Postback : O que é?

5 respostas
C

Quando um html com tag <form …> posta algo para um servlet e esse servlet faz uma ação e redireciona para uma JSP e o usuário “dá” “voltar” no browser, (ou seja, executa a ação novamente) isso é um postback ?

5 Respostas

A

Não, postback é quando você executa algo e volta para a mesma página. Normalmente é quando um servlet executa um submit, processa os dados e retorna para ele mesmo. É parecido com um refresh mas não a mesma coisa, já que os dados fora processados.

[]'s

C

Ok!! Valeu!

Tem algum nome para o q eu falei???
Pois queria pesquisar isso aqui, se o pessoal evita e como evita …

A

Eu pelo menos chamo de voltar ou back Uma prática comum é o redirecionamento.

Abaixo uma literatura para inicio de suas pesquisas.

C

aleck, muito show o link que me passou!!
Apenas estou com uma duvida de como aplicar no java o PRG(Post-Redirect-Get).

No momento em que o Servlet recebe (via post) as informações, eu processo (persiste, grava, etc) e ao invés de :

request.setAttribute("mensagem","Gravou!");
    request.getRequestDispatcher("/minhapagina.jsp").forward(request, response);

eu faria

response.sendRedirect("/minhapagina.jsp?mensagem=Gravou!");

É isso?

Desde já agradeço sua resposta :smiley:

A

Correto, este é um dos passos para inibir o double submit.

Porém, existe outro problema, você deve limpar os dados do formulário após persisti-los no banco( existem outro casos, mas este devem ser analisados a parte), assim o usuário não terá como fazer a submissão dos mesmos dados clicando em voltar no navegador. Uma alternativa é a criação de um ID para os dados e validá-los.

Ja vi alguns javascripts que faziam a validação dos dados do formulário criando um ID único.

Outra coisa, saindo um pouco do assunto, cuidado com os parametros que você usa para retornar os dados do usuário. Por exemplo:

Este código:

response.sendRedirect("/minhapagina.jsp?dados=3400!");

Imagine que 3400 seja o código da venda ou transação, não cai no erro de mostrar eles no request, pois se o usuário mais experto notar que ele pode trazer qualquer informação que ele queira só alterando aquele número, já viu né?

Ps: Demorei para responder porque estava acompanhando o lançamento do jogo 2moons, por sinal um dos melhores mmorpg do ano. Quem quiser dar uma olhada eu recomendo google > 2moons.

[]'s

Criado 26 de julho de 2007
Ultima resposta 31 de jul. de 2007
Respostas 5
Participantes 2