Perca de desempenho com Hibernate?

17 respostas
R

Boa tarde pessoal,
Estou trabalhando no projeto de uma rede social, e existe a possibilidade de ela ter volumes muito grandes de dados caso dê certo.
Gostaria de saber de vocês se Hibernate é uma boa escolha ou devo utilizar JDBC apenas, vi algumas análises mas todas elas já são um pouco antigas, ou seja, pode ser que a situação tenha mudado nas versões mais novas.
Desde já obrigado.

17 Respostas

D

Hibernate e seja feliz.

R

Usar hibernate acaba sim sendo bem mais lento que usar JDBC. Se performance é um requisito importante eu usaria iBatis, agora conhecido como myBatis (http://blog.mybatis.org/). Usei há uns 5 anos em um projeto onde o hibernate acabou sendo um gargalo. Não sei como está hoje, mas recomendo dar uma olhada.

F

+1. Usei em um projeto ano passado onde performance era algo crítico e precisávamos de algumas coisas específicas do banco.
E o projeto é muito bom, vou usar em um que estou começando agora também. No blog da Loyane você encontra bons tutoriais pra começar.

Mas é claro que cada caso é um caso. Você precisa fazer testes e analisar se o hibernate poderá ser um gargalo em seu cenário.

J

Hibernate é tranquilo. Só tem que procurar usar adequadamente seus recursos. Muita gente usa a forma mais tradicional dele como bala de prata para o sistema inteiro. Então observe alguns pontos, como:

– Criteria aplicando fetch para atender a cada caso de consulta, afim de gerar uma única requisição de SQL. Logicamente todos os relacionamentos deverão estar como lazy.
Stateless Session
– SQL Nativo (uso bastante em relatórios complexos, onde seria insano usar Criteria ou qualquer tipo de consulta baseado em objetos).

Artigo interessante

J

javaflex:
Hibernate é tranquilo. Só tem que procurar usar adequadamente seus recursos. Muita gente usa a forma mais tradicional dele como bala de prata para o sistema inteiro. Então observe alguns pontos, como:

– Criteria aplicando fetch para atender a cada caso de consulta, afim de gerar uma única requisição de SQL. Logicamente todos os relacionamentos deverão estar como lazy.
Stateless Session
– SQL Nativo (uso bastante em relatórios complexos, onde seria insano usar Criteria ou qualquer tipo de consulta baseado em objetos).

Artigo interessante

eu tenho um problema semelhante usando hibernate e jasperreports. Precisei usar o sql nativo porque com datasource de javabeans não tinha condições. dependendo do relatório se você subir tudo aquilo no hibernate vai afogar o sistema nos caches dele.

J

juliocbq:
javaflex:

Stateless Session

Artigo interessante

eu tenho um problema semelhante usando hibernate e jasperreports. Precisei usar o sql nativo porque com datasource de javabeans não tinha condições. dependendo do relatório se você subir tudo aquilo no hibernate vai afogar o sistema nos caches dele.

Com certeza, deixou purismo de lado e usou o bom senso. É quase padrão pra mim usar SQL nativo em relatórios pois sempre são complexos ou acabam ficando conforme pedidos do usuário.

F

Se mesmo com todas as boas práticas existentes o Hibernate não lhe atender (o que pode acontecer) vai de myBatis que é sussa.

Além dos citados, deve usar também cache, pool de conexões e etc.

R

Obrigado pelas opiniões pessoal.
Eu sempre acreditei que Hibernate utilizado com consciência pode ser um grande aliado. Uma pena que nem todos se preocupem com a maneira como o utilizam.
E muito obrigado pela indicação do myBatis, parece ser muito interessante.

H

Eu vejo que vai mais de quem e como usa o Hibernate do que a ferramenta em si.

Vejo diversas pessoas reclamando da perfomance do Hibernate, mas muitas não sabem desativar o cache, otimizar consultas fazendo com que objetos retornem detached ou até mesmo trazem diversos objetos como Featch.EAGER por pura ignorância. E acaba que a culpa é do Hibernate.

Já li diversos livros falando que a perda de performance é minima, mas ainda assim vale a pena.

Quer uma coisa melhor ainda? Coloque hibernate e faça um teste de carga, detecte onde está o gargalo e coloque ali apenas como JDBC. Desse modo você terá a produtividade do Hibernate e a ‘rapidez’ do JDBC em seu projeto. Uma abordagem híbrida sempre cai bem.

OBS.: meu trabalho é hibernate pra cima e pra baixo e nunca tivemos problemas, e quando apareceu gargalo era problema de desenvolvimento e não do hibernate.

J

Hebert Coelho:

Vejo diversas pessoas reclamando da perfomance do Hibernate, mas muitas não sabem desativar o cache, otimizar consultas fazendo com que objetos retornem detached ou até mesmo trazem diversos objetos como Featch.EAGER por pura ignorância. E acaba que a culpa é do Hibernate.

Já li diversos livros falando que a perda de performance é minima, mas ainda assim vale a pena.

Quer uma coisa melhor ainda? Coloque hibernate e faça um teste de carga, detecte onde está o gargalo e coloque ali apenas como JDBC. Desse modo você terá a produtividade do Hibernate e a ‘rapidez’ do JDBC em seu projeto. Uma abordagem híbrida sempre cai bem.

OBS.: meu trabalho é hibernate pra cima e pra baixo e nunca tivemos problemas, e quando apareceu gargalo era problema de desenvolvimento e não do hibernate.

A coisa não funciona assim não. O hibernate não atende todas as demandas. Inclusive hoje mesmo estou otimizando um problema desse tipo aqui. Quando o hibernate carrega os objetos e passa pro jasper montar os relatórios ele dá um pico grande de cpu e memória. Eu tenho apenas 1.4 gb para parear centenas de acessos pedindo relatórios. Uma solução de fila é incoerente num sistema que é tido como multitarefas. Então cuidado na hora de generalizar.

R

Como alguns falaram aqui, é sim possível usar o hibernate de maneira “responsável” e otimizar e muito a sua utilização. A maioria dos problemas de performance com hibernate sem dúvida é falta de conhecimento e “mau uso”.

Entretanto, para casos críticos, simplesmente não acho que compensa o trabalho que normalmente se teria em otimizar o máximo todas as consultas, usar StatelessSession, etc etc etc etc. Ia ser um trabalho muito maior do que simplesmente deixar de usar hibernate e usar outra coisa.

Comentei sobre o myBatis pois já passei por uma experiência parecida e funcionou. Trocamos o código para usar myBatis no lugar de Hibernate. Ainda acho Hibernate uma ferramenta útil para a maioria dos casos, mas o trade-off dele é esse: É prático para programar, mas ao custo de “estimular a baixa performance”.

No mundo ideal você sempre vai ter uma equipe cheia de desenvolvedores ninjas e que sabem tudo de Hibernate, onde seu projeto nunca vai ter esses problemas. Mas o mundo real é um pouco diferente :slight_smile:

J

rodrigo.uchoa:
Como alguns falaram aqui, é sim possível usar o hibernate de maneira “responsável” e otimizar e muito a sua utilização. A maioria dos problemas de performance com hibernate sem dúvida é falta de conhecimento e “mau uso”.

Entretanto, para casos críticos, simplesmente não acho que compensa o trabalho que normalmente se teria em otimizar o máximo todas as consultas, usar StatelessSession, etc etc etc etc. Ia ser um trabalho muito maior do que simplesmente deixar de usar hibernate e usar outra coisa.

Comentei sobre o myBatis pois já passei por uma experiência parecida e funcionou. Trocamos o código para usar myBatis no lugar de Hibernate. Ainda acho Hibernate uma ferramenta útil para a maioria dos casos, mas o trade-off dele é esse: É prático para programar, mas ao custo de “estimular a baixa performance”.

No mundo ideal você sempre vai ter uma equipe cheia de desenvolvedores ninjas e que sabem tudo de Hibernate, onde seu projeto nunca vai ter esses problemas. Mas o mundo real é um pouco diferente :slight_smile:

A equipe onde trabalhamos não é formada por juniores. Você está generalizando a máquina em que um programa vai rodar. A do meu problema em questão é uma vm rodando ubuntu server 12.04 e ela possui 1.4gb. Divido memória com o sistema e diversos serviços.

Na sua solução eu deveria aumentar a memória da máquina ou otimizar o software?

R

Minha solução eu não usei Hibernate. Mas meu caso era muito particular, pois não se tratava só de uso excessivo de memória e também de tempo de resposta em todas as operações de “persistência”. Pelo que entendi do seu problema, uma forma de contornar é usando “stateless session” para “pular o cache”. Em último caso faz SQL na mão. Mas é difícil dar a melhor solução sem conhecer o contexto geral. Estou apenas dando dicas… Ninguém aqui é mágico :slight_smile:

H

juliocbq:
Hebert Coelho:

A coisa não funciona assim não. O hibernate não atende todas as demandas. Inclusive hoje mesmo estou otimizando um problema desse tipo aqui. Quando o hibernate carrega os objetos e passa pro jasper montar os relatórios ele dá um pico grande de cpu e memória. Eu tenho apenas 1.4 gb para parear centenas de acessos pedindo relatórios. Uma solução de fila é incoerente num sistema que é tido como multitarefas. Então cuidado na hora de generalizar.

Em nenhum momento eu disse que hibernate á bala de prata esperada a anos. Novamente, vejo muitas pessoas reclamando do hibernate quando a culpa é do desenvolvedor. Mas isso ñ quer dizer que o hibernate é a solução de todos os problemas.

R

Hebert Coelho:
juliocbq:
Hebert Coelho:

Em nenhum momento eu disse que hibernate á bala de prata esperada a anos. Novamente, vejo muitas pessoas reclamando do hibernate quando a culpa é do desenvolvedor. Mas isso ñ quer dizer que o hibernate é a solução de todos os problemas.

Estranho o juliocbq falar isso ali, sendo que você escreveu que recomenda implementar um híbrido de JDBC e Hibernate. Ele comentou como se você tivesse dito que Hibernate serve pra qualquer caso…

J

Minha solução eu não usei Hibernate. Mas meu caso era muito particular, pois não se tratava só de uso excessivo de memória e também de tempo de resposta em todas as operações de “persistência”. Pelo que entendi do seu problema, uma forma de contornar é usando “stateless session” para “pular o cache”. Em último caso faz SQL na mão. Mas é difícil dar a melhor solução sem conhecer o contexto geral. Estou apenas dando dicas… Ninguém aqui é mágico :)

A questão não é nem o cache, mas o recurso de cpu e memória que consome naturalmente ao carregar as bibliotecas do jasper. Com pouca memória não há lugar para os dois então a solução nativa é a melhor nesse caso. Aqui a solução também é híbrida. O software todo praticamente usa o hibernate. Só trocamos para o nativo quando o jasper entra em ação(objetos carregados do hibernate para o jasper).

J

Ruttmann:
Hebert Coelho:
juliocbq:
Hebert Coelho:

Estranho o juliocbq falar isso ali, sendo que você escreveu que recomenda implementar um híbrido de JDBC e Hibernate. Ele comentou como se você tivesse dito que Hibernate serve pra qualquer caso…

Eu citei isso porque parece que o gargalo sempre é em outro lugar que não seja o hibernate. Eu não estou dizendo para não usar. Eu recomendo até usá-lo nos projetos, mas para soluções mais críticas como essas máquinas virtualizadas da amazon com pouca memória é um caso a se pensar muito.

Criado 10 de setembro de 2013
Ultima resposta 11 de set. de 2013
Respostas 17
Participantes 8