Partial View PrimeFaces

16 respostas
I

Olá pessoal!

Estou começando agora com java e gostaria de saber como retornar uma Partial View com java quando faço chamadas ajax.

Estou usando a biblioteca PrimeFaces com JSF e o Spring Framework.

Se alguém puder me ajudar!

Obrigado!

16 Respostas

G

Este conceito não existe no JSF tal como no Rails.
Isso porque no JSF não existe a liberdade de “montar” o HTML, a árvore de componentes está instanciada e o que se faz é atualizar o estado de determinados componentes e re-renderiza-los

Para conseguir o efeito desejado, o negócio é ir se acostumando com o “jeito JSF” de fazer as coisas. Por exemplo, os seguintes recursos podem ser úteis:

• Facelets template : Seria o equivalente ao Layout do rails, pode ser usado para montar a página a partir de fragmentos reutilizáveis.

• Construção de componentes customizados: é uma maneira de criar um pedaço de view reaproveitavel. Não recomendado devido a complexidade.

• Construção de Composite Components: Uma pequena facilitada que o JSF2.0 deu para se criar componentes. Claro que não facilitou o suficiente hehe
    (aqui chegamos a conclusão que criar componentes não é praticável na maioria dos casos… daí a necessidade de usar uma boa biblioteca como o PrimeFaces)

• AJAX:
    Sua pergunta era especificamente sobre Ajax…
    não dá para fazer do jeito que você queria originalmente, mas é simples, é só questão de se adaptar.
    Ao invés de requisitar ao server um fragmento da página e inseri-lo no HTML, o que se faz é atualizar um componente existente. Veja exemplos aqui: http://www.primefaces.org/showcase/ui/ajaxHome.jsf

I

Desde já obrigado pela resposta!

Entendi a explicação…tenho que fazer templates e componentes então.

Tentei fazer uma navegação dessa forma no menuitem do PrimeFaces:

<p:menuitem value=“Cadastro” action=“aluno/cadastro” update=“main_container” ajax=“false”/>

Mas ele não está carregando o conteúdo dentro do componente “main_container”, ele redireciona para outra aba do navegador.

O que estou fazendo erado? rsrs

Obrigado!

F

Este conceito não existe no JSF tal como no Rails.
Isso porque no JSF não existe a liberdade de “montar” o HTML, a árvore de componentes está instanciada e o que se faz é atualizar o estado de determinados componentes e re-renderiza-los

Posso acrescentar mais…não existe tal conceito no protocolo HTTP!!! Ajax = chamada ajax e renderizar um pedaço da mesma view…
Tente navegar usando ajax para ver oq vai acontecer…alguns navegadores conseguem outros bugam completamente…e não JSF isso é para qualquer tecnologia…

Alguns provedores de JSF fizeram alguns componentes AJAX que simularam isso:

I

Então vamos supor que eu tenha um layout padrão e tenha um <p:layoutUnit /> central, onde eu queira injetar conteúdo.

O conteúdo injetado seria por exemplo uma pagina.xhtml.

Como eu faria para exibir esse conteúdo dentro do componente?

Estou tentando entender é se tem jeito de fazer isso.

Pois queria ter um container central onde eu pudesse carregar alguns formulários de acordo com o menu.

Thanks!

F

igorvinnicius:
Então vamos supor que eu tenha um layout padrão e tenha um <p:layoutUnit /> central, onde eu queira injetar conteúdo.

O conteúdo injetado seria por exemplo uma pagina.xhtml.

Como eu faria para exibir esse conteúdo dentro do componente?

Estou tentando entender é se tem jeito de fazer isso.

Pois queria ter um container central onde eu pudesse carregar alguns formulários de acordo com o menu.

Thanks!

Essa é a questão = Não é possível fazer isso nativamente = ou vc troca de pagina que é HTTP FULL ou manipula o DOM!
AJAX = vc retorna um pedaço da pagina, uma div por exemplo…remove todos os objetos do DOM daquele região antiga e adicionar os novos DINAMICAMENTE!!

I

Isso significa que eu teria que ter meu layout completo em todas as minhas páginas?

F

Layout completo??? não entendi

I

Ter (header, footer, menu principal), em todas as páginas da aplicação.

Tê-los escritos em todas as páginas…

Por exemplo:

Quero sair da pagina principal da minha aplicação e ir para um cadastro de clientes.

Então no cadastro de clientes tenho que ter todo o layout escrito novamente e mudad para a página cadastro_cliente.xhtml?

Pois quero ter só o formulário de cadastro e carrega-lo em um container da página principal.

F

Estava lendo pesquisando para vc…
Para fazer parcial navegator…use FACELET com <ui:include with src="#{someEL}">
Coloque para renderizar dentro do retorno ajax…
Aqui um artigo do Ilya Shaikovsky que é responsavel pelo richfaces = http://www.jroller.com/a4j/entry/richfaces_4_wizard_like_behavior
Ou vc pode usar o componente wizard do prime…ja indicado.
T+

A

vc pode montar vários templates, e aí dizer que um xhtml extende do template A, outro do template B e assim por diante, e aí você vai montando seus composites que no final vão gerar as páginas

G

O padrão ao se trabalhar com JSF2/Facelets é:

• existe um layout padrão *, com header, footer, paineis laterais, etc
  • a pagina1.xhtml referencia este layout, e implementa apenas a parte do conteudo principal, o “miolo”.
  • a pagina2.xhtml também referencia o layout e implementa o miolo.

Ao navegar da pagina1 para pagina2, a tela é recarregada totalmente, porém (1) Visualmente é como se trocasse apenas o painel do conteudo principal, pois todo o resto permanece igual. (2) Nao é preciso duplicar código do layout da página, que me parece que é o seu receio.

Essa é a maneira usual de se trabalhar, se precisa realmente recarregar apenas o miolo da página, é algo um pouquinho mais sofisticado. Veja se as idéias que foram passadas atendem a sua necessidade.

• Pode ter mais de um layout também… cada página diz qual ela usa.
G

Um adendo: pelo que estou vendo na documentação, aparentemente o menu do Primefaces suporta renderização parcial com ajax, mas não tenho certeza, nunca fiz.

Na documentação constam os seguintes atributos, que parecem estar relacionados com esse comportamento:

ajax - Boolean - Specifies submit mode.
async - Boolean - When set to true, ajax requests are not queued.
process - String - Component id(s) to process partially instead of whole view.
update - String - Client side id of the component(s) to be updated after async partial submit request.

I

Cara…vi em um post uma maneira de fazer isso da seguinte forma:

Menu Item:

<p:menuitem value=“Servidor” actionListener="#{navBean.requestPage(‘servidor’)}" update=“centerContent” />

Layout Unit que quero atualizar:

<p:layoutUnit id=“centerContent” position=“center” style=“border: none;” scrollable=“true” gutter=“0” zindex="-1" styleClass=“body bodyCadastro”>
<ui:include src="#{navBean.viewedPage}" />
</p:layoutUnit>

ManagedBean:

@ManagedBean(name = navBean)

@SessionScoped

public class NavigationBean implements Serializable {
private String viewedPage;  

public NavigationBean() {  
    viewedPage = "home.xhtml";  
}  

public String getViewedPage() {  
    return viewedPage;  
}  

public void setViewedPage(String viewedPage) {  
    this.viewedPage = viewedPage;  
}  

public void requestPage(String pageName) {  
    viewedPage = pageName + ".xhtml";  
}

}

Parece que funciona, pois consigo ver no Firebug o xhtml recuperado pela chamada ajax, mas quando a requisição finaliza o Layout Unit some da tela! rsrs
Se eu olhar o código fonte da página o trecho html está lá renderizado corretamente, mas não é mostrado na tela.

E outra se eu der um refresh, aí sim aparece o conteúdo, porque a viewedPage está com o valor que passei.

Só falta fazer a aparecer na tela…rsrs

O que vc acha desse método?

E sabe o por que não está aparecendo na tela?

Cara desculpe a confusão e a perguntação…mas to mesmo precisando aprender isso…rsrs!

A

igorvinnicius:
Cara…vi em um post uma maneira de fazer isso da seguinte forma:

Menu Item:

<p:menuitem value=“Servidor” actionListener="#{navBean.requestPage(‘servidor’)}" update=“centerContent” />

Layout Unit que quero atualizar:

<p:layoutUnit id=“centerContent” position=“center” style=“border: none;” scrollable=“true” gutter=“0” zindex="-1" styleClass=“body bodyCadastro”>
<ui:include src="#{navBean.viewedPage}" />
</p:layoutUnit>

ManagedBean:

@ManagedBean(name = navBean)

@SessionScoped

public class NavigationBean implements Serializable {
private String viewedPage;  

public NavigationBean() {  
    viewedPage = "home.xhtml";  
}  

public String getViewedPage() {  
    return viewedPage;  
}  

public void setViewedPage(String viewedPage) {  
    this.viewedPage = viewedPage;  
}  

public void requestPage(String pageName) {  
    viewedPage = pageName + ".xhtml";  
}

}

Parece que funciona, pois consigo ver no Firebug o xhtml recuperado pela chamada ajax, mas quando a requisição finaliza o Layout Unit some da tela! rsrs
Se eu olhar o código fonte da página o trecho html está lá renderizado corretamente, mas não é mostrado na tela.

E outra se eu der um refresh, aí sim aparece o conteúdo, porque a viewedPage está com o valor que passei.

Só falta fazer a aparecer na tela…rsrs

O que vc acha desse método?

E sabe o por que não está aparecendo na tela?

Cara desculpe a confusão e a perguntação…mas to mesmo precisando aprender isso…rsrs!

talvez se vc der um update no id do layout todo, ele consiga fazer o update e mostrar o conteúdo (que é o que parece que está faltando)

J

igorvinnicius, por acaso conseguiu resolver o teu problema?

Estou com algo muito parecido, mas o meu problema está na hora de carregar, ele carrega os xhtmls, porem, quando clico na opçao do menuitem 1 ele nao carrega, quando clico no 2, ele carrega o 1, ou seja, sempre carregando o processo anterior

Se tiver alguma luz!

obrigado!

P

Olá, pessoal não sei se conhecem, mas entrem neste portal ai… tem muita coisa boa…
http://aprendacomigo.com.br/videos/category/java/82

Criado 29 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 11 de abr. de 2012
Respostas 16
Participantes 6