Poder Mundial da oracle incalculavel

39 respostas
S

Pessoal ja pararam para pensar que neste momento a Empresa de IT mais poderosa do Mundo è a Oracle.

eles tem o seguinte:

:thumbup: O melhor SGBD (sistema gerenciador de BAse de dados) oracle .
:thumbup: A melhor linguagem de programação ( java).
:thumbup: Um sistema operativo (Solaris)
:thumbup: dentre outros o Mysql, e etc etc.

Eu Até fico arrepiado só de pensar como sera o oracle 13g visto que o 12g ja deve estar a meio do projecto, o 13g acho que tera um forte integração ao JAVA, e se calhar ao solaris.
O Oracle forms acho que vai sofrer grandes alterações ( inclinando-se mais para o java).

E vem outras duvidas o JAVA continuara free, o mysql continuara free??

39 Respostas

M

Com qual argumento voce afirma que Java é a melhor linguagem de programação?

Ainda tenho minhas duvidas da intenção da Oracle em relação ao MySql, eles podem simplesmente deixar o investimento de lado e empurrar a versao paga do banco deles.

F

com que argumento vc afirma que o oracle é o melhor SGBD?

O oracle é muito limitado para trabalhar, todos os campos tem um tamanho predefinido, como vc trataria um text do postgre no oracle? com CLOB? CLOB do oracle suporta algo em torno de 35Mil caracteres, ou seja muito pouco.

Quando a Java ser a melhor Linguagem, java é uma excelente linguagem, mas existem tantas outras que são tão boas quanto e algumas até melhores.

F

Tbm estou no time dos que não gostaram dessa estoria da Oracle tomando a Sun. Antes tivesse sido a IBM ou a HP. Se bem que a HP é concorrente direta da Sun, não iriam permitir essa compra.

L

Não sei por que mas esse tópico tá com cheiro de flame… Bom acho complicado afirmar que X é melhor ou mais poderoso que Y por que isso varia em função da visão que a pessoa possui, isso fica ainda pior quando a pessoa afirma que é melhor sem dar os devidos argumentos.
Resumindo tecnologia é que nem time de futebol e religião, cada um tem a sua.

L

Cara,

Essa discussão do tipo “maior empresa,melhor linguagem” etc é muuuuito relativa .

O que eu pude perceber é que a aquisição da Sun pela Oracle aumentou muito o seu ( da Oracle) valor como empresa.

Agora pra nós desenvolvedores - pra mim o que mais interessa - não vi muita melhora , até porque o pior seria a Sun falir e isso não aconteceu . A Oracle deve fazer tudo pra ter retorno do seu investimento (muito justo) e acho que como estávamos acostumados com a filosofia da Sun de incentivar comunidades ,software livre (mesmo inderetamente ) vai mudar muito.

É paranóia minha ou a marca Sun vai acabar?

[]'s

Luiz Renatp

M

tomando esse ponto de vista olhe a propria microsoft… tem o sistema operacional mais usado, uma plataforma de desenvolvimento (o .net) que é um forte concorrente ao java, sendo esses dois também os dois que tem mais mercado, e um dos bancos de dados também mais usados, a suite de softwares office mais usada… e por ai… mas a oracle também ta chegando ali…

L

Not!

Não podemos tratar tecnologia como religião. Devemos ter livre arbítrio e pensamento independente. Não deixe que a Oracle faz ou deixa de fazer afetem suas vidas.

A

Bom, o oracle é sem duvida o melhor sgdb. O unico caso que eu ouvi falar que se aproxima de uma comparação foi a migração do sistema do detran-pr para postgres pela celepar… se souberem de mais casos, podem citar.

Sobre a linguagem java acho que é a linguagem do momento.

A oracle a muito tempo vem querendo migrar o Forms para Java, e agora, com esta acquisicao, nao tenho duvidas que isso acontecera

L

Not!

Não podemos tratar tecnologia como religião. Devemos ter livre arbítrio e pensamento independente. Não deixe que a Oracle faz ou deixa de fazer afetem suas vidas.

Não meu querido… acho que você não entendeu :), quando eu fiz essa afirmação queria me referir ao fato de que opiniões de cunho pessoal nem sempre devem ser discutidas como verdades absolutas, ou seja cada pessoa tem a sua opinião e pronto, entendeu? :slight_smile:

H

Quanta especulação eim, pra mim isso tudo é “mimimi”!

M

Tomara que a Oracle migre o Forms/Reports para java pois assim irá facilitar bastante meu trabalho nesse processo, ta puxado fazer essa conversão, desde que a versão 6 do Forms/Reports foi descontinuada.

Att.

V

Felagund:

O oracle é muito limitado para trabalhar, todos os campos tem um tamanho predefinido, como vc trataria um text do postgre no oracle? com CLOB? CLOB do oracle suporta algo em torno de 35Mil caracteres, ou seja muito pouco.

Quando a Java ser a melhor Linguagem, java é uma excelente linguagem, mas existem tantas outras que são tão boas quanto e algumas até melhores.

O Oracle suporta campos nvarchar de tamanho variável;
O campo LONG_RAW suporta até 2GB
Os campos CLOB, BLOB e NCLOB e XMLType suportam 4GB.

http://ss64.com/ora/syntax-datatypes.html

Sem falar que é um dos poucos BDs que suportam clustering, sincronização servidor->servidor, distribuição, etc, etc…

O maior problema dele, na minha opinião, é ser caro para xuxu. Mas pouco flexível é algo que ele definitivamente não é.

B

Melhor SGBD do mundo? NoSQL é tecnologia alienígina então!

M

E eu também só ouço falar bem de Oracle.

E cada vez que ele indexa as coisas novamente e otimiza as querys suas consultas ficam cada vez mais rapidas.

F

ViniGodoy:
Felagund:

O Oracle suporta campos nvarchar de tamanho variável;
O campo LONG_RAW suporta até 2GB
Os campos CLOB, BLOB e NCLOB e XMLType suportam 4GB.

http://ss64.com/ora/syntax-datatypes.html

Sem falar que é um dos poucos BDs que suportam clustering, sincronização servidor->servidor, distribuição, etc, etc…

O maior problema dele, na minha opinião, é ser caro para xuxu. Mas pouco flexível é algo que ele definitivamente não é.

Não sei se estamos falando da mesma versão, pois aqui fui transferir um arquivo de log para o oracle, e me obriguei a truncar o arquivo por que o JDBC lança uma exception que o conteudo ultrapassava os 35mil caracteres. Mas não em tamanho GB, em quantidade mesmo.

NoSQL != SGBD, nem tem comparar noSQL com banco relacional.

J

Bom, se o tópico é falar de java e oracle, eu sinceramente não tenho idéia se o futuro vai ser bom ou ruim.
Creio que a oracle não mexeria na equipe da sun, pois eles sabem fazer tecnologia, e a oracle tem o dinheiro.

J

Thread mal formulada essa, típico tópico de que empresa X vai dominar o mundo ( Poder Mundial da oracle incalculavel ), pra comecar o Java não é da Oracle e sim da comunidade, se a Oracle comecar a fazer palhacadas (o q eu duvido) a comunidade simplesmente vira as costas, existem outras empresas mais interessadas, visto que o Java rendia muita grana pra Sun.

Quanto ao banco, é o velho negócio de que dependendo de x aplicação, banco y é melhor, mas a parte de clustring do oracle realmente é muito boa.

J

java-lee:
Thread mal formulada essa, típico tópico de que empresa X vai dominar o mundo ( Poder Mundial da oracle incalculavel ), pra comecar o Java não é da Oracle e sim da comunidade, se a Oracle comecar a fazer palhacadas (o q eu duvido) a comunidade simplesmente vira as costas, existem outras empresas mais interessadas, visto que o Java rendia muita grana pra Sun.

Quanto ao banco, é o velho negócio de que dependendo de x aplicação, banco y é melhor, mas a parte de clustring do oracle realmente é muito boa.

Até mesmo porque existem n outras tecnologias, que podem ser utilizadas.

F

Foi mal formulado o topico, mas com uns ajustes.

poderia mudar para:

• A linguagem de maior uso da atualidade.
  • Um dos bancos mais parrudo/potente do mundo senão o melhor.

12g? 13g? Quem disse que será G?? G vem de grid pra quem não sabe. Tavez deveria ser 13J de java :lol: :lol:

B

NoSQL != SGBD, nem tem comparar noSQL com banco relacional.

SGBD = Sistema Gerenciador de Banco de Dados, e NoSQL tem SGBDs que controlam eles :stuck_out_tongue:

Eu estava comentando que não estavam considerando os SGBDs não tradicionais, Oracle não é nem citada nessa área.

M

Sou meio suspeito pra falar, mas trabalhando com Oracle à algum tempo pude ver que dificilmente outro SGBD consiga todas as funcionalidades e flexibilidades presentes no Oracle e pra quem pode investir em licenças o Forms/Reports ainda continua sendo uma das melhores opções em criação de relatórios e interface gráfica das aplicações, porém ainda o unico ponto negativo é seu custo, de repente por ser tão robusto seja justificado seu custo.

Att.

L

sgbd oracle pra mim é lixo!!!

não digo em performance… até pq nunca tive oportunidade de testá-lo em um ambiente com dimensões estratosféricas…

mas pela parte de desenvolvimento??? LIXO

transforma tarefas triviais em complexas!!!

Até agradeço se algum usuário de oracle me ensine a enxergar o lado bom!!!

L

Alguém aí já trabalhou com DB2, sendo o hardware IBM?
É simplesmente excelente.

F

L.Bach:

Software e Hardware são camadas projetadas para serem independentes. Se o DB2 foi implementado para rodar em qualquer Hardware, é conto do vigário que ele roda melhor em máquinas da IBM. Isso seria mais um caso de venda casada. Talvez seja esse o principal foco da Oracle na verdade. Os servidores da Sun e não o Java. Agora vao argumentar que os sistemas da Oracle possuem maior escalabilidade em maquinas da Sun.

M

lauronolasco:
sgbd oracle pra mim é lixo!!!

não digo em performance… até pq nunca tive oportunidade de testá-lo em um ambiente com dimensões estratosféricas…

mas pela parte de desenvolvimento??? LIXO

transforma tarefas triviais em complexas!!!

Até agradeço se algum usuário de oracle me ensine a enxergar o lado bom!!!

Só quando tiver a oportunidade de utilizar o SGBD Oracle em grande escala e com volumes absurdos de dados vai entender a robustez e flexibilidade do Oracle sem contar que é nesse ponto que vc vai notar a performance!

Att.

P

Mark_Ameba:
sulito:

A melhor linguagem de programação ( java).

Com qual argumento voce afirma que Java é a melhor linguagem de programação?

Ainda tenho minhas duvidas da intenção da Oracle em relação ao MySql, eles podem simplesmente deixar o investimento de lado e empurrar a versao paga do banco deles.

Bem,

a nivel do todo, a plataforma, em si, é sim talvez a solucao mais poderosa hoje para corporacoes / ambientes distribuidos e criticos. Como linguagem (sintaxe, semantica, etc.), ai…

K

Impressionante: o cara vacila em um detalhe e conseguem distorcer completamente o tópico (sabiam que é sinal de limitação intelectual se focar apenas nos detalhes e evitar o todo?)

Sim, a intenção da Oracle é esta mesma: a de se tornar A potência mundial no ambiente corporativo. Só que ela já tem um concorrente de peso considerável: Microsoft.

E é fato: corporações a adoram (elas gostam do Oracle também viu? (antes que me jogem uma pedra aqui)). Windows Server domina, e o SQL Server, que até então era visto por muitos como apenas um brinquedo passou de uns anos pra cá a virar um concorrente de peso pro Oracle, tanto em recursos quanto pelo preço. Isto sem mencionar as ferramentas de desenvolvimento.

E tem também o Office que, com o VBA, por mais que arda a muitos aqui, consegue automatizar empresas inteiras (e eu conheço uma corporação brasileira BEM grandinha cujo principal sistema é movido a… VBA, acreditem ou não).

No final das contas, a Oracle é poderosa sim, mas eu a vejo muito mais como um contraponto necessário em relação à Microsoft, ou seja, algo de que nós, consumidores precisamos: uma alternativa.

O problema é: Oracle não curte “alternativas”, e quer fazer tudo o que for possível e impossível pra evitar que nós as tenhamos (vide as aquisições). E sabe o que é mais engraçado? Quando a Oracle surgiu, veio pregando o papo dos padrões SQL visando justamente “dar mais opções aos consumidores”. Ai ai… é bom saber história né?

V

Eu estranhei quando você falou pq no banco Oracle que eu usava (8i) havia BLOBs com 500MB.

Talvez exista alguma configuração exotérica perdida em algum lugar. O Oracle é muito configurável. Você pode, por exemplo, fazer ele proibir o uso de * nos selects.

R

tem muita gente que usa VBA!
itau bba ta cheio de sistemas em VBA até onde eu sei…

K

pois é. Ai que eu vejo o vacilo da Oracle.
Visto que comprou a Sun, e agora querendo ou não domina o OpenOffice, ela teria a obrigação de melhorar as ferramentas de script do OpenOffice que, comparadas às do MS Office, deixam MUITO a desejar.

Se um dia isto ocorresse, AI sim a MS teria concorrência neste mercado.

J

pois é. Ai que eu vejo o vacilo da Oracle.
Visto que comprou a Sun, e agora querendo ou não domina o OpenOffice, ela teria a obrigação de melhorar as ferramentas de script do OpenOffice que, comparadas às do MS Office, deixam MUITO a desejar.

Se um dia isto ocorresse, AI sim a MS teria concorrência neste mercado.

acho mais provável ela comercializar o openoffice. Mas não acredito muito nisso não.

L

FrancoC:
L.Bach:

Software e Hardware são camadas projetadas para serem independentes. Se o DB2 foi implementado para rodar em qualquer Hardware, é conto do vigário que ele roda melhor em máquinas da IBM. Isso seria mais um caso de venda casada. Talvez seja esse o principal foco da Oracle na verdade. Os servidores da Sun e não o Java. Agora vao argumentar que os sistemas da Oracle possuem maior escalabilidade em maquinas da Sun.

FrancoC,

Tu já trabalhou com DB2?
São bancos diferentes, para IBM e para outras arquiteturas.

Y

L.Bach:
FrancoC:
L.Bach:

FrancoC,

Tu já trabalhou com DB2?
São bancos diferentes, para IBM e para outras arquiteturas.

Eu nunca trabalhei com DB2, mas sao bancos diferentes, os que rodam nos IBM e os que rodar nos SO comuns. E ja ouvi dizer que a qualidade eh bem diferente tambem.

K

Isso pq vocês não citaram a parte de Applications, onde a Oracle é fortíssima. Comprou a Siebel, JD Edwards o EBS está tomando o mercado da SAP a cada dia, ainda mais com os erros de estratégia da SAP com recente carta ao mercado pedindo desculpas.

Existe também a área de Middleware - SOA. A BEA era praticamente uma empresa que estava focada em SOA e Integração, assim como a JBoss começou a alinhar sua estratégia.

Hoje é apontada pelo Gartner como maior player do segmento, num mercado que movimenta aproximadamente 20 bi.

Se pensarem que pra onde você olha vai ver solução Oracle, banco de dados, Applications, Middleware…Acredito que 500 das 500 da fortune usam algum produto Oracle e isso é muito foda em termos de mercado e estratégia.

M

É impressão minha ou os titulos no GUJ estão ficando cada vez mais sensacionalistas.

S

Se o titulo não chamar atenção ninguem vai ler o conteudo e ninguem vai dar a opinião, hihihihih :slight_smile:

S

E por outra, eu acho que o GUJ não é só para discutir assuntos tecnicos ( codigos java ), por vezes é bom ter alguns topicos parecidos com palestras ou conversas , para trocarmos opiniões sobre assuntos que deixam uma pulga atras da orelha de muitos

B

Minha opnião, vamos lá então novamente…

1° Cara concordo com você que a [color=red]ORACLE[/color] é uma empresa super poderosa. Mas e o que falar da Microsoft, [color=blue]G[/color][color=red]o[/color][color=yellow]o[/color][color=blue]g[/color][color=green]l[/color][color=red]e[/color] ,IBM, SAP entre outras. Pensa de uma hora pra outra
se a [color=blue]G[/color][color=red]o[/color][color=yellow]o[/color][color=blue]g[/color][color=green]l[/color][color=red]e[/color] quiser cobrar tudo que eles tem de produto que é Free :shock:, existem muitas empresas fortes no mercado a [color=red]ORACLE[/color] é uma delas com toda certeza mas não é a única.
2° Quanto a linguangem java --> Realmente é uma ótima linguagem de programação como você mesmo disse e também muito utilizada no mercado mas
nem sempre é viável você desenvolver programas em java. Existem determinadas situações onde é mais fácil e ágil desenvolver em
outras linguagens como por exemplo o PHP, que é muito utilizado para desenvolvimento de sites, conheço bastante gente que desenvolve em Progress (também moro em Joinville berço da TOTV’S hehehe), alguns em Flex, PL/SQL entre outras.
3° Quanto ao SGBD a mesma coisa, será que há a necessidade de eu ter um banco [color=red]ORACLE[/color] para um simples site ?? Existem “N” SGBD muitos deles Free, outros
ótimos SGBD pagos como DB2, SQLServer que querendo ou não são concorrentes fortes do [color=red]ORACLE[/color]. Resumindo de acordo com a necessidade do cliente e a capacidade
de desenvolvimento de seus funcionários (se eles tem essa flexibilidade de desenvolver em várias linguagens), você faz a análise para a criação do Software.

M

O Oracle contribui para o PHP, Eclipse e para vários outros projetos “concorrentes”, até com o Glassfish ela já contribuiu. Além do SGBD Oracle, ela já tinha o Berkeley DB que visava outro público que o seu “bancão” não atendia, o mesmo pode ser tido do MySQL.

Sobre comercializar o OpenOffice, a Sun já fazia isso, chamando de StarOffice. O que a Oracle sinalizou fazer é manter o OpenOffice aberto para uso geral e adicionar no StarOffice ferramentas de BI e outras tecnologias voltadas às empresas pra torná-lo mais atraente ao mercado corporativo high-end, onde ela tem presença forte e conhece muito bem como funciona. São ferramentas que podem parecer caras, mas quando usadas adequadamente elas se pagam com folga.

Além do mais ferramentas Oracle sempre foram gratuitas para desenvolvedores.

Criado 5 de março de 2010
Ultima resposta 9 de mar. de 2010
Respostas 39
Participantes 26