"Prefira composição ao invés de herança"

95 respostas
R

Começo o tópico com esta - amplamente divulgada - citação, de modo a instigar uma discussão…

Aprendi a programar com Java há cerca de um ano. Sou super novato na área, e apesar de já estar inserido no mercado, ainda não tive a oportunidade de trabalhar com Java(estou em outros projetos, bem ociosos por sinal, Java não é o forte da empresa em que sou estagiário). Aproveitando toda essa ociosidade tenho estudado conceitos mais inerentes à OO em si, do que conceitos que dizem respeito somente a plataforma.

Passei a tarde lendo sobre interfaces, busquei leituras em livros sobre Design Patterns, li apostilas da Caelum, artigos na Internet e enfim, todos terminam com a citação do título deste tópico.

Noto que Interface é um assunto de certo modo polêmico, visto a dificuldade que a maioria dos estudantes têm em aprender este conceito(digo isso por observação própria). Já tinha ouvido falar bem por cima no curso sobre Java que fiz ano passado, e notei até que o professor foi bem negligente quanto a esse aspecto da linguagem.

Após essa tarde de leitura e exercícios, consegui aprender o que considerei importante: Pra que servem Interfaces e como aplicá-las.

Reparei que é muito fácil dimensionar um sistema fazendo bom uso da Interface, e que não é um esforço tão maior quanto dimensionar voltado a Herança fazer um sistema voltado a Interface. Passei por alguns projetos anteriormente e guardei alguns diagramas de classes, pois imaginei que seriam úteis no futuro.

Pois bem, com os tais diagramas em mão, todos dimensionados com total ausência de Interfaces, consegui mudar as projeções para um modo menos acoplado e mais voltado à Interface.

Ao contrário do que pensava, não é difícil olhar para um projeto mal feito e enxergar Interfaces em pontos que o analista só viu heranças funestas.

Agora vem o X da questão…