Eu gostaria de pegar o caminho da minha classe principal ou do JAR.
Eu ja procurei no google e aqui no fórum, mas as soluções que encontrei não me serviram.
O problema de usar “.” é que ele vai me trazer o caminho em relação ao diretório que estou no momento de chamar o programa e não o diretório da classe ou do JAR.
Por exemplo:
Se minha classe estiver em “c:\temp\Teste.class” e eu estiver no diretório “c:\fontes\netbeans” e chamar minha classe com o comando “java -cp c:\temp Teste” ele vai me retornar “c:\fontes\netbeans.” e não “c:\temp.” que é o que eu quero.
Alguém tem alguma idéia?
É pra uma aplicação em Swing, não Web.
Obrigado desde já.
Você pode brincar com Class.getResource, que lhe retorna uma URL. Digamos que o nome de sua classe seja “br.com.teste.Teste”, procure pelo resource “/br/com/teste/Teste.class”
_
_klez_
thingol:
Você pode brincar com Class.getResource, que lhe retorna uma URL. Digamos que o nome de sua classe seja “br.com.teste.Teste”, procure pelo resource “/br/com/teste/Teste.class”
Dessa maneira não me serve.
Eu queria o caminho real e completo, por exemplo: “C:\Arquivos de programas\minha aplicação”.
Mas mesmo assim obrigado.
_
_klez_
Isso me traz o diretório corrente, e não o local onde está classe.
_
_klez_
Como será que o eclipse encontra todos os plugins dele, mesmo depois que você move ele para outro lugar?
T
thingol
klez:
thingol:
Dessa maneira não me serve.
Eu queria o caminho real e completo, por exemplo: “C:\Arquivos de programas\minha aplicação”.
Mas mesmo assim obrigado.
É que a URL fornece o tal path do arquivo, se você for dar uma olhada. Mesmo se a classe estiver dentro de um .jar, ela vai lhe fornecer o nome do .jar com seu path. É questão de você fazer uns testes.
T
thingol
DISCLAIMER - não sei se isso funciona sempre, nem sei se funciona no Linux. Use com critério.
EDIT - Agora pus um “if” que talvez faça este programa funcionar com o Linux/Unix. Alguém se habilita a testá-lo?
importjava.net.*;importjava.io.*;classTestePathDaClasse{publicTestePathDaClasse(){}/** Retorna uma string indicando em que .jar a classe pôde ser encontrada, * ou então o diretório a partir do qual a classe foi encontrada. * Por exemplo, para java.lang.String, deve retornar algo como * "C:/Program Files/Java/jre1.5.0_08/lib/rt.jar" * e para esta classe, o diretório onde está a classe. */publicStringpathDaClasse(Classklass)throwsException{StringclassName="/"+klass.getName().replace('.','/')+".class";URLu=klass.getResource(className);Strings=u.toString();if(s.startsWith("jar:file:/")){// Deve ser algo como "jar:file:/C:/Program%20Files/Java/jre1.5.0_08/jre/lib/rt.jar!/java/lang/String.class"intpos=s.indexOf(".jar!/");if(pos!=-1){if(File.separator.equals("\")) s = s.substring ("jar:file:/".length(), pos + ".jar".length()); else s = s.substring ("jar:file:".length(), pos + ".jar".length()); s = s.replaceAll ("%20", ""); } else { s = "?"; } } else if (s.startsWith ("file:/")) { // Algo como "file:/C:/temp2/java/TestePathDaClasse.class" if (File.separator.equals ("\")) s = s.substring ("file:/".length()); else s = s.substring ("file:".length()); s = s.substring (0, s.lastIndexOf (className)).replaceAll ("%20", ""); } else { s = "?"; } return s; } public static void main(String[] args) throws Exception { TestePathDaClasse t = new TestePathDaClasse(); // Deve mostrar algo como "C:/ProgramFiles/Java/jre1.5.0_08/lib/rt.jar" System.out.println (t.pathDaClasse (Class.forName ("java.lang.String"))); // Deve mostrar algo como "C:/diretoriodaclasse" System.out.println (t.pathDaClasse (t.getClass())); }}
S
sergiolopes
funciona no linux sim, só fica faltando a barra inicial (root)… sai algo tipo:
opt/jdk1.5.0_06/jre/lib/rt.jar
T
thingol
Que legal! Então dá para fazer uns truques com File.separator, mais ou menos como:
Bah o Class.getResource funciona mesmo, me traz o que eu realmente queria.
Obrigado thingol, não tinha testado pq no primeiro post seu vc me mostrou um exemplo e pensei que ele trouxesse apenas o path do pacote mas não o real.
Obrigado a todos pela ajuda.
T
thingol
Se eu tivesse tido essa idéia antes, não teria feito uma coisa muito feia que fiz em um sistema - eu passo -Ddiretorio.instalacao=<diretorio de instalacao do meu software> como parâmetro para o java.exe, e checo essa variável com System.getProperty. Muito feio…
U
uhitlei1
String local = this.getClass().getResource("src/com/java/.../.../bean/").toString();
System.out.println(local);