Com relação ao tópico, aprenda, vc vai gostar, mas siga firma, nao corra para as colinas na primera vez que tiver que configurar um arquivo manualmente!
Sempre fui usuario de windows, mas a algum tempo q nem vejo mais a cara do bixo, apesar de ter dual boot no meu note, o windows ainda esta la unicamente para jogos!
Como ja disseram, a grande maioria dos apps web rodam em servidores linux(tinha até um rumor de que o BING da microsoft rodava em linux :twisted: ), logo, se vc é um desenvolvedor vai acabar tendo que configurar um, eu acho que é assim pela segurança e a questão de uso de recursos, por ex. vc pode ter um VPS linux com 512MB de RAM rodando seus apps java tranquilamente, se fosse ter um windows acho que com 512 nem o windows subia, o ubuntu server limpo consome menos de 200MB pra subir.
E claro devido a recursos e licenças um VPS linux é mais barato que windows.
Fazer as coisas via linha de comando realmente vicia, hehe, mesmo o ubuntu tendo um gestor de software visual, eu instalo 99% das coisas via comando, com apt-get e tals.
Bom não ter que ficar reinstalando SO a cada 6 meses é outro fator, apesar do Win 7 ter melhorado bastante, dependendo do usuario isto ainda pode ser verdade.
Engraçado como ter um antivirus instalado se tornou algo normal e padrao no windows, eu nao aceito isto, ser obrigado a ter um sanguessuga de recursos instalado no sistema, pq se nao o mundo pode acabar.
Se vc usa muito o office pode nao curtir muito o LibreOffice, mas se vc é apenas um usuario comum como eu, e vai apenas digitar um texto e formata-lo, nao vai ter problemas.
Como to usando linux tanto no trabalho quanto em casa, o windows ja ta virando um cara estranho pra mim, engraçado como ainda dizem que o linux é mais dificil, mas o fato é que os gerenciadores de pacote são muito bons, melhor que ter que procurar na internet os programas e versões que precisa. Ontem mesmo instalei um linux + windows em dualboot pra um amigo, terminado a instalação do ubuntu ele ja estava ok pra uso, no windows havia acabado apenas a primeira parte agora ele teria que ir na internet e baixar dezenas de drivers, por outro pc claro pq nem o driver de rede tinha :lol: