesmo assim vc não for bom existe o DreamWeaver.

Javascript vc acha aos milhões pelo google e não é uma coisa do outro mundo.

CSS fica pro designer…a menos que o sistema não precisa ficar maravilhoso aí vc mesmo faz. (pq dá trabalho na minha opnião).

Servlet + JSP + Java é a sua responsa conhecer…

XML não precisa conhecer a fundo.(aliás muito pouco eu diria, dependendo da sua necessidade)

FrameWork e a IDE tanto faz contanto q vc saiba manipular corretamente as ferramentas.

Resumindo…até q é fácil…em menos de 4 meses aprendi a juntar tudo isso num só projeto.

B

Tem mais coisa na lista aí:

:arrow: conhecimentos razoáveis de Java: usar as API existentes de collections entre outras

:arrow: conhecer o que é feito pelo projeto da jakarta para não sair reinventando a roda: http://commons.apache.org/

:arrow: aprenda JavaScript e depois AJAX, não o contrário

:arrow: conhecer o protocolo HTTP, saber a diferença de GET e POST, entender como funcionam as sessões, cookies,etc.

Comece a estudar, leia os artigos do GUJ para te ajudar nisso… :slight_smile:

M

Acho que você precisa escolher um só framework. O Struts é mais usado, mas é mais antigo, meio que saindo de moda. Talvez você deva dar uma olhada em JSF, que parece ser o padrão atual. Existem outros ( Tapestry, Wicket , Seam Mentawai etc …). Escolha um e meta a cara.
Bom , ia me esquecendo, você precisa de um servidor de páginas web. O mais popular é o Tomcat, mas exite o Jettty, Resin e os servidores JEE.

Márcio

S

hahahaha gostei do termo “…saindo de moda…”

N

marcioa1:
Acho que você precisa escolher um só framework. O Struts é mais usado, mas é mais antigo, meio que saindo de moda. Talvez você deva dar uma olhada em JSF, que parece ser o padrão atual. Existem outros ( Tapestry, Wicket , Seam Mentawai etc …). Escolha um e meta a cara.
Bom , ia me esquecendo, você precisa de um servidor de páginas web. O mais popular é o Tomcat, mas exite o Jettty, Resin e os servidores JEE.

Márcio

Na verdade não gosto da idéia de “Escolha um framework e faça tudo com ele”, existem casos e casos.
Em muitos deles(em geral CRUDs) até é possível adotar um único framework web de preferência, mas cada caso é um caso…

Arquiteturas de caixinha, framework referencia… isso mais complica que ajuda…

R

Adicionando mais um ponto: Princípios de Navegabilidade.

Acho fundamental este conhecimento principalmente para web.

S

Existem duas vertentes aqui:

1. Vc parte para “The Java Salad of Frameworks” e faz um aplicação web usando apenas: Struts for the controller, JSTL for the JSPs, Hibernate for the persistence solution, C3P0 for the connection pool, Commons Validation for the validation, Spring for Inversion of Control and Auto-wiring, Commons Email for sending emails, Commons File Upload for uploading files, JAAS for authentication and authorization and perharps Tiles for templates, Log4J for logging and OSCache for caching.

2. Vc usa um framework web com um alto nível de abstração como o Mentawai, RoR ou Seam.

Se escolher a opção 2), então vc só precisa saber Java, HTML, SQL para começar…

P

saoj:
Existem duas vertentes aqui:

1. Vc parte para “The Java Salad of Frameworks” e faz um aplicação web usando apenas: You can use Struts for the controller, JSTL for the JSPs, Hibernate for the persistence solution, C3P0 for the connection pool, Commons Validation for the validation, Spring for Inversion of Control and Auto-wiring, Commons Email for sending emails, Commons File Upload for uploading files, JAAS for authentication and authorization and perharps Tiles for templates, Log4J for logging and OSCache for caching.

2. Vc usa um framework web com um alto nível de abstração como o Mentawai, RoR ou Seam.

Se escolher a opção 2), então vc só precisa saber Java, HTML, SQL para começar…

Perfeito, geralmente o que acontece é que no começo agente tende a ir para a primeira vertente…
Mas com o tempo, você vai começando a dominar bem esses artefatos e começa a tender a usar algum framework que te propicie uma abordagem de nível mais alto, com conceitos novos…
Acredito que tem muito haver com a sua maturidade…

L

para programar precisa ter logica! uma boa logica… vc aprende o que quiser em menor tempo possivel com maior eficiencia… por exemplo vc aprende jsp e servlets sem precisar conhecer html, apenas com as citações dos livros que ensina jsp e servlets dar para aprender tranquilo sem precisa ir comprar um livro de html para aprender… se eu fosse comprar os livros que serve de pre-requisito para algo novo… taria morto!!

A

Aprender HTML? Nossa… pra quem sabe Java o que é HTML?
CSS também… mas é muito chato… odeio esse tipo de coisa (mas gosto um pouco de ActionScript).
Eu to querendo aprender essas paradas aí… depois que li o que o Luca falou sobre não embutir o BD na mesma máquina nem usar client/server e sim a conexão com a Internet pra usar o banco mudei de opinião totalmente.
Pensei em escolher Struts e dei uma olhada. Legal… mas depois que eu vi o Mentawai… casei já, hehehe. A única coisa que eu não entendi é porque no Mentawai in 1 minute eles colocam coisas em .xml.

Não sou expert em páginas, mas existe tanto assim .xml a ponto de eu ter que criar um XML só pra isso? Afinal é ele que faria o controle? É tanta coisa que eu me perco…

S

É impossível escapar do web.xml para especificar o controlador da sua aplicação. Isso é uma exigência da especificação de Servlets.

Vc precisa dizer para o tomcat que as requisições terminadas com .mtw vão ser tratadas pelo controlador do Mentawai. E isso faz-se no web.xml. Também é só isso, o resto é tudo programático.

Todos os frameworks web em Java terão que fazer isso no web.xml. A diferença é que muitos fazem isso e todo o resto. O Mentawai faz apenas isso e bani qualquer tipo de configuração ou setup via xml ou annotations.

L

A única forma de você evitar XMLs é você criar a aplicação inteira utilizando um Netbeans da vida e clicando e arrastando… mas e ae? programar com o mouse a vó de qualquer um daqui sabe

não tem como utilizar um framework web sem mexer em um xml no mínimo. Isso é o “mal” que todo framework possui… quer dizer, pra alguns é mal, pra outros que sabem exatamente como as coisas funcionam, sabem que isso é muito importante

A

Estou fugindo um pouco do foco da discussão pra esclarecer algumas coisas

dedejava,
Acredito que você esteja se referindo ao post do Luca que eu citei neste tópico.
Caso seja isso mesmo, releia as duas discussões. Se eu entendi corretamente, o Luca disse “tente acessar o banco de dados via http usando classes como URLConnection” para explicar que há tecnologias mais adequadas (VB, Clipper, FoxPro) para se construir uma aplicação client/server. Java não era a melhor opção para a necessidade do autor do post (uma aplicação desktop com BD local).
E, por fim, eu citei o post do Luca somente por acreditar que estudar HTTP e Servlets antes de algum framework e programar usando TDD é a melhor forma de começar o aprendizado de que o rapaz necessita.
Você pode ter feito alguma confusão por não ter entendido o contexto das duas discussões :wink:

A

Isso mesmo Adolfo. Essa discussão do Luca me deixou meio intrigado porque eu era crente que BD e a aplicação em si na mesma máquina, tudo em Java resolveriam qualquer problema.
Antes de ler o que o Luca escreveu, se eu tivesse 20 usuários de um banco e de uma aplicação, eu faria um servidor na empresa mesmo com 20 clientes, com a aplicação rodando nesses clientes. Mas pelo visto é coisa do milênio passado… então quero aprender Servlets BEM pra poder fazer isso… mas fazer perguntas que ficam meio “abaixo” do assunto é ruim… até mesmo porque estende demais a thread em assunto não relevantes ao título.
Ficou muito claro (posso estar errado) pra mim que o Luca fala que " Se ainda não aprendeu servlet, nem mexa com banco de dados.", então se eu tiver um banco de dados grande, eu teria o mesmo em um data center e os clientes estariam conectados na Internet, usando o browser com uma aplicação usando algum framework e acessando o BD que poderia estar em outra cidade. Eu entendi isso, me corrija se eu estiver errado.
Depois de ler o que o Luca falou ficou claro pra mim que APLICAÇÕES Web feitas em Java são mais ricas que aplicações Desktop feitas em Java, ambas usando banco de dados.

Posso ter entendido errado. Se entendi, por favor, me corrija. Nem que seja por MP (se preferir não citar na thread aqui).

PS.: como faço pra favoritar uma thread?

Criado 8 de janeiro de 2008
Ultima resposta 8 de jan. de 2008
Respostas 15
Participantes 13