Porque a linguagem java?

7 respostas
A

Gostaria de uma justificativa: porque eu deveria usar java como a linguagem de programação para criar um aplicativo para conexão com banco da dedos. pq nao utilizar outras linguagens para acessar canco de dados?

7 Respostas

H

Olá, Arlindo,

Eu não encaro a escolha de uma linguagem de programação como um assunto religioso. Cheguei a programar em Basic, Clipper, C e C++. Quando conheci Java resolvi adotá-la como ferramenta de programação principal pelos seguintes razões:

• evitava as terríveis dores de cabeça causada por memory leak em C e C++;

• evitava algumas construções semânticas perigosas de C++, como a herança múltipla;

• é uma linguagem elegante, altamente OO, diferente de Clipper, que embora simples de usar, parecia criada ad-hoc;

• é portátil;

• sua API de acesso a banco de dados foi um aperfeiçoamento de um padrão já existente, o ODBC.

Se surgir uma linguagem melhor que Java, migro na hora. Porém, este não é o caso de C#, que embora tenha aperfeiçoado alguns pontos, não apresentou nada de realmente novo.

T +

J
Pelo motivo simples e direto.

PORTABILIDADE.

Pesquise sobre esse assunto.

Edilson S. de Souza
www.javalinux.com.br

Pelo motivo simples e direto.

PORTABILIDADE.

Pesquise sobre esse assunto.

Edilson S. de Souza
www.javalinux.com.br

J

Todas as características que o hipersoft são fundamentais para a escolha de Java como linguagem, mas é um erro vc escolher uma linguagem pelas suas características, para o desenvolvimento de um sistema. Acho que o sistema determina certas premissas em que uma linguagem terá que suportar. Por exemplo, se o ponto crucial de uma aplicação é a velocidade, então certamente Java será descartada como linguagem para tal aplicação.

Blz :?:

F

“JavaTeco”:
Todas as características que o hipersoft são fundamentais para a escolha de Java como linguagem, mas é um erro vc escolher uma linguagem pelas suas características, para o desenvolvimento de um sistema. Acho que o sistema determina certas premissas em que uma linguagem terá que suportar. Por exemplo, se o ponto crucial de uma aplicação é a velocidade, então certamente Java será descartada como linguagem para tal aplicação.

Negativo…não é bem assim!!!

Portabilidade, a linguagem se extende desde celulares até em Marte!!! :wink:

J

“FelipeSS_2”:
“JavaTeco”:

Negativo…não é bem assim!!!

:wink:

Blz FelipeSS_2?

Kara, não deu pra entender nada quando vc diz: Portabilidade, a linguagem se extende desde celulares até em Marte!!!

Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer… Trabalho com Java e sou defensor do Java, no sentido de questionamentos incorretos… mas nem sempre Java é a melhor opção. O bom projetista não é aquele que escolhe a linguagem que está no momento, mas sim a que supre suas necessidades.
Por favor, explique melhor o que vc quis dizer…
Além disso, não é só portabilidade que faz de Java o que ela representa hoje no mercado
8O

H

Reforçando a minha razão de continuar com Java, cito a tecnologia HotSpot, que acabou com o problema de velocidade no Java. Li uma descrição da mesma e percebi na prática o salto de qualidade. Na época eu rodava um servidor Jetty sobre Linux com SSL ligado. Era perceptível uma demora no estabelecimento de uma conexão (a primeira fase do procololo, quando a chave simétrica é compartilhada e o certificado digital é checado). Quando eu substiui a antiga JVM pela HotSpot, não dava prá notar a diferença entre SSL ligado e desligado.

T

“JavaTeco”:

bom, apesar de java ter algum problemas quando se trata em velocidade… ou desempenho com memória… o problema está muitas vezes em como usar o código… o seguinte artigo… da uma palhinha de como não deixar referencias no meio do seu código… liberando assim espaço que nao serão usados… almentando então o desempenho de seu aplicativo… claro que muitos códigos em java são de baixa performance… mas muitas vezes isto ocorre por não se usar boas práticas de programação…

Segue artigo sobre performance (By IBM):
http://www-106.ibm.com/developerworks/library/j-jtp01274.html

Criado 23 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 26 de fev. de 2004
Respostas 7
Participantes 6