Para que o servlet atualmente?

10 respostas
R

Desenvolvendo uma aplicação mvc, o Managebean serveria como controle.

O papel do servlet atualmente serveria para que?

10 Respostas

K

O servlet (você tá falando de JSF, certo) seria o coração do framework. É ele que executa a maior parte da camada de controle, ao mapear a URL acessada ao seu framework.
É ele que, ao receber uma requisição, analisa a URL e em seguida identifica qual managed bean precisa ser chamado, entende?

Além disto, você pode também usar o servlet caso queira fornecer algum serviço REST adicional no seu projeto que o servlet padrão do JSF não lhe forneça com tanta facilidade.
Exemplo: você poderia ter uma URL na qual forneça o identificador de um registro, ou um período de tempo e como resposta envie para o seu cliente um arquivo excel. Implementar usando servlets, neste caso, fica muito mais fácil.

R

Kicolobo,

obrigado por responder.

E você acerttou quando quanto ao jsf, no caso 2.0.

A sua resposta me parece com o jsp que precisava obrigatoriamente do servlet, e não conheço muito bem o jsf , mas o jsf 1.2 não precisava muito e com o 2.0 e managebean todo exemplo que vejo nem aparece o servlet.

A dúvida mais detalhada é se o servlet com jsf ainda tem utilização, já sei que com o service tem e talvez os listernes e filtros da vida , e se algum framework precisa do servlet não que não seja jsf?

K

Rommel:
Kicolobo,

obrigado por responder.

E você acerttou quando quanto ao jsf, no caso 2.0.

A sua resposta me parece com o jsp que precisava obrigatoriamente do servlet, e não conheço muito bem o jsf , mas o jsf 1.2 não precisava muito e com o 2.0 e managebean todo exemplo que vejo nem aparece o servlet.

A dúvida mais detalhada é se o servlet com jsf ainda tem utilização, já sei que com o service tem e talvez os listernes e filtros da vida , e se algum framework precisa do servlet não que não seja jsf?

No caso do JSF, o servlet está presente também, só que transparente. Sempre em uma aplicação web o servlet ta lá (é elemento obrigatório).

No seu caso, é o servlet do JSF. Se você abrir o arquivo web.xml da sua aplicação, vai ver ele lá mapeado. O servlet JSF, no caso, é usado o tempo inteiro, só que diretamente apenas pelo framework, entende?

C

por que no caso o container só entende servlet.

D

Pense em servlets como uma API de baixo nível p/ os containers web java. Sempre q vc quizer implementar um novo framework, ou mesmo alguma funcionalidade q o seu framework ñ permita (isso é muito comum no JSF), vc pode recorrer à servlets p/ faze-lo.

Frameworks vão e vem, mas os meus Servlets são eternos. :stuck_out_tongue:

R

Para ter mais performance no Google AppEngine.

K

dev.rafael:

Frameworks vão e vem, mas os meus Servlets são eternos. :stuck_out_tongue:

ha ha ha ha ha! Boa!

R

?

R

?

Todos frameworks web Java no GAE aumentam bastante o cold-start das instancias. E isso inclui também groovy/grails, jruby, quercus, etc.

A melhor performance que tive neste cenário foi com Servlet+JSP.

R

Obrigado à todos pelo os esclarecimentos.

O do jsf e jsp eu esquece que ele por baixo dos panos é um servlet e bom saber do desempenho com GAE.

Criado 10 de novembro de 2010
Ultima resposta 10 de nov. de 2010
Respostas 10
Participantes 6