Por DClick " Flex não é para sites!"

79 respostas
J

Flex não é para sites! ,“verdade ou ponto de vista”

Está rolando uma “campanha” no Twitter para as pessoas se conscientizarem de uma vez por todas que o Adobe Flex não é para fazer sites e sim aplicativos. O objetivo deste post é mostrar alguns dos problemas de se fazer sites em Flex.

Eu nem vou comentar sobre isto . Mas vou falar sobre o site do Tucano.org, que é bem mais profissional embora apresente problemas semelhantes ao da Drogaria São Paulo.

Primeiro vale ressaltar que a empresa que desenvolveu o site dos Tucano.org demonstrou conhecer bem o Adobe Flex. Posso até dizer que o site foi bem feito. Ou seja, eles parecem dominar a tecnologia, a único grande erro foi utilizar uma tecnologia que eles dominam no lugar errado (para fazer sites e não aplicativos).

Muitos dos erros do Tucano.org mostrados no vídeo abaixo podem ser corrigidos lançando mão de algumas funcionalidades disponíveis no SDK do Flex. Mas DEVEM ser implementados. Em HTML não precisa implementar nada pois esta é a natureza da WEB: texto + hyperlink + browser. E usando as próprias palavras do Lee Brimelow (Evangelista da Plataforma Flash da Adobe) quando perguntado no evento em SP sobre o Google indexar SWF: “It will never be the same as HTML”.

Você pode fazer web-sites em Flex? Sim você pode! Mas você deve? Em minha opinião, não! Você não deve!

Vejam a seguir os erros do Tucano.org:

Fonte Flex não é para sites, algo que me deixou curioso é que dizer não tem mas pode ser implementado , então é por que não tinha um bom designer de solução, um desenvolvedor para fazer funcionar ?

Quem poderia dar uma resposta boa pra isso é a empresa http://mhk.com.br/ a maior e a melhor empresa do Brasil em RIA.

79 Respostas

A

Caro Marcio Duran,

vendo você escrever coisas com sentido me faz TER CERTEZAc que você é alguem fanático por dotnet que está tentando destruir nosso fórum.

Sem mais.

J

dohko:
Caro Marcio Duran,

vendo você escrever coisas com sentido me faz TER CERTEZAc que você é alguem fanático por dotnet que está tentando destruir nosso fórum.

Sem mais.

Não entendi, isso é uma resposta sobre o que ?

A

E eu não entendi teu post. Por que você não manda um e-mail para a equipe de programadores da Tucano.org, perguntando por que ninguém implementou? Não entendi se você questiona a autoridade do Beck Novaes como desenvolver de RIA ou se você quer atingir a equipe de programadores da Tucano.org ou se quer fazer propaganda da MHK. Explique melhor cara, porque eu não consegui entender :\ Foi mal.

[Editado]
Acho que entendi. Você é anti-Tucano, Marcio? hehe, só brincando mesmo, calma lá. Política não se discute, certo? Pelo menos não em forum de programação.

R

JavaLivros:
dohko:
Caro Marcio Duran,

Sem mais.

Não entendi, isso é uma resposta sobre o que ?

Jesus, tbm não entendi a resposta do cara sobre Dot Net hahahahaha, olhando pra foto dele, do Alex DeLarge do Laranja Mecânica, acho que ele andou tomando o leite do filme haahahahahahahahahah

Mas, falando em Flex, 100% sistema … nao tem o que falar … abrass

J

Andre Brito:
E eu não entendi teu post. Por que você não manda um e-mail para a equipe de programadores da Tucano.org, perguntando por que ninguém implementou? Não entendi se você questiona a autoridade do Beck Novaes como desenvolver de RIA ou se você quer atingir a equipe de programadores da Tucano.org ou se quiser fazer propaganda da MHK. Explique melhor cara, porque eu não consegui entender :\ Foi mal.

[Editado]
Acho que entendi. Você é anti-Tucano, Marcio? hehe, só brincando mesmo, calma lá. Política não se discute, certo? Pelo menos não em forum de programação.

Não você entendeu ao contrário, estou questionando a DClick sobre a questão da implementação de Flex no site do Tucano.org, quanto a política sou uma pessoa bem neutra, sobre a MHK eu simplesmente acho eles uma autoridade em RIA, são ótimos.

A

Pois é… Não foi interessante ter feito em Flex. E não usaram nem sequer um décimo do poder de Flex.

J

Agora é esperar alguém da DClick colocar seus argumentos, pois ficou muito controverso. :wink:

J

Eu não entendi nada. O fórum é de Java, tão falando de uma crítica construtiva ao site X. Sinceramente, não sei porque falar disso aqui, mesmo porque, o carinha lá tá só querendo aparecer, mais nada. Talvez ele queira fazer o site e talvez faria melhor, agora, não entendi mesmo o porque disso aqui, sério.

J

O Fórum é de Java e suas tecnologias, o que estamos aqui é chegar aos conceitos que determinado uso para a implementação no caso de Flex ou em conjunto com qualquer outra natureza de solução seja discutida, somente isso, ninguem quer apontar nada, pode ficar tranquilo é somente opnião.

M

Sera que o cara da DClick consultou os clientes que tiveram o “site” feito em flex se eles gostariam que pudesse ser indexado pelo google, ou que deveria ser bookmarked ou recuperada do historico? Poruqe se o cliente esta satisfeito quem é o cara pra ta reclamando?

Tão lamentável quanto um jornalista dizer que qualquer coisa é web 2.0 é alguém achar que toda aplicação precisa ser web só porque roda no browser.

Ambos não merecem perder seu tempo.

R

Eu concordo e tenho apoiado a campanha do Beck Novaes.
Não vejo muito sentido em se fazer um simples site/portal web em Flex.

A própria Adobe modificou o portal adobe tv de Flex para HTML. Sem contar a própria descrição do Flex no site da adobe:

Não é só porque o cara tem um martelo que tudo vai virar prego.
Outro ótimo exemplo de como se fazer coisa muito, mas muito ruim mesmo em Flex:
http://www.drogariasaopaulo.com.br/

A

Mochuara,

Os arquivos de Flash são indexados agora pelo Google sim. Se não me engano desde o FP10.0.0.

Pesquise, antes de falar.

L

dohko:
Caro Marcio Duran,

Sem mais.

Essa foi a resposta mais doida que já vi em todo fórum!

F

Po galera, um dos poucos posts do marcio que tem algum sentido, e é lógico, não vejo por que distorcer o post.

Acredito que o que falte é informação para as empresas para avaliar as tecnologias, flex é um tecnologia atraente, e deixa o site dinamico, mas não deixa de ser flash, ou seja muita coisa do flex pode ser feita em flash (eu acho, não conheço muito o flash).

E concordo com a visão do post, que flex não deve ser usado para simples sites. deve ser para aplicações mesmo.

[]'s

J

Rafael Nunes:

A própria Adobe modificou o portal adobe tv de Flex para HTML. Sem contar a própria descrição do Flex no site da adobe:

Eu concordo que temos que saber colocar as informações de forma coerente, a tecnologia Flex é ainda pouco explorada e os pontos que foram questionados é amador demais, dizer a forma que implementou foi o que deixará de fazer é porque quem estava no desenvolvimento tinha pouca experiencia no que estava projetando.

J

André Fonseca:
Andre Brito:
E eu não entendi teu post. Por que você não manda um e-mail para a equipe de programadores da Tucano.org, perguntando por que ninguém implementou? Não entendi se você questiona a autoridade do Beck Novaes como desenvolver de RIA ou se você quer atingir a equipe de programadores da Tucano.org ou se quer fazer propaganda da MHK. Explique melhor cara, porque eu não consegui entender :\ Foi mal.

[Editado]

Marcio,

Se você é anti-Tucano quer dizer que você é petista?? :shock:

André Fonseca,

Sobre política só dou meu voto pra quem eu vejo que tem intenções praticas e de melhoria para a socidade e isso pode ser manifistado no momento de um canditado ou outro, mas não estou aqui pra falar sobre Partido disso ou daquilo, é sobre Flex.

A

JavaLivros:
Rafael Nunes:

Eu concordo que temos que saber colocar as informações de forma coerente, a tecnologia Flex é ainda pouco explorada e os pontos que foram questionados é amador demais, dizer a forma que implementou foi o que deixará de fazer é porque quem estava no desenvolvimento tinha pouca experiencia no que estava projetando.

Marcio, acho que não foi a DClick que fez o site, foi? Eu duvido muito porque um dos desenvolvedores da DClick é o Beck Novaes e, hoje, (eu acho que) ele é autoridade em RIA no Brasil.

L

Realmente esse site : http://www.drogariasaopaulo.com.br/

ficou pessimo em Flex.

Flex é para Sistema. Para ficar legal em site, é so alguns componentes em Flex que deve ser colocado. Agora esse site acima comprova que um site com estilo convencional nao deve ser feito em Flex.

Abraço

R

Agradecemos as opiniões sobre políticas de vocês mas podemos deixar isso para um tópico/fórum sobre política.

E, Márcio, ao menos os caras que fizeram a drogaria São Paulo não eram tão inexperientes. Foram os mesmos que fizeram do iLocal(OESP)
http://www.ilocal.com.br/
(Aliás, outra pérola de coisa bem ruim em Flex)

J

Marcio, acho que não foi a DClick que fez o site, foi? Eu duvido muito porque um dos desenvolvedores da DClick é o Beck Novaes e, hoje, (eu acho que) ele é autoridade em RIA no Brasil.

Não estou afirmando que Beck Novaes fez , estou questionando o que o video fala sobre a implementação flex ao recurso do site, e novamente digo coloquei aqui trabalho do MHK pois aqui vejo na pratica o resultado de uma empresa altamente profissional.

J

Rafael Nunes:
Agradecemos as opiniões sobre políticas de vocês mas podemos deixar isso para um tópico/fórum sobre política.

E, Márcio, ao menos os caras que fizeram a drogaria São Paulo não eram tão inexperientes. Foram os mesmos que fizeram do iLocal(OESP)
http://www.ilocal.com.br/
(Aliás, outra pérola de coisa bem ruim em Flex)

Sim, mas vamos dar exemplo de sites consagrados e vamos falar de empresas que sabe usar a tecnologia em todo o seu pontencial, já procurou ver os cases da MHK, precisamos falar com quem é pioneiro no assunto.

“Não estou julgando trabalhos de ninguem, mas tenho as minhas preferencias”, alias esta legal o www.ilocal.com.br, mas não é disso que estou questinando mas como o que foi colocado ao video mais nada.

M

AUser:
Mochuara,

Os arquivos de Flash são indexados agora pelo Google sim. Se não me engano desde o FP10.0.0.

Pesquise, antes de falar.

Quem falou que não indexa é o artigo citado pelo duran. Fala serio que vou perder meu tempo pesquisando isto, acho flex/flash um lixo. Apenas mencionei porque é de conhecimento de todos que o google não indexa flex por padrão. Quem quiser aparecer no google que deve fazer uma gambiarra por fora.

A verdade é que não aparecer no google não é automaticamente um problema. Cada caso é um caso. Vide o itunes.

A

Mas, mochuara, o Google indexa tanto Flash quanto Flex, oras. No final, sai um arquivo de mesma extensão. Inclusive tem um artigo falando que foi possível indexar arquivos swf mas com os arquivos que o Microsoft Silverlight produz não conseguiram ainda (mais um ponto negativo (infelizmente) para Silverlight).

Segue alguns links:
We’ve improved our ability to index textual content in SWF files of all kinds.
I have found that Google sees all the text that the tool can extract including all links
Yes, Google does index Flash

D

Se flex seria interessante para desenvolvimento de aplicações, sinal que possui uma boa injeção de dependência??? Assim tudo bem…Senão não

A

Mochuara, porqu~e acha Flex/Flash ruim? Tem vários problemas de arquitetura sim que eu conheço, mas gostaria de saber os seus motivos.

Grato.

A

O que tem a ver? Tem DI sim, mas não acho que essa seja a cura para todos os problemas. Na verdade, eu fiz algumas coisas em Flex (pequenas) e nunca usei DI.

T

Você levantou um ponto interessante para a discussão. Poderia indicar alguns desses problemas de arquitetura? Fiquei curioso pois não sei nada de Flex.

M

AUser:
Mochuara, porqu~e acha Flex/Flash ruim? Tem vários problemas de arquitetura sim que eu conheço, mas gostaria de saber os seus motivos.

Grato.

Flash plugin roda numa sandbox, assim como applets não é uma aplicação nativa para o browser. Na minha opinião isto, aliado a falta de boas práticas para construção de interfaces flash prejudica a experiência do usuário. Se puder fazer a aplicacao num JFrame, eu prefiro.

D

Eu sei pouco de flex… mas o pouco que eu sei é que a integração dele com java é um pouco ruim… via servlet… ou utilizando o blazeds como DI… sem preconceitos… :wink:

M

Andre Brito:
Mas, mochuara, o Google indexa tanto Flash quanto Flex, oras. No final, sai um arquivo de mesma extensão. Inclusive tem um artigo falando que foi possível indexar arquivos swf mas com os arquivos que o Microsoft Silverlight produz não conseguiram ainda (mais um ponto negativo (infelizmente) para Silverlight).

Segue alguns links:
We’ve improved our ability to index textual content in SWF files of all kinds.
I have found that Google sees all the text that the tool can extract including all links
Yes, Google does index Flash

Valeu pelos links, mas e quanto a outras search engines sem ser o google?

R

O problema das boas práticas pode ser solucionado, só ter uma equipe competente.
Mas se você fizer um JFrame, ele não vai precisar rodar em um sandbox no browser também?
Aliás, qual exatamente o problema de rodar em um sandbox?

R

Integrar via servlet é ruim? Então vai precisar avisa o pessoal do JSF, Struts, Struts2, VRaptor, etc.
E o BlazeDS não faz DI, ele vai fazer uma ponte/tradução de AS3 para Java via AMF

R

Normalmente aquilo que não conhecemos, julgamos de forma errada, integração de BlazeDS com Java é easy, e fica muito mais facil ainda quando o Spring entra na jogada com as annotations @Remoting, ai fica filé :).

Depois disse é só cair pra dentro do Flex, e usar o Cairngorm pra faze o serviço direito, morreu!! :slight_smile:

Abrass

A

Más práticas existem em todo o lugar, Mochuara.

Agora vamos lá, você quer culpar a sua falta de gosto pela tecnologia por causa das más praticas? Meu colega, tenha argumentos melhores! E aí, tem ou não?

Grato.

A

dahenz,

AMF é uma solução realmente elegante. Aí alguns vão falar “Oh, mas aí o cliente vai ter que conhecer meus pojos!”. Claro, se você for idiota e colocar seus pojos de persistência ao usuário, sem criar DTOs.

AMF é a única coisa até hoje que eu não tenho o que reclamar. É um excelente protocolo. A principal implementação dele openSource (blazeds) possui alguns bugs, como converter qualquer número para double se você for usar a servlet do AMF somente no lado Java, mas nada que não seja contornável.

A

A única coisa ruim do Flex é a IDE. O FlashBuilder e o Flex Builder são entupidos de problemas e bugs. Mas dá pra desenvolver mesmo assim.

M

AUser:

Agora vamos lá, você quer culpar a sua falta de gosto pela tecnologia por causa das más praticas? Meu colega, tenha argumentos melhores! E aí, tem ou não?

Grato.

Caro AUser, eu nao mexo com flash, se teve alguem que me deu este argumento foram os desenvolvedores flash que so criam aplicacoes que sao uma bosta. Voce precisa comer pra saber que fede?

Flash so serve pra exibir video, reconheca.

A

Você levantou um ponto interessante para a discussão. Poderia indicar alguns desses problemas de arquitetura? Fiquei curioso pois não sei nada de Flex.

Problemas de arquitetura que me lembro de cara:

1. Não existem Threads.
  2. A forma de compilação incremental deles é ruim.
  3. Adobe muda tanto os namespaces como a forma de uso muito rapidamente. Vide Flex3/novo flex 4 Gumbo.
  4. A compilação demora demais. Independentemente da IDE. Até por fora é ruim.
  5. O suposto “run on Windows and run on Linux” não é 100% verdade. Talvez uns 98%.
  6. Sérios problemas de performance, no fundo. O GC do Flash() não é nem um pouco inteligente e muitas vezes deixa lixo pra tudo que é lado.

Vou pensar em mais alguns e enquanto for me lembrando posto mais.

M

O problema das boas práticas pode ser solucionado, só ter uma equipe competente.
Mas se você fizer um JFrame, ele não vai precisar rodar em um sandbox no browser também?
Aliás, qual exatamente o problema de rodar em um sandbox?

O unico motivo de rodar no browser é aproveitar todos os benefícios da web. Senão prefiro fazer uma aplicação desktop baixada sob demanda (JavaWebStart). Claro, essa é a minha opiniao.

A

mochuara:
AUser:

Grato.

Caro AUser, eu nao mecho com flash, se teve alguem que me deu este argumento foram os desenvolvedores flash que so criam aplicacoes que sao uma bosta. Voce precisa comer pra saber que fede?

mochuara,

Creio que é necessário entender de algo para poder criticar. Talvez as aplicações que você viu fossem uma bosta. Mas eu posso te garantir que tem várias aplicações boas, agora não dá é querer que a maioria dos designers criem aplicações interessantes do ponto de vista técnico. Mas existem sim. E posso citar vários exemplos. De cara visite www.scalenine.com e dê olhada em várias coisas lá.

Flash só serve pra exibir vídeo? Não, não. É a melhor solução de vídeo e a melhor para desenvolver aplicações web sem gambiarras e se preocupar com navegadores, e outras coisas.

Flex é diferente de Flash, há algum tempo atrás postei um tópico onde quem tivesse duvidas de flex era só perguntar que respondia, tem várias coisas interessantes lá, se quiser aprender e não quiser só criticar sem saber nada sobre a tecnologia, é uma fonte interessante.

Grato.

M

AUser:

mochuara,

Creio que é necessário entender de algo para poder criticar. Talvez as aplicações que você viu fossem uma bosta. Mas eu posso te garantir que tem várias aplicações boas, agora não dá é querer que a maioria dos designers criem aplicações interessantes do ponto de vista técnico. Mas existem sim. E posso citar vários exemplos. De cara visite www.scalenine.com e dê olhada em várias coisas lá.

Flash só serve pra exibir vídeo? Não, não. É a melhor solução de vídeo e a melhor para desenvolver aplicações web sem gambiarras e se preocupar com navegadores, e outras coisas.

Flex é diferente de Flash, há algum tempo atrás postei um tópico onde quem tivesse duvidas de flex era só perguntar que respondia, tem várias coisas interessantes lá, se quiser aprender e não quiser só criticar sem saber nada sobre a tecnologia, é uma fonte interessante.

Grato.

Voce deve ter uma definição própria para aplicação web. No mundo real, Flash é ignorante em relação a web.

Melhor solução de vídeo porque é a única que existe. Mas ja reparou que cada site tem um player de vídeo totalmente diferente do outro?

Tanto Flex quanto Flash rodam no Flash Player, que é o que estamos discutindo aqui.

A

Normalmente não é desenvolvedor flash que desenvolve Flex, e esse é um ponto.

Tenho uma definição própria de aplicação web? E qual seria? Que eu saiba não tem nada de errado.

Flash é ignorante em relação à web em que sentido? Lembre-se, uma aplicação é diferente de um website ou qualquer coisinha assim.

É a única que existe? Não, não mesmo. Existem alguns concorrentes sim, mas esses são muito, muito ruins.

Flashplayer tem problemas sim, mas você não soube citar nenhum até agora que justificasse o fato do Flash ser ruim.

A

As vezes eu não gosto de falar isso, mas pensa assim:
Flash - Designer.
Flex - Desenvolvedores.
Não generaliza, beleza? Eu digo isso porque um designer pode muito bem trabalhar com Flex também (como o contrário também é verdadeiro).

Não tive problemas cara… Quem sabe porque não usei ela por completo (ou melhor, não usei ela em excesso). O único bug que eu encontrei foi aquele de memória, que acontecia no Eclipse também (acho que pelo Flex Builder ser Eclipse-based). Nada que um --clean não resolva :slight_smile:

To com você; XML is so old fashioned :). Ou melhor, muito lento perto de AMF (vide Census, do James Ward).

True. Estou integrando Java e Flex e posso dizer que achei que teria muitos problemas. O único problema que estou tendo é com o JBoss mesmo.

Você se colocou bem nessa e concordo com você. Inclusive acho que os caras da Adobe pensaram da mesma forma que você e, por isso, criaram o AIR também.

Lendo os comentários do pessoal me veio muita coisa na cabeça pra falar, mas já esqueci tudo! Fail.
A opinião dos designers sobre.
Abraço.

D

Quando falo que não conheço muito o Flex é verdade!!! Quando falo que é ruim utilizar servlet, eu me expresso mal, servlet é muito útil sim, mas com JSF eu faço essa injeção de forma mais tranquilinha usando o SERVLET por baixo… não muito na mão como eu vi no flex… gosto é gosto…

hehe só não posso entrar no mérito da discussão por que eu realmente não conheço profundamente a tecnologia Flex… Mas já vi aplicações e achei legal :wink:

R

http://msdevstudio.com/blog/2009/09/18/flex-vs-flash-vs-html/

R

mochuara:
AUser:

Grato.

Caro AUser, eu nao mexo com flash, se teve alguem que me deu este argumento foram os desenvolvedores flash que so criam aplicacoes que sao uma bosta. Voce precisa comer pra saber que fede?

Fala mochuara, acho que você teve muitas experiências negativas com o Flash, Flex.

Tudo é questão de entender como funciona o esquema, muito legal, se precisar de um help me manda uma msg privada ( to falando isso na boa, não me interprete errado heim :S ).

Abraços

R

Problemas de arquitetura que me lembro de cara:

1. Não existem Threads.
  2. A forma de compilação incremental deles é ruim.
  3. Adobe muda tanto os namespaces como a forma de uso muito rapidamente. Vide Flex3/novo flex 4 Gumbo.
  4. A compilação demora demais. Independentemente da IDE. Até por fora é ruim.
  5. O suposto “run on Windows and run on Linux” não é 100% verdade. Talvez uns 98%.
  6. Sérios problemas de performance, no fundo. O GC do Flash() não é nem um pouco inteligente e muitas vezes deixa lixo pra tudo que é lado.

Vou pensar em mais alguns e enquanto for me lembrando posto mais.

Fala AUser, blz ?

Cara, estranho esse negocio de Thread, é como dizer que o Javascript com seu Ajax deveria ter threads, acho que são outros universos, threads vc implementaria no server side talvez ?

Sobre as mudanças que vc sitou, vide o Eclipse, Ganymede, Galileo, sei la…

Sober a Compilação, java no inicio também tinha os mesmo problemas, compilação, GC, etc etc, estão em constante mudança para melhorias não é ?

Ainda sobre o GC, existe uma série de cuidados que vc tem que tomar para não ter problemas com memória usada pela sua aplicação. Uma delas é o framework da própria Adobe, o CairnGorm, muito bom por sinal.

Acho que não estamos tendo a paciência necessária com algo novo, não tããããooo novo, mas muito promissor, exemplo disto sou EU = D. Eu desenvolvia utilizando JQuery, Yui, Dojo e vários outros toolkits por ai, sempre muito trabalhoso, por fim, encontrei o flex, consegui dar padrão para as minhas aplicações.

Acredito que hj não exista algo no mesmo nivel do Flex, não que no nosso amigo HTML + Javascript + Css não seja otimo ( gosto muito disso ), mas é muito facil se perder no meio dos scripts : D.

Já o Flex, vc tem uma IDE como no SWT Designer, Forms & Reports, VB, Delphi e etc, depois que vc cria seu método de trabalho, ninguém segura vc ;D.

Ps: O GC para AIR ( versao desktop do flex ) funciona melhor que seu irmão rodando no browser.

Forte abraço
Rafael

M

rchgonzaga:

Fala mochuara, acho que você teve muitas experiências negativas com o Flash, Flex.

Tudo é questão de entender como funciona o esquema, muito legal, se precisar de um help me manda uma msg privada ( to falando isso na boa, não me interprete errado heim :S ).

Abraços

Minha experiência negativa foi como usuário de aplicações flash. Desculpa, mas não me anima saber que este precisa conhecer algum “esquema” para se ter uma boa experiência.

R

mochuara:
rchgonzaga:

Abraços

Minha experiência negativa foi como usuário de aplicações flash. Desculpa, mas não me anima saber que este precisa conhecer algum “esquema” para se ter uma boa experiência.

Falei na boa amigo …

Só por que você teve um experiência ruim não quer dizer que este é ruim, não faz sentido, esta mais do que comprovado que o Flex é um ótimo front-end.

Sobre o “ESQUEMA”, eu quis dizer no sentido de entender como FUNCIONA o flex como Desenvolvedor ok ?

Só lembrando que Flex é DIFERENTE do Flash ok, falando quase tem o mesmo som, mas são diferentes!

Prova disto é um empresa como a Datasul, ter adotado o Flex + Java para seu Erp, não sei por que seria ruim, uma má utilização de qualquer outra ferramenta se transcreve em má experiência para o usuário, o que vc diz não faz sentido.

Diga-nos qual foi sua má experiência, compartilhe, serve de exemplo para novas aplicações.

Abraços

M

Eu também falo na boa quando digo que Flash é um lixo.

Pelo menos ele presta pra alguma coisa, sabe aqueles anúncios que aparecem de supetão quando voce vai clicar num link?

Pra RIA o melhor é fugir do ambiente de sandbox do browser.

R

mochuara:
Eu também falo na boa quando digo que Flash é um lixo.

Pelo menos ele presta pra alguma coisa, sabe aqueles anúncios que aparecem de supetão quando voce vai clicar num link?

Pra RIA o melhor é fugir do ambiente de sandbox do browser.

Fim de papo amigo, quando vc realmente tiver um noção consistente do assunto voltamos a trocar idéias numa boa.

Não podemos atirar pedras, pense no começo de cada tecnologia lançada, todas nasceram gerando inseguranças em vários aspectos, o caso do nossa Java : ).

Graças a pessoas sensatas hj podemos desfrutar de muito do que foi evoluido, é isto que espero de tudo que utilizo, faço o meu melhor com o que é possível no momento, enquanto não tempo o melhor dos mundos. O importante é não ser pessimista né = D.

Entãoooo, paremos de atirar pedras OK ; D, se não quer usar, não use, mas não também não fale do que não conhece :).

Forte abraço!

A

Acho que se fugir ‘viola’ muitas coisas relacionadas à segurança. Se não me engano o Flex tem uma sandbox própria, que impede (ou libera, se programado de forma correta) o acesso de outros webservices pro swf criado.

Você não gosta de Flash. Tudo bem. Agora, vai me dizer que fazer um site como a da loja Mercearia em Javascript, Silverlight, JavaFX seja mais fácil que fazer em Flash.

J

Acho que se fugir ‘viola’ muitas coisas relacionadas à segurança. Se não me engano o Flex tem uma sandbox própria, que impede (ou libera, se programado de forma correta) o acesso de outros webservices pro swf criado.

Você não gosta de Flash. Tudo bem. Agora, vai me dizer que fazer um site como a da loja Mercearia em Javascript, Silverlight, JavaFX seja mais fácil que fazer em Flash.

É um otimo trabalho esse da Loja Mercearia , gostei do estilo e design utilizado !!!

R

Pessoal, boa noite,

Sem dúvidas estamos muito bem servidos tanto pelo Flash, quanto pelo Flex, para quem não se lembra da Macromedia no caso do Flash, são tecnologias consagradas que derivam do Java, se forem ao inicio do Flash, notarão que era um conceito inicialmente definido para o Java, salvo meu engano.

Vejam os exemplos do que se pode fazer, sem comentários não é ?

http://www.pubdesign.com.br/portfolio/
http://www.bionatus.com.br/

ETC ETC ETC … para criticarmos, devemos ter embasamento certo ? e os fatos dão o caso por encerrado em vários quesitos.

Tenham um boa noite e um forte abraço!

Boa segunda feira = D

J

São otimos trabalhos mesmo, e acredito que tem muito ainda na tecnologia flash e flex que tendem a expandir mais ainda o Mundo RIA.

F

… Será mesmo??? De todos os projetos que trabalhei somente dois deles eu encaro que java foi uma boa escolha. Em todos os outros eu escolheria PHP ou Ruby. Maaaas, cada empresa tem o direito de escolher o que acha melhor para desenvolver seu sistema, certo? :wink:

R

Fala Marcio, bom dia

Exatamente, ainda tem muita lenha pra queimar, eu não imagino estes trabalhos feitos de outra forma se não Flash/Flex.

Temos bastante pra aprender não é mesmo ? eu pelomenos sim rsrsr.

Forte abraço!

M

Se é mais fácil eu não sei. Se pelo menos eu conseguisse acessar o site. Aqui ele travou no 85%.

R

E ai Fabio, tudo certo ?

Quanto ao PHP eu posso dizer srssrsrsrsrs, gosto muito também, principalmente em se tratando do ZendFramework com seu ZendAMF. Tenho acompanhado a evolução que a Zend vem fazendo junto a Adobe e os resultados são muito bons. E ainda temos a vantagem de usar um framework padrão de mercado, como é o caso do Zend, realmente é um boa escolha.

Quanto ao Ruby não sei dizer, mas acompanho o movimento.

@mochuara
Temos que realmente levar em conta a velocidade da conexão, se a maquina não for razoável, também teremos problemas.

Abraços

A

rchgonzaga:
Pessoal, boa noite,

Sem dúvidas estamos muito bem servidos tanto pelo Flash, quanto pelo Flex, para quem não se lembra da Macromedia no caso do Flash, são tecnologias consagradas que derivam do Java, se forem ao inicio do Flash, notarão que era um conceito inicialmente definido para o Java, salvo meu engano.

Vejam os exemplos do que se pode fazer, sem comentários não é ?

http://www.pubdesign.com.br/portfolio/
http://www.bionatus.com.br/

ETC ETC ETC … para criticarmos, devemos ter embasamento certo ? e os fatos dão o caso por encerrado em vários quesitos.

Tenham um boa noite e um forte abraço!

Boa segunda feira = D

Epa, epa. Pera lá. São tecnologias consagradas sim, estamos SERVIDOS, mas não BEM servidos, enquanto a Adobe não resolver os problemas de Sandbox, event dispatching, e a falta de threads. Problemas que existem desde que o Flash é Flash. Mas que até agora ninguém quer mexer no treco. Sem contar a porcaria que é a falta de um meio mais interessante para trabalhar com 3d no Flash (leia-se leve, também - fizeram uma IDE pra Flash 3d que é horrível). E o principal framework - paperView 3d é mais pesado que o Forté Java. (Alguém se lembra disso?)

Sem contar que, ActionScript 3.0 tem a propaganda de dizer que é orientado à objetos, mas o código AS final que ele gera é uma Control C + control V em todos os quesitos (mesma história da Oracle com o Oracle 9.0 orientado à objetos - simulação), e sem dizer, também, que não é possível nem fazer sobrecarga de métodos e nem de construtores, e a Adobe ainda fican essa dizendo que é 100% orientado a objetos.

O bichinho é bom sim, em muita coisa, mas dizer que estamos bem servidos é um erro.

A

Sobre Ruby, nunca tive contato com ele. Mas este final de semana eu andei brincando com RoR e com o novo produto da Adobe, o Catalyst, cacete - RoR é MUITO poderoso. MUITO! Não sei se pra sites grandes como se comporta, mas pra sites pequenos, pqp, o bichinho assusta!

O unico problema que vi é que detestei a sintaxe do ruby, mas é pura questão de gosto mesmo. Mas com o poder dele eu vou acabar aprendendo só pra brincar, o bicho é legal viu!

PS: Se alguém tiver opiniões interessantes sobre o mesmo, postem! :slight_smile:

T

dohko:
Caro Marcio Duran,

Sem mais.

Isso foi uma piada né?

R

AUser:
Sobre Ruby, nunca tive contato com ele. Mas este final de semana eu andei brincando com RoR e com o novo produto da Adobe, o Catalyst, cacete - RoR é MUITO poderoso. MUITO! Não sei se pra sites grandes como se comporta, mas pra sites pequenos, pqp, o bichinho assusta!

O unico problema que vi é que detestei a sintaxe do ruby, mas é pura questão de gosto mesmo. Mas com o poder dele eu vou acabar aprendendo só pra brincar, o bicho é legal viu!

PS: Se alguém tiver opiniões interessantes sobre o mesmo, postem! :slight_smile:

Opaa rsrsrs, sobre o bem servido eu ainda acho que estamos, algo que tenha mais de 10 anos de casa, acho que é motivo pra dizer que estamos bem servido.

Sobre o Ruby, g-zuiz, só não mexo com ele pela sintaxe, sem condições rsrsrsrsrsr.

Realmente o Event Dispatching é ruim, mas o cairngorm da uma maquiada nesse problema.

No caso do 3D, sempre vai ser um problema eu acho, mas no geral o negocio é esperar não é ? lembra da guerra do JBoss até sair a ultima versão, todos falavam que não dava suporta total etc …

Mas mesmo assim ainda acho que é uma ótima ferramenta para front-end e design.

Abraços

A

rchgonzaga:
AUser:

Opaa rsrsrs, sobre o bem servido eu ainda acho que estamos, algo que tenha mais de 10 anos de casa, acho que é motivo pra dizer que estamos bem servido.

Sobre o Ruby, g-zuiz, só não mexo com ele pela sintaxe, sem condições rsrsrsrsrsr.

Realmente o Event Dispatching é ruim, mas o cairngorm da uma maquiada nesse problema.

No caso do 3D, sempre vai ser um problema eu acho, mas no geral o negocio é esperar não é ? lembra da guerra do JBoss até sair a ultima versão, todos falavam que não dava suporta total etc …

Abraços

Insisto que ainda não estamos bem servidos. Uma ferramenta de mais de dez anos de casa? Sim. Mas quanto essa ferramenta evoluiu nos 10 anos de casa? Sinceramente, acho que pouco comparando com a tecnologia em geral. As IDEs melhoraram mto (vide Flash CS4, etc), mas a VM em si melhorou pouco. Até HOJE não resolveram os problemas com o Garbage Collector! Mas eu não digo que a arquitetura de events é ruim, eu digo que ela tem é bugs mesmo! Um exemplo é: já viu as vezes que você passa um mouse em cima de algo e não funciona? Caingorm não tem nada a ver, ele só gerencia os eventos. Mas isso não é um problema.

Quanto a parte 3d, o Shockwave era uma solução muito legal na minha opinião. Naquele momento. Mas aí decidiram abolir, e aboliram. Mas aboliram por quem? Por nada! Nada substituiu ainda!

A Adobe é uma empresa mestre em fazer cagadas que duram por anos, e todos lá dentro fingem que não existe. Leitura de PDF em Flash? Não existe. Você tem que abrir um container separado contendo um objeto do PDFReader DELES que é pesado pra cacete. Existem 1001 gambiarras ai pra fazer isso, mas nenhuma delas é tão boa assim.

As IDEs da adobe são muito boas, mas é o que disse, evoluiu muito mais rápido que a tecnologia deles. E isso é aproveitoso? Até que ponto?

Sem contar nos RC deles baseados no Eclipse (vide Catalyst). Bugs pra todos os lados, stackoverflow mais que a mãe.

Adobe definitivamente não é uma empresa tão boa assim. Mas não mesmo.

Adobe: A empresa dos sonhos para fazer produtos que atendem projetos relativamente pequenos. Vá fazer um projeto com mais de 300 classes pra tu ver, você vai enfrentar tantos erros que até eles desconhecem.

R

AUser:
rchgonzaga:
AUser:

Abraços

Insisto que ainda não estamos bem servidos. Uma ferramenta de mais de dez anos de casa? Sim. Mas quanto essa ferramenta evoluiu nos 10 anos de casa? Sinceramente, acho que pouco comparando com a tecnologia em geral. As IDEs melhoraram mto (vide Flash CS4, etc), mas a VM em si melhorou pouco. Até HOJE não resolveram os problemas com o Garbage Collector! Mas eu não digo que a arquitetura de events é ruim, eu digo que ela tem é bugs mesmo! Um exemplo é: já viu as vezes que você passa um mouse em cima de algo e não funciona? Caingorm não tem nada a ver, ele só gerencia os eventos. Mas isso não é um problema.

Quanto a parte 3d, o Shockwave era uma solução muito legal na minha opinião. Naquele momento. Mas aí decidiram abolir, e aboliram. Mas aboliram por quem? Por nada! Nada substituiu ainda!

A Adobe é uma empresa mestre em fazer cagadas que duram por anos, e todos lá dentro fingem que não existe. Leitura de PDF em Flash? Não existe. Você tem que abrir um container separado contendo um objeto do PDFReader DELES que é pesado pra cacete. Existem 1001 gambiarras ai pra fazer isso, mas nenhuma delas é tão boa assim.

As IDEs da adobe são muito boas, mas é o que disse, evoluiu muito mais rápido que a tecnologia deles. E isso é aproveitoso? Até que ponto?

Sem contar nos RC deles baseados no Eclipse (vide Catalyst). Bugs pra todos os lados, stackoverflow mais que a mãe.

Adobe: A empresa dos sonhos para fazer produtos que atendem projetos relativamente pequenos. Vá fazer um projeto com mais de 300 classes pra tu ver, você vai enfrentar tantos erros que até eles desconhecem.

Vamo lá, AUser, você é desenvolvedor Flash ou Flex ? só pra saber mesmo. Assim, você tem razão quando fala de alguns problemas, por ex: O GC, realmente não é bom, mas como disse em um post anterior, temos que ter paciência não é ? temos exemplos de outras tecnologias que também mudaram muito ao longo dos anos.

Sobre o Flash em si, para designers e sites, não existe outra opção melhor que ele, existe ? acho que não.

AS IDEs, realmente melhoraram d+, concordo plenamente :). A VM ainda deixa a desejar sim, porém em 1 ano de trabalho constante com o Flex, nunca tive problemas com bugs sério e que não puderam ser contornados, sobre o ex. que vc deu, existem varias maneiras d explicar isto e não necessariamente é um Bug certo ?

Sobre o PDF, de uma olhada neste link, bem interessante e usando o PHP :D.
http://www.flexpernambuco.com.br/?p=13

Sobre os Threas, este link da um exemplo de como contornar, não é o melhor dos mundos, mas não é um problemas certo ? PseudoThread, legal o nome rsrsrsr
http://blogs.adobe.com/aharui/pseudothread/PseudoThread.as
http://blogs.adobe.com/aharui/pseudothread/PseudoThreadTest.swf

Na parte 3D, normalmente se usa uma programa como o Swift3D ou qualquer outro, Maya etc, exporta-se este clip com sequencias e é gerado um movieclip no Flash, não vejo problemas nisso, se for isto que esta falando, mas se for a geração dinâmica de graficos 3D pelo flash, realmente é dificil, um programa especifico já é terrível, imagine um plugin :S.

Acho que definir se a empresa é uma boa empresa ou não é uma questão de ponto de vista não é ? por ex: até onde as soluções daquela empresa te ajudam ? o mesmo acontece se analisarmos o período que o Lula esta no comando, para muitos é ruim, questão de ponto de vista certo? Ou sei la o que rsrsrsrsrr!

Sobre projetos grandes, conhece o Datasul By You ? é só o Erp da Datausul, ou parte dele feita em Flex, ja usei e não vi problema algum.

Abraços

A

rchgonzaga:
AUser:
rchgonzaga:
AUser:

Abraços

Vamo lá, AUser, você é desenvolvedor Flash ou Flex ? só pra saber mesmo. Assim, você tem razão quando fala de alguns problemas, por ex: O GC, realmente não é bom, mas como disse em um post anterior, temos que ter paciência não é ? temos exemplos de outras tecnologias que também mudaram muito ao longo dos anos.

Sobre o Flash em si, para designers e sites, não existe outra opção melhor que ele, existe ? acho que não.

AS IDEs, realmente melhoraram d+, concordo plenamente :). A VM ainda deixa a desejar sim, porém em 1 ano de trabalho constante com o Flex, nunca tive problemas com bugs sério e que não puderam ser contornados, sobre o ex. que vc deu, existem varias maneiras d explicar isto e não necessariamente é um Bug certo ?

Sobre o PDF, de uma olhada neste link, bem interessante e usando o PHP :D.
http://www.flexpernambuco.com.br/?p=13

Sobre os Threas, este link da um exemplo de como contornar, não é o melhor dos mundos, mas não é um problemas certo ? PseudoThread, legal o nome rsrsrsr
http://blogs.adobe.com/aharui/pseudothread/PseudoThread.as
http://blogs.adobe.com/aharui/pseudothread/PseudoThreadTest.swf

Na parte 3D, normalmente se usa uma programa como o Swift3D ou qualquer outro, Maya etc, exporta-se este clip com sequencias e é gerado um movieclip no Flash, não vejo problemas nisso, se for isto que esta falando, mas se for a geração dinâmica de graficos 3D pelo flash, realmente é dificil, um programa especifico já é terrível, imagine um plugin :S.

Acho que definir se a empresa é uma boa empresa ou não é uma questão de ponto de vista não é ? por ex: até onde as soluções daquela empresa te ajudam ? o mesmo acontece se analisarmos o período que o Lula esta no comando, para muitos é ruim, questão de ponto de vista certo? Ou sei la o que rsrsrsrsrr!

Sobre projetos grandes, conhece o Datasul By You ? é só o Erp da Datausul, ou parte dele feita em Flex, ja usei e não vi problema algum.

Abraços

rchgonzaga,

Trabalho com Flex e Java há mais ou menos 1 ano, temos um projeto aqui que está em desenvolvimento que de Flex tem agora umas 150 mil linhas, + ou -. Mas brinco com Flash as vezes.

Não, não existe melhor opção para design do que Flash.

Quando uma arquitetura é bem conduzida, é impossível que todos os problemas não tenham como ser resolvidos. Ex: Java com a mudança brusca que houve do 1.4 para o 1.5 . A grande questão é que a Adobe não tem prioridade com estas coisas.

A solução que você deu para o PDF e as que existem são gambiarras. Porquê? Porquê conversão de documentos é algo que deve ser feito (até algum nível) no cliente. E não no servidor. A aplicação vai ter 10 mil usuários conectados ali, você acha que ainda é certo eu gastar processamento convertendo PDF para SWF no servidor? Acha? Eu acho isso extremamente ruim para um sistema de alta performance.

Green threads é um conceito ridículo. Não tem nenhum aproveitamento mesmo. É só “fingir” que algo está funcionando quando não funciona. Logo, em ambientes reais, não é proveitoso.

O tamanho dos SWF gerados pelo Swift3D, e a cassetada de processamento que os mesmos comem tornam isso inviável. Só para pequenos projetos.

Sobre a Datasul todos citam esse exemplo, mas com certeza enfrentaram trocentos bugs, e tem uma cassetada de gambiarra lá. E um ERP desses não é um sistema de alta disponibilidade. Querendo ou não, não se encaixa!

R

Vou respon der direto aqui pra não ficar grande o post blz?

Sobre o PDF, hoje é o que vc tem, fazer o que ? um sistema de alta criticidade é por ex: emissão de notas fiscais eletrônicas certo? conheço sistemas destes, feitos com Struts + Jquery, Seam, Struts + Ext Js … RichFaces. Todos atendem, todos funcionam, o Flex é mais um que se junta a essa turma, e pra mim se destaca.

Sobre a geração do PDF em servidor, em alguns casos isso tem que acontece não é ?? ou vai dizer que o DANFE (PDF) não poderia ser criado no servidor ? e é um sistema que é exigido ao máximo em grandes empresas.

Sobre o 3D ainda, normamelte é usado em Hotsites … etc, o SWF fica grande, se a renderização for feita de forma errada, existem milhões de formas de se fazer a mesma coisa … o que não podermos imaginar é que o Flash tem que reduzir uma animação 3D, nem os MP4 da vida conseguem, existem limitações que vc tem que leva em consideração!

Sobre o Thread, é uma forma de fazer isso certo ?? me diz onde foi que vc realmente precisava de um Thread, e o flex/flash te deixou na mão !? me da um exemplo onde seria indispensável.

Sobre o Swift 3D, não é nem um pouco inviável, fosse assim, não teríamos nenhum site que se utilizasse recurso e o que vemos são muitos se utilizando disto não é ? o que não podemos é imaginar uma animação com duração de um capitulo da novela das 8 né ?

Sobre o sistema da Datasul, como não se encaixa ? Conheço varios sistemas e alguns tive a oportunidade de trabalhar, tais como o próprio Datasul ( atualmente trabalhando ), JDEdwars, SAP e vários erps de mercado desenvolvidos em Forms&Reporst. Garanto que qualque ERP é um sistema critico, embarque de mercadorias, notas, custos, contabilidade, RH … locura!!!

Mas beleza, estamos ai!! abraços

A

Vamos lá,

Se todo mundo pensasse “é o que se tem na tecnologia, fazer o que?” garanto que nada evoluiria. O nosso sistema é um sistema bancário bem complexo. Não de emissão de NFs. Em contexto de emissão de NFs não tem problema algum, quase.

Fica grande se a renderização foi feita de forma errada? O problema principal é o processamento que isso come.

Aonde eu precisava realmente de threads? bem, vou lhe dizer. Nossa aplicação é composta em C#, Java, e Flex. A parte C# é que faz um reconhecimento de cada tipo de documento que é capturado por um scanner especial, com engines de ICR/OCR e redes neurais. Então, o que acontece? Essa parte tem mais ou menos 10 threads que comem um processamento lascado pra fazer isso. Agora além de fazer isso, tem uma thread de upload de imagem. Só que isso também consome, logo essa app fica com 512mb brincando. Só pra reconhecer e enviar. Mas isso cairia e muito bem se o Flex tivesse threads, porquê aí ele poderia fazer o upload das imagens e tirar esse peso do C#. Agora se você acha que quase ninguém no mundo precisa de threads se tratando da parte visual, está errado.

A questão do Swift, como já disse, é o processamento que a VM consome. Visto que a mesma animação se rodasse em qualquer coisa que não fosse Flash, não teria tanto processamento requerido.

Disse que um ERP, por ex, não tem em si uma arquitetura de alta disponibilidade (obviamente a maioria). No entanto a nossa aplicação tem, e isso torna tudo crítico.

Agora só uma pergunta: na Datasul vocês estão usando o Alfresco por trás, né? rsrs. Aposto que o BPM, etc, está rodando sob o Alfresco! rs.

R

Se todo mundo pensasse “é o que se tem na tecnologia, fazer o que?” garanto que nada evoluiria.
RE: Nao disse que eu penso assim, quis dizer que não temos o que fazer, ja que é uma coisa que não esta ao nosso alcance, fazer as mudanças necessárias na VM certo ?

O nosso sistema é um sistema bancário bem complexo. Não de emissão de NFs. Em contexto de emissão de NFs não tem problema algum, quase.
RE: Eu também não disse que o seu sistema era de emissão de notas certo ? eu disse que um sistema de Emissão de notas fiscais eletrônicas é muito critico, imagine 100 caminhões em um fila para fazer carregamento de Soja, se para a emissão de notas, a pessoa responsável pelo embarque morre rsrsrsrsrsr.

Fica grande se a renderização foi feita de forma errada? O problema principal é o processamento que isso come.
RE: Quando vc faz uma animação no Maya por ex. ex exporta isso para uma sequencia, normalmente se usa ou PNG ou JPG, dentro do Flash isso se torna uma TIMELINE, e não um processamento de renderização ok ? portanto consome praticamente o mesmo recurso que consumiria uma movieclip de um botão, que ao passar o mouse, start um movimento qualquer vetorizado.

Aonde eu precisava realmente de threads? bem, vou lhe dizer. Nossa aplicação é composta em C#, Java, e Flex. A parte C# é que faz um reconhecimento de cada tipo de documento que é capturado por um scanner especial, com engines de ICR/OCR e redes neurais. Então, o que acontece? Essa parte tem mais ou menos 10 threads que comem um processamento lascado pra fazer isso. Agora além de fazer isso, tem uma thread de upload de imagem. Só que isso também consome, logo essa app fica com 512mb brincando. Só pra reconhecer e enviar. Mas isso cairia e muito bem se o Flex tivesse threads, porquê aí ele poderia fazer o upload das imagens e tirar esse peso do C#. Agora se você acha que quase ninguém no mundo precisa de threads se tratando da parte visual, está errado.
RE: Dúvida, você roda o OCR/ICR no flex ? digo, efetua o reconhecimento disso dentro do navegador ? se sua aplicação fosse feita em Javascript ( Jquery, Dojo, Yui) , como ficaria isso ? outra dúvida, estamos falando de aplicações WEB certo ?? online!?

Um ERP não é uma aplicação Critica ? vou te dar uma ex:. trabalhei com chão de fabrica em uma fabricante de celulares, todos as métricas de linha eram passadas via sistema, um módulo de um ERP interno, caso houvesse algum problema com os componentes, os controladores tomavam as decisões, e te garanto que isso é muito critico em se tratando de uma linha de produção com mais de 5 mil pessoas em um único turmo.
Outro ex:, uma usina de açúcar e álcool, toda a usina é controlada por um ERP, informações de entrada de caca, moenda, laboratório, ordens de serviço, almoxarifado, tudo, caso algo saia errado e não tenha cana para a moenda, a usina para e uma moenda para 1 unica vez no ano, agora imagine se uma moenda para por erro do sistema ?? o que acontece ??? alguém vai morre rsrsrsrsrsrrrr.

A questão do Swift, como já disse, é o processamento que a VM consome. Visto que a mesma animação se rodasse em qualquer coisa que não fosse Flash, não teria tanto processamento requerido.
RE: O processamento disso ocorre no momento da criação da animação certo ?? depois que vc importou a animação pra dentro do Flash, ela vira quadro-á-quadro blz ?

Disse que um ERP, por ex, não tem em si uma arquitetura de alta disponibilidade (obviamente a maioria). No entanto a nossa aplicação tem, e isso torna tudo crítico.
RE: acho que respondi acimo certo ?

Agora só uma pergunta: na Datasul vocês estão usando o Alfresco por trás, né? rsrs. Aposto que o BPM, etc, está rodando sob o Alfresco! rs.
RE: Cara, não conheço a estrutura interna desse trem aqui rsrsrsrssr, mais sei que é bunito kkkkkkk

Não sei se estamos falando as mesmas coisas, mas vamos trocando idéia que ta legal

Abraços

A

Se é mais fácil eu não sei. Se pelo menos eu conseguisse acessar o site. Aqui ele travou no 85%.
Que estranho cara… Em casa e aqui na faculdade nem precisou carregar e já tava mostrando as coisas. E olha que aqui é tudo bloqueado.

De qualquer forma, essa discussão foi ótima. Eu fico por aqui porque acho que se continuar com mais coisas do tipo nunca chegaremos a lugar algum porque uns gostam de defender uma tecnologia enquanto outros odeiam esta. Existem opiniões diferentes e isso é ótimo! :slight_smile: O importante é saber o que escolher. Eu gosto de Flex e espero continuar desenvolvendo ele por uns anos, juntamente com Java, Ruby, Python, C# e C++. Quem sabe até mesmo ir mais a fundo no Flex E no Flash.

Abraço.

M

Que estranho cara… Em casa e aqui na faculdade nem precisou carregar e já tava mostrando as coisas. E olha que aqui é tudo bloqueado.

De qualquer forma, essa discussão foi ótima. Eu fico por aqui porque acho que se continuar com mais coisas do tipo nunca chegaremos a lugar algum porque uns gostam de defender uma tecnologia enquanto outros odeiam esta. Existem opiniões diferentes e isso é ótimo! :slight_smile: O importante é saber o que escolher. Eu gosto de Flex e espero continuar desenvolvendo ele por uns anos, juntamente com Java, Ruby, Python, C# e C++. Quem sabe até mesmo ir mais a fundo no Flex E no Flash.

Abraço.

Aquela hora nao deu certo, mas agora abriu usando o camino (http://caminobrowser.org/).

Acredito que pra esse tipo de trabalho o flash seja uma boa tecnologia. O site é muito bonito e tudo mas bastante lento tb.

R

Abraço.

Isso ai André,

Tenho o mesmo pensamento, gosto muito do Flex e do Flash, conheço a anos o flash, e nunca tive problemas sérios que impedissem o trabalho continuar, sequer encontrai um Bug monstro rsrsrrsrsrsr.

Gosto muito dessa parte RIA, tudo o que posso estudar e ter contato eu o faço com maior prazer e querendo trocar uma idéia sobre o assunto estamos ai, forte abraço a todos

Rafael

R

Ola pessoal! Estou pensando aqui a respeito do debate e gostaria de saber se flex não serve para fazer sites, então não seria bom a experiência de ria na web né? até pq o nome ria ja diz que é pra internet… Porque oq se mais fala é nisso, ria na web…
O site tucano na minha opnião ficou muito bacana http://tucano.org.br/portal.html. Existe algum problema nesse site que seria melhor não usar flex nele?
Eu estou querendo aprender flex, mas se não puder usar em sites é melhor então continuar com jsf e spring no client. rsrs

A

rjdiogo:
Ola pessoal! Estou pensando aqui a respeito do debate e gostaria de saber se flex não serve para fazer sites, então não seria bom a experiência de ria na web né? até pq o nome ria ja diz que é pra internet… Porque oq se mais fala é nisso, ria na web…
O site tucano na minha opnião ficou muito bacana http://tucano.org.br/portal.html. Existe algum problema nesse site que seria melhor não usar flex nele?
Eu estou querendo aprender flex, mas se não puder usar em sites é melhor então continuar com jsf e spring no client. rsrs

RIA não são aplicações necessariamente “bonitinhas”. RIA é um conceito que se preocupa justamente com a “user experience” em si. E Ajax/JSF, etc, se encaixam neste conceito.

O site do tucano não ficou bom do ponto de vista técnico. Tem um link pra um post da DClick logo no início, dá um olhada. Tem uma série de problemas.

Flex é excelente pra fazer aplicações, mas não vá fazer sites com ele.

C

@rjdiogo
Um detalhe muito importante: site é para apresentar algo, seja um produto, uma empresa, uma idéia(eu ainda coloco acento em idéia =D)
já uma aplicação é um software, é algo que visa automatizar algo, tornar mais produtivo etc

E para fazer aplicações, realmente Flex é muito bom, mas para apresentar um produto, ele não é a melhor opção pois ele vai agregar complexidade desnecessária, vai obrigar a empresa a manter uma APLICAÇÃO, em vez de manter uma simples apresentação do seu produto/idéia.

R

Será que o flex influi positivamente no número de acessos de um aplicação pr minuto?

F

Pra quem ficou boiando sobre AMF (action message format):
http://opensource.adobe.com/wiki/download/attachments/1114283/amf3_spec_05_05_08.pdf

A

Ué, não entendi o contexto da pergunta. Exemplifique por favor…

G

AUser:

Dá uma olhada no Grails, você não vai ter problemas com a sintaxe, pelo contrário.

Criado 17 de setembro de 2009
Ultima resposta 18 de dez. de 2009
Respostas 79
Participantes 18