PQ os cursos de Java (nas melhores escolas do Brasil) tem no máximo 100hrs?

10 respostas
R

Ai Galera,

Eu vim aqui pra saber o seguinte,

Estou muito afim de fazer um curso de Java Avançado na Caelum, JSF+CDI+JPA+Hibernate, o problema é que são APENAS 72 hrs, e um valor que “Deus meu livre”.

Meu medo é, gastar uma grana violenta e sair de lá somente com o conceito, gostaria de saber se eles montam um aplicação?

Alguém ai já fez esse curso Formação Java Avançada lá na Caelum? Recomendam? O que é ensinado lá, é possível aprender estudando em casa?

Lembrando que sou assinante da DevMedia e MundoJ.

Não tenho nenhum tipo de dúvida em relação a qualidade dos instrutores, eu sei que são os melhores,

Mas meu medo é, pagar um ano de prestação, e não poder colocar no meu currículo que sou um Júnior por exemplo,

Outra coisa, estou estagiando em J2ME e um pouco de J2EE.

Definindo, 72hrs de curso aprende ou não? Levando em conta que eu sou estudioso e tenho força de vontade!

Abrcs!!

10 Respostas

M

Boa tarde Rafael, tudo bom?

Seguinte cara, fazer um curso em qualquer lugar não vai te dar o direito de colocar no seu currículo que você é Júnior ou qualquer que seja o rótulo. “Só” que você fez um curso na escola X ou Y.
Quanto aos cursos, eu fiz o FJ-16 na Caelum, e no caso específico desse curso, foi excelente, sempre intercalando teoria e prática, e no final estávamos com uma aplicação completa. Não sei dizer se o curso específico que você vai fazer vai ter o mesmo grau de teoria x prática ou profundidade que você espera.

E cara, 72hrs são 9 dias inteiros estudando, ou 18 se você fizer 4 horas por dia (não sei os horários dos cursos). Creio que é tempo suficiente, pois você vai estar 100% focado no curso, diferente de estudar em casa, que se não tiver disciplina, esquece.

Espero ter te ajudado.
Abraços.

R

Obrigado Wellington e marvinla, claro que para ser Júnior é relativo, mas o que eu queria saber é se com 72 hrs eu já teria um conhecimento profundo na tecnologias do curso, pois o dinheiro não é pouco…eu estou numa pegada forte de estudo, e encontro dificuldades em focar os estudos, pois é muita coisa e o tempo é curto, eu chego em casa todos os dias as 23:00, e o dia pra min parece que esta começando, é a hora que eu vejo videos, leio artigos, etc…hors estudo Spring, Hibernate, JSF, Struts, etc…não indo a fundo em nenhum deles, pois sempre da algum erro, e por consequencia vc para e começa a estudar outra coisa, e eu já me vejo nesse ciclo a um tempo…

Obrigado, se tiver alguém que já tenha feito o curso, post sua opnião…

Abrcs

D

Como instrutor de uma das melhores escolas de Curitiba, posso te dizer que as aulas são apenas a intrudução às tecnologias.
Não há tempo para aprofundamentos, pois, isso demandaria 72 horas para cada tecnologia.
Tudo depende do teu esforço, pesquisa, leitura, livros, internet e, experiência.
Embora estejamos na era da tecnologia, ainda utilizamos o método científico (tentativa e erro) para aprender.
É natural das pessoas aprender assim.

R

Esse negócio de júnior e sênior é relativo, até porque eu já vi consultorias pegarem juniores e venderem aos clientes como seniores, para maximizar o lucro (já que ela recebe como sênior e paga como júnior). Além do mais, se formos parar para pensar, mesmo quem já é sênior de verdade tem que parar para estudar um framework novo, o que muda é que provavelmente a pessoa aprenderá mais rápido o framework novo por experiência em outros frameworks parecidos, ainda mais em java que existem 1000 frameworks diferentes pra fazer a mesma coisa, então, do meu ponto de vista, o fato da pessoa saber o framework A e B não é um fator único pra saber se ela é ou não mais experiente do que outra pessoa que apenas utilizou o framework A e não o B. Infelizmente esse tipo de pensamento as vezes é utilizado em processos seletivos…
Agora no seu caso, acho que deveria tentar uma vaga de trainee pra pegar experiência.

R

E respondendo sua outra pergunta, é possível aprender sozinho, só que demora mais e você tem que ter disciplina, porém é mais barato que o curso. Para os assuntos acima, eu recomendo os seguintes livros:

http://www.amazon.com/Java-Persistence-Hibernate-Christian-Bauer/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=1-1 (esse aqui apenas se quiser utilizar o hibernate sem o jpa)
http://www.amazon.com/Java-EE-Tutorial-Basic-Concepts/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=1-2

Se você tiver a grana, tempo e necessidade de aprender rápido, acho melhor fazer o curso, senão eu acho melhor estudar por livros mesmo.

R

drsmachado, vc respondeu minha pergunta, claro que o curso só tem a acrescentar, mas 4 pal sem chance, ainda mais pra aprender o básico, prefiro meus artigos da MundoJ e trocentos videos de Java, SQl, Egenharia de Software da DevMedia que já sou assinante e já estou estudando… e Obrigado tbm Rogério pela sugestão de livros…Acredito que serei efetivado no máximo em 1 mês, pois estou fazendo um projeto em Mobile aqui do zero, completo, acredito que quando ele sair serei efetivado para Júnior…o melhor é esperar um pouco…

Abrcs!!

D

rafael_jesus:
drsmachado, vc respondeu minha pergunta, claro que o curso só tem a acrescentar, mas 4 pal sem chance, ainda mais pra aprender o básico, prefiro meus artigos da MundoJ e trocentos videos de Java, SQl, Egenharia de Software da DevMedia que já sou assinante e já estou estudando… e Obrigado tbm Rogério pela sugestão de livros…Acredito que serei efetivado no máximo em 1 mês, pois estou fazendo um projeto em Mobile aqui do zero, completo, acredito que quando ele sair serei efetivado para Júnior…o melhor é esperar um pouco…
Abrcs!!

Geralmente estes cursos são mais que simples pagar e aprender (ou comprar diploma).
Você faz contatos, conhece pessoas, vê novas idéias, empresas procuram escolas com renome, anunciam vagas e, até existe as que preferem profissionais que passaram por este ou aquele curso.
É uma aposta, é.
É caro, com certeza.
Mas, vai da tua necessidade.

C

Para este tipo de curso, acredito que, em 72 hrs, você estará dominando os conceitos mais essenciais do assunto em questão, e terá conseguido assimilar o suficiente apenas para colocar alguns destes conceitos em prática. O aprofundamento dependerá de você, mas, ao final do curso, você já saberá o caminho das pedras, ou seja, não precisará andar 30 km pra atravessar a esquina. :wink:

P

você vai sair do curso com noções, não sei se só teóricas, ou se também práticas.

conheço um analista que já fez curso no caelum e falou bem. do instrutor e da estrutura. da carga-horária e do valor, falou mau…

quer um conselho? invista R$ 3,000.00 ou R$ 4,000.00 em aulas de inglês e livros de java, em inglês. já que você é esforçado, vai aprender muito mais, pelo mesmo valor que investiria num curso deste tipo…

W

Não fiz esse curso, especificamente, fiz outro que foi muito bom.
Porém nenhum curso te capacita a ser junior pois isso é algo que apenas a experiência profissional provê. O curso te provê velocidade no aprendizado, compromisso e um canal de dúvidas mais “instantâneo”. Também te possibilita um pouco de network.

Entretanto, você pode colocar que conhece essas ferramentas no teu curriculo, mas não as conhecerá profundamente. Como já está estagiando, isso pode te dar a experiência profissional para dizer que é junior.

Criado 18 de outubro de 2011
Ultima resposta 18 de out. de 2011
Respostas 10
Participantes 7