Partial View PrimeFaces

16 respostas
I

Olá pessoal!

Estou começando agora com java e gostaria de saber como retornar uma Partial View com java quando faço chamadas ajax.

Estou usando a biblioteca PrimeFaces com JSF e o Spring Framework.

Se alguém puder me ajudar!

Obrigado!

16 Respostas

G

Este conceito não existe no JSF tal como no Rails.
Isso porque no JSF não existe a liberdade de “montar” o HTML, a árvore de componentes está instanciada e o que se faz é atualizar o estado de determinados componentes e re-renderiza-los

Para conseguir o efeito desejado, o negócio é ir se acostumando com o “jeito JSF” de fazer as coisas. Por exemplo, os seguintes recursos podem ser úteis:

• Facelets template : Seria o equivalente ao Layout do rails, pode ser usado para montar a página a partir de fragmentos reutilizáveis.

• Construção de componentes customizados: é uma maneira de criar um pedaço de view reaproveitavel. Não recomendado devido a complexidade.

• Construção de Composite Components: Uma pequena facilitada que o JSF2.0 deu para se criar componentes. Claro que não facilitou o suficiente hehe
    (aqui chegamos a conclusão que criar componentes não é praticável na maioria dos casos… daí a necessidade de usar uma boa biblioteca como o PrimeFaces)

• AJAX:
    Sua pergunta era especificamente sobre Ajax…
    não dá para fazer do jeito que você queria originalmente, mas é simples, é só questão de se adaptar.
    Ao invés de requisitar ao server um fragmento da página e inseri-lo no HTML, o que se faz é atualizar um componente existente. Veja exemplos aqui: http://www.primefaces.org/showcase/ui/ajaxHome.jsf

I

Desde já obrigado pela resposta!

Entendi a explicação…tenho que fazer templates e componentes então.

Tentei fazer uma navegação dessa forma no menuitem do PrimeFaces:

<p:menuitem value=“Cadastro” action=“aluno/cadastro” update=“main_container” ajax=“false”/>