gostaria de fazer algo com desconto no caso, eu teria 10% para determinado valor 15% e para outro valor 5%
no caso eu precisaria de um if e else, mais não sei como fazer com que o net bens reconheça a porcentagem.
essa foi minha tentativa mais não saiu muito legal.
se puder ajudar fico grato.
packagejavaapplication9;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassexercicio{publicstaticvoidmain(String[]args){doublevalorc,valord,valor1,valor2,valor3;valorc=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("digite o valor da compra "));if(valorc>500){valor1=0.15;valord=valor1*valorc;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}elseif(valorc<500){valor2=0.10;valord=valorc*valor2;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}else(valorc<200){valor3=0.05;valord=valorc*valor3;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}}}
bem minha situação meio que mudou um pouco
esse código esta rondando bem mais está errado no resultado, não sei porque mais o loop esta parando sempre no 15% e também tem algum erro na matemática
nessa conta que fiz de porcentagem ! se puderem me ajudar ficaria grato.
packagejavaapplication9;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassexercicio{publicstaticvoidmain(String[]args){doublevalorc,valord,valor1,valor2,valor3;valorc=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("digite o valor da compra "));if(valorc>=500){valor1=15;valord=(valor1*valorc)/100;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}elseif(valorc<=200){valor2=10;valord=(valor2*valorc)/100;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}elseif(valorc<500){valor3=5;valord=(valor3*valorc)/100;JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+valorc+"com desconto de 15% fica"+valord);}}}
M
marks1
acredito que meu erro esta concentrado na formula para calcular a porcentagem mais não consigo ver claramente qual é a formula correta para calcular corretamente a porcentagem.
eu copiei mal o JOptioPane e copiei 15% em todo eles
o calculo tava certo.
N
novato25
importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.DecimalFormatSymbols;importjava.util.Locale;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExemplo{publicstaticfinalDecimalFormatSymbolsREAL=newDecimalFormatSymbols(newLocale("pt","BR"));publicstaticvoidmain(String[]args){doublevalor;valor=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("digite o valor da compra "));JOptionPane.showMessageDialog(null,"o valor da sua compra é "+mascaraDinheiro(valor)+". Com desconto de "+obterProcentagem(valor)+"% fica "+mascaraDinheiro(obterValorComDesconto(valor)));}publicstaticdoubleobterValorComDesconto(doublevalor){returnvalor-(valor*obterProcentagem(valor))/100;}publicstaticintobterProcentagem(doublevalor){if(valor>=500)return15;elseif(valor<=200)return10;elsereturn5;}publicstaticStringmascaraDinheiro(doubleteste){returnnewDecimalFormat("¤ ###,###,##0.00",REAL).format(teste);}}