Boa noite pessoal,
Fiz agora a pouco a prova e gostaria de compartilhar com vocês como foi que tracei o objetivo e consegui.
Meu resultado na prova foi 88%, estava um pouco inseguro mas na prática achei ela muito mais fácil que os simulados e perguntas que respondi.
Um dos pontos que na minha opinião tornam a prova mais fácil é ela ti dizer quantas opções marcar, então você não tem como marcar a mais ou a menos, (e tb não havia drag and drop).
SCJP 6 no lugar da OCJA 7
Bom, inicialmente eu pretendia começar diretamente na prova do Java 7, mas acabei desistindo pois em Goiânia o valor dado para SCJP 7 e OCJP 7 é praticamente o mesmo, então como a OCJA 7 era o mesmo preço, optei por fazer a SCJP 6 e fazer o upgrade para OCJP 7 daqui 1 mês.
Plano de estudo:
- Defini que iria tirar a certificação exatos 2 meses atrás;
- O livro escolhido foi o SCJP Sun Certified Programmer 6 da Katty Sierra;
- Ele tem aproximadamente 800 páginas, então pra atingir a meta teria que ler 13 páginas dia, acabei lendo 20 ou mais, o que me deu uma folga pra passar novamente nos capítulos de Thread, Format e o último que são de comandos.
Técnica de estudo:
- Eu ando de ônibus, então eu lia no meu kindle as páginas durante as 2 horas que ficava lá, e mais 1 em casa;
- Durante o almoço eu fazia todos os testes que via na web, Um dos que achei mais parecido com a prova foi o http://scjptest.com/mock-test.xhtml?execution=e1s1, o da Caelum tambem se parecia muito, mas tiraram do ar;
- Os exercícios de cada um dos capítulos eu fiz em casa, gravando sempre as respostas em uma planilha;
- Ao corrigir os exercícios se eu errava, eu fazia uma justificativa na frente, explicando o motivo do erro;
- Quando eu não conseguia justificar, eu ia pro eclipse pra tentar simular e analisar o comportamento;
- Inserir a justificativa foi essencial pra minha revisão nos últimos 15 dias, pois eram os pontos que eu tive dificuldade ou dúvida então garanti que não voltasse a acontecer.
Porque você deve fazer a certificação:
Na minha humilde opinião é obrigatório ler o livro da Katty Sierra, é muito engradecedor e ti torna um profissional muito melhor, passe pelo capítulo de Collections e você verá que mesmo trabalhando todo dia com Java, você não tem ideia do quão poderosa é a ferramente que tem em mãos;
Uma vez que você leu o livro, absorveu o conhecimento, não vejo porquê não estudar um pouco mais e ir tirá-la.