Precisamos mesmo do Windows?

117 respostas
S

Este feriado foi muito promissor!
Passei sabado e domingo voltando a mecher com o Ubuntu, instalei em outra partição mantendo o windows pois minha esposa ainda usa coisas que só tem no Windows. Mas eu queria mesmo estudar e como trabalho com java pra que windows?
Depois de instalar o OS, instalei o jdk 1.6, molezinha seguindo este tutorial:
https://help.ubuntu.com/community/Java
Existem outros tutoriais melhores, mas ahco que este funciona bem.

Depois baixei o oracle workshop, instalei normalmente executando o arquivo .bin, tal qual eu faria no windows… moleza.
Depois o mysql que segui o mesmo procedimento. O mysql gui tools iden.
http://dev.mysql.com/downloads/

Com o ambiente rodando comecei a inventar besteiras… :roll: inventei de instalar o KDE ( ubuntu por padrão é gnome) no fim das contas ferrei com os pacotes do OS e reinstalei novamente. :lol:

A outra luta foi com a placa de video, na verdade estava funcionando mas eu queria ativar a aceleração 3D pra rodar um rpg que roda no linux. Foi dificil mas no final do domingo creio ter obtido sucesso. Alguns drivers parecem que não funcionam de cara, vai muito do hardware que voce tem… no meu caso notebook acer as vezes dá alguns problemas, as vezes não.

Depois de toda esta saga, baixei o netbeans + glassfish, parece tudo ok.

Daí me veio a pergunta: mais de 90% de desenvolvedores java trabalham com web, eai ou outra coisa que não tem dependencia de sistema operacional. Nossas ide´s rodam até melhor no linux e ainda assim mais de 90% dos lugares onde eu trabalhei só tem máquinas windows! :shock:

Afinal pra que precisamos de windows mesmo? Acho que geralmente só gerente de projeto, webdesigner e alguns outros pois a maioria não tem porque usar windows. É simplesmente incoerente, talvez nós mesmos devessemos apoiar mais o linux.
Aliás estou agora tentando convencer o nosso gerente de infra a me deixar instalar o linux aqui no meu desktop, infelizmente ele está se mostrando muito resistente… :roll:

Acho que muito disto se deve ao fato das máquinas, principalmente Dell já virem com o windows de fábrica, acho que isso tem muito peso ainda…

Obs: licença do red hat comparado ao Win XP ou Vista é uma micharia de tão barato.

117 Respostas

K

Eu migrei pro Mac OS e, sinceramente, não tenho sentido necessidade alguma de usar o Windows quando estou trabalhando com Java, Groovy ou Ruby on Rails.

No que diz respeito a abrir arquivos do Office, também está sendo tranquilo.
Programaticamente, existem n bibliotecas que me permitem isto.
Como usuário convencional, tenho o OpenOffice que está funcionando muito bem (no caso do Mac, eu tenho o próprio Office da Microsoft também)

Quase todas as minhas ferramentas de desenvolvimento funcionam no Mac OS ou no Linux. Sendo assim, a migração foi fácil. A única excessão consiste no Delphi que, bem: está praticamente morto para mim (não o uso há mais de dois anos e, ao que tudo indica, a tendência é aumentar este gap).

A única coisa que pega, por mais incrível que pareça, é a existência de uma ou outra empresa que ainda tem (não me pergunte o porque) bancos de dados no formato Microsoft Access. Neste caso, realmente, preciso do Windows instalado para acessar os malditos.

Sendo assim, algo que parecia impossível pra mim há uns 10 anos atrás hoje é bem factível: Windows virou passado.
Mesmo antes de ter migrado para o Mac, antes já usava o Ubuntu e não sentia necessidade alguma do bicho.

Mas no meu caso, mesmo que eu de qualquer forma precise usar um destes softwares pra Windows, ainda tenho opções de virtualização como o Paralels, VMWare e outros.

Na realidade, não é o Windows que se tornou dispensável. É o próprio sistema operacional. A mesma coisa poderia ser dita do Linux em relação ao Windows, ou mesmo do Mac em relação ao Windows. Não há muito mais porque ficar preso a um único sistema operacional.

S

Então Kicolobo, acho que não há motivo para as empresas montarem fábricas de software com windows se todo mundo pode usar o linux para desenvolvimento que não se paga licença de software ou no caso de red hat é muito mais barato, não se tem as vulnerabilidades de virus do windows e a prática mostra ser muito mais estável.
Java é independente de plataforma, se podemos escolher porque não o mais barato e confiável? Será que nós mesmos não apoiamos o software livre por desconhecimento as vezes? Acho que ficamos mal acostumados a só depender de windows, pois ele está presente em 90% do mundo mas não precisamos ficar presos a ele. :wink:

K

Só o custo já compensa. A licença do Red Hat com um ano de suporte para servidores custa só US$ 349,00!
É muito barato. Com relação a servidores, nem penso duas vezes.

O mesmo com relação ao Mac OS. Se não me engano, a licença do servidor é mais ou menos este valor também. Comparado ao valor do Windows, sem chance de voltar.

Com relação aos desktops, a coisa fica um pouco mais complexa. Isto porque os fabricantes já enviam os computadores com Windows instalado. E este valor o dono das máquinas não vai querer jogar pela janela ao instalar o Linux por cima. O ideal seria que os grandes fabricantes começassem a disponibilizar de cara já com Linux.

Porém, convém lembrar das outras alternativas também: Solaris (show de bola), BSD, etc.

D

Não aguento mais instalar o oracle 11 no vista, numca vi dar tanta dor de cabeça.

K

Eu não aguento mais o Vista.
Eu não aguento mais qualquer versão do Windows.

É incrível como que, depois que a gente experimenta outros sistemas operacionais, simplesmente não consegue voltar. Fica nítido o quão tosco o Windows é.
Voltar a usar o Windows é como sair de um fusca, comprar uma ferrari e, em seguida, troca-la por um Fiat 147

P

Windows é necessário para fazer testes no IE :smiley:

J

eu uso Ubuntu no meu note e não tem nem comparação. Mas nos trabalhos onde passei sempre usei windows, infelizmente nunca tive chance de usar linux no trabalho.

K

Ha ha ha! Putz, é mesmo! Ainda existe este maldito!

M

"

P

O IE4Lin “ainda” não é a mesma coisa que o IE rodando num Windows real.

T

FireFox tem plugin para testar como se estivesse no IE e infelizmente nunca consegui usar Linux em nenhum lugar que trabalhei, sempre Windows.

S

Pode-se emular IE facilmente. :wink:

W

Acho que depende do usuario.

Praticamente minha vida toda trabalhei com linux boxes usando diversas distribuicoes, quando comecei a trabalhar com java BUM!!! Tive que usar windows. Pior foi voltar a usar essa merda depois de anos sem mexer com windows. Mas blz, trampo eh trampo. Depois de ter trabalhado um tempo com java, mudei pra .NET agora que eu to trabalhando com windows mesmo, sem chance.
Em casa eu sempre tive linux e eu NUNCA senti falta de windows (tanto que eu nem tinha windows em outra particao) mas 1 semana atras eu comprei um iMac e pra min nao tem nenhum problema porque quando eu quero brincar com .NET em casa eu uso laptop que roda vista.
O problema eh que a minha namorada eh estudante de arquitetura e usa CAD e pra minha surpresa NAO EXISTE versao de CAD pra Mac. Tem um “cad” mas nao eh o mesmo. E acabou que eu vou ter que instalar windows no mac e quando ela tiver que usar CAD so bootar no windows.

Ai eu fico imaginando: imagina o tamanho do mercado que o windows ganha com todos os arquitetos, engenheiros, etc etc… que nao podem utilizar outro sistema?

//Daniel

M

Se for para rodar joguinho, infelizmente sim. :wink:

A

Não vejo problema em utilizar Windows, XP pra mim é o melhor sistema operacional em relação a usabilidade e performance que já fizeram. Concordo que é legal ter uma opção como o Linux mas ele fica só nisso mesmo, opção.

Pra quem só navega na internet, e escuta umas musiquinhas, concordo que o linux quebra o galho, mas convenhamos, instalar maquina virtual pra fazer coisas básicas? Tenho mais do que fazer com meu tempo do que ficar lendo tutoriais de como “simular” coisas que o Windows faz, e a licença já está embutida no hardware como já disseram.

J

Não existe necessidade de simular ou emular software win32 em linux. Existem vários similares opensource.

S

aleck:
Não vejo problema em utilizar Windows, XP pra mim é o melhor sistema operacional em relação a usabilidade e performance que já fizeram. Concordo que é legal ter uma opção como o Linux mas ele fica só nisso mesmo, opção.

Pra quem só navega na internet, e escuta umas musiquinhas, concordo que o linux quebra o galho, mas convenhamos, instalar maquina virtual pra fazer coisas básicas? Tenho mais do que fazer com meu tempo do que ficar lendo tutoriais de como “simular” coisas que o Windows faz, e a licença já está embutida no hardware como já disseram.

Na verdade me refiro a desenvolvimento mesmo. O que um desenvolvedor/arquiteto java ee precisa?
JDK, IDE, ferramentas para UML, CVS ou SVN etc.
Tudo isso existe no LInux e roda de forma superior ao windows.
No fim das contas o windows para mim fica como opção caseira para rodar jogos e outras coisas, nem mesmo videos eu preciso de windows pois já existe faz tempo Real Player pro Linux…

J

Eu preciso gosto de jogar jogos de qualidades é um lazer meu e eu não abro mão, e não me venha com essa de Wine ou Cedega pois ja instalei eles quando tinha linux e ele não faz milagres (70% dos jogos tem bug).

K

Falem mal do Windows, mas é ele que gera muito dinheiro diretamente ou indiretamente, mesmo para quem desenvolve em Java, quem é que vai utilizar os sistemas lá na ponta? Os usuários não estão nem aí com Linux, eles querem é fazer o trabalho rápido e curtir a vida, usuários de sistemas não se importam com essas coisas, pra eles isso é apenas uma ferramenta.

T

Contadores precisam do Windows pra rodar aquele software da Receita Federal, acho que ainda não tem for Linux

B

Tbém não vejo problema algum em utilizar Windows. Acho o XP um excelente SO. Comigo foram raras as vezes que deu pau. Mas como profissionais de informática, penso que temos a obrigação de conhecer linux por ser este uma forte tendência para um futuro bem próximo. Sem falar que é muito legal ir descobrindo as vantagens de um sobre o outro. Instalei o ubuntu a mais ou menos 2 meses e na primeira semana tive vontade de voltar pro windows, mas hoje não troco meu ubuntu não. Mesmo ainda sendo bastante inseguro quanto a diversas coisas no linux.

M

"

A

Só pra constar, sou usuário de ubuntu e windows xp faz um tempo e o ubuntu costuma dar mais pau que o xp.

Mesmo para desenvolvimento, não vejo ganho em usar linux, tanto em performance quanto monetariamente, ja que o windows já vem com o hardware e o resto uso free.

A

Sempre usei linux nos meus desktops para trabalhar, e nunca senti necessidade de Windows. Salvas as vezes que preciso fazer um banner, mais dai emulo o fireworks e problema resolvido.

Ja para jogos não tem como, o desempenho do cedega é horrível.

A

Eu acho muito melhor Win do que Lin pra development.

É um saco ter que ficar instalando 20 plugins diferentes no eclipse pra Linux sendo que pra Win tem o myEclipse, instalar o Oracle então pra Linux…putz, rs.

Questão de gosto, só isso.

A

AUser:

Questão de gosto, só isso.

Falou e disse, eu não sou um linux maniac, uso windows as vezes, só que para trabalho e estudo me dou bem melhor com linux, pois estou sempre aprendendo e não perco tanto o foco com outras coisas como no windows.

Instalações eu não vejo como um problema no linux, ate porque já estou acostumado com a rotina.

E um detalhe, as empresas sempre gostam que eu trabalho com SL :smiley:

M

eu sempre usei linux pra desenvolvimento e nao vejo necessidade de usar windows jah q eh possivel emular os aplicativos q soh tem no windows!!
eu uso o windows somente como lazer mas eu nao o considero um sistema ruim!!
pra mim os 2 sao otimos sistemas com vantagens e desvantagem como qualquer coisa no mundo
existem caracteristicas q o linux dah d 1000 no windows e vice versa
a questao maior q estah sendo discutida aqui eh a preferencia d cada um

A

é o que sempre falo para os meus clientes, tem coisa que precisa de linux e coisa que precisa de windows, tem que ser usado bom senso na escolha.

J

Se Java é multiplataforma, porque não posso ser também?

M

Gosto dos dois… acho que cada um tem as suas vantagens…

Agora, se a questão fosse “Precisamos mesmo do Windows VISTA”, ai a resposta seria Não…
Estou fazendo um test drive de 30 dias no Vista, só pra poder criticar com embasamento depois… :smiley:
Logo volto pra o bom e velho XP.

J

mario.fts:
Gosto dos dois… acho que cada um tem as suas vantagens…

Agora, se a questão fosse “Precisamos mesmo do Windows VISTA”, ai a resposta seria Não…
Estou fazendo um test drive de 30 dias no Vista, só pra poder criticar com embasamento depois… :smiley:
Logo volto pra o bom e velho XP.

Eu preciso do Vista…

EU PRECISO DO VISTA QUEIMANDO!!! QUEIMEM CADA CÓPIA DO VISTA!!! LEVEM O VISTA À FORCA!!!

R

FireFox tem plugin para testar como se estivesse no IE e infelizmente nunca consegui usar Linux em nenhum lugar que trabalhei, sempre Windows.

Obviamente prq ele chama o executavel do Internet Explorer instalado no Windows, no linux vc poderia ter um emulador para aplicativos Microsoft um exemplo crossover.

W

Ja repararam que as pessoas mais radicais tipo “eu odeio windows!!!”, " eu odeio csharp!!!", “queima o bill gates na fogueira santa de Israel!!!” eh esse povinho que comecou a usar ubuntu ontem e se achar o “alternativo” hehehe
Como eu disse cada sistema tem o seu foco, usei linux praticamente a minha vida inteira e como desenvolvedor nunca fez diferenca porque sempre programei em java, php, perl, C/C++. Enfim nunca precisei do windows, minha namorada por exemplo eh estudante de arquitetura e precisa usar CAD nao tem CAD pra linux, nem pra macOSX, pra ela windows eh necessario.
Tb nao gosto do vista, mas tenho que usa-lo porque aqui na empresa tudo eh microsoft, todo mundo usa tudo da microsoft eh mesmo nao gostando do vista pra mim nao faz diferenca, claro que eu gostaria de ter um terminal com um bash pra fazer algumas coisas que facilitariam a minha vida, mas nao eh nada que me incomode.

//Daniel

J

Bom, cad pra linux tem sim…talvez não tenha um software parecido, com o que estamos acostumados a usar. Sempre existe uma boa alternativa opensource

A

pode se instalar programas windowns no Linux…por exemplo o IE e depois testar… :twisted: :twisted:

L

windsofhell:

Ja repararam que as pessoas mais radicais tipo “eu odeio windows!!!”, " eu odeio csharp!!!", “queima o bill gates na fogueira santa de Israel!!!” eh esse povinho que comecou a usar ubuntu ontem e se achar o “alternativo” hehehe

É verdade :stuck_out_tongue: hahaha

Mas eu gosto do Windows e, além do mais, gosto de .NET. Tá, prefiro o OpenOffice do que o Microsoft Office, mas whatever.

Precisamos de Windows? Bom, eu preciso, agora pra quem não precisa, bom pros mesmos.

Sei lá, por enquanto eu não preciso de linux. Talvez um dia eu precise e, terei o prazer de trabalhar com um SO diferente :stuck_out_tongue:

W

juliocbq:
Bom, cad pra linux tem sim…talvez não tenha um software parecido, com o que estamos acostumados a usar. Sempre existe uma boa alternativa opensource

http://www.linux.com/feature/119278

Geralmente quando vc esta trabalhando num ambiente profissional vc nao quer uma “alternativa” que tem 50% das funcionalidades do original. Outro problema, todo mundo usa CAD por exemplo, porque alguem ficaria sendo masoquista e usando um software que provavelmente nao da conta do recado e nao eh compativel com o resto do mundo? Pra que estudar esse cad “alternativo” pra linux se no mercado de trabalho ng usa ele?
Eu adoro linux, mas eu acho que alguns pra algumas pessoas eh inviavel. Por exemplo eu mesmo trabalho com .NET sem chance de usar linux, eu casa eu usava o mono, fizemos coisas em mono no trabalho mas basicamente nos temos que usar produtos da microsoft, entao pra mim nao eh possivel usar linux no trabalho. Eu gostaria de usar, mas infelizmente nao eh possivel.

//Daniel

M

"

W

marcosalex:
windsofhell:

Outro problema, todo mundo usa CAD por exemplo, porque alguem ficaria sendo masoquista e usando um software que provavelmente nao da conta do recado e nao eh compativel com o resto do mundo? Pra que estudar esse cad “alternativo” pra linux se no mercado de trabalho ng usa ele?
Eu adoro linux, mas eu acho que alguns pra algumas pessoas eh inviavel. Por exemplo eu mesmo trabalho com .NET sem chance de usar linux, eu casa eu usava o mono, fizemos coisas em mono no trabalho mas basicamente nos temos que usar produtos da microsoft, entao pra mim nao eh possivel usar linux no trabalho. Eu gostaria de usar, mas infelizmente nao eh possivel.

Pra mim, o maior gargalo do crescimento de Linux é esse. Não é o SO, que hoje em dia é tranquilo, mas a falta de muitos softwares ou alternativas viáveis a eles.

Outro problema eh que solucoes microsoft estao totalmente atreladas na vida diaria de MUITA gente e eh dificil as vezes uma pessoa usar linux e precisar trabalhar com alguem que usa outra plataforma. Uma situacao simples que aconteceu comigo, digitei um texto usando openoffice, salvei como doc pra mandar pra outra pessoa (que usava windows/word) quando ela abriu o arquivo no msword o documento estava todo zuado, a unica forma que eu achei foi salvar em pdf e mandar ai sim funcionou. Tem outras situacoes que se vc nao usa msword eh impossivel por exemplo trabalhar com documentos office compartilhados com gente que usa ambientes diferentes.

Lembro que quando comecei a trabalhar em ambiente unix, trabalhava com bioinformatica e eu desenvolvi um sistema web que recebia arquivos zip com varios arquivos texto (gigantes) com sequencias de DNA.
Algumas pessoas mandavam isso de maquinas unix/linux outros de windows, mas nos tivemos um problema serio com usuarios gerando e enviando esses arquivos de Macs. Teve um bug tao “bizonho” que quando a gente ia descompactar um arquivo zip vindo de mac ele nunca era descompactado, mas o arquivo zip ia crescendo e “comendo” espaco no disco, a unica solucao foi falar pros fulaninhos mac de compactar usando zip no windows.
Nessa epoca eu nem usava linux, minha maquina era uma Alpha Digital rodando o Unix Alpha True64.

Meu ultimo emprego no Brasil usavamos linux, mas tem como disse programava em PHP/Perl. Mesmo assim tinha o windows instalado na maquina com office pra usar quando necessario.

Um outro problema tb eh que muitas empresas simplesmente nao tem interesse em fazer nada pra linux. Ate mesmo hardware, eu comprei uma impressora HP wi-fi so tinha driver pra windows/Mac.

Essas coisas que eu acho que cria um problema pra popularidade do linux (pro simples usuario).

Macs agora estao ganhando um pouco mais de espaco mas eu acho que a culpa disso nao eh nem pelo macOS mas pelo design das maquinas, iPods, IPhone tudo isso ajuda na “migracao” das pessoas de windows pra mac porque virou um simbolo de status ter um mac. Eu acho o maxOS um bom sistema, mas eu sinto uma deficiencia na variedade de aplicativos. Tb tem o fato que pra desenvolvimento de sistemas mac nao eh muito bom, comecando pelo teclado (pelo menos aqui) o teclado sueco wireless nao tem as teclas [] {} e | tem que fazer um malabarismo tipo cmd+shift+8 pra escrever um { isso dificulta bastante.
Segundo, se uma empresa desenvolve em java por exemplo pra que comprar um mac pra um desenvolvedor se a empresa pode comprar um pc com uma configuracao duas vezes melhor por menos do dobro do preco?? Acho que na area de desenvolvimento so vale a pena investir num mac se a empresa vai desenvolver coisas especificas pra mac/iPhone/iPod touch. Fora outros problemas. Sei que tem gente que vai postar “ahhhh eu to muito satisfeito com meu mac e bla bla bla” eu tb estou satisfeito com o meu mac, mas na minha opiniao pra desenvolvimento um pc com linux ou windows sao BEM melhores.

//Daniel

S

Se não tivermos grana, usamos algo free.
Se tivermos dinheiro e dispostos a pagar por um produto seja qual for nossos critérios, podemos te-lo também, afinal… somos livres!

Agora… se desenvolvemos aplicações para “a massa”, creio que é uma questão de qualidade utilizamos ambos sistemas operacionais.

Poderemos avaliar como anda a compatibilidade e interoperabilidade entre eles, analisar desempenhos e ainda nos certificar que o usuário final não terá problemas com a aplicação, seja ela desenvolvida no Linux ou Windows.

Mesmo que o desenvolvedor não veja necessidade de utilizar um OS pago, é bom conhecer cada vez mais tudo o que temos disponivel… afinal… somos feitos disso… de conhecimento…

Diria que conhecimento, disposição e paciência.
E no caso de que mora em SP como eu… diria MUUUUUUUita paciência…rs… pois o transito é demais…

Abraços!

M

Acho que o windows serve como um bom exemplo do que NÃO é um sistema operacional, mas um monte de gambiarras. :wink:

M

"

C

Para quem quer usar em servidores quer estabilidade entre outras coisas o linux com certeza é uma alternativa muito vantajosa por aspectos técnicos e financeiros.

Mas em termos de desktop, pif, é uma piada. O cara precisa fazer um curso pra instalar o linux pra instalar aplicativos pra linux. O Windows é a coisa mais fácil do mundo de se rodar as coisas, instalar etc.

Windows da uma surra de pinguelo mole no linux.

Sinceramente o linux é bom, mas pra poucos ta bom demais os 5% de desktop que existe no mundo.

S

Realmente, é preciso um curso pra aprender a digitar apt-get install firefox ou dar meia dúzia de cliques no synaptic/adept.
E é a coisa mais fácil do mundo baixar, instalar e atualizar anti-vírus e anti-spyware. E também reconhecer links “suspeitos”. Todo usuário nasce sabendo isso.

W

Realmente, é preciso um curso pra aprender a digitar apt-get install firefox ou dar meia dúzia de cliques no synaptic/adept.
E é a coisa mais fácil do mundo baixar, instalar e atualizar anti-vírus e anti-spyware. E também reconhecer links “suspeitos”. Todo usuário nasce sabendo isso.

apt-get eh a coisa mais maravilhosa que ja inventaram :smiley:

//Daniel

R

Pra mim o windows está ótimo. Usei exclusivamente linux por mais de um ano, foi muito bom, mas sempre esbarrava em algum problema. Comecei pelo Ubuntu (sim, comecei errado), que roda lento até em quad core! E tem diversos bugs e falta de drivers. Depois coloquei Debian, que foi o melhorzinho, não tenho muito do que reclamar. Depois coloquei o Suse com KDE, que foi o mais rápido. Senti falta do apt-get, mas até que o YaST quebra o galho. Depois ganhei um Vista Business 64 do curso por causa do convênio deles lá… como era original, deu pra atualizar, e rodou bem. Não peguei um único virus, e o antivirus que instalei logo vai ficar “desempregado” no pc. Mas se eu tivesse dinheiro sobrando, teria um bom Mac.

W

Eu comecei com o Debian, quando estava ainda bem cru.
Depois mudei pra unix usei por 4 anos um bom tempo Digital Unix True64 e as vezes Solaris e Irix. Depois que essas maquinas ficaram velhas o lugar que eu trabalhava comprou pcs e instalamos RedHat (que eu acho que eh uma distribuicao OK).
Em casa eu sempre tive debian e a ultima distribuicao que eu usei eh Ubuntu que eu usei por mais ou menos 1 ano, e cara nunca tiver problemas, tava rodando isso num pc pentium4 com 512 MB e rodava muito bem. Depois que eu coloquei 1GB na maquina eu ate usava aqueles efeitos visuais que sao bem pesadinhos e rodava que era uma maravilha.
Acho que se o linux eh bem configurado vc consegue bons resultados tb.

Com o ubuntu tb nunca tive problema de drivers, alias minto, tive problema com o meu usb wireless card que no final eu tive que instalar um windows driver wrapper e usar o driver do windows. Mas fazendo isso funcionou de boa.

Agora eu tenho um mac em casa, acho otimo, mas nao acho que eh uma maquina pra desenvolvedor. Comecando pelo teclado que eh muito chato pra quem vai programar. :slight_smile:

//Daniel

V

Instala o Wine para por o Internet Explorer, solução simples…

ou crie uma VM Windows para testar coisas que realmente forem necessários testes no Windows, eu apliquei esta solução :smiley:

J

O Vinicius tem razão…é melhor vc usar o virtualbox. Use coisas de unix em unix;

R

Eu comecei com o Debian, quando estava ainda bem cru.
Depois mudei pra unix usei por 4 anos um bom tempo Digital Unix True64 e as vezes Solaris e Irix. Depois que essas maquinas ficaram velhas o lugar que eu trabalhava comprou pcs e instalamos RedHat (que eu acho que eh uma distribuicao OK).
Em casa eu sempre tive debian e a ultima distribuicao que eu usei eh Ubuntu que eu usei por mais ou menos 1 ano, e cara nunca tiver problemas, tava rodando isso num pc pentium4 com 512 MB e rodava muito bem. Depois que eu coloquei 1GB na maquina eu ate usava aqueles efeitos visuais que sao bem pesadinhos e rodava que era uma maravilha.
Acho que se o linux eh bem configurado vc consegue bons resultados tb.

Com o ubuntu tb nunca tive problema de drivers, alias minto, tive problema com o meu usb wireless card que no final eu tive que instalar um windows driver wrapper e usar o driver do windows. Mas fazendo isso funcionou de boa.

Agora eu tenho um mac em casa, acho otimo, mas nao acho que eh uma maquina pra desenvolvedor. Comecando pelo teclado que eh muito chato pra quem vai programar. :slight_smile:

//Daniel

Orras, tu és um dinossauro XD
Realmente, eu estava começando então não sabia configurar direito.

M

fazendo uma analogia Windows X Linux(Ubuntu) se compara a Playstaion one X Nintendo 64.

Se levar em consideração a capacidade o 64 vence o play por suportar games 64bits ao contrario do play que só roda 32.

mas a verdade é:
o Playstation e muito superior ao 64 porquê é lá que investiram nos melhores Games. O Windows apesar de seus defeitos, possue os melhores aplicativos. todos os Jogos os melhores aplicativos gráficos, os melhores editores. Enquanto o linux só tem “similares open-source”.

Comecei a usar Ubuntu para poder brincar com o cubo do compiz(tosco né), mas hoje sempre mantenho o Ubuntu no PC porque é uma ótima ferramenta de BackUp.

essa é só minha opinião.

O

Única coisa q me faz ter asco de linux é q tem q ficar usando a linha de comando e alterando na mão arquivos de configuração… coisa arcaica é pouco!

J

Gente do céu…a NASA usa linha de comando, e diversas outras instituições, e nem por isso é coisa arcaica. Aplicações de linha de comando, normalmente são mais velozes de se utilizar.

A

a não ser que você tenha que fazer tarefas bem especificas de administração de sistema a maioria das distribuições linux de hoje tem interfaces gráficas que te permitem fazer quase tudo que um usuário precisa fazer…

J

makoto:
. Enquanto o linux só tem “similares open-source”.

Entendo, mas alguns similares “open-source” são melhores que os originais. OpenOffice é um bom exemplo.

M

"

J

Brinquei não…acho que ele só quebra com vc. E sobre peso, não vamos comparar c++ com c# ok? é injusto demais.

M

"

J

O office 2007 da microsoft. Acho que vc é que não pesquisa amigo. E eu não estou ofendido não, só acho que vc se enganou.

R

Em questão de velocidade, no meu PC pelo menos (vai que varia com hardware), o office 2007 da microsoft abre quase instantaneamente, enquanto que o openoffice no linux leva 1,5 segundo. Essa velocidade também se mantém na hora de abrir outras janelas dos mesmos programas, o openoffice é um tanto mais lento aqui.

J

Vc testou no mesmo hardware? Aqui na máquino do meu trabalho, é um pentium duo 2Ghz e com 2Gb de RAM, e a realidade é bem diferente. Uso aqui ubuntu num virtual box e o openoffice ainda é mais rápido.

R

Sim, mesmo hardware, quad 2,6 4gb de ram, pode ser que seja o Ubuntu também, já vi um openoffice abrir instantâneo num sub-notebook.

J

pode ser tmb… mas é natural o MS ser mais lento prq ele é tecnologia dotnet e rodar interpretado. (Nada contra o c#, é uma linguagem muito boa)

A

a

M

"

J

marcosalex:
juliocbq:

Vc testou no mesmo hardware? Aqui na máquino do meu trabalho, é um pentium duo 2Ghz e com 2Gb de RAM, e a realidade é bem diferente. Uso aqui ubuntu num virtual box e o openoffice ainda é mais rápido.

Em todo hardware que testei, também não vi o OO ganhar em nada. Aliás, na própria lista dos desenvolvedores do OO eles reconhecem que ele é bem ainda é bem mais lento que o MS Office, eu que trabalham pra minimizar isso. Acho que você poderia ajudá-los, já que com você deu certo!

A hora que o OpenOffice implementar a opção de referência cruzada decente e mesclar células mescladas, pra mim já vai atender prontamente, fora resolver os crashes.

Acho que vc não leu corretamente essas referências que acabou de me enviar. Esse link é de plugins para o Office da microsoft, de como eles podem ser escritos em c++ ou c#, e de como o “look and feel” azul dele ficou legal.

Se me puder mostrar a fonte de onde leu todos esses bugs do OpenOffice, eu agradeceria.

rs.

M

podemos até tentar comparar Micosoft office com Open office, mas será que dá por exemplo pra comparar Access com Base?

J

makoto:
podemos até tentar comparar Micosoft office com Open office, mas será que dá por exemplo pra comparar Access com Base?
Vamos comparar o Access com PostgreSQL. É “similar opensource”.

M

"

J

marcosalex:
juliocbq:

Acho que vc não leu corretamente essas referências que acabou de me enviar. Esse link é de plugins para o Office da microsoft, de como eles podem ser escritos em c++ ou c#, e de como o “look and feel” azul dele ficou legal.

A MFC é feita em C++, logo…
Eu sei disso porque em uma palestra da MS teve desenvolvedores que indagaram pra eles se o Office 2007 foi feito em C# ou não. Eles reponderam que não, mas que ele tinha uma série de APIs em C# pra quem quisesse programar na linguagem e utilizar os controles nativos.

juliocbq:

Se me puder mostrar a fonte de onde leu todos esses bugs do OpenOffice, eu agradeceria.

rs.

Ué, eu te falei no post anterior. No próprio site do Openoffice no link dos desenvolvedores:
http://qa.openoffice.org/issues/query.cgi

Consulta

Tentei até fazer uma consulta dos defeitos que só estão reportados mas não tratados pra postar, mas infelizmente ele me retornou a mensagem que o numero de registros retornados excede a capacidade de memória do servidor :shock:

Esse eu sei porque já reportei bugs na lista e outros que sou ciente eu acompanho.

Não é de se espantar msm que retorne essa quantidade de dados. Vc não especificou a data :? . São 10 anos de desenvolvimento.
eu sei que a mfc é feita em c++, e sei tmb que é cheia de paus.
E se vc quer prova irreputável de que o OpenOffice é dot net…olhe as dependências dele

rs

M

"

M

O similar do Access é o base. Do PostgreSQL é o SQLServer. vamos comparar?? :twisted:

O

Me lembrei de outra coisa q axo esdrúxula no linux, tudo tem q ser o oposto do q existe no windows, como a posição de botões e menus…

O dia q o linux deixar de ser feito por xiitas de mente fechada o linux vai reinar.

M

"

R

Windows é um péssimo SO para desenvolvedores. Quer motivos?

[list]Linha de comando e scripts são o gueto. Escondidos e mal documentados.[/list]
[list]Você tem que ser administrador. Não dá pra desenvolver em Windows como usuário normal.[/list]
[list]Se começar a dar pau no seu ambiente, você provavelmente vai ter de formatar e gastar dois a três dias reinstalando.[/list]
[list]Ruby e Python dão muita dor de cabeça em Windows, principalmente na hora de instalar gems/eggs.[/list]
[list]Cadê symlinks?[/list]

O que acaba pegando mesmo é o velho Word, que é a principal ferramenta CASE de 10 entre 10 fábricas de software.

J

O similar do Access é o base. Do PostgreSQL é o SQLServer. vamos comparar?? :twisted:

Vamos sim… vc acha que o SLQServer é mesmo melhor que o Postgre!?

J

onolox:
Me lembrei de outra coisa q axo esdrúxula no linux, tudo tem q ser o oposto do q existe no windows, como a posição de botões e menus…

O dia q o linux deixar de ser feito por xiitas de mente fechada o linux vai reinar.

Isso se deve por causa de patentes do windows, e que ultimamente quer negar até o “click” do mouse a outros projetos de OS livres.

A

Eu não agüento mais INSTALAR o windows, qq versão …
Com backup ou sem backup, virtual ou não virtual …

PQP, HAJA saco!!!

Já perdi a conta das vezes que tive de intalar esse troço. Era legal no começo, 14 disquetinhos de 1.4 que, depois de dois meses, nem funcionavam mais …

R

Comigo era no Linux, volta e meia dava uns bugs violentos e eu tinha que reinstalar, até que instalei com ReiserFS ao invés de ext3, e nunca mais deu problemas. O vista atualizado também não está dando problemas, é uma boa época pra SOs.

W

agodinhost:
Eu não agüento mais INSTALAR o windows, qq versão …
Com backup ou sem backup, virtual ou não virtual …

PQP, HAJA saco!!!

Já perdi a conta das vezes que tive de intalar esse troço. Era legal no começo, 14 disquetinhos de 1.4 que, depois de dois meses, nem funcionavam mais …

HAHAHAHAH essa epoca era triste. Pior quando vc comecava a instalacao ai depois de “2 horas” la pelo disquete 8, comeca a fazer barulhos estranhos no driver “fumm fumm fumm fumm fumm” BUM pau no disquete hahahaha.
Ai o pc ficava todo zuado sem SO, tinha que ir correndo pra algum amigo que tinha os disquetes do windows pra fazer uma copia hahahaa

A

Migrei pro Linux fazem uns 5 ou 6 anos… ja nao me recordo mais…

Uso Gentoo no trabalho e em duas máquinas em casa.

Em casa, nao uso nada que me faça ter necessidade de windows. No trabalho, tem a história de testar no IE… pra isso uso o VirtualBox.

Minha única frustração com linux = GAMES!!! Mas parece que tão ameaçando um cliente Steam pra Linux!

Abs

J

A minha é essa também, e o virtualbox não emula pci perfeitamente. Então tem que ser win pra jogo msm.

A

pois é, como é que eu vou jogar Ages of Conan no nix?

P

Você nunca ouviu falar em Junction Points ? Já existia isto no NT e foi sendo aprimorado até então…

É o tipo de tecnologia do S.O. que não se houve falar muito, mas está lá, assim como os Streams do NTFS, que acredito, são recursos pouco explorados.

Para quem quiser conhecer melhor:

http://shell-shocked.org/article.php?id=284

A

Hoje, depois de 7 anos com Linux sendo meu sistema operacional(meu unico sistema) usando fedora 10 hoje, venho da família dos Red Hat tenho em mente fedora para micro pessoal, para firewall os free-bsd são os melhores ipfw mata a pau melhor firewall, para proxy com squid um slackware e para servidor sempre fui dos Red Hat mas abro espaço para o CentOS, tenho 4 anos de trabalho em provedor wireless construindo ferramentas de monitoramento e gerenciamento da rede etc tudo em shell, posso dizer que não à nada(digo nada, incluindo RGPonline(LineageII, jogos, blablbabla)) que eu não faça no meu linux que vc não faça no seu windows, então, me pergunto: para que usar um sistema que me limite? pra que usar um sistema que me trave de fazer as coisas? quando eu uso um que sou livre para criar, modificar e fazer o que eu bem entender ou o quanto meu conhecimento permitir? emfim, odeio a microsoft só iria trabalhar pra eles por me sentir bem em tar tirando dinheiro deles.
Sou Linuxer 100% usuario de coração assim como sou 100% JAVA, ainda verei cair esse monopólio da microsoft.

M

"

E

[i]
Precisar, precisar acho que não…

Mais eu já estou tão acostumado ao Windows que não consegui
usar o Linux por muito tempo.

Agora ficou mais difícil ainda porque estou trabalhando com .NET e
o Visual Studio é indispensável no momento.

Apesar de todos os problemas do Windows, eu gosto de usá-lo!

[/i]

R

boone:
rubinelli:

[list]Cadê symlinks?[/list]

Você nunca ouviu falar em Junction Points ? Já existia isto no NT e foi sendo aprimorado até então…

É o tipo de tecnologia do S.O. que não se houve falar muito, mas está lá, assim como os Streams do NTFS, que acredito, são recursos pouco explorados.

Para quem quiser conhecer melhor:

http://shell-shocked.org/article.php?id=284

Na verdade, já tinha sim. Mas como o próprio artigo mostra, é um recurso bizarro e obscuro. Provavelmente eles adicionaram para manter a compatibilidade com POSIX, mas não há planos para torná-lo útil de verdade.

A

aix, discordo - vc tem o office no linux? office mesmo, não tô falando do star. Dependendo do documento que vc for abrir (pricipalmente documentos com VBA/macro) vc não consegue nem a pau rodar.
autocad?
dreamweaver?
sim?

cara, tem muita aplicação de uso profissional que só tem (infelizmente) no windows.
concordo que existem alternativas, mas todas elas dependem muito do seu nível de exigência bem como necessidade.

Além do quê nem todo mundo tem tempo pra re-aprender a usar essas paradas no nix, isso qdo no básico (muitas vezes sai do básico e muita gente deixa de lado pois isso ainda é muito técnico).

O nix melhorou muito (comparando com o slackware de 10 anos atrás que só techies instalavam e usavam), mas - IMHO - ainda não dá pra ficar 100% sem o windows …

M

"

R

Mesmo que despertem, é complicado convencer as empresas a usar. Olha o Blender 3D por exemplo, um baita programa pra animações 3D, mas são poucas as empresas que usam. Parece que ainda não levam a sério o opensource.

A

marcosalex, exatamente.

e 3ds max ?
:sunglasses:

J

Acho que para já trabalhar a esse nível…o profissional nem iria usar win com studio max. Ae já é coisa de Apple

M

"

J

[quote

Apesar de que eu sempre preferi o Maya, [/quote]

Muito bem citado. Esse produziu o warcraft 3.

P

Depois que consegui fazer o Counter Strike rodar no Ubuntu, só uso o Windows para acessar minha conta (o site do BB tem uma certa implicância com a JVM do Linux…)

S

Estranho… nunca tive nenhum problema. O do Banco Real que uma vez “implicou” com Mac/Linux, mas resolveram.

A

Pango, vc só joga Counter Strike? E o Crysis, AOC, Prince of Persia e etc?
:twisted:

P

agodinhost:

Cara,

Eu só jogo CS e Warcraft. Mas no site do Wine tem uma relação dos jogos suportados, e a lista é bem extensa…

T

pango:
agodinhost:

Cara,

Eu só jogo CS e Warcraft. Mas no site do Wine tem uma relação dos jogos suportados, e a lista é bem extensa…

Cara se rodar COD 4 eu largo de vez o Windows hehe, só uso windows pra jogar meu COD 4…

Linux para programadores pelo menos não perde nada pra windows, até mesmo para simples usuários, é até melhor!

Já pra que usa a parte visual, edição de música e imagem, mas ACREDITO (pois não pesquisei e não uso isto) que seja um pouco inferior…

Seja livre!

M

"

J

Sem falar que mono e java estão ae. Tendo uma máquina virtual embutida no so, estou sossegado.

A

agodinhost:
aix, discordo - vc tem o office no linux? office mesmo, não tô falando do star. Dependendo do documento que vc for abrir (pricipalmente documentos com VBA/macro) vc não consegue nem a pau rodar.
autocad?
dreamweaver?
sim?

cara, tem muita aplicação de uso profissional que só tem (infelizmente) no windows.
concordo que existem alternativas, mas todas elas dependem muito do seu nível de exigência bem como necessidade.

Além do quê nem todo mundo tem tempo pra re-aprender a usar essas paradas no nix, isso qdo no básico (muitas vezes sai do básico e muita gente deixa de lado pois isso ainda é muito técnico).

O nix melhorou muito (comparando com o slackware de 10 anos atrás que só techies instalavam e usavam), mas - IMHO - ainda não dá pra ficar 100% sem o windows …

meu velho, não preciso do office no linux simplesmente porque não uso nada(nenhuma ferramenta) que venha da micro$oft.
eu não preciso usar windows, ainda bem, mas acredite não sou radical acho que até o windows tem seu valor, baixo mas tem o.0

A

marcosalex:
Vê-se que o maior problema não é o Linux em si, mas a oferta de programas…
Concordo em gênero, número e grau.
Como disse antes: tudo depende do seu nível de exigência e de suas necessidades (prof. ou games).

T

Validador do Sintegra só funciona no Windows.

E não consegui emulador que faça funcionar…

M

"

F

Existe o GNU Cash, uma ferramenta muito bacana para gerencia de finanças.

[]'s

J

eu estou satisfeito com ubuntu. Win só no trabalho.

A

nossa, sinto falta do Front Page :shock:

L

xiitismo é chato :frowning:

C

Xiitismo é muçulmano, assim como o sunitismos
Chato é um bichinho que vive em pelos(sem acento. Obrigado ministro da educação ¬¬)

J

Para Gerenciamento Financeiro uso o Money Manager EX, tem versão para LINUX também, acho ele muito bom, se não me engano é de código aberto.

G

Sim, Precisamos…

Linux ainda não está ao ponto de ser trocado pelo windows…
Linux tem muitas coisas que ainda são de dificil entendimento de um usuário leigo… Isso faz o linux ser menos usado… Os computadores agora muitos estão vindo com linux porem os usuarios na msm hora mudam para o Xp… Pq? Facilidade esse é o nome.

Fiquei um sabado e um domingo tentando cofigurar o ubuntu aqui… depois de muitos tutoriais … FAIL
Chamei um amigo aqui do forum para ver e… FAIL…

O problema é que ele ainda não se adequa a alguns itens de hardware … como o chipset do meu notebook SiS Mirage Graphics 3 (Se alguem souber configurar e poder medar um toque… ctrz mudarei para o lInux… Não por acha ele melhor que o Windows… mais por ser FREE)

Abraço

S

Eu venho testando linux ao longo dos anos pra saber se vale a pena ficar com o pinguim. Mas enquanto um usuário leigo não puder baixar um programa e clicar Next->Next->Finish, eu não deixo o linux instalado, ninguém merece ter que ficar resolvendo dependência e decorando linha de comando. Tenho dó dos meus irmãos e não tenho tempo para instalar algo toda vez que eles precisarem de ajuda. A parte gráfica está muito boa, mas essa questão de instalar coisas não tem como negociar.

J

no ubuntu da pra instalar digitando sudo apt-get nome_do_programa

Claro se ele tiver na lista de repositórios.

Obs: Acho que o comando está escrito certo :lol:

J

Meu, o synaptic resolve seu problema. O ubuntu hoje é mais fácil de trabalhar do que o winxp.

M

"

Criado 24 de novembro de 2008
Ultima resposta 8 de jul. de 2009
Respostas 117
Participantes 47