PJ com renda anual superior aos 60 mil do MEI. Qual tipo de empresa abrir?
12 respostas
B
Bruno_M_Gasparotto
Fala galera, beleza?
Nunca trabalhei como PJ sequer tenho empresa aberta, porém irei aderir à esse tipo de contratação.
Sabendo que o MEI pode faturar só até 60 mil reais anualmente, qual é o tipo de empresa adequado pra quem vai faturar um pouco acima desse valor como desenvolvedor de software? Alocado na empresa, é claro.
Andei pesquisando e parece que o pessoal não aceita muito bem o simples nacional, e vi um pessoal até indicando uma LTDA. Isso confere?
Isso quer dizer que já para abrir a empresa, terei que ter essa grana? =[
V
ViniGodoy
Vini:
Por isso a idéia é iniciar no mei e mudar de modelo. Se você está ganhando mais de 60.000 / ano, facilmente pode declarar uma empresa com capital social de R$10.000,00.
B
Bruno_M_Gasparotto
Vini:
Por isso a idéia é iniciar no mei e mudar de modelo. Se você está ganhando mais de 60.000 / ano, facilmente pode declarar uma empresa com capital social de R$10.000,00.
Então a ideia seria eu começar com LTDA como proposto pelo Hebert e depois “migrar” pra EIRELI?
Além disso, acredito que o capital social da EIRELI seria de R$ 78,800 (100 x 788,00 do salário mínimo atual).
V
ViniGodoy
Não, começar como MEI e depois migrar para EIRELI. O EIRELI é um tipo de LTDA, mas com um sócio só.
B
Bruno_M_Gasparotto
Mas aí que tá Vini, o capital social da EIRELI é de 78k, pelo que andei pesquisando não dá pra colocar menos que isso (os 10k que você falou), a não ser que eu tenha entendido errado.
Realmente eu nunca mexi com empresa portanto sou leigo no assunto, desculpe se as perguntas forem bobas.
D
Donizete_Luiz
Boa noite Bruno!
Bom se você acha que vai faturar + de 60 por ano, então esquece de ser MEI. (Nem sei se enquadra como MEI Desenvolvedor).
Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido são tipos de tributação.
Sociedade Ltda, EIRELLI, Empresário individual, são os tipos de enquadramentos das empresas . Qualquer empresa que for abrir sendo sociedade, você vai ter que integralizar o capital e como o Vini disse, se for uma EIRELLI, a integralização será de 78.800,00 (100X Salário mínimo).
B
Bruno_M_Gasparotto
Donizete Luiz:
Boa noite Bruno!
Bom se você acha que vai faturar + de 60 por ano, então esquece de ser MEI. (Nem sei se enquadra como MEI Desenvolvedor).
Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido são tipos de tributação.
Sociedade Ltda, EIRELLI, Empresário individual, são os tipos de enquadramentos das empresas . Qualquer empresa que for abrir sendo sociedade, você vai ter que integralizar o capital e como o Vini disse, se for uma EIRELLI, a integralização será de 78.800,00 (100X Salário mínimo).
Fala Donizete!
O valor que eu integralizar ao capital inicial fica “retido” em algum lugar?
Por exemplo: tenho que depositar em uma conta da empresa e sempre deixar esse valor lá, ou só preciso provar que tenho na abertura, e depois utilizar o dinheiro?
D
Donizete_Luiz
Bruno,
Isso, você vai ter que abrir uma conta corrente em nome da empresa e fazer o depósito no Banco. O recibo é a prova idônea que você integralizou o capital.
Você pode sim usar o dinheiro, mais em favor da empresa e não da pessoa física (você), na compra de móveis, computadores etc.
Seria interessante você procurar um escritório de contabilidade de sua confiança e pedir para fazer uma análise em qual regime tributário seria o mais viável para você.
Espero que você tenha muito sucesso!
V
ViniGodoy
Detalhe que integralizar o capital != ter o capital em caixa.
Você pode ter uma empresa cujo capital integralizado é 78.800,00, mas que o caixa dela esteja em 0.
B
Bruno_M_Gasparotto
Hmmmm, neste caso tentarei abrir mesmo sem esse caixa, mas como proposto, conheço um contador que já tem mto tempo de experiência e vou pedir mais orientações à ele.
Vini, valeu mesmo, não sabia que dava pra abrir sem ter a grana (pelo que entendi).