Preço e Tempo dos sitemas

28 respostas
M

Pessoal,
recebi uma proposta para desenvolver alguns sistemas,
mas to meio por fora de preços dos mesmo.

É um mini gerenciador de conteúdo, com trole de notícias, banners, enquetes, etc.
um sistema de help-desk simples.
e um sistema para controle de documentos.

Eu iria fazer em Java + JSF2.

Sei que tempo e custo varia de acordo com as necessidades,
mas com a experiência de vocês qual seria um boa média de preço e tempo?

Obrigado a todos.

28 Respostas

D

Depende. Você quer uma base em cima de que? Pontos por função? Pontos por caso de uso? Hora/Homem? Por linha?
Há várias formas de dimensionar e estimar o tempo de desenvolvimento e o esforço desprendido. Com base nisso, é possível determinar um valor hora.

O ideal é estimar separadamente, sistema por sistema.

Ah, o mais importante, não seja muito benevolente (cobrar muito barato), tampouco muito ganancioso (cobrar muito caro). Faça o preço que considere justo, acerte em contrato o que será desenvolvido e não esqueça que para alterações, o valor deve ser discutido novamente.

A

Mr.style:
Pessoal,
recebi uma proposta para desenvolver alguns sistemas,
mas to meio por fora de preços dos mesmo.

É um mini gerenciador de conteúdo, com trole de notícias, banners, enquetes, etc.
um sistema de help-desk simples.
e um sistema para controle de documentos.

Eu iria fazer em Java + JSF2.

Sei que tempo e custo varia de acordo com as necessidades,
mas com a experiência de vocês qual seria um boa média de preço e tempo?

Obrigado a todos.

Ok, vc quer um CMS.

Sabia que já existe tudo isso pronto em nuvem??? Nesse caso vc vira um “corretor”, apresentando e implementando a melhor solução para seu cliente.

Conclusão: todos saem felizes e se o seu cliente precisar (e com certeza ele vai precisar), ele vai te procurar de novo.

Se quiser, te dou umas dicas em PVT.

M

Pois são esses levantamentos que ainda não tenho muita noção.
Mas gostaria de levantar provavelmento ou por pontos de função ou por hora/homem.

Mas como levantar tudo isso que ainda pesou para mim.

Mesmo assim obrigado pelos esclarecimentos.

M

andre_salvati:

Ok, vc quer um CMS.

Sabia que já existe tudo isso pronto em nuvem??? Nesse caso vc vira um “corretor”, apresentando e implementando a melhor solução para seu cliente.

Conclusão: todos saem felizes e se o seu cliente precisar (e com certeza ele vai precisar), ele vai te procurar de novo.

O problema é que tenho que realmente desenvolver,
pois o código fonte será dele com os direitos dele.
Não algo como Liferay ou OpenCMS.

Terá que um proprietário, e bem mais simples que esses citados.

F

Pontos por função e Pontos por caso de uso medem tamanho, que sujeitos a uma medida de produtividade resultam em horas, mas para isto precisa de dados históricos.

Por exemplo, num cadastro, você terá critérios de tamanho e compliexidade que vão resultar no número de pontos (seja lá qual tipo). O esforço necessário para você completar o software está sujeito a sua experiência (júnior, pleno, sênior) de forma geral, a tecnologia que vai ser utilizada (normalmente utiliza-se um valor referência para multiplicar, por exemplo java =1.3 e delphi = 0,8 e sua produtividade de forma geral ao longo dos dados coletados nos últimos projetos). A partir deste esforço, você vê a quantidade de horas disponíveis por dia e quais compromissos tem nos dias que vão decorrer e estipula um prazo.

Se você não conseguir realizar os cálculos acima, o que é extremamente comum, uma dica é verificar o quanto você é valorizado no mercado hoje, quanto as empresas na média pagariam mensalmente para você com base pesquisa site da cathos e etc, colocar 100% em cima que é o valor que a empresa vai economizar em média de impostos e estipular contratualmente uma taxa de manutenção por hora neste mesmo valor, estipulando que bugs serão corrigidos sem cobrança adicional, só tem que verificar como será identificado se foi bug ou mal utilização, nova funcionalidade e etc. Para isto os requisitos tem que ter sido muito bem definidos.

E quem disse que para desenvolver softwares só era necessário saber como desenvolver softwares? :lol:

A

Mr.style:
andre_salvati:

Ok, vc quer um CMS.

Não estou falando do Liferay/OpenCMS, estou falando de solução PRONTA, onde vc loga agora e usa.

Será que o seu cliente precisa do fonte mesmo?? Ele desenvolve software??

M

felipefranz:
Pontos por função e Pontos por caso de uso medem tamanho, que sujeitos a uma medida de produtividade resultam em horas, mas para isto precisa de dados históricos.

Por exemplo, num cadastro, você terá critérios de tamanho e compliexidade que vão resultar no número de pontos (seja lá qual tipo). O esforço necessário para você completar o software está sujeito a sua experiência (júnior, pleno, sênior) de forma geral, a tecnologia que vai ser utilizada (normalmente utiliza-se um valor referência para multiplicar, por exemplo java =1.3 e delphi = 0,8 e sua produtividade de forma geral ao longo dos dados coletados nos últimos projetos). A partir deste esforço, você vê a quantidade de horas disponíveis por dia e quais compromissos tem nos dias que vão decorrer e estipula um prazo.

Se você não conseguir realizar os cálculos acima, o que é extremamente comum, uma dica é verificar o quanto você é valorizado no mercado hoje, quanto as empresas na média pagariam mensalmente para você com base pesquisa site da cathos e etc, colocar 100% em cima que é o valor que a empresa vai economizar em média de impostos e estipular contratualmente uma taxa de manutenção por hora neste mesmo valor, estipulando que bugs serão corrigidos sem cobrança adicional, só tem que verificar como será identificado se foi bug ou mal utilização, nova funcionalidade e etc. Para isto os requisitos tem que ter sido muito bem definidos.

E quem disse que para desenvolver softwares só era necessário saber como desenvolver softwares? :lol:

Muito boa essas dicas…
Realmente não é mole não.
Vou ter que conversar melhor com o cliente para definirmos tudo isto.
Poruqe posso acabar saindo no prejuízo.
Hehe

D

andre_salvati:
Mr.style:
andre_salvati:

Ok, vc quer um CMS.

Não estou falando do Liferay/OpenCMS, estou falando de solução PRONTA, onde vc loga agora e usa.

O cliente pode ou não desenvolver, ele pode apenas, pura e simplesmente, querer o código para futuras alterações e implementações.
É um direito dele, ele está pagando para desenvolver.

M

andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.
Posso utilizá-lo para pegar uma noção de como funciona.
Ele possui irá ter uma equipe para manter e será patenteado para ele.
Então terá que ser tudo deles.
E com certeza ele terá um profissional para avaliar isto depois.

A

Mr.style:
andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.

Certo, vai fundo então. Uma pena que o próprio pessoal de TI ainda não percebe os potenciais de Cloud :?

A

andre_salvati:
Mr.style:
andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.

Certo, vai fundo então. Uma pena que o próprio pessoal de TI ainda não percebe os potenciais de Cloud :?

Dá uma olhada no meu blog (link abaixo) para entender melhor do que estou falando.

D

andre_salvati:
Mr.style:
andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.

O problema não é o pessoal de TI e sim o cliente.
A resistência à novas tecnologias é um dos problemas mais crônicos na nossa área, tanto que você ainda vê grandes empresas (quem dirá as médias e pequenas) utilizando planilhas para diversos controles, malotes e papéis, quando, é possível fazer tudo dinamicamente, utilizar emails e certificado digital e evitar impressões, por exemplo.

Claro, cabe a nós tentarmos orientar e direcionar o cliente, porém, por muito tempo ainda existirão pessoas e empresas que acreditam que um livro caixa deve ser preenchido à mão, que cartão de crédito é só para pagar taxas e que banco de dados não é melhor que a própria memória do dono.

Considero cloud computing e suas variantes uma das maiores evoluções dentro da informática.
É fantástico poder contar com um ambiente customizável e personalizado em qualquer canto do mundo.
Porém, para um país que possui a banda larga “menos rápida” que a da Etiópia, meu camarada, isso se torna quase utópico (e viva o PNBL de 1 mega).

A

drsmachado:
andre_salvati:
Mr.style:
andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.

A resistência à novas tecnologias é um dos problemas mais crônicos na nossa área, tanto que você ainda vê grandes empresas (quem dirá as médias e pequenas) utilizando planilhas para diversos controles, malotes e papéis, quando, é possível fazer tudo dinamicamente, utilizar emails e certificado digital e evitar impressões, por exemplo.

Claro, cabe a nós tentarmos orientar e direcionar o cliente, porém, por muito tempo ainda existirão pessoas e empresas que acreditam que um livro caixa deve ser preenchido à mão, que cartão de crédito é só para pagar taxas e que banco de dados não é melhor que a própria memória do dono.

Considero cloud computing e suas variantes uma das maiores evoluções dentro da informática.
É fantástico poder contar com um ambiente customizável e personalizado em qualquer canto do mundo.
Porém, para um país que possui a banda larga “menos rápida” que a da Etiópia, meu camarada, isso se torna quase utópico (e viva o PNBL de 1 mega).

Engraçado vc do Paraná que tem a GVT (na minha modesta opinião, a melhor provedora de banda larga do Brasil) reclamando de qualidade.

Eu tenho 10 MB a 50R$/mensais em casa (São Paulo) e não lembro a última vez q fiquei sem conexão.

Agora, se o cara que é dono de uma PME e não tem 50 R$/mensais pra gastar com banda larga, “pelamordedeus”, fecha as portas. :wink:

Seu discurso é o famoso MI-MI-MI que tenho ouvido de fornecedores de soluções on-premisse que têm perdido largas fatias de mercado para Cloud.

Sugestão para vc: reescreva sua aplicação na web enquanto há tempo.

D

andre_salvati:
drsmachado:
andre_salvati:
Mr.style:
andre_salvati:

qual é este mesmo?
não conheço.

Engraçado vc do Paraná que tem a GVT (na minha modesta opinião, a melhor provedora de banda larga do Brasil) reclamando de qualidade.

Eu tenho 10 MB a 50R$/mensais em casa (São Paulo) e não lembro a última vez q fiquei sem conexão.

Agora, se o cara que é dono de uma PME e não tem 50 R$/mensais pra gastar com banda larga, “pelamordedeus”, fecha as portas. :wink:

Seu discurso é o famoso MI-MI-MI que tenho ouvido de fornecedores de soluções on-premisse que têm perdido largas fatias de mercado para Cloud.

Sugestão para vc: reescreva sua aplicação na web enquanto há tempo.

GVT é empresa espelho, atua onde melhor aprouver.
A qualidade geral da banda larga no Brasil é de precária à péssima.
R$ 50, ótimo.
O problema é que nem tudo se resolve com a mesma solução.
Afinal, dependendo do escopo, usar cloud é matar formiga com rifle para elefante…
Tecnologias existem aos montes, saber aplicá-las é que vai dizer se usar o SAP full ou uma solução baixada no baixaki vai ser um case de sucesso ou de fail.

Tudo que se precisa é bom senso.

E

Eu costumo calcular sobre meu valor hora mais 20% por cento, (“uso de maquinas, internet, local etcc…”)

ex: sistema que eu fiz de hotelaria

aonde valor era R$ 50 a hora…
gastei 300 horas… 300*50 = R$15.000,00 + 20% = R$ 18.000,00 o sistema

;D

A

SAP??? Nunca vi tanto canhão pra uma formiga, principalmente em PME… kkk

Dá uma olhada em Soho, Salesforce, Netsuite.

Obviamente, a melhor solução depende do cliente, do negócio dele, das necessidades.

M

erickfm8:
Eu costumo calcular sobre meu valor hora mais 20% por cento, (“uso de maquinas, internet, local etcc…”)

ex: sistema que eu fiz de hotelaria

aonde valor era R$ 50 a hora…
gastei 300 horas… 300*50 = R$15.000,00 + 20% = R$ 18.000,00 o sistema

;D

Esta é uma boa idéia de média estimativa.
Acho que ficou interessante.

Obrigado!

E

;D

D

Na média entre R$ 50,00 - R$ 80,00 / hora.

R

Duas frases problemáticas na minha opinião:

e aqui mora o perigo maior:

Cara, eu ficaria de olho bem aberto. Se quem pediu o sistema quer manter os fontes, e sabe que vai arcar com esse custo, porque não lhe contratam como funcionário logo de uma vez ? Eu tomaria bastante cuidado, porque ? Bom, os caras querem um preço para o sistema, eles querem um termo de sua parte que diga “vai custar X”, pois assim eles limitam o custo e podem medir o investimento. Até aqui tudo bem. Porém, projetos de escopo fechado são praticamente uma ilusão em TI, principalmente em projetos novos. Fatalmente, na hora da entrega vai ter um “ah mas não era bem assim”, “você podia ter deixado mais bonito” ou “só mais um botãozinho”. Ou seja, o que os caras querem é um projeto de escopo aberto, mas custo fixo, o que é uma puta falta de sacanagem.

Acho que nesse caso, o ideal é tocar no melhor estilo Scrum. Você define o preço da sua hora, define um tamanho de sprint e vende as sprints. O cliente tem a garantia de que ao final de cada sprint ele tem algum produto (ai é com você) e você não é explorado. Quando ele decidir que o que ele tem é suficiente ele encerra as entregas, e todo mundo sai feliz.

L

Hoje em dia me dou por satisfeito com meu salário, então parei com os freelas. Motivo: eu descobri - do pior jeito possível - que a sensação que os Freelas te causam são as mesmas das 5 etapas da morte (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação).
Empresa que contrata Freela pra fazer um sistema crítico (ou que tenha a ver com a atividade-fim dela) dificilmente está com boa intenção; ou tá querendo algo barato demais, ou tá enrolando alguém.
Eu ganhei alguma grana com isso, mas hoje em dia acho que a dor de cabeça não vale a pena.
Por R$ 800,00 pila, mestre, o que tu vais ter de stress não compensa nem abrir o Eclipse.
Abraço!

E

Boaa

D

Por R$ 800,00 eu nem ligo o notebook…

B

"Por R$ 800,00 pila, mestre, o que tu vais ter de stress não compensa nem abrir o Eclipse. " +1

R$ 800 por um sistema? fala serio … dae que saem os tipos que f* a area …

A

Bom, não precisa ser um Sistema, basta ser uma solução ou Software… Eu cobro R$ 45,00/h Freela… se eu perder 20 horas em uma solução, cai os R$ 900,00

Isso já aconteceu uma vez e eu fiquei feliz da vida :smiley:

Abs[] a todos…

M

Olha minha dica é cobrar o máximo possível que seu cliente estiver disposto a pagar.

M

Você acha que compensa controle de horas, scrum, pontos de função, isso tudo para um desenvolvedor solo?

G

moscoso.dev:
rmendes08:

Acho que nesse caso, o ideal é tocar no melhor estilo Scrum. Você define o preço da sua hora, define um tamanho de sprint e vende as sprints. O cliente tem a garantia de que ao final de cada sprint ele tem algum produto (ai é com você) e você não é explorado. Quando ele decidir que o que ele tem é suficiente ele encerra as entregas, e todo mundo sai feliz.

Você acha que compensa controle de horas, scrum, pontos de função, isso tudo para um desenvolvedor solo?

Hehe, então isso está acontecendo não só na codificação mas também no gerenciamento:

Criado 28 de setembro de 2011
Ultima resposta 30 de set. de 2011
Respostas 28
Participantes 12