A um certo tempo atrás eu estava em busca de uma ferramenta que me ajudasse a fazer os mapeamentos Objeto-Relacional para minhas aplicações. Testei algumas das alternativas usadas atualmente porém parecia que elas não serviam para o que eu precisava. Fiz vários testes com o Hibernate porém ele não se mostrou uma solução viável, visto que o projeto já estava em andamento e seria loucura de uma hora pra outra anotar todas as beans ou largar XMLs de configuração pelo projeto, sem falar da brusca mudança que ocorreria nas minhas DAOs se eu quisesse adotar a filosofia do Hibernate e ter que aprender HQL ou Criteria o que pra mim não faz sentido uma vez que eu já sei SQL. Procurando mais um pouco eu me deparei com o framework MentaBean idealizado pelo Sérgio (saoj aqui do GUJ) e resolvi estudá-lo mais a fundo. Trocando e-mails, estudando o código-fonte e propondo ideias acabei me tornando membro (committer) do projeto, implementando o suporte do MentaBean para o PostgreSQL e sugerindo funcionalidades que acabaram sendo implementadas em seguida. Depois disso comecei a ver a possibilidade enorme de adotá-lo nos meus projetos devido à sua filosofia focada na simplicidade.
A ideia do projeto é simples: automatizar as operações básicas de CRUD e facilitar bastante a construção de queries, sem mágica, sem códigos intrusivos, sem XMLs e sem Annotations (sim, elas são interessantes em muitos casos, mas o uso abusivo pode acabar em perda de performance e sujeira de código nas camadas básicas da aplicação).
O legal disso é que não precisamos mudar a lógica do sistema para utilizarmos o framework, ou seja, nada impede que por ora você deixe de usá-lo e faça suas operações de CRUD da forma que achar conveniente, pois quem deve decidir como, quando e de que forma alguma operação com o banco de dados deve ocorrer é você, não?
O MentaBean está na versão 1.3.0 e agora possui um site documentado que explica as funcionalidades da API de forma bem objetiva… E em breve estará também em português.
As features do projeto (tais como suporte à nested properties, mapeamento automático, etc.) estão detalhadas no site http://mentabean.soliveirajr.com. Talvez ele seja uma boa dica pra quem precisa uma forma simples de aumentar a produtividade no back-end das aplicações sem a complexidade desnecessária do Hibernate.
Ah, o projeto é open source, portanto os fontes estão disponíveis no site ou a partir do SVN. Se alguém resolver experimentar e quiser compartilhar a experiência, é só postar aqui…
)