Por que os INDIANOS são tão feras?

113 respostas
B

Galera,

Por que os INDIANOS são tão feras? Pelo pouco que sei a respeito da Índia, se trata de um país que possui altos níveis de pobreza, analfabetismo e desnutrição. Vi tbém que lá existem várias linguas oficiais, e dentre elas o inglês. Será este um dos diferenciais? Quais seriam os outros?

113 Respostas

P

Cara, é uma boa pergunta. Mas gente que eu nunca vi que é ruim em matemática:

Indiano, pernambucano. Nunca vi UM ruim.

F

Eles possuem grandes centros tecnologicos, os Indian Institute of Technology e mão-de-obra extremamente barata.
Não se trata realmente de “eles são feras” (sim, eles são) se trate de “eles são quase de graça”. O interesse das multis no pais se deve principalmente a capacidade deles de resolverem problemas simples utilizando poucos recursos (grana). É o típico exemplo de terceirização/offshoring que vem ocorrendo no mundo.

B

Lá eles devem calcular até quantos “litros de café” é necessário para fornecer energia suficiente para ler o livro do deitel, da katty, e por aí vai. :lol:

Um professor de facul. meu dizia que brasileiro é bom programador porque faz sistema para pessoas desonestas e para computadores carroçais. Mas este argumento não me convence.

G

Conheci um indiano que, religiosamente, parava todos os dias para meditar. Ele dizia que a meditação era PRIMORDIAL para sua concentração! Talvez, seja um aspecto cultural…Bom mas os chineses também praticam, os orientais de forma geral. Enfim, os chineses também estão entre os feras?

J

Fala Bruno,

Eu não diria que a palavra “são tão feras” seja adequada. Eu tenho a oportunidade de trabalhar no meu projeto atual com 2 indianos e posso dizer que eles não fazem nada de mais a nível de programação. Porém um diferencial é que eles são extremamentes disciplinados e atenciosos com o que eles fazem.

Embora a grande população seja analfabeta (isso eu realmene não tenho certeza), o ensino superior na India é melhor que no Brasil. A área de pesquisa deles é bastante avançada, além do governo/universidades investirem em pesquisa.

A mão de obra barata é um diferencial importante para empresas estrangeiras terceirizarem o serviço na India, mas hoje em dia, essa terceirização também ocorre no Brasil (que é o meu caso) e principalmente na China (mão de obra mais barata ainda).

Comparado a Brasil e China, os indianos tem a vantagem de ter um inglês melhor que o nosso (mesmo com o sotaque particular deles), mas tem a desvantagem (em relação a nós) com o fuso horário americano.

L

boa pergunta nunca vi um idiano sequer ruim em matematica… eles são overpower em todas as areas de exatas não só na informatica… os maiores matematicos da historia foram indianos… não sei o pq eles são muito overpower em matematica…

J

O Governo de lah investe em educacao. Esse eh o grande diferencial.

Normalmente indianos sao disciplinados tb. Acho q essa eh uma grandeza do povo oriental em geral. Mas nao confunda disciplina com qualidade.

Fora a questao de mao de obra barata, por se tratar de um pais miseravel.

F

Bruno_Leonardo:
Lá eles devem calcular até quantos “litros de café” é necessário para fornecer energia suficiente para ler o livro do deitel, da katty, e por aí vai. :lol:

Um professor de facul. meu dizia que brasileiro é bom programador porque faz sistema para pessoas desonestas e para computadores carroçais. Mas este argumento não me convence.

Realmente, o argumento do seu professor é fraco.

No caso eu estava citando, por exemplo, tarefas como “verificar se esse programa vai dar pau por causa do bug do milênio”, um serviço -simples-, maçante e que envolve pouca criatividade, ideal para a India (visão das empresas dos EUA).

P

BRIC:

India:
Mão de obra barata, fuso horario que não é ruim e sabem ler inglês (a pronuncia é, muitas vezes, enigmática).

China:
Maior mercado consumidor que existe. Tenha 1% do mercado da China e vc será muito feliz.

Brasil:
Mão de obra barata, fuso horário adequado (bem melhor para os EUA), quando sabemos inglês temos uma pronuncia melhor E temos jogo de cintura.

Russia:
É como um programador C que tomou drogas pesadas no passado: pode trabalhar direitinho mas pode meter um MISSIL em vc do nada.

W

Nao acho que o fuso horario eh uma desvantagem, pelo contrario. Eu trabalhei aqui na Suecia em um dos maiores bancos de investimentos do mundo, tem offices em varios lugares. A area de desenvolvimento era USA, UK, Sweden e India.
A maior preocupacao quando vc trabalha no mercado financeiro eh que tudo esteja funcionando quando o mercado comeca a funcionar, India tem varias horas na frente dos USA e UK entao eles sempre estavam disponiveis pra resolver qualquer problema horas antes do mercado abrir.

Trabalhei diretamente com pessoas da India, e posso dizer que sao muitas vantagens em relacao a gente no Brasil :

1. Eles nao fazem corpo mole. Brasileiro so reclama. Os Indianos trabalham varias horas por dia, fazem qualquer tipo de trabalho mesmo que for o mais estupido e chato do mundo, sempre estao dispostos a ajudar e sao extremamentes humildes e prestativos.

2. Falam ingles.

3. Nao sei como eh a educacao na India, mas sei de muito indiano que trabalhava na minha empresa que fez graducao nos USA e UK e depois volta pra India (ou as vezes fica pra sempre nesses paises)

4. Eh um pais barato, portante mao de obra barata.

Dentre varias outras.

//Daniel

Z

Algumas culturas acham q a matemática é a base para o desenvolvimento.

Quando vou a um estabelecimento faço uma compra de R$15,00, entrego uma nota de R$ 20,00 e vejo a caixa usando uma calculadora para ver quanto é o meu troco, fico muito preocupado com o futuro da minha nação…

A

Z:

Quando vou a um estabelecimento faço uma compra de R$15,00, entrego uma nota de R$ 20,00 e vejo a caixa usando uma calculadora para ver quanto é o meu troco, fico muito preocupado com o futuro da minha nação…

pois é… se não existisse calculadora as pessoas fariam tudo na mão… e então iriam desenvolver mais o cerebro
=P

B

Não conheço outras culturas, mas brasileiro tem uma preguiça mental medonha. Quando somos mais novos achamos o máximo contar para todo mundo que tiramos nota boa na prova porque conseguimos COLAR e não “perdemos tempo” estudando. Grande ilusão :cry:

R

Individualmente eu não sei, mas pelo menos as empresas que terceirizam o desenvolvimento pra lá costumam reclamar da qualidade. :slight_smile:

A vantagem deles é mão de obra barata e falar inglês.

Aqui no Brasil eu trabalhei com um e ele era muito esforçado, sempre estava lendo algum livro técnico.

J

windsofhell:

Nao acho que o fuso horario eh uma desvantagem, pelo contrario.

Então Daniel, existem casos e casos :wink:

Eu realmente já ouvi falar sobre a vantagem de poder fazer a funcionalidade antes do negócio abrir, isso realmente eu concordo.

No meu caso em particular, estar quase que no mesmo fuso horário americano (já que meu cliente é US) fica bem mais fácil.

Se eu tenho uma dúvida, mando mensagem ou ligo diretamente para ele. Quando eu termino um release, eu já o aviso e ele pode ver quase que imediatamente, se ele tem uma dúvida, ele pode tirar na hora comigo e assim vai.

Por outro lado, já tive “problema” com cliente Australiano, pois o fuso horário atrapalhava nossa comunicação “direta” (embora no final deu tudo certo e o sistema está em produção :wink: ).

Agora você falou algo exato. Mesmo os trabalhos mais chatos, mais repetitivos, mais sem graça, os indianos fazem sem reclamar.

B

Mas que os caras arrebentam nas provas de certificação isso eles arrebentam. Basta dar uma olhadinha no javaranch que vcs poderão comprovar. Lendo os posts acima, acho que realmente tem a ver com o domínio do inglês, investimentos do governo e principalmente a disciplina deles, especialmente para provas de certificação. Como alguém já disse: “A disciplina é o caminho mais curto para o sucesso.”

V

Mas que os caras arrebentam nas provas de certificação isso eles arrebentam. Basta dar uma olhadinha no javaranch que vcs poderão comprovar. Lendo os posts acima, acho que realmente tem a ver com o domínio do inglês, investimentos do governo e principalmente a disciplina deles, especialmente para provas de certificação. Como alguém já disse: “A disciplina é o caminho mais curto para o sucesso.”

Uma vez entrei em comunidade no orkut de certificação. Há muitos que simplesmente decoram gabaritos (a la test killer). Há outros que realmente se esforçam. Há relatos de gente que passa por pouco ou que reprova. Portanto não dá para dizer que eles são tão foda assim. Até aqui é parecido com os brasileiros.

Outra coisa que vejo é que eles são muito populosos. O segundo país mais populoso do mundo, logo é de se imaginar que haja mais programadores do que no Brasil.

As diferenças reais que vejo é que eles são mais disciplinados do que os brasileiros (o que não significa que sejam melhores), mas isso também faz com que eles sejam mais passivos e aceitem serem explorados e sofrerem abusos no trabalho, e são uma mão-de-obra muito mais barata.

Enfim, são muito baratos, são passivos e são disciplinados. Perfeito para consultorias de 3 letras internacionais.
Já o brasileiro é um pouco mais caro que o indiano, é mais ou menos reclamão e mais ou menos indisciplinado. Não é tão vantajoso quanto um indiano.

V

Na verdade eles lotam o javaranch por dois motivos:

1. São mais populosos que o Brasil, logo há mais gente. :wink:
  2. Eles não possuem fórum próprio (ou pelo menos nenhum fórum de grande expressão), enquanto que o Brasil tem o GUJ. Imagina se o GUJ não existisse e que todo mundo no Brasil fosse fluente em inglês, com certeza o javaranch também estaria lotado de brasileiros.
L

basta vc acessar as comunidades do orkut sobre algoritimos, estrutura de dados, RNAs, IAs e coisas do genero para verem que 90% dos participantes são todos indianos… pq sera q eles tem mais interrese neste tipo de coisa do que nos?

V

Dois motivos:

1. Ou se tornam caras com conhecimento especializado ou morrem de fome.
  2. Há bastante indianos aí por que a Índia é um país bem populoso (e o orkut não faz sucesso na China).

Enfim, o motivo 1 pesa bastante. O cara tem que ser muito inteligente e disciplinado para ter o que comer.

T

Leia o “My Job Went to India” do Chad Fowler, ou pelo menos seu capítulo de introdução, que vc vai entender…

abraço

V

Sim, nós somos uma delas. E a qualidade é realmente ruim.

B

O indianos são uma mão-de-obra tão mais barata assim mesmo? Será que alguém poderia fazer uma comparação fundamentada com a nossa moeda? Acredito tbém que a carga tributária de um empregado lá, deva ser menor que no Brasil.

K

Estive em uma palestra onde o palestrante havia ido a India e o comentário dele sobre serem tão bons foi que o conhecimento para eles é algo que traz uma elevação espiritual, luz e todos aqueles negócios religiosos-zen-wathever (além de todo o investimento em TI que eles tem, óbvio). Então eles se dedicam muito pois quanto maior o conhecimento…
Se é viajem ou não … buenas … só quem conhece a cultura deles um pouco a mais pode elucidar (carai, falei bonito demais. Nem sei se elucidar esta empregado corretamente ou não XD ) a esse tópico.

D

Os caras têm matérias de programação no ensino médio deles… talvez isso explique algo.

A

isso tudo de ser bom na area de tecnologia (conhecimento)…
é realmente devido a uma coisa que o khaoz falou e acontece tambem no Espiritismo.

umas das principais funções da vida na Terra é evoluir a inteligencia e o espirito…
eles (China tb) seguem isso fazem milhares de anos, logo são muito mais avançados no sentido de saber onde investir para crescer (cada pessoa, e não o país).

a própria disciplina deles, faz com que eles não se importem com as coisas materiais, logo eles vivem muito “felizes” na miséria, o importante para eles é buscar o maximo de conhecimento possivel, que no caso é a tecnologia, e com a concentração, bons atos, e etc., eles conseguem evoluir espiritualmente tb.

por mais que a doutrina deles não seja o Espiritismo, o fundamento é praticamente o mesmo.
parece bobagem, mas eu sei oq estou falando =)

Leitura Recomendada:
O Livro dos Espíritos

V

Não acho que a religião deles tenha qualquer coisa a ver com isso. Tenha ela princípios espíritas ou não.

Eles cobram, pelo menos aqui, 2/3 do que nós brasileiros cobramos. E a qualidade dele, aos olhos da matriz, é um pouco inferior a nossa.

M

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
claro q eu sei q é exceção mais … só para cortar os sonhos de infancia de vcs…

Pior estudante do mundo repete de ano pela 38ª vez na Índia

M

e em relaçãoao que o alucardeck falo sobre a religião… eu ainda acho que tem grande influencia, ja que parando pra se pensar, certas religiões orientais como o budismo por exemplo que ansceu na india, dão citam grande importancia a evolução mesmo… é muito diferente crescer com uma cultura em sua volta de evolução intelectual e espiritual, do que com uma de sexo carnaval e futebol…

A

oi,

eu nunca trabalhei com um Indiano, mas eu sempre tive a impressão que eles são do tipo que só trabalham com um manual do tipo “Bible” do lado… rs

se tiver algo diferente não conseguem fazer, neste ponto eu acho que o brasileiro é muito mais criativo, ou seria gambiarreiro??

abs 8)

V

A sua religião prega o sexo, carnaval e futebol?

Todos os povos tem religião. E a maioria tem os mesmos principios fundamentais, que incluem o amor, a dedicação ao trabalho, a família, evitar os excessos, etc…

Garanto que mesmo na índia existem festas locais, esportes famosos e sexo. Aliás, eles não seriam um dos povos mais populosos do mundo sem o último item…

A

ViniGodoy:

Todos os povos tem religião. E a maioria tem os mesmos principios fundamentais, que incluem o amor, a dedicação ao trabalho, a família, evitar os excessos, etc…

não é a religião q prega…
mas sim o povo que não a segue, e faz com que a maioria do país se divirta com isso… =)

todos os povos tem religião, sim…
mas são poucas que dizem que a inteligencia faz parte da evolução espiritual… esse é o diferencial…

ou vc vai em uma missa qualquer aqui e o padre diz: “vc deve estudar e ser inteligente” ?
diferente doq deve acontecer lah

V

A inteligência, assim como a moral, fazem parte da evolução espiritual. Acredite o espírito encarnado nisso ou não…

A

exato, assim como diz o Espiritismo.

E desde quando nossa cultura ensina isso?
ensina que temos que ser inteligentes para um dia ter um bom emprego e poder crescer na vida.
ou seja, é outro foco…

V

O fato é que, nossos produtos aqui tem a mesma qualidade dos de lá. E na média, até nos saímos melhor.
Eu mesmo já vi muita gambi em código de indiano.

Talvez só o marketing deles esteja melhor que o nosso. E o fato deles terem volume, como já citaram os colegas…

J

ViniGodoy:
O fato é que, nossos produtos aqui tem a mesma qualidade dos de lá. E na média, até nos saímos melhor.
Eu mesmo já vi muita gambi em código de indiano.

Talvez só o marketing deles esteja melhor que o nosso. E o fato deles terem volume, como já citaram os colegas…

Concordo.
Ja trabalhei em projetos com indianos e não vi nada de mais. Fazem POG como nos ou ate pior.

[]´s

L

e acredito que o que pesa mais mesmo é a educação…
la as criancinhas aprendem algebra linear, calculo e programação ja no ensino fundamental… aqui no ensino medio vc aprende coisas inuteis como historia, geografia, quimica, lingua portuguesa entre outras babaquices… deve ser por isto que eles são mais inteligentes que nos…

M

alucardeck:
ViniGodoy:

não é a religião q prega…
mas sim o povo que não a segue, e faz com que a maioria do país se divirta com isso… =)

todos os povos tem religião, sim…
mas são poucas que dizem que a inteligencia faz parte da evolução espiritual… esse é o diferencial…

ou vc vai em uma missa qualquer aqui e o padre diz: “vc deve estudar e ser inteligente” ?
diferente doq deve acontecer lah

concordo com quase tudo o que ele disse vinigodoy…ele mesmo ja respondeu, mais tenho algo a acrescentar…
nem acho que seja tanto pelo lado religioso, mais pelo lado filosofico, pelo lado social mesmo… em relação a religiosidade no brasil, temos mto “faça o q eu digo, não faça o q eu faço”,tem mta gente falando bunitinhu e fazendo cagada… a cultura oriental é muito diferente…

excluindo um pouco o lado de ser importante a religiosidade em si, mais perceba o comportamento dessas pessoas(que é o que importa) que essas religiões pregam, e são seguidas, de uma forma mais ali, mais proxima do que é pregado…

eu citei futebol sexo e carnaval, pq é o que movimenta o povo infelizmente nesse pais, a cultura aqui é essa (ou falta de cultura, chame como quiser mais é a mesma porcaria de pensamento), de um modo geral, é isso que se ve por aqui… enquanto que por la o pensamento é outro… o modo de agir é outro… a importancia é outra…

L

ja disvirtuaram 100% do assunto do topico… depois ainda reclamam qdo os moderadores trancam os topicos…

M

luistiagos:
la as criancinhas aprendem algebra linear, calculo e programação ja no ensino fundamental… aqui no ensino medio vc aprende coisas inuteis como historia, geografia, quimica, lingua portuguesa entre outras babaquices… deve ser por isto que eles são mais inteligentes que nos…

historia ser uma babaquice é questionavel…

mais geografia, quimica ou lingua portuguesa??? babaquice aprender a linguagem local na escoal?

J

babaquice é a educação brasileira, principalmente escolas publicas.

Onde já se viu, aluno sempre passar de ano (mesmo sem tirar notas boas), simplesmente indo na aula sem precisar tirar notas boas para passar. (Apesar que é questionável se fazer prova realmente é a melhor forma de avaliar o conhecimento, mas que pelo menos força o aluno a estudar, isso força).

A

ManchesteR:
babaquice é a educação brasileira, principalmente escolas publicas.

Onde já se viu, aluno sempre passar de ano (mesmo sem tirar notas boas), simplesmente indo na aula sem precisar tirar notas boas para passar. (Apesar que é questionável se fazer prova realmente é a melhor forma de avaliar o conhecimento, mas que pelo menos força o aluno a estudar, isso força).

tb acho…

mas sabe como é nas favelas…
professor que reprova aluno, morre…

L

qts quimicos, geografos e professores de portugues vc conhece? eu não conheço nenhum… aliais são poucas ate as faculdades que lecionam isto… portugues é babaquice em partes… a parte do aluno aprender a escrever e falar direito e interpretar textos e algo util… porem a parte de classificar palavras e dar nome a um monte de coisas é inutil… qdo vc escreve uma carta vc se preucupa se a palavra é um hiato, paroxitona ou outra merda qualquer? acho que não…

isso é verdade… infelizmente este e o brasil…

V

maior_abandonado:
luistiagos:

historia ser uma babaquice é questionavel…

mais geografia, quimica ou lingua portuguesa??? babaquice aprender a linguagem local na escoal?

Língua portuguesa é importante. Se bem que no ensino médio é dado um enfoque que deveria ter somente na faculdade.
História, matemática, química, física, biologia e inglês são muito importantes.
Geografia é importante sim, mas a forma como ela é trabalhada realmente precisa ser revista.
Educação religiosa, educação artística e educação física acho que deveriam ser opcionais, tipo faz quem quer ou quem precisa em um horário diferente. Do jeito que é passado nas escolas é uma grande e total perda de tempo.
Disciplinas como filosofia, sociologia e coisas assim nas escolas acho uma completa inutilidade.
Acho que o Brasil seria um pouco melhor se houvesse disciplinas de administração, direito e informática que preparariam os alunos para a vida muito melhor e teriam muito mais utilidade para eles do que biologia ou física por exemplo (embora física e biologia sejam muito importantes também).

E o nível dos alunos do Brasil melhoraria bastante se melhorassem o nível dos professores e estes fossem avaliados e qualificados de uma forma decente. É muito mais fácil estragar um aluno com um único professor de merda do que recuperar um aluno com cinco excelentes professores.

A

pois é… no colegial eu tive que parar o curso de Japones na metade (na epoca só tinha 1 horario onde eu fazia) por causa da Ed.Fisica…

fui na escola falando que tinha o curso… e eles não quiseram deixar eu faltar, sob pena de reprovação.
então fui no medico arranjar atestado, e a droga da escola fez uma confusão enorme pq eu não queria fazer…
fiquei numa raiva do cão… e acabei tendo que parar o curso mesmo…

ou seja, não me formei em mais 1 lingua, por causa de uma aula idiota de futebol ¬¬

L

acho que no brasil ao invez desse monte de porcaria inutil que e dado no ensino deveriam lencionar:
Etica (fundalmental aqui no brasil), direito, economia,
administração, informatica e matematica… acho que isto seria o ideal…

V

luistiagos:
acho que no brasil ao invez desse monte de porcaria inutil que e dado no ensino deveriam lencionar:

E você vai aprender a ler e a escrever como?

M

luistiagos:

qts quimicos, geografos e professores de portugues vc conhece? eu não conheço nenhum… aliais são poucas ate as faculdades que lecionam isto… portugues é babaquice em partes… a parte do aluno aprender a escrever e falar direito e interpretar textos e algo util… porem a parte de classificar palavras e dar nome a um monte de coisas é inutil… qdo vc escreve uma carta vc se preucupa se a palavra é um hiato, paroxitona ou outra merda qualquer? acho que não…

o fato de eu conhecer poucos professores não diminui a importancia deles… e mesmo q eu conhecesse tantos assim(conheço alguns) não aumentaria a importancia…

professores são fundamentais para a educação, e a educação é fundamental para o desenvolvimento de um pais… como outra pessoa que não lembro nomes falo, quimica é importante sim… e muito na minha opinião, portugues não é babaquice em partes, longe disso, não vo me preocupar se uma palavra é paroxitona ou proparoxitona ao escrever uma carta, mais devido a saber coisas assim, é mais facil de eu aprender a falar melhor, e a escrever melhor, saber qual silaba tem assento ou qual não, qual é falada de forma mais forte ou qual não…

concordo plenamente sobre o que tavam falando sobre ter materias que fossem opcionais, e que isso fosse feito em conjunto com testes vocacionais… algumas materias devem ser obrigatorias, como portugues e matematica, deveriam ser criadas materias tecnicas, para melhorar o lado profissional do individuo, exemplos como informatica, mecatronica, eletronica, carpintaria… só uma opinião…claro, mais ja ouvi falar q na europa é ± assim…

M

victorwss:
luistiagos:

E você vai aprender a ler e a escrever como?

sabe q nesse ponto eu ainda concordo… acredito que Etica deveria estar presente nos primeiros anos de escola, enquanto as crianças estão formando a sua personalidade, epoca que precisam ter em sua educação conceitos de certo e errado…

voltado mais mesmo nos primeiros anos mesmo…

claro que portugues e matematica tb devem estar presentes(respondendo a sua pergunta), em relação ao resto das coisas que ele falou seria ideal na minha opinião a pessoa aprender depois de ja ter crescido um pouco, até pela complexidade desses assuntos, e seus prériquisitos, como matematica mais avançada para economia… sei la

L

carpintaria!!! vixi piorou… bem talvez seria muito util para o aluno aprender o Estrantes

A

carpintaria poderia ser util sim…
ainda mais nas escolas publicas…

alem de poder encontrar uma vocação para alunos de familias de baixa renda…

o aluno poderia aprender tecnicas a serem usadas no dia a dia…
tipo noções basicas…

tem muita gente por ai que nem sabe como colocar um prego na parede… fritar um ovo…

acho muito legal escolas ensinarem esse tipo de coisa…

M

luistiagos:
“maior_abandonado”:

concordo plenamente sobre o que tavam falando sobre ter materias que fossem opcionais, e que isso fosse feito em conjunto com testes vocacionais… algumas materias devem ser obrigatorias, como portugues e matematica, deveriam ser criadas materias tecnicas, para melhorar o lado profissional do individuo, exemplos como informatica, mecatronica, eletronica, carpintaria… só uma opinião…claro, mais ja ouvi falar q na europa é ± assim…

carpintaria!!! vixi piorou… bem talvez seria muito util para o aluno aprender o Estrantes

lógico que foi só um exemplo…

assim mesmo, vc como profissional de TI não da o menor valor, mais profissões menos valorizadas na sociedade, são NECESSARIAS para a sociedade… um mecanico ai de automoeis…normalmente não ganha bem… um carpinteiro tb não… mais disconfio que na sua casa por exemplo existam moveis de madeira…ou eu estou errado?

alguem tem que fazer o trabalho sujo… e eu acredito que seja melhor esse alguem ser especialista no que faz do que o famoso zé da esquina fazendo na base do jeitinhu brasileiro…

e só editando… vc ta ironizando o exemplo da carpintaria citado como uma especialização, e usando um exemplo de “falta de especialização”… olha a incoerencia ai no seu comentario…

M

alucardeck:
carpintaria poderia ser util sim…
ainda mais nas escolas publicas…

alem de poder encontrar uma vocação para alunos de familias de baixa renda…

o aluno poderia aprender tecnicas a serem usadas no dia a dia…
tipo noções basicas…

tem muita gente por ai que nem sabe como colocar um prego na parede… fritar um ovo…

acho muito legal escolas ensinarem esse tipo de coisa…

pra algumas crianças isso pode ser até divertido…xD

L

A inumeros cursos disto porai… tem ate gratuitos…
não precisam ensinar na escola…

A

exatamente por isso as crianças adoram faltar na escola… e ir jogar futebol na rua, e etc…

as “materias” legais estão em cursos, e outros tipos de centro de ensino…

se as crianças gostassem das materias q elas tem na escola… elas iriam com prazer na aula…

A

Você acha os indianos feras?
É porque você nunca viu os Poloneses e Russos!

M

[size=18]“Um pouco de História, talvez ajude a esclarecer”[/size]

[size=20]O Budismo[/size]

A India é a terra onde nasceu Buda, e onde tudo começou. O fundador do Budismo, foi o filho de um rajá, Sidarta Gautama, Buda-o Iluminado- (560 - 480 a.C), que viveu no nordeste da Índia. Sobre sua vida há várias histórias, mais ou menos lendárias.

No tempo do Imperador Ashok, o grande rei unificador da Nação indiana, a maior parte converteu-se ao Budismo, que alguns chamam filosofia e não religião, pois não existe adoração a Deus e o ser humano é levado a conquistar a paz interior pelo caminho do meio, ou seja, o equilibrio. O sofrimento é causado pelo desejo e a prática da meditação é usada para calmar a mente e procurar atingir o Nirvana, o estado de perfeita paz.

As mais impressionantes representações do Budismo da época áurea encontram-se nas cavernas de Ajanta e Ellora em Aurangabad. Esta última consiste em templos e mosteiros erguidos pelos monges budistas , hinduístas e jainistas e contam a história das três religiões.

A vida do indiano é dividida em quatro fases, e essa divisão chama-se Ashrama: a infãncia , a juventude, que é absolutamente dedicada aos estudos, o tempo de se constituir familia, que é pela tradição arranjada pelos pais e na velhice a vida é dedicada à realização espiritual. Tal modo de vida mostra a grande importância dada ao conhecimento.

O Budismo, de modo geral, é organizado sob um sistema monástico.
O principal livro sagrado budista consiste no Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofiaA crença budista toma a reencarnação como verdade.

O sistema budista de crença é baseado em quatro princípios ou verdades fundamentais: o sofrimento está presente na vida; o desejo é a causa crucial do sofrimento; a aniquilação do desejo leva à aniquilação do próprio sofrimento; a libertação individual é atingida através do Nirvana.

O Nirvana contraria-se à idéia do Samsara (o ciclo de nascimento, existência, morte e renascimento). Para os budistas, o caminho da libertação é atingido a partir do momento em que o ciclo do Samsara é quebrado.

O rompimento do ciclo da vida é justamente o Nirvana, o qual pode ser alcançado através de passos: a compreensão correta, o pensamento correto, o discurso correto, a ação correta, a vivência correta, o esforço correto, a consciência correta, a concentração correta. Todos estes passos são perseguidos através da auto-disciplina e da meditação, além de exercícios espirituais.

; ) Imagine você querer competir com um Buda da Era digital, o Brasileiro gosta de samba, nada contra eu também gosto.

P

Mais uma vez:

1. Márcio não posta a fonte.

2. Eu acho que o Márcio nunca teve aula de geografia básica mesmo, porque se nao saberia que a religião oficial da india (e de mais de 80% do povo) é o hinduismo. E o Márcio me deixa pasmo. Sempre.

3. Mas que coisa estranha!

Mas uma coisa que ja me falaram é que os indianos demoram mais a se adaptar que a maioria da galera. Uma vez eu enchi o saco de um CEO de uma importante empresa de jogos e ele me respondeu sobre isso e bem, falou que dos 14 indianos que passaram pela empresa dele 13 foram embora.

]'s

W

luistiagos:

Que mundo vc vive???

Se eu tivesse que estudar direito e economia na escola eu juro que eu nunca teria ido a escola porque sao assuntos no minimo “BORING” para mim. Eu acho sim que deveria melhorar o que ja existe por exemplo ingles (eu passei todos os anos da escola aprendendo “verbo to be”. Nao eh nem culpa dos professores, eu nao estaria nem ia pra ensinar ng se recebendo um salario de fome e tendo que aguentar aluno mal-educado.
O conteudo nas escolas eu acho ideal, mas precisa ter mais investimento pra fazer o conteudo mais interessante e facil de assimilar.
Na escola eu sempre ODIEI fisica. Quando eu tava fazendo cursinho, tive um professor muito bom que realmente mostrou pra mim que fisica e matematica sao materias interessantes, resulta, fisica era a minha segunda opcao quando eu prestei vestibular.

Maracuja:
windsofhell:

1. Eles nao fazem corpo mole. Brasileiro so reclama. Os Indianos trabalham varias horas por dia, fazem qualquer tipo de trabalho mesmo que for o mais estupido e chato do mundo, sempre estao dispostos a ajudar e sao extremamentes humildes e prestativos.

Ao que parece são uns “pobres coitados”, pq na europa que eu sei, acabando o horário de trabalho os europeus vão para suas casas. :?

Assim os europeus continuam a escravizar o terceiro mundo.

uahUIAHuiahUIAHuiahIUH

Nao eh questao de “escravizar” eu acho que eh mais uma questao de se eles nao vencem pelo talento e oportunidade eles vencem pelo esforco. Eu trabalhei com time da india e ng pedia pra eles ficarem horas extras pra terminar algo e ng jogava 1 milhao de coisas pra eles fazerem pelo contrario. Mas eles era realmente esforcados e comprometidos com os projetos.
Nao fazer corpo mole nao eh sinonimo de pobre coitado, pelo contrario. E eu acho que eh por esse esforco e vontade de vencer que muitos paises na Asia estao crescendo, bem exemplo disso eh a China.

//Daniel

L

Que especie de conhecimento as pessoas precisam? sera q é util saber o que é um mol ou é mais util saber as leis e seus direitos para não sofrerem com a violação dos proprios? é mais util saber quem foi Don Pedro ou é mais util saber administrar um negocio caso no futuro vc tenha um negocio proprio? é mais util saber sobre plantas e animais ou é mais util saber de economia aprender a economizar e investir o dinheiro onde teria algum retorno?

creio que se a educação fosse melhorada tirando o bando de coisas inuteis que se ensinam nos ensinos fudamental e medio e colocando coisas uteis de verdade a coisa iria melhorar…

Sobre isto vou dar um exemplo de uma empresa onde em uma reunião com os funcionarios o chefe falou algo que deixou todos revoltados, nunca trabalhaei nesta empresa graças a deus isto foi o que me contaram:

O chefe desta empresa falou assim para seus funcionarios: Os porcos estão la pronto para ser comidos, qdo chega o hora de abatelos eles estão la se oferecendo para serem comidos… o abatador simplismente os mata e prepara o porco para serem devorados…
vcs tem que serem que nem porcos… tenque estar a disposição da empresa como porcos prontos a serem comidos…

isto causou uma revolta geral do pessoal que não gostou nem um pouco do comentario do cara…

então se os idianos são que nem porcos que se dispoem a serem devorados pelos seus chefes… não queira dizer que isto é algo no minimo inteligente…

i

W

Ja que vc contou um estoria eu tb vou contar uma. Uma dia tava conversando com menina que morava no meu predio, ela tava me contando que a tia dela foi para o “Estados Unidos” na Europa!!! Ai eu pensei que tinha entendido errado e perguntei “Sua tia foi viajar pela Europa e depois foi pros Estados Unidos” e ela respondeu “nao nao, so pros Estados Unidos”.

Resumindo, imagina uma pessoa que pensa que Estados Unidos fica na Europa aprendendo tudo sobre direito, administracao e economia (como vc disse o ideal) ???

Por causa de gente pensa que eh inutil saber quem foi Dom Pedro ( e nao Don Pedro), que nao sabe nada sobre historia do Brasil e do mundo, nao sabe nada de geografia que o Lula e mais um bando de vagabundo ta governando o nosso pais.
Se nao fosse essas materias basicas nao existiriam historiadores, biologos, fisicos, quimicos, medicos, etc. As pessoas precisam de cultura e a escola tem esse papel, como vc vai decidir o que vc quer ser na vida se vc nao tem base de nada, nao tem parametros nenhum pra escolher.

Agora eu acho sim que a escola tem melhorar, ai eu nao precisaria ler coisas do tipo :

“o abatador simPLISmente os mata e prepara o porco para serem devorados…”
“VCS TEM QUE SEREM que nem porcos…”

Pensa direitinho que vc ta viajando.

//Daniel

A

é tambem acho que essas materias são “essenciais” para formar pessoas com um minimo de cultura…

mas o foco poderia ser realmente outro…
até pq que eu me lembre na escola ninguem falava que os conolizadores vieram aqui roubar, matar indios e usar as mulheres em orgias… todos só falavam do lado bom da “descoberta” do continente…

por mais que pudesse ser algo forte de se dizer… é a verdade…
não creio que ensinar e dar exemplo com mentiras seja certo…

enfim…
todas as materias são importantes para formar o minimo de conteudo na escola, até pq um dia ele vai ter que fazer vestibular, se não todos seriam obrigados a fazer cursinho.

mas algumas poderiam ser opcionais sim, Ed.Fisica, Ed.Artistica, Adm, Direito, Culinaria, Computação e etc…
sabem aquelas escolas americanas que fornecem essas aulas extras a tarde? tipo isso…

sempre vão ter alunos interessados, e desde pequenos eles poderiam encontrar sua vocação…

L

Não sabia que se aprende em historia que o Lula e um monte de vagabundo esta governando este pais… eu pelomenos não aprendi em historia isto… isto qualquer um sabe sem precisar aprender nada… deveria ter alguma materia que ensinassem o povo a so votar nulo… para não votarem nesta bando de fdp… não tem pra quem votar mesmo a coisa é votar pro nulo!!!
porem tirando este assunto de politica… no ensino fundamental seria interessante a criança aprender geografia e estas materias… e uma materia que seria fundamental aqui no brasil seria ética… acho que isto deveria ser ensinado desde o bersario ate a faculdade…
porem no ensino medio este bando de coisas inuteis poderia ser substituido por coisas uteis… talvez o pais seria melhor se todos conhecessem os seus direitos… e tivessem o conhecimento de coisas uteis… igano seu que não existiria fisico, biologo medico… pergunto quanta gente que trabalha com TI vc conhece? vc aprendeu computação na escola? aprendeu engenharia de software la? se for uma escola normal aqui do brasil acho que não e qtos computeiros existem porai??? quantos engenheiros e advogados existem porai??? e aprenderam direito ou engenharia na escola?? acho que nao…

P

lustiagos

Compreenda o texto:

Ele não quis dizer que você aprende que o Lula e um monte de vagabundo esta governando o Brasil em História, e sim que as pessoas que consideram essas matérias (História, Geografia…) como inúteis é que são responsáveis por eles estarem no poder.

W

luistiagos:

Não sabia que se aprende em historia que o Lula e um monte de vagabundo esta governando este pais… eu pelomenos não aprendi em historia isto… isto qualquer um sabe sem precisar aprender nada… deveria ter alguma materia que ensinassem o povo a so votar nulo… para não votarem nesta bando de fdp… não tem pra quem votar mesmo a coisa é votar pro nulo!!!
porem tirando este assunto de politica… no ensino fundamental seria interessante a criança aprender geografia e estas materias… e uma materia que seria fundamental aqui no brasil seria ética… acho que isto deveria ser ensinado desde o bersario ate a faculdade…
porem no ensino medio este bando de coisas inuteis poderia ser substituido por coisas uteis… talvez o pais seria melhor se todos conhecessem os seus direitos… e tivessem o conhecimento de coisas uteis… igano seu que não existiria fisico, biologo medico… pergunto quanta gente que trabalha com TI vc conhece? vc aprendeu computação na escola? aprendeu engenharia de software la? se for uma escola normal aqui do brasil acho que não e qtos computeiros existem porai??? quantos engenheiros e advogados existem porai??? e aprenderam direito ou engenharia na escola?? acho que nao…

Se todo mundo votar nulo vai ter os mesmos “fdp” no governo e nao vai adiantar nada, so piorar. Voto eh outra questao pra comeco de conversa eu acho que nao deveria ser obrigatorio, ai pelo menos pessoas sem nocao iam ficar em casa no dia de eleicao. Mas isso nao vem ao caso.

Eu conheco muita gente que trabalha com TI so aqui na minha empresa tem uns 150 desenvolvedores, fora as pessoas que eu conheci nesses 10 anos trabalhando com informatica. Eu nao aprendi computacao na escola POREM e meu posso te GARANTIR que nem aqui que a educacao eh 100% as pessoas aprendem computacao na escola. O que eles tem eh um curso que eh dado pelo governo que quem quiser vai la e faz, mas nao eh nada avancado, aprende photoshop, word, excel e etc etc.
Aprender uma profissao eh uma coisa tem que ser opcional, como a gente tem ai no Brasil no segundo grau.

Agora eu acho no minimo estupido querer ensinar como administrar uma empresa pra uma criancinha de 10 anos, vc nao acha?

As pessoas precisam de cultura, sem cultura vc nao tem nem o que conversar, nao consegue fazer amigos, nao tem nocao de nada. Vai tomar uma cerveja com um pessoal e comeca a falar sobre leis tributarias pra ver se vao te convidar a proxima vez.

//Daniel

L

Concordo… mas vc acha que este bando de vagabundo vai iriam estabelecer um voto não obrigatorio se é justo estas pessoas nom sense que os matem no poder?!

Sim isto seria algo estupido… porem para um adolescente de 15 ~ 17 anos não é algo estupido…

agora ensinar etica e educação religiosa a uma criancinha de 10 anos não é estupido…

L

Agora tá explicado porque o lustiagos fala tanta merda e escreve tão mal, parecendo um analfabeto.

As matérias que são base para formação intelectual de uma pessoa ele é totalmente contra, acha que a razão de viver é investir dinheiro e aprender economia em vez de física, química, biologia, filosofia e afins.

luistiagos, você lá leu algum livro na vida? Já saiu do mundinhos “anime/mmorpg” alguma vez?

V

Eu acho que direito seria importante ao menos no ensino médio para ajudar a formar o aluno como cidadão, abordando coisas como:

Direito civil
Direito criminal e penal
Direito do consumidor
Direito do trabalho
Direito da criança e do adolescente
Direito tributário

Enfim, coisas que sem dúvida todas as pessoas deveriam ter para exercer sua cidadania e não têm. Não precisa esmiuçar as leis nos mais profundos detalhes, mas apenas dar uma noção básica dos direitos e deveres que todo cidadão tem.

Informática, acho que dispensa comentários, creio que todos neste fórum tem noção da importância. A questão seria o que deve ser ensinado e o que não deve e como deve ser ensinado (hardware, programação, web design, “aprenda a usar o google”, redes, segurança na internet, etc.).

Administração também é importante na formação das pessoas como cidadãs (obviamente, com uma abordagem relativamente superficial). Coisas como qualidade de vida no trabalho, motivação, empreendedorismo, organização de empresas, psicologia do consumidor e coisas afins. Tenho deficiência nesta área e já houve vezes que tive problemas por conta disso.

C

Eu acho que expressar sua opinião é válido, mas xingar pessoas que não tem como se defender (aqui no fórum) já é outra coisa e muitos achariam que isso é ANTI-ÉTICO. :roll:

Então não fale coisas que prejudicariam, ou ofenderiam outras pessoas.

E outra coisa…política é algo que interessa a todos nós, mas muitos não entendem. Então o que mais vai rolar aqui é gente falando merda (sem citar niguém…). Então antes de falarem sem ler a respeito, pensem bem; você poderá estar acabando com a sua própria seriedade! :wink:

W

O problema, na minha concepção, nem é mais na escola. Lógico que bons professores podem instigar um aluno a estudar determinado assunto, mas, no fim das contas, ele só estuda se tiver vontade. E isso, parece que (pelo menos no Brasil) quase mais ninguém tem.

Mesmo muito dos mais esforçados, só sabem adquirir conhecimentos em escolas, universidades, cursos (e, na grande maioria das vezes de maneira superficial). Descartam a hipótese de que você pode aprender através de livros e outros meios. E quando vão, normalmente é atrás de dinheiro. Ganhar conhecimento sem uma recompensa material não importa mais, o negócio é ficar rico e ser uma ameba que não faz nada de útil, nem pra si mesmo, nem pro restante da sociedade. É triste, mas, pelo que vejo, isso é o que acontece hoje.

L

Bruno_Leonardo:
Galera,

Por que os INDIANOS são tão feras? Pelo pouco que sei a respeito da Índia, se trata de um país que possui altos níveis de pobreza, analfabetismo e desnutrição. Vi tbém que lá existem várias linguas oficiais, e dentre elas o inglês. Será este um dos diferenciais? Quais seriam os outros?

Nem tao pobre qto vc pensa nao, na india é um polo de tecnologia, a educacao la é primeiro lugar, os indianos sao mais feras pq eles estudam mais que os brasileiros, acho q eles perdem apenas para os chineses, nao há diferença entre sab/domg para os outros dias da semana. Outra uma vez li uma materia( faz tempo) onde dizia que os indianos usam mais % do cerebro que nos brasileiros por exemplo.

Um ponto importante q eles estudam o cerebro e se alimentam daquilo que faz bem para o cerebro, uma vez conversando com um Dr. que estava no Brasil para estudos pago pelo governo brasileiro ele disse que eles nao comem carne vermelha pq afeta X parte no cerebro la… e isso afeta em memorizar etc. Acho que isso pode ser questao cultural sei la…

E a questao do ingles, os EUA vive la na india como ele vive no afeganistao porem na india ele vive de modo diferente, entao ter um segundo idioma la, é besteira…

E mao de obra mais barata que no Brasil! se vc acha que como programador vc aqui ganha pouco na india vc pode ganhar menos ainda… quer ter uma ideia do nivel dos indianos… começe a frequentar o javaranch para vc ter uma ideia como eles estudam e o ritmo… SCJP lá? O pior dos indiamos tira 80%. La ninguem estuda 6 meses para uma certificacao, uns 1 semana outros 1 mes…

veja essa materia de um indiano e percebam o q ele dizem para ser um bom programador dar para ter ideia como é a coisa la. o Autor do artigo é um Dr.

T

Quiá quiá quiá - então os argentinos deveriam ser os caras mais burros do mundo, o que obviamente não é verdade. E os pobres deveriam ser mais inteligentes que os ricos aqui no Brasil, onde a carne é barata mas não é para todo mundo. É a educação e a cultura, oras bolas.

L

thingol:

Um ponto importante q eles estudam o cerebro e se alimentam daquilo que faz bem para o cerebro, uma vez conversando com um Dr. que estava no Brasil para estudos pago pelo governo brasileiro ele disse que eles nao comem carne vermelha pq afeta X parte no cerebro la… e isso afeta em memorizar etc. Acho que isso pode ser questao cultural sei la…

Quiá quiá quiá - então os argentinos deveriam ser os caras mais burros do mundo, o que obviamente não é verdade. E os pobres deveriam ser mais inteligentes que os ricos aqui no Brasil, onde a carne é barata mas não é para todo mundo. É a educação e a cultura, oras bolas.

eh po… mais assim eles dizem que ele trabalham em estudos com o cerebro… para nao ser + 1… eu acredito em questao de cultura… e tb nao ia discutir com o cara a cultura dele… uuha! Senao o mendigo nao passava no concurso do BB :smiley:

V

Que eu saiba os indianos não comem carne vermelha porque a vaca é sagrada por lá, na crença deles se você matar um animal na próxima reencarnação você volta como aquela animal que matou, é meu cunhado é Hare Krishna.

T

Então você não pode fazer pratos com alho ou cebola para seu cunhado também (embora os indianos em geral possam comer essas coisas). Acho que tenho um livro (“Gosto Natural”, se não me engano, que uma vez comprei de um Hare Krishna quando eu andava de ônibus) que fala dessas coisas.

Mas de modo geral - imagine se os indianos ficassem matando todas as vacas e bois para comer; de onde eles iriam tirar o leite? Usam leite e manteiga para tudo. Onde você usa óleo de soja eles usam manteiga clarificada (ghi).

L

quem sabe qdo vc sair do seu mundinho Super Mario World e parar de comer cogumelos alucinoginos para vir aqui falar merda eu saia… :wink:

quando vc lia seus livrinhos de como os animaizinhos vivem de biologia eu lia meus livrinhos de algoritimos geneticos…

vai la jogar super mario world… coma bastante cogumelos aluxinogenos desses que vc le nos seus livrinhos de biologia… ops esqueci que vc não tem competencia pra ler este tipo de coisa… pra vc eu aconcelho a ler literatura do berçario… é menos agressiva a sua capacidade mental… quem sabe com os livros da tia clotilde vc não fica mais esperto e sai do seu mundinho supermarioworld?

A proposito… ja tomou seu remedinho hj?

M

alucardeck:
Z:

pois é… se não existisse calculadora as pessoas fariam tudo na mão… e então iriam desenvolver mais o cerebro
=P

Era o que acontecia antes da invenção da calculadora! Com a invenção da calculadora, parou-se de desenvolver o cérebro e então não houve mais desenvolvimento. Logo, o desenvolvimento das faculdades mentais é a causa do não desenvolvimento das faculdades mentais! =)

V

thingol:
Então você não pode fazer pratos com alho ou cebola para seu cunhado também (embora os indianos em geral possam comer essas coisas). Acho que tenho um livro (“Gosto Natural”, se não me engano, que uma vez comprei de um Hare Krishna quando eu andava de ônibus) que fala dessas coisas.

Mas de modo geral - imagine se os indianos ficassem matando todas as vacas e bois para comer; de onde eles iriam tirar o leite? Usam leite e manteiga para tudo. Onde você usa óleo de soja eles usam manteiga clarificada (ghi).

Verdade, eles só usam alho e cebola como remédio, tem um esquema que toda refeição eles oferecem para Krishna e se tem alho ou cebola não pode oferecer porque é medicamento.

A

ahn… é…

por isso as pessoas ficam cada vez mais obesas, culpa dos automoveis…
se não todo mundo iria a pé, e nao iria engordar tb… =P

T

Obviamente não são todos os indianos que são 100% vegetarianos. Eles normalmente só não comem carne de vaca (os hinduístas) ou carne de porco (os muçulmanos).

V

Eles não comem carne vermelha não porque faz mal ao cérebro e sim simplesmente porque no hinduísmo a vaca é um animal sagrado e a religião proíbe comer carne delas.

Se você aparecer lá comendo um bife no meio da rua, provavelmente vai acabar apanhando uma bela surra de algum desconhecido.

P

Carne fazer mal ao cérebro? Mas porra, proteína é uma coisa mágica pro cérebro. Em muitos casos de evolução tem essa prova.

E por favor, indianos não comerem boi nem vaca por fazer mal? Não, é religião. Tem até uns fundamentos, hinduismo tem muita coisa legal - menos a divisão por castas.

E quanto a essas proibições, elas existem para judeus também. Se voce é judeu você só pode comer coisa “kosher”. Basicamente, peixes de couro, animais de casco, e qualquer animal que coma restos de outros animais não se pode comer(porco, por exemplo). Assim como só é permitido comer carne vinda de um açougueiro kosher que faz os devidos rituais antes de matar o animal. E também é proibido comer carne com uma gota de sangue.

Em geral, pros judeus, os mais radicais nao comem carne vermelha. Só branca e quando comem.

L

Veronicaaa:
LPJava:

Que eu saiba os indianos não comem carne vermelha porque a vaca é sagrada por lá, na crença deles se você matar um animal na próxima reencarnação você volta como aquela animal que matou, é meu cunhado é Hare Krishna.

tb! mais esse dr. que conversou comigo, que nem todos seguem essa crença la que me parece que outros nao comem por questao de saude… sei la uhaua! ele nao quis entrar em detalhes!

P

LPJava:
Veronicaaa:
LPJava:

tb! mais esse dr. que conversou comigo, que nem todos seguem essa crença la que me parece que outros nao comem por questao de saude… sei la uhaua! ele nao quis entrar em detalhes!

Povo hindu é um dos que mais segue a religião a risca, diferentemente de outras religiões como cristianismo (em boa parte), por exemplo. Por isso não acho que tenha fundamento algum isso. Carne vermelha faz mais bem que mal a saude, assim como até o oxigênio e agua fazem mal para o corpo. Tudo faz mal ,mas tem que ver o bem que faz em questão. Tá certo que se voce é um porco carnívoro que consegue fechar a churrascaria, ai é diferente.

F

O paradigma religioso e social indianos são diferentes.

Já citaram muitas coisas sobre a Índia, e eu gostaria de frisar um ponto que faz a diferença nos estudos, mas não só nisso, é a parte devocional dos hindus. Poucos aqui devem saber que o sistema de meditação é fundamentando no Yoga, Yoga em sânscrito, entre outras coisas, quer dizer caminho.

Ou seja, um hindu devotado e praticante da meditação, já deve estar pelo menos muito anos na nossa frente, por um simples motivo (e isso é o que eu acredito), num estado meditativo razoável, o indivíduo vive o AGORA, e não fica sofrendo pelo passado e nem com medo do futuro. Isso na esfera da individualidade, depois entram os aspectos sociais.

Mas nem todo indiano é hindu, nem todo hindu é espiritualizado. Claro que com aquela população e riqueza cultural, há mais pessoas ‘diferenciadas’ que no nosso país.

Agora sobre o Brasil, as pessoas falam com muito ódio sobre nós mesmos, podem até ter seus motivos, mas enfim…a discussão de modelos para o país, seja de educação, saúde, economia, etc, deve ser posta um pouco de lado e praticada mais, digo isso pois vejamos na saúde: temos o SUS, em tese um dos melhores sistemas do mundo, só que ele não é posto em prática.

Enfim, é difícil, mas se cada um assumir a sua responsabilidade, aqui já ia melhorar bem.

Pra terminar, gostaria de ilustrar isso que disse acima com uma sabedoria hindu. Para eles, o que é refletido fora, nada mais é do que acontece dentro de você, então penso que nesse sentido a maior lição que eles nos dão é a revolução interna, ou o auto-conhecimento.

K

Voltando ao tópico, particularmente não acho os Indianos tudo isso, pelo contrário. Já tive experiência em trabalhar com diversas equipes da Índia e no BNP estavam trocando a mão de obra indiana por européia, pelo simples fato de precisarem de 3 indianos para fazer o que um europeu fazia, logo a economia ía pro ralo.

Tenho exemplos clássicos da qualidade do código deles, um projeto que vivenciei na GE que não tinha nem package o projeto inteiro em apenas 4 classes. Isso porque a empresa era renomada e tinha uma série de certificados como CMMI, entretanto, todos estes não auferem a qualidade do código.

Acredito que as soluções indianas são muito mais “acoxabraichan” , que qualidade e design. Estou sendo generalista, mas não econtro referêncais indianas à Patterns por exemplo.

O que acontece é que na Índia, quase poquíssima parcela da população tem acesso ao estudo e esta se dedica ao máximo, pois é o único caminho para sair daquela pobreza. É muito mais uma questão de sobrevivência e como o dinheiro é escasso na índia, os “títulos” são maneiras de distinguir hierarquia dentro da sociedade que já possui essa cultura - Castas.

Aqui no Brasil o ensino é diversificado, vai econtrar instituições ruins ou péssimas e boas instituições ( algumas como federais São Carlos por exemplo) onde a turma que sai de lá está no mesmo nível ou senão melhor que os indianos.

Vejo hoje a comunidade de desenvolvedores sérios brasileiros, preocupados em elevar o nível consideravelmente e nos próximos anos poderemos ter uma grande diferencial em relação à ínida - Criação.

º´~s

Kenobi.

P

Engraçado… eu trabalho com Indianos há alguns anos, tenho amigos indianos e os que eu conheci que não comem carne (são maioria mas não são todos) não o fazem pelo mesmo motivo que brasileiro não bebe manga com leite: não estão acostumados. Os pouquíssimos que são religiosos querem logo voltar para a Índia, todos os que eu conheço que imigraram para algum outro lugar não fazem parte de qualquer rito.

E, é claro, não existe diferença de nível. O indiano bom é como brasileiro bom ou australiano bom. Os ruins também. O que Indiano geralmente tem a mais é educação formal, uma pessoa que trabalha comigo hoje tem dois mestrados. Infelizmente educação formal nunca foi sinônimo de bom desenvolvedor e este é mais uma prova.

Acho que a especulação neste tópico se deu porque é raro encontrarmos indianos no Brasil. Após trabalhar em uma multi-nacional ou fora do país os mitos caem. Achar que Indiano é bom em computação só porque é Indiano é como achar que todo brasileiro toca pagode.

J

Pra mim eles são bons como qualquer outro no mundo, ou até um pouco menos inteligentes. A única vantagem deles é o inglês.

A

Continuo dizendo:
Quer alguém pra ganhar dos indianos em algoritmos? Pega os poloneses e russos.

J

aff…não existe isso de um povo ser melhor em algoritmos q outros.

K

pcalcado:
Engraçado… eu trabalho com Indianos há alguns anos, tenho amigos indianos e os que eu conheci que não comem carne (são maioria mas não são todos) não o fazem pelo mesmo motivo que brasileiro não bebe manga com leite: não estão acostumados. Os pouquíssimos que são religiosos querem logo voltar para a Índia, todos os que eu conheço que imigraram para algum outro lugar não fazem parte de qualquer rito.

E, é claro, não existe diferença de nível. O indiano bom é como brasileiro bom ou australiano bom. Os ruins também. O que Indiano geralmente tem a mais é educação formal, uma pessoa que trabalha comigo hoje tem dois mestrados. Infelizmente educação formal nunca foi sinônimo de bom desenvolvedor e este é mais uma prova.

Acho que a especulação neste tópico se deu porque é raro encontrarmos indianos no Brasil. Após trabalhar em uma multi-nacional ou fora do país os mitos caem. Achar que Indiano é bom em computação só porque é Indiano é como achar que todo brasileiro toca pagode.

Realmente Shoes, citou o hábito de comer carne, eu também tive contato com um Indiano que me disse a mesma coisa, que era tudo balela o lado religoso e o motivo que ele não comia era seu “intestino” que não estava acostumado à tal, pois ele até gostava do sabor.

A

Que um povo ser melhor que o outro eu concordo, mas veja quem sao os primeiros no TopCoder em algoritmos. E os primeiros na ACM ICPC.

Abraço.

M

pcalcado:

Concordo,

também já trabalhei com indianos, e eles tinham um cheiro muito peculiar… igual a alguns brasileiros :slight_smile:

P

Falando em Indianos Talentosos: Srinivasa Ramanujan

:wink:

T+

L

se não existe isto de um povo ser melhor que outro…
pq os indianos são sempre os primeiros em quase todas (para não dizer todas) as competições de algoritimos?

J

marcelomartins:

também já trabalhei com indianos, e eles tinham um cheiro muito peculiar… igual a alguns brasileiros :)

Na Australia me diziam que o “odor” dos indianos era pelo falo deles nao terem o costume de usar papel higiênico e sim a mão e que não poderiam lava-las após o processo de limpeza(ou sujeira), ou lavavam apenas com água, era um negocio assim…
nao sei se é “balela” hehe mas que fedem, fedem viu

J

Gente porca…nunca vou apertar a mão deles

J

Hahaha é complicado mesmo… Tinha vez que eu pegava o onibus durante a semana de madrugada, e tinham vários deles, aliás, acho que 90% dos passageiros eram, quase desci na métade do caminho, preconceito ? não, frescura? tb não, são realmente porcos, claro pela cultura que tenho, pois para eles é normal !!

L

Bom saber disso… nunca que vou comer em um restaurante indiano…

J

Os orientais na sua maioria são porcos.

B

Europeus também não são muito fãs de banho. Por que você acha que os melhores perfumes são franceses?
(Aff… quanto preconceito, parece que estamos falando de 1500.)

O problema do suor é por causa da comida apimentada deles, ela reflete em todo o organismo. Afinal, somos o que comemos.

A

E oq vc é? Homem ou Mulher? :twisted: brincadeira… rs…

é engraçado mesmo…
meu professor de espanhol morou 2 anos na Espanha…

e lá os mais velhos tem um certo preconceito com brasileiros…
dizendo que somos idiotas de tomar varios banhos por semana…

lah é costume tomar 1 ou 2 por semana… (no calor)

bando de fedido… :frowning:

A

luistiagos:
se não existe isto de um povo ser melhor que outro…
pq os indianos são sempre os primeiros em quase todas (para não dizer todas) as competições de algoritimos?

Cara, você leu o que eu escrevi? Eles não são.
Quem são os 10 primeiros do TopCoder: Petr ([color=red]Russo[/color]), tomek ([color=red]Polones[/color]), ACRush ([color=red]Chines[/color]), Bur ([color=red]Russo[/color]), krij ([color=red]Polones[/color]), Snap ([color=red]Canadense[/color]), Eryx ([color=red]Polones[/color]), Paul (Ingles), marek ([color=red]Polones[/color]), Deth (Australiano).

Ok.

Os primeiros da ACM ICPC:

1 - St. Petesburgh (Russia)
2 - MIT (USA)
3 - Izhevsk (Provavelmente Polonia ou Russia)
4 - Lviv (Também)
5 - Moscow (Russia)
6 - Tsinghua (
7 - Stanford (USA)
8 - Zagreb …

L

Não disse nesta agora… disse que geralmente são…

A

luistiagos:
Não disse nesta agora… disse que geralmente são…

onde mostra isso?

A

Eu acredito no seguinte: a Índia tá crescendo. Não em tecnologia só, mas em pessoas, densidade demográfica.

B

alucardeck:
e lá os mais velhos tem um certo preconceito com brasileiros…
dizendo que somos idiotas de tomar varios banhos por semana…

lah é costume tomar 1 ou 2 por semana… (no calor)

bando de fedido… :frowning:

Tomar banho todos os dias é um costume adquirido dos índios, os europeus que chegaram aqui também estranharam. Aliás, num país com o maior sistema fluvial e florestas tropicais (sabiamente chamadas rainforest em inglês) do mundo, não tem como não querer se molhar. Para eles, vivemos dentro de um parque aquático, é calor e rio o ano inteiro.

R

Pessoal, o topico se desviou totalmente, para uma sucessao de mensagens racistas.

Lembrem-se que este é um forum publico, e colegas de trabalho e chefes de muitos passam por aqui, assim como consultorias RH.

Vamos maneirar no palavreado, por favor.

Rafael

M

Rafael Steil:
Pessoal, o topico se desviou totalmente, para uma sucessao de mensagens racistas.

Lembrem-se que este é um forum publico, e colegas de trabalho e chefes de muitos passam por aqui, assim como consultorias RH.

Vamos maneirar no palavreado, por favor.

Rafael

Concordo com o Rafael, vamos parar com observações estupidas e fora do contexto ao assunto, inveja não leva a lugar algum, nosso País é um lugar ótimo de se viver mas não podemos culpar outras nações por que agente também não busca melhores governantes.

A India teve uma colonização de Povoamento o Brasil foi de exploração, então vamos ter maior consciência, vantagem ou não a Inglaterra ajudou muito os Indianos e tem o Inglês como o seu idioma também.

J

Isso não é racismo, só estou dizendo que os orientais tem mts qualidades, mas tem defeitos. Ou vcs acham não usar papel higienico, comer escopião, cuspir na rua, soltar gases em tudo quanto é lugar, etc…grandes qualidades?

Assim como eles tem esses defeitos, tem qualidades tb. Agora, querer taxar isso de racismo, por favor neh?

L

Olá

Exemplo típico de preconceito. Será que o GUJ precisa de comentários como este?

[]s
Luca

T

Vou fechar isto aqui, porque está começando a desvirtuar as normas do fórum (comentários racistas etc.).

J

Ao que parece são uns “pobres coitados”, pq na europa que eu sei, acabando o horário de trabalho os europeus vão para suas casas. :?

Assim os europeus continuam a escravizar o terceiro mundo.

uahUIAHuiahUIAHuiahIUH

Criado 14 de agosto de 2008
Ultima resposta 14 de ago. de 2008
Respostas 113
Participantes 41