Primefaces 3.5 Final!

117 respostas
L

Primefaces 3.5 Final!

Esta versão traz novos componentes, melhorias de componentes existentes, manutenção, suporte principal RTL, acessibilidade, melhorada e muito mais.

Mudanças notáveis;

Novo componente: Clock
Novo componente: Horizontal Tree
Reimplementado Galleria como um widget nativo
DataTable Multiple Column Sorting
DataTable InCell Editing
Frozen Rows for DataTable
Reimplementado Scrollable-Resizable Tables
Resizable TreeTable
Suporte de conteúdo para selectOneListbox and selectManyMenu
Range Slider
Option Group support for SelectOneMenu
Global Tooltips
Updates to PrimePush and Atmosphere Framework
IE7 não é mais suportado

Suporte RTL:
Muitos componentes importantes, como a datatable, accordion, dialog diálogo árvore, tree e tabview agora suportão a orientação RTL ou usando atributo dir ou a configuração global primefaces.DIR. Mais componentes receberão as melhorias RTL em versões futuras.

Acessibilidade:
Vários componentes são melhoradas com características de acessibilidade, como suporte a teclado e compatibilidade de leitura de tela via ARIA roles-attributes. Como é habitual, a acessibilidade será continuada e será melhorada no futuro.

Lista de Issues Corrigido +200:
Issues

Link para Trailer:
http://vimeo.com/56366203

Links para download:
http://primefaces.org/downloads.html

Link para Guia de Migração:
http://code.google.com/p/primefaces/wiki/MigrationGuide

Link para documentação:
http://primefaces.org/documentation.html

Link para o Demo:
http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf

Novo livro ‘PrimeFaces Cookbook’ (Autores Oleg Varaksin, Mert Çaliskan e Revisor: Hebert Coelho de Oliveira aqui do GUJ).
Packt Publishing:
http://www.packtpub.com/primefaces-leading-jsf-component-suite-cookbook/book
Amazon:
http://www.amazon.com/PrimeFaces-Cookbook-Oleg-Varaksin/dp/[telefone removido]

Chapter 1: Getting Started with PrimeFaces
Chapter 2: Theming Concept
Chapter 3: Enhanced Inputs and Selects
Chapter 4: Grouping Content with Panels
Chapter 5: Data Iteration Components
Chapter 6: Endless Menu Variations
Chapter 7: Working with Files and Images
Chapter 8: Drag Me, Drop Me
Chapter 9: Creating Charts and Maps
Chapter 10: Miscellaneous, Advanced Use Cases

Post da Release:
http://blog.primefaces.org/?p=2436

117 Respostas

G

Apesar das criticas sobre component-based, eu gostei muito do primefaces. Além da grande quantidade de componentes, evolui muito rápido.

Já estou testando a versão 3.5

P

tambem houve alteração na metodologia de manutenção de uma lida aqui:

os componentes do prime sao os melhores

L

Para falar a verdade fiquei surpreso com essa nova politica de manutenção e estou um pouco triste quanto a isso pelo fato de utilizar muito o Primefaces em meus projetos. :cry:

A alguns meses entrei em contato com o Cagatay Civici para verificar quais os procedimentos para ser parceiro Primefaces, papo vem papo vai, o valor para o meu caso custaria apenas $6.000 por 1 ano (Para Partnership), mas os valores do Pro não estão sendo divulgados.

Sei que Primefaces team tem todo o direito de cobrar pelas novas manutenções, mas estou duvidoso quanto a isso, pois pode diminuir a quantidade de desenvolvedores.

Eu sou um que migrei do RichFaces para PrimeFaces quando ocorreu o lançamento com suporte ao JSF2.0.

Espero que adotem uma politica de transparência de preços, com preços acessíveis a todos os públicos.

L

Mas como ele mesmo disse no blog, os bug fixes serão sim liberados para todo mundo, porém ou você espera a release final ou pode aplicar manualmente a correção.
Não é o melhor dos mundos, é verdade.

F

Leandro, qual seria a diferença entre o Partnership e o PRO?

L

Felipe_gdr

A versão PRO é uma garantia de suporte profissional por parte do PrimeFaces Team.
Aqui explica melhor:
http://primefaces.org/support.html

Já o Partner ou Parceiro, tu te torna um parceiro credenciado para atender clientes Primefaces.
Aqui alguns dos parceiros:
http://primefaces.org/partners.html

Eu como empresa estou estudando está possibilidade.

Espero ter respondido a tua duvida.

F

Acho que entendi Leandro.

No caso do Partner, você paga 6000 por ano para poder promover sua empresa como prestadora de serviços relacionados à Primefaces, correto?

Nesse caso você tem que comprovar ter um conhecimento profundo na tecnologia, imagino…

L

Felipe_gdr,

isso 6.000 dólares, mas isso foi uma negociação minha com eles, mas não sei quanto seria para outras empresas, acho que nem deveria ter postado esse valor, acabei citando por causa do assunto anterior.

Isso, você tem que fazer uma prova.

Nos links que eu te passei diz tudo.

abraço

F

houve uma mudança referente às atualizações de versão do PF 3.5

Agora quem quiser atualizar para as versões de manutenção não precisa ser cliente PRO mas tem que pagar USD 49,00 por desenvolvedor por versão.

Quem não quiser pagar pode gerar uma versão a partir do trunk, pois eles vão jogar todas as correções lá.

Seria legal se houvesse um manual sobre como fazer checkout no trunk e gerar essas versões gratuitamente.

Abs

H

Opa, só uma correção ae?

Eu fui apenas revisor do livro, eu não escrevi o livro. [=

L

Hebert Coelho,

atualizado a informação.

L

felipe_gdr,

Ótima notícia, valeu a pena o feedback da comunidade.

L

Muito boa essa versão, muitos erros corrigidos e novas funcionalidades.
Só espero que o Çagatay saiba bem o que está fazendo para não acabar diminuindo o número de desenvolvedores e colaboradores para o PrimeFaces.

F

lleos:
Muito boa essa versão, muitos erros corrigidos e novas funcionalidades.
Só espero que o Çagatay saiba bem o que está fazendo para não acabar diminuindo o número de desenvolvedores e colaboradores para o PrimeFaces.

Pois é, ele está começando a “comercializar” a biblioteca. É justo, pois ele fez um trabalho e tanto desenvolvendo o PF, está na hora dele colher os frutos.

No entanto surge um certo receio sobre quais serão os próximos custos que virão no futuro. De qualquer maneira vou preparar meu aplicativo para que a provável mudança de biblioteca JSF seja o mais rápido e indolor possível.

G

Qual é a dificuldade de baixar do Trunk e compilar?

Na pior das hipóteses faz um ant pra isso, ou usa o Maven e a integração contínua

Os caras estão certos, e isso é uma tendência iniciada pela Jboss

A diferença do software livre para o pago é que em um você depende de mão de obra especializada interna e de outro externa

F

guerios:

Na pior das hipóteses faz um ant pra isso, ou usa o Maven e a integração contínua

A diferença do software livre para o pago é que em um você depende de mão de obra especializada interna e de outro externa

concordo guerios, mas você não acha que essa tendência de comercialização pode se tornar mais forte com o tempo, a ponto de termos que pagar direito de uso, por exemplo? Ou eu tô viajando? rs

H

felipe_gdr:
guerios:

concordo guerios, mas você não acha que essa tendência de comercialização pode se tornar mais forte com o tempo, a ponto de termos que pagar direito de uso, por exemplo? Ou eu tô viajando? rs

Vai aparecer um concorrente free. [=

Relaxa, é sempre assim. [=

G

felipe_gdr:
guerios:

Direitos de uso não, pois vai ferir o princípio primordial do software livre que é basicamente o uso irrestrito sem pagar royalties

O que mudou na comunidade é que não se pode ficar trabalhando, trabalhando, trabalhando de graça, pois grandes corporações começaram a adotar a idéia e elas tem que de alguma forma retribuir, nem que seja pagando por builds :smiley:

F

Justo! :slight_smile:

J

Motivo pra mais um xxfaces surgir, mas concordo que é justo, ele deve ser algo complexo demais pra manter e dar suporte pra ficar sem receber bom investimento, nao é algo comum, entao tem criar niveis de atendimento mesmo ou a Oracle patrocinar. Mas eu particularmente prefiro ficar sossegado no eterno html.

L

guerios:

Não tem problema nisso, compilar é tranquilo, o problema que eu vejo é que, você não vai ter a garantia de estabilidade do código, você vai compilar tudo que está no trunk, bugs, novos componentes e etc. tudo que o Primefaces team estiver comitando, quem sabe se em vez de SVN fosse GIT ficaria mais fácil de trabalhar com as versões, do ponto de vista da comunidade.

Mas eu sou um que irá pagar pelas versões, não me importo em pagar USD 49,00 por elas.

H

leandrokjava:
guerios:

Não tem problema nisso, compilar é tranquilo, o problema que eu vejo é que, você não vai ter a garantia de estabilidade do código, você vai compilar tudo que está no trunk, bugs, novos componentes e etc. tudo que o Primefaces team estiver comitando, quem sabe se em vez de SVN fosse GIT ficaria mais fácil de trabalhar com as versões, do ponto de vista da comunidade.

Mas eu sou um que irá pagar pelas versões, não me importo em pagar USD 49,00 por elas.

Cara, não vejo vantagem alguma em ser GIT e não SVN.

Tudo que você precisa fazer é baixar a nova versão (update que funciona tanto no SVN ou GIT) e compilar. O.o

L

Pois é, sobre o git foi só uma ideia minha, pelo fato de poder fazer forks mais facilmente, talvez usar o github, não sei.

Mas claro, para compilar tanto git e svn é a mesma coisa.

F

leandrokjava:

Mas é 49,00 por desenvolvedor, ou por versão?

L

felipe_gdr,

isso, USD 49,00 por versão para um único desenvolvedor(Acredito que o controle será somente por download mesmo, o que não impede de alguém largar na rede para outros pegarem).

Exemplo:

Até o lançamento do Primefaces 3.6 Release, vai ocorrer algumas atualizações de correção.

Agora neste momento estamos na versão 3.5 Release e daqui alguns dias ou semanas, vai sair o update 3.5.1 e esse será cobrado USD 49,00.
Posteriormente pode sair mais updates como: 3.5.2, 3.5.3. 3.5.4, … e cada uma delas será cobrado individualmente USD 49,00.

Agora vai do desenvolvedor escolher se as correções lançadas é de importância para ele, você não tem a obrigação de compra-la e se você quiser mais a frente você pode adquirir diretamente a versão 3.5.4 por exemplo(quem vem com todas as correções das anteriores), ou seja somente é cobrado por cada versão de update.

Você pode esperar até o lançamento 3.6 Release e não pagar nada por isso.

Espero ter respondido a tua duvida. :slight_smile:

H

leandrokjava:
felipe_gdr,

isso, USD 49,00 por versão para um único desenvolvedor(Acredito que o controle será somente por download mesmo, o que não impede de alguém largar na rede para outros pegarem).

Exemplo:

Até o lançamento do Primefaces 3.6 Release, vai ocorrer algumas atualizações de correção.

Agora neste momento estamos na versão 3.5 Release e daqui alguns dias ou semanas, vai sair o update 3.5.1 e esse será cobrado USD 49,00.
Posteriormente pode sair mais updates como: 3.5.2, 3.5.3. 3.5.4, … e cada uma delas será cobrado individualmente USD 49,00.

Agora vai do desenvolvedor escolher se as correções lançadas é de importância para ele, você não tem a obrigação de compra-la e se você quiser mais a frente você pode adquirir diretamente a versão 3.5.4 por exemplo(quem vem com todas as correções das anteriores), ou seja somente é cobrado por cada versão de update.

Você pode esperar até o lançamento 3.6 Release e não pagar nada por isso.

Espero ter respondido a tua duvida. :slight_smile:

Caraca mano, tu tem grana hein!? O.O

Vamos fazer o seguinte, eu compilo e te envio e cobro apenas 10$ por jar. O.O :lol: :lol: :lol: :lol:

J

Não é ruim pagar, isso é investimento, nunca fui a favor da onda todo software livre, mas mudar as regras no meio do caminho é uma estratégia que no mínimo façam os clientes repensarem sobre o produto. Mas nesse caso deveria ser pago sempre, é complexo demais essa coisa de JSF, parece até aqueles componentes DevExpress.

H

javaflex:
Não é ruim pagar, isso é investimento, nunca fui a favor da onda todo software livre, mas mudar as regras no meio do caminho é uma estratégia que no mínimo façam os clientes repensarem sobre o produto. Mas nesse caso deveria ser pago sempre, é complexo demais essa coisa de JSF, parece até aqueles componentes DevExpress.
Mano, o ruim é pagar pela 3.5, 3.5.1, 3.5.2 uma vez que não são novas features, mas correção de bugs. :open_mouth:

Mas ainda assim tem como ser feito free… então não vejo problema algum. Se eles usarem maven, mais fácil ainda. [=

J

Sei que não parece certo, mas tiveram que decidir algum critério para entrar dinheiro no meio do caminho, realmente é complicado ver uma versão nova sair de alguma coisa e ficar só olhando, ainda mais se for uma correção que você precisa. Hibernate quando sai por exemplo já atualizo na hora e faço testes.

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.

H

Sei que não parece certo, mas tiveram que decidir algum critério para entrar dinheiro no meio do caminho, realmente é complicado ver uma versão nova sair de alguma coisa e ficar só olhando, ainda mais se for uma correção que você precisa. Hibernate quando sai por exemplo já atualizo na hora e faço testes.

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.Foi falado aqui (eu ainda não averiguei) que bastaria baixar o repositório deles que seria possível gerar o código fonte. [=

Sendo assim, se o Primefaces for construído utilizando maven bastaria fazer o download do codigo fonte e mvn clean package que o jar do primefaces estará pronto. [=

Não digo baixar/adicionar no repositório do maven.

Eu não acho correto pagar pela 3.5.1 se olharmos pelo lado de produto. Eu compraria a 3.5 mas ela veio com defeito. a versão 3.5.1 é para corrigir isso. Realmente acho muito estranho eles cobrarem por correção de bug.

Eu paguei pelo Intellij e tenho a versão 12. A cada correção feita (12.1, 12.2), eu faço o download de graça. [=

J

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.Foi falado aqui (eu ainda não averiguei) que bastaria baixar o repositório deles que seria possível gerar o código fonte. [=

Sendo assim, se o Primefaces for construído utilizando maven bastaria fazer o download do codigo fonte e mvn clean package que o jar do primefaces estará pronto. [=

Não digo baixar/adicionar no repositório do maven.

Eu não acho correto pagar pela 3.5.1 se olharmos pelo lado de produto. Eu compraria a 3.5 mas ela veio com defeito. a versão 3.5.1 é para corrigir isso. Realmente acho muito estranho eles cobrarem por correção de bug.

Eu paguei pelo Intellij e tenho a versão 12. A cada correção feita (12.1, 12.2), eu faço o download de graça. [=
É cara, tem razão eles foram infelizes no critério então.

L

É possível que também tenha melhorias nessas releases 3.5.1, 3.5.2…mas a maioria é correção de bug.

K

Dae galera,

Os componentes são ótimos e na minha visão por 49 doletas ainda esta de graça.

Imagino o trabalho que da pra manter uma lib dessas atualizada e em linha com o mercado.

Quantos aqui não fazem projetos e mais projetos, cobram, recebem, tem o seu retorno financeiro potencializado por usar a lib?

Até se não fosse Open Source… eu pagaria.

:o)

F

Imagina o quanto você pagaria por usar o Linux, o Chrome, o Firefox, o JQuery, o Eclipse e até o próprio Java.

kleins:
Dae galera,

Os componentes são ótimos e na minha visão por 49 doletas ainda esta de graça.

Imagino o trabalho que da pra manter uma lib dessas atualizada e em linha com o mercado.

Quantos aqui não fazem projetos e mais projetos, cobram, recebem, tem o seu retorno financeiro potencializado por usar a lib?

Até se não fosse Open Source… eu pagaria.

:o)

K

Grande Felipe,

Na minha visão, por tras de cada modelo OS sempre existe um modelo comercial, uma fonte de receita, caso contrario as coisas não se sustentam.

Dos que você citou, posso pegar os mais obvios e que facilmente me lembro

Chrome = Google
Linux = RH, Suse e por ai vai…
Java = Oracle/Sun…

Por exemplo, se não fosse a Sun, o Java nunca estaria onde esta, nunca seria uma tecnologia de ponta, seria mais uma linguagem nas muitas Open Source que temos por ai.

Essa visão filosófica do OS não se sustenta na ponta sem um modelo comercial…

Mais uma vez digo, na minha opnião, 49 dolares esta de graça, se você usa isso comercialmente deve estimar quanto tempo (e tempo é dinheiro) se economiza.

Abssss

felipe_gdr:
Imagina o quanto você pagaria por usar o Linux, o Chrome, o Firefox, o JQuery, o Eclipse e até o próprio Java.

F

Kleins, não esqueça que o Primefaces já tinha um modelo de negócios, o Primefaces PRO, além de treinamentos também.

Abs!

K

Sim, tinha…

Vai ver não estava dando dinheiro suficiente… ai esta mudando… hehehe

Abs

felipe_gdr:
Kleins, não esqueça que o Primefaces já tinha um modelo de negócios, o Primefaces PRO, além de treinamentos também.

Abs!

R

So tenho uma coisa a dizer: Puta merda!!

J

Devia ser totalmente pago, é uma solução complexa demais pra manter. Fábricas de softwares que gostam de padronizar funcionários e vendem softwares padronizados goela a baixo cai como uma luva essas soluções, tiram muito lucro onde o preço é insignificante.

K

Aqui pra nós economiza muuuuiiitttooo tempo…

M

guerios:

Direitos de uso não, pois vai ferir o princípio primordial do software livre que é basicamente o uso irrestrito sem pagar royalties

O que mudou na comunidade é que não se pode ficar trabalhando, trabalhando, trabalhando de graça, pois grandes corporações começaram a adotar a idéia e elas tem que de alguma forma retribuir, nem que seja pagando por builds :D

Quem falou que SL é uso irrestrito? O que SL garante é a liberdade de modificar o código e redistribuí-lo, mas você pode muito bem vender SL sem problemas. Essa cultura do ‘tudo de graça’ é que confundiu muita gente pra entender que livre <> grátis e manchou a adoção do free software.

G

muito bom preciso me aperfeiçoar mais rs,

L

Acabou de sair o primefaces 3.5.1 com 20 issues resolvidas conforme o post.

http://blog.primefaces.org/?p=2498

Parece que a politica de manutenção também mudou novamente. Agora custa $199,00 por ano.

J

Eu perdi um projeto inteiro quando quebraram a compatibilidade entre a versao 2.3 e 3.0. Após isso nunca mais utilizei jsf. Para mim prefiro frameworks java script e html5 diretamente. Nunca mais dependi de componentes.

J

Parabéns por ter saido desse mundo “web” particular.

M

Mas nesse caso específico é muito mais culpa do Primefaces do que do JSF em si. Se uma versão do JQuery perder a compatibilidade, não daria na mesma? Mesmo aquelas tags HTML5 que foram proposta no primeiro draft e depois recusadas mas alguns navegadores já tinham incorporado elas na engine. Se um dia a Mozilla ou o Chrome resolverem criar um navegador estritamente HTML5 pelo W3C também ocorreria uma quebra de compatibilidade.

R

Ninguem precisa parar de usar JSF por causa do Primefaces, ate mesmo porque existem outros frameworks component-based: icefaces, rich faces, omnifaces… e por ai vai.

J

Mas se for para a pessoa mudar é melhor aproveitar a oportunidade e lidar diretamente com a web de forma mais verdadeira.

J

marcosalex:
Mas nesse caso específico é muito mais culpa do Primefaces do que do JSF em si. Se uma versão do JQuery perder a compatibilidade, não daria na mesma? Mesmo aquelas tags HTML5 que foram proposta no primeiro draft e depois recusadas mas alguns navegadores já tinham incorporado elas na engine. Se um dia a Mozilla ou o Chrome resolverem criar um navegador estritamente HTML5 pelo W3C também ocorreria uma quebra de compatibilidade.

Sim. Com certeza é culpa do primefaces. Daria mais trabalho refatorar com outra biblioteca como richfaces ou outro “faces” da vida do que refazer tudo no final. A questão do jsf é porque a solução é muito lenta comparado com as outras. Jsf faz requisições demasiadas no servidor e em contra partida aplicações escritas diretamente com html5 e javascript te dão controle sobre isso. Nas minhas aplicações hoje o trabalho que a rede tem é de apenas trafegar json. É uma experiência que tive.

T

Será se esse é o melhor? Alguém conhece outros?
http://primefaces.github.com/

J

Mas se for para a pessoa mudar é melhor aproveitar a oportunidade e lidar diretamente com a web de forma mais verdadeira.

Já teve caso de eu ter que abrir um desses componentes na mão para corrigir bugs deles. Não compensa.

R

Bug nunca vai faltar pra gente corrigir.

J

Mas no caso da biblioteca fechada complica. Você pode perder seu projeto.

R

Sim. Nesse caso sim.

T

Já teve caso de eu ter que abrir um desses componentes na mão para corrigir bugs deles. Não compensa.

Isso foi uma resposta?

A

tehackio:

Isso foi uma resposta?

Não foi uma resposta.
Especifique o que deseja tehackio, quer usar o primefaces ou quer o fonte?

T

asousaj:
tehackio:

Isso foi uma resposta?

Não foi uma resposta.
Especifique o que deseja tehackio, quer usar o primefaces ou quer o fonte?

O que passei é um repositório não oficial do primefaces com o jar da 3.5.1 compilado.
Quero saber se alguém usa estes tipos de repositórios.

R

Uso somente repositorios oficiais. Na verdade por opniao pessoal so uso fontes e etc, oficiais.

R

Uso somente repositorios oficiais. Na verdade por opniao pessoal so uso fontes e etc, oficiais.

J

Exatamente. Com html puro por exemplo temos total controle da situacao sem ficar na dependencia de entender essas implementacoes “particulares”.

J

Exatamente. Com html puro por exemplo temos total controle da situacao sem ficar na dependencia de entender essas implementacoes “particulares”.

Foi justamente essa minha experiência.

T

Agora com as releases oficiais pagos (ex. 3.5.1), como vc faz? Esta pagando?

R

Nao, continuo com a versao antiga ate sair a stable, sem ser as versoes release.

Ou seja, 3.5, se sair 3.5.3 , 3.5.7, continuo com a 3.5.0 ate sair a 3.6.0, que segundo o proprio site, a versao final sera disponibilizada gratuitamente.

Lembrando que as versoes release 3.5.x podem ser obtidas atraves de SVN.

T

rof20004:
Nao, continuo com a versao antiga ate sair a stable, sem ser as versoes release.

Ou seja, 3.5, se sair 3.5.3 , 3.5.7, continuo com a 3.5.0 ate sair a 3.6.0, que segundo o proprio site, a versao final sera disponibilizada gratuitamente.

Lembrando que as versoes release 3.5.x podem ser obtidas atraves de SVN.

As versoes release 3.5.x podem ser obtidas atraves de SVN? Minha dúvida é essa. Como faço isso?
Estou tentando mapear quais foram as alterações feitas no trunk que foram aplicadas na 3.5.1 e não encontro. Os comentários de vários commits não informa o id do ticket.

R

https://code.google.com/p/primefaces/source/checkout

http://forum.primefaces.org/viewtopic.php?f=8&t=16841

T

rof20004:

Continuou sem entender.
Quero o jar da 3.5.1 ou as revisões para que possa fazer a integração na tag 3.5.

R

Meu amigo, voce ja trabalhou com SVN alguma vez ?

Voce faz o checkout do projeto, compila na sua maquina e o JAR e gerado na sua maquina.

L

tehackio:
rof20004:

Continuou sem entender.
Quero o jar da 3.5.1 ou as revisões para que possa fazer a integração na tag 3.5.

Ai que está, você não pode obter esse jar, somente está disponível para quem é assinante primefaces Elite.

Oque você pode fazer é baixar e compilar o 3.6-SNAPSHOT que está na trunk, nela contem as correções do 3.5 mas também contem as features da 3.6.

T

rof20004:

Voce faz o checkout do projeto, compila na sua maquina e o JAR e gerado na sua maquina.

Você sabe o que é integrar?
Eu quero transformar a versão 3.5 (TAG) na 3.5.1 trazendo somente as mudanças da 3.5 para 3.5.1.
Não quero a versão instável.

L

Você pode verificar nos commits da trunk cada issue dessas:

https://code.google.com/p/primefaces/issues/list?can=1&q=label%3DTargetVersion-3.5.1+status%3AFixed&colspec=ID+Stars+Type+Status+Priority+TargetVersion+Summary&cells=tiles

e puxar para você, mas realmente é um trabalho chato.

Cara, se você estiver usando para alguns clientes, cobra a licença premium deles e está tudo resolvido. $ 199 por ano $ 16,50 ao mês.
Se não estiver satisfeito você pode migrar para outros frameworks disponiveis como richfaces.

T

leandrokjava:
Você pode verificar nos commits da trunk cada issue dessas:

https://code.google.com/p/primefaces/issues/list?can=1&q=label%3DTargetVersion-3.5.1+status%3AFixed&colspec=ID+Stars+Type+Status+Priority+TargetVersion+Summary&cells=tiles

e puxar para você, mas realmente é um trabalho chato.

Cara, se você estiver usando para alguns clientes, cobra a licença premium deles e está tudo resolvido. $ 199 por ano $ 16,50 ao mês.
Se não estiver satisfeito você pode migrar para outros frameworks disponiveis como richfaces.

Chato ou impossível?
Não vejo nenhuma ligação entre a revision e a issue.
Não ficarei admirado quando fecharem de vez o código e cobrar $1000.
Uma pena ver este framework mudar de política ao ganhar alguns seguidores.
Estão focando no lucro imediato. Assim como outros softwares livre, deveriam pensar nos peixes grandes.

R

tehackio:
rof20004:

Eu quero transformar a versão 3.5 (TAG) na 3.5.1 trazendo somente as mudanças da 3.5 para 3.5.1.

Leia o que voce mesmo escreveu meu filho, voce disse que QUERIA o JAR:

Ou as revisoes… tipo, se quer somente algumas mudanças da 3.5.1, ta tendo alguma dificuldade de olhar no SVN quais sao as mudanças ?

L

Eu sou um assinante Primefaces Elite e recomendo a todos da comunidade que tenham condições.

Praticamente é uma pechincha comparado ao retorno financeiro que eu tenho com ele.

Agora também é possível votar por issue conforme o post:

Valeu muito a pena.

abraço

T

rof20004:
tehackio:
rof20004:

Leia o que voce mesmo escreveu meu filho, voce disse que QUERIA o JAR:

Ou as revisoes… tipo, se quer somente algumas mudanças da 3.5.1, ta tendo alguma dificuldade de olhar no SVN quais sao as mudanças ?

Quero as revisões(commits). Sabé quais foram para a versão 3.5.1?

J

tehackio:

Não ficarei admirado quando fecharem de vez o código e cobrar $1000.
Uma pena ver este framework mudar de política ao ganhar alguns seguidores.
Estão focando no lucro imediato. Assim como outros softwares livre, deveriam pensar nos peixes grandes.

“Há males que vêm para o bem”, encare como oportunidade de mudança e saia desse mundo de componentes.

B

Estou navegando os posts e tentando ajudar a turma…
Vai minha humilde opinião…

Eu como programador sei como trabalhar com html puro e com javascript ou jquery por exemplo,
então, uso componentes SIM, pois aumentam muito a produtividade, além de dar uma aparência legal pra aplicação.

Quando eu preciso alterar um comportamento específico do componente, aplico um javascript puro ou um jquery no bicho, ou dou um Override em algum renderizador e pronto…rs…

Agora, se o cara está começando no mundo web e não manja muito do nível mais baixo, então também não acho uma boa começar usando componentes,
pois pode ficar amarrado.

Minha humilde opiniao…

ABraço

J

bruno_bert:
Estou navegando os posts e tentando ajudar a turma…
Vai minha humilde opinião…

Eu como programador sei como trabalhar com html puro e com javascript ou jquery por exemplo,
então, uso componentes SIM, pois aumentam muito a produtividade, além de dar uma aparência legal pra aplicação.

Quando eu preciso alterar um comportamento específico do componente, aplico um javascript puro ou um jquery no bicho, ou dou um Override em algum renderizador e pronto…rs…

Agora, se o cara está começando no mundo web e não manja muito do nível mais baixo, então também não acho uma boa começar usando componentes,
pois pode ficar amarrado.

Minha humilde opiniao…

ABraço

Se a biblioteca estiver bugada você não resolve com isso. Já aconteceu comigo usando smart gwt e o próprio primefaces. Depois da dor de cabeça que tive aprendi a usar as coisas como devem ser mesmo. É mais fácil e prático usar componentes do html5 e você prover o comportamento e a aparência necessária.

B

Olha html5 é ótimo, mas a maioria dos usuários atualmente ainda usa ie7 e ie8.
Tem muita coisa no html5 que esses browsers não suportam.

Então, caímos na velha questão que depende do requisito do cliente.
Se meu cliente só usa ie9+, ou chrome atual, excelente, vamos usar html5.

Mas se a aplicação vai atingir um publico mais genérico…então, eu voto por usar html puro + jquery (que é crossbrowser).

Mas mesmo assim, minha preferência por questão de produtividade é uma biblioteca de componentes.

Sou novo em java, a unica biblioteca que conheço é o Primefaces, e tem me atendido bem.
Não tenho encontrado bugs, por enquanto…rs

Valew!!

F

Uso primefaces e também não me dei mal com bugs, por enquanto.

Acho que o primefaces é uma baita ajuda no meu caso. Tenho que focar na regra de negócio do meu aplicativo, não posso perder tempo desenvolvendo componentes complexos. Se eu e minha equipe tentássemos desenvolver algo como o prime push, autocomplete ou datatables com filtros, sorts, paginação, provavelmente conseguiríamos, mas levaria um tempão, e provavelmente ficaria mais bugado que o primefaces, que possui uma equipe dedicada, além de uma comunidade que contribui com testes e feedbacks constantes.

E como um outro amigo comentou, caso um dia eu sinta a necessidade de atualizações de correção, os 199 USD por ano seriam um investimento baixo comparado com o retorno. Esse é o preço de 1 dia de trabalho de um bom profissional + ou -.

Abs!!!

R

:?: http://www.primefaces.org/license.html -> “PrimeFaces is open source, [size=18][color=red]completely free [/color][/size] to use and licensed under Apache License V2” :?:

Isso é estrategia “drug dealer”. Você experimenta a droga grátis, fica viciado e depois para ter mais deve pagar.
Anti-ético, isso sim! Cagatay não esta sozinho, Jboss por exemplo é uma outra “droga” (no sentido metafórico pois é um excelente app server) que precisa pagar para ter uma versão compilada e sem os bugs conhecidos.

A mensagem esta sendo a seguinte: comunidade, vocês tem uma versão que não funciona muito bem e é totalmente gratuita (sic), vamos manter o source code mas ninguém consegue compilar e se conseguir vai gerar uma versão com mais bugs ainda.
A versão 3.5.1 deveria estar disponível no repositório, mas não esta la. Esta apenas a 3.6-Snapshot que supostamente é a mais nova versão com muito mais bugs onde o fabricante diz basicamente: “você vai se arriscar em compilar e usar em produção? tsc, tsc, tsc”.

A filosofia open source não é ganhar dinheiro, é ser open source e ponto final. Não é para ser um modelo de negócio pois é um anti-negócio.
Não pago forçado nem $0,01 para um open source. Muito caro para algo grátisl :shock:
Achando que foi algo que me trouxe beneficio efetuarei uma doação seja em especie (doação), aprimorando, relatando bugs, divulgando, sugerindo, …
Ja doei inclusive $10 para o Primefaces no ano passado, quero agora minha doação de volta, canalhas!!! :lol:

Open Source é uma iniciativa altruísta, algo que não existe de fato, por isso estaria fadada a terminar um dia em um universo capitalista. O movimento disso já começou.

Quem iniciou um projeto open source não pode sair mais. Existe um contrato que deve ser honrado e isso é juridicamente muito sério, pode não ser por aqui, mas la fora é.
Se tentar explicar para um juiz no Brasil o que é Open Source ele tem um piripaque pois ainda deve estar absorvendo e discutindo as leis trabalhistas da era Vargas.

O pessoal de tecnologia é bem criativo. Estas iniciativas “freeware” estão usando artimanhas para sair da “roubada” que é o open source.
Roubada pois não se ganha dinheiro diretamente com o produto mas não podem esquecer que ganham outros benefícios como ganhar mercado (market share) muito rápido o que viabiliza outras estrategias como a venda de livros, palestras, treinamento, consultoria. O que eles almejam então? Ganhar o dinheiro e também os benefícios? O mercado não é tão ingenuo .

O mercado precisara pagar para usar versões sem bugs? Então naturalmente o mercado vai comparar melhor, ser mais exigente e se causar prejuízos processar juridicamente para obter ressarcimento dos transtornos causados.
Pagando algo exigiremos “free of bug”, com garantias, manual em português. A lei do consumidor então passa a valer. Exijam a Nota Fiscal !!! :smiley:
E por que usar componentes de uma empresa que mal conhecemos e não de uma IBM, Microsoft ou Oracle que tem muito mais recurso, expertise e infra?

A esperança reside em alguns gurus criarem um novo repositório para dar continuidade aos projetos open sources without bugs. O tempo ira dizer o que vai acontecer com esta nova estratégia da turma fake open source. No “google trends” ja é notável a queda do Jboss ao longo do tempo. Tudo isso corroborando então prepare o seu bolso pois restarão pouquíssimos bons produtos gratuítos.

J

ricardo.harari:
:?: http://www.primefaces.org/license.html -> “PrimeFaces is open source, [size=18][color=red]completely free [/color][/size] to use and licensed under Apache License V2” :?:

Isso é estrategia “drug dealer”. Você experimenta a droga grátis, fica viciado e depois para ter mais deve pagar.
Anti-ético, isso sim! Cagatay não esta sozinho, Jboss por exemplo é uma outra “droga” (no sentido metafórico pois é um excelente app server) que precisa pagar para ter uma versão compilada e sem os bugs conhecidos.

A mensagem esta sendo a seguinte: comunidade, vocês tem uma versão que não funciona muito bem e é totalmente gratuita (sic), vamos manter o source code mas ninguém consegue compilar e se conseguir vai gerar uma versão com mais bugs ainda.
A versão 3.5.1 deveria estar disponível no repositório, mas não esta la. Esta apenas a 3.6-Snapshot que supostamente é a mais nova versão com muito mais bugs onde o fabricante diz basicamente: “você vai se arriscar em compilar e usar em produção? tsc, tsc, tsc”.

A filosofia open source não é ganhar dinheiro, é ser open source e ponto final. Não é para ser um modelo de negócio pois é um anti-negócio.
Não pago forçado nem $0,01 para um open source. Muito caro para algo grátisl :shock:
Achando que foi algo que me trouxe beneficio efetuarei uma doação seja em especie (doação), aprimorando, relatando bugs, divulgando, sugerindo, …
Ja doei inclusive $10 para o Primefaces no ano passado, quero agora minha doação de volta, canalhas!!! :lol:

Open Source é uma iniciativa altruísta, algo que não existe de fato, por isso estaria fadada a terminar um dia em um universo capitalista. O movimento disso já começou.

Quem iniciou um projeto open source não pode sair mais. Existe um contrato que deve ser honrado e isso é juridicamente muito sério, pode não ser por aqui, mas la fora é.
Se tentar explicar para um juiz no Brasil o que é Open Source ele tem um piripaque pois ainda deve estar absorvendo e discutindo as leis trabalhistas da era Vargas.

O pessoal de tecnologia é bem criativo. Estas iniciativas “freeware” estão usando artimanhas para sair da “roubada” que é o open source.
Roubada pois não se ganha dinheiro diretamente com o produto mas não podem esquecer que ganham outros benefícios como ganhar mercado (market share) muito rápido o que viabiliza outras estrategias como a venda de livros, palestras, treinamento, consultoria. O que eles almejam então? Ganhar o dinheiro e também os benefícios? O mercado não é tão ingenuo .

O mercado precisara pagar para usar versões sem bugs? Então naturalmente o mercado vai comparar melhor, ser mais exigente e se causar prejuízos processar juridicamente para obter ressarcimento dos transtornos causados.
Pagando algo exigiremos “free of bug”, com garantias, manual em português. A lei do consumidor então passa a valer. Exijam a Nota Fiscal !!! :smiley:
E por que usar componentes de uma empresa que mal conhecemos e não de uma IBM, Microsoft ou Oracle que tem muito mais recurso, expertise e infra?

A esperança reside em alguns gurus criarem um novo repositório para dar continuidade aos projetos open sources without bugs. O tempo ira dizer o que vai acontecer com esta nova estratégia da turma fake open source. No “google trends” ja é notável a queda do Jboss ao longo do tempo. Tudo isso corroborando então prepare o seu bolso pois restarão pouquíssimos bons produtos gratuítos.

Sem patrocínio para projetos complicados fica difícil mesmo, difícil trabalhar de graça ou para se promover em algo que exija muito esforço e grande responsabilidade. Esses projetos devem ser muito complicados e chatos de manter. No início tudo é divertido mas depois cresce incontrolavelmente o número de clientes e exigências de mercado. O melhor para mim é seguir o que dá mais certo, com mais aberturas e somado ao que é mais usado pela comunidade no geral, nunca vi vantagem para ficar preso em componentes JSF por exemplo, escrever HTML puro é algo que dá certo desde que começou a web, todas as outras tecnologias Web são assim, até .NET está em queda uso de component based.

R

Entendo seu ponto de vista Javaflex e concordo tambem! Todo trabalho deve ser remunerado pois as pessoas precisam comer.

Desenhar quadrados e botoes na tela do computador, enviar um robo para marte, acabar com a corrupção ou promover a paz mundial? Nao entrarei no merito da discussão da complexidade disso.

Acredito que ninguem obriga ninguem a encabeçar um projeto open source e acredito tambem que esta decisão foi tomada para angariar recursos de outra forma e se beneficiar com isso (contribuidores, palestras, livros, consultoria, doação, ego, auto-promoção pessoal, whatever…)

Salvo engano, o Primefaces usa como base da arquitetura outros projetos open sources como Jquery, ThemeRoller, … que tambem tem suas complexidades, isso sem falar nos bonecos dos transformers ( duvido que pagam royalties por uso de imagem :smiley: ).

:arrow: Somente pelo fato de um sujeito ter liderado e encabeçado um projeto open source ou ainda ser o maior contribuidor neste momento não significa que o projeto pertence a ele ou a alguma organização :!:
:arrow: Este projeto pertence a uma comunidade inteira, pertence a qualquer um. :!:

Muitos enviaram bug fix, muitos usam e divulgam somente pelo fato de ser open source e gratuito. Eles ainda continuam a anunciar que é completamente (grifo completamente) gratis.
Open source não é para ser modelo de negócio e esta mais para uma doação ou uma politica transgressora contra um paradigma capitalista.
Tambem nao vou discutir isso ou se apoio ou não este movimento mas acredito que nada me impede, em termos contratuais “open source”, de adquirir esta versão “gratuita-paga” (paradoxal isso) e distribuir livremente para qualquer um.

F

Ricardo,

entendo sua frustração. Mas olhando a questão de um outro ponto de vista, ainda acho que o primefaces continua sendo opensource. O código está lá, aberto, para quem quiser fazer fork, olhar, compilar, modificar. O que está sendo vendido é um serviço. Você pode pedir a um recurso de sua equipe para forkar o repositório e compilar as versões para você, aí não precisa pagar os 199 dólares de anuidade.

Como já disseram aqui na discussão, usar produtos open source não exime nós, clientes, de custos. Existem os custos de manutenção, aprendizado, etc. envolvidos.

Abs!!!

R

Meu sentimento é de indignacao e repudio e nao propriamente de frustação.

Em projetos open source voce não é um cliente, mas um colaborador, mas enfim …

“[i]Muitos programadores estão descontentes quanto à comercialização de software de sistema. Ela pode trazê-los dinheiro, mas ela requer que eles se considerem em conflito com outros programadores de maneira geral em vez de considerá-los como camaradas”

• Richard Stallman[/i]

Nao é viavel fazer fork, olhar, corrigir e compilar este projeto como nao é viavel fazer o mesmo no linux, mysql, eclipse, java, php, android, este blog e outros projetos que ainda são open source na sua raiz.

O espirito do open source (vide free software foundation, manifesto gnu, …) parece que ja era neste projeto. Mais que mero codigo aberto, é uma ideologia.
Mas até ai, “ema ema ema, cada um com seus problemas” :smiley:
Em termos de negócios, o fato é que o TCO ja é alto usando qualquer open source, tornar mais alto (compilar, corrigir, olhar, garfar) inviabiliza totalmente.
A solução viavel é pagar certo? Entao nao é mais gratis e nao colaboraremos mais, vamos cobrar resultados, comparar melhor com outros pagos e exigir que funcione.
Que as regras sejam claras, apenas isso.

R

Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Quem conhece o Debian sabe, até hoje, desde seu início, sempre manteve seu espírito de Free Software, o projeto se tornou tao grande e robusto que hoje recebe doacoes de empresas como IBM e Oracle. Sinceramente, ja estou comecando a estudar o que alguns indicaram aqui e em outros topicos: “Comecar a usar HTML5 + Java”, minha preocupacao vai ser que framework utilizar para fazer o MVC (Conheco o Struts1, mas pretendo usar o Struts2). Enfim, Primefaces perdeu crédito comigo. Acho que o que é bom sobrevive, sem necessidade de fazer este tipo de mudança, que para mim, foi drástica, claro, eles sao livres para fazer o que acharem melhor para o Projeto, mas nunca vi na historia do Open Source acontecer algo desse tipo… Primefaces PRO, Elite … vai caga!!!

M

Engraçado que toda vez que leio um post de alguem reclamando de SL misturando conceitos é sempre alguém com menos de 15 postagens. :lol: :lol:

Quanto ao prime, não acredito que vá mudar muita coisa não. Em todo caso, existem outros frameworks aí justamente pra isso.

R

E’ um indicativo para rever seus conceitos de SL :smiley:

J

Se você trabalha com sistemas realmente personalizados é a melhor coisa que pode fazer, depois que se acostumar vai passar achar mais confortável. Aos poucos vai construindo sua infraestrutura de componentes baseados em HTML conforme a necessidade. Existe também muita coisa pronta ou semi pronta para personalizar, plugins jquery para gráficos, autocomplete, etc. A comunidade HTML é infinitamente maior que JSF. Com o HTML/CSS/JQuery não engessados por recursos intermediários a coisa fica toda a seu controle.

Sobre framework MVC action based server side já trabalhei com Struts2, era muito bom, depois fiquei longe do Java e hoje em dia tenho gostado mais do Spring MVC, onde o pessoal aqui recomenda atualmente. E te recomendo para o lado front-end o Bootstrap que uso no ASP.NET MVC também. Além disso estude jQuery e CSS conforme for necessitando, de preferência trabalhe junto com um design para aumentar a qualidade e você focar no Negócio para melhor retorno de valor e crescimento do todo. Para webapps tem se usado muito frameworks JS MVC client side, mas ainda não vi vantagens para grandes sistemas corporativos. Sobre HTML5 vai com calma usando o necessário e já aceito em produção, como canvas, audio, video e outras coisa que não lembro agora. CSS3 também é interessante, mas deixo pro web designer.

F

concordo com vc Marcos. O PF nunca irá fechar o código e passar a cobrar 1000 USD por versão, senão a comunidade toda migra para outras frameworks. E frameworks boas e baratas sempre existirão.

Vi um post do Catagay do PF, dizendo eles tentaram usar doações para levantar dinheiro, e em 3 meses conseguiram 52 USD. Pô, fiquei com dó do cara, rs. Não vejo sacanagem nessa cobrança que eles estão fazendo agora, é só uma maneira de poder gerar receita, e com isso até melhorar o produto.

F

rof20004:
Cara, eu gosto muito do Primefaces, acho um framework excelente, mas essa questao de sair do foco do que é Free Software e etc, eu particulamente me sinto indgnado.

Quem conhece o Debian sabe, até hoje, desde seu início, sempre manteve seu espírito de Free Software, o projeto se tornou tao grande e robusto que hoje recebe doacoes de empresas como IBM e Oracle. Sinceramente, ja estou comecando a estudar o que alguns indicaram aqui e em outros topicos: “Comecar a usar HTML5 + Java”, minha preocupacao vai ser que framework utilizar para fazer o MVC (Conheco o Struts1, mas pretendo usar o Struts2). Enfim, Primefaces perdeu crédito comigo. Acho que o que é bom sobrevive, sem necessidade de fazer este tipo de mudança, que para mim, foi drástica, claro, eles sao livres para fazer o que acharem melhor para o Projeto, mas nunca vi na historia do Open Source acontecer algo desse tipo… Primefaces PRO, Elite … vai caga!!!

Para MVC action based use o vRaptor

F

marcosalex:
Engraçado que toda vez que leio um post de alguem reclamando de SL misturando conceitos é sempre alguém com menos de 15 postagens. :lol: :lol:

Quanto ao prime, não acredito que vá mudar muita coisa não. Em todo caso, existem outros frameworks aí justamente pra isso.

Concordo com o marcosalex nesta, quanta as… sobre opensource, filosofia não é ganhar dinheiro? Alltruismo?? Espero que os Midi-chlorians consigam suprir as necessidades do corpo do altruista, que vai trabalhar igual um doido, sem receber um centavo para suprir suas necessidades básicas.

Ja que a GNU é a fonte, então vamos citar logo a fonte:
http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Me digam se não é EXATAMENTE isto que o PrimeFaces esta fazendo?

outro trecho:

J

fredferrao:
rof20004:

Se o cara for um desenvolvedor independente e o cliente ficar ciente é uma boa escolha, pois nao esqueca do mercado.

F

javaflex:
fredferrao:
rof20004:

Se o cara for um desenvolvedor independente e o cliente ficar ciente é uma boa escolha, pois nao esqueca do mercado.

Mercado é JSF, como ele quer um action based vRaptor seria uma boa, Struts? Alguem ainda inicia um projeto do zero usando Struts nos dias atuais? Pelo que vejo não é muito comum.

J

fredferrao:
javaflex:
fredferrao:
rof20004:

Mercado é JSF, como ele quer um action based vRaptor seria uma boa, Struts? Alguem ainda inicia um projeto do zero usando Struts nos dias atuais? Pelo que vejo não é muito comum.

JSF é mercado tambem mas só para quem gosta de component based e quem acha que especificacao padrao significa alguma coisa para a realidade. Spring Mvc é o que uso atualmente action based, muito usado mundialmente, já VRaptor nao, apesar de excelente.

F

javaflex:
fredferrao:
javaflex:
fredferrao:
rof20004:

JSF é mercado tambem mas só para quem gosta de component based e quem acha que especificacao padrao significa alguma coisa para a realidade. Spring Mvc é o que uso atualmente action based, muito usado mundialmente, já VRaptor nao, apesar de excelente.

Tinha me esquecido do Spring, sim, Spring e JSF são o mercado, só discordo que JSF é mercado pra quem gosta de component, ele simplesmente se tornou o mercado(nem estou discutindo os motivos), basta olhar para as vagas, a vasta maioria pede ou Spring ou JSF ou logo ambos.

J

fredferrao:
javaflex:
fredferrao:
javaflex:
fredferrao:
rof20004:

Tinha me esquecido do Spring, sim, Spring e JSF são o mercado, só discordo que JSF é mercado pra quem gosta de component, ele simplesmente se tornou o mercado(nem estou discutindo os motivos), basta olhar para as vagas, a vasta maioria pede ou Spring ou JSF ou logo ambos.

Que JSF é muito forte no mercado é indiscutível, isso concordo, mas só quis dizer alguns motivos que levaram a isso, não por simplesmente virar. A maioria foi atraída pelas facilidades iniciais do JSF para soluções de UI ricas pouco personalizadas. Além disso por ser padrão da Sun/Oracle, encorajou as empresas adotarem por achar que isso é mais garantido, só que sabemos que na real tudo muito é relativo. A Sun quis competir com ASP.NET WebForms na época que era valorizado, conseguiu, fez melhor, mas agora Web em .NET só cresce em action based ou REST. Tudo tem o seu espaço, mas só na comunidade Java existe atualmente ainda muito valor por component based.

L

Saiu o primefaces 3.5.2

http://blog.primefaces.org/?p=2542.

L

É senhores, eu utilizo jsf a um bom tempo, mas tenho repensando muito a idéia de alguns projetos, estamos estudando a utilização do bootstrap + algum action based, mas para ser sincero seria ótimo se eu pudesse usar jsf + boostrap.

Sei que tem o primefaces bootstrap, mas será que é futuro?

Acho que vou até abrir um tópico somente falando sobre isso.

J

Não, isso é só uma maquiagem, as desvantagens do JSF continuam. Vá mesmo HTML4-5/JQuery/CSS2-3, Bootstrap e action based.

L

Pois é javaflex, estou pensando bastante no VRaptor, achei muito bom o trabalho que a Caelum fez com ele e o VRaptor 4 vai ser integrado com CDI, achei bem bacana a ideia.

Mas realmente aqui na nossa empresa somos somente um grupo de sócio programadores e somos uma negação no quesito interface e o jsf- primefaces resolve isso facilmente.

Tenho algumas duvidas referente a utilização de requesições ajax no formato action based.

no caso do jsf, tenho os redenred, no primefaces temos opções de escolhar como ajax update e outros.

No caso da utilização de algum action based, como eu faria isso? vou precisar trabalhar diretamente com javascript/jquery?

Acho que a minha produtividade vai cair muito nesse quesito.

O que eu quero é que meus sistemas sejam responsive design, e realmente estou com essas duvidas.

J

Se possível contratem um web design, com isso vão entregar trabalhos mais bonitos e personalizados, serão melhores vistos, mais valorizados e os programadores terão mais tempo pra entregar mais valores para o negócio. Além de aumentar os tipos de oportunidades, como sites. Mas tudo isso depende dos objetivos de vocês.

A grosso modo sem entrar em detalhes de serialização, a Action (um método da Controller) vai receber objetos que você postar via ajax, trafegados no formato json.

leandrokjava:
no caso do jsf, tenho os redenred, no primefaces temos opções de escolhar como ajax update e outros.

No caso da utilização de algum action based, como eu faria isso? vou precisar trabalhar diretamente com javascript/jquery?

Sim JQuery na maioria das vezes, que ajuda a simplificar JavaScript/DOM/AJAX.

Depois do aprendizado e uma infra básica montada, a pessoa gostando, passa a achar mais produtivo, por não ficar preso ou quebrando a cabeça com componentes-servidor, que são particulares demais.

Bootstrap por exemplo ajuda muito nisso, inclusive na parte de layout básico que é uma das suas preocupações.[/quote]

VRaptor é excelente e muito produtivo, mas por eu dar mais peso ao mercado uso SpringMVC ou Asp.Net MVC no caso do .NET.

L

Javaflex,

legal compreendi, como nós já trabalhamos no formato serviço ejb/webservice facilita mais ainda essa migração.

Acabei de baixar um projeto SpringMVC + Bootstrap do GitHub, vou dar uma avaliada nele também.

Realmente o Vraptor é muito bom, mas o SpringMVC é a nivel Global, mas torço muito para o VRaptor Bombar simplesmente pelo fato de ser Brasileira.

valeuzão Javaflex! esclareceu muitas duvidas. Obrigado

L

Constribuindo um pouco mais, o jsf 2.2 vai trabalhar num formato novo integrado ao HTML5.
Neste slide fala um pouco, quem sabe está ai a possivel integração ao boostrap.

J

leandrokjava:
Constribuindo um pouco mais, o jsf 2.2 vai trabalhar num formato novo integrado ao HTML5.
Neste slide fala um pouco, quem sabe está ai a possivel integração ao boostrap.

Reconheceram que encapsular HTML/JS/CSS nunca foi boa ideia.

L

Pois é, ainda bem que reconheceram isso.
A previsão da Release é para final deste mês que vem junto com JavaEE 7, claro que depois vai ter varios updates.
Mas se eu puder usar as page action dele e usar o html puro vai ser ótimo.

L

Aqui tem um exemplo jsf 2.2 + html5:

http://weblogs.java.net/blog/edburns/archive/2012/11/01/html5-friendly-markup-jsf-22

Vou colar aqui:

&lt; !DOCTYPE html&gt;
&lt; html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
     xmlns:jsf="http://java.sun.com/jsf" xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"&gt;
    &lt; head jsf:id="head"&gt;
        &lt; title&gt;Putting it all together &lt; /title&gt;
        &lt; script jsf:target="body" jsf:name="js.js"/&gt;
        &lt; link jsf:name="css.css" rel="stylesheet" type="text/css" /&gt;
    &lt; /head&gt;
    &lt; body jsf:id="body"&gt;
        &lt; form jsf:id="form" jsf:prependId="false"&gt;
            &lt; label jsf:for="name"&gt;Name &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="name" type="text" jsf:value="#{complex.name}"&gt;
                &lt; f:ajax execute="@this" render="progress"/&gt;
            &lt; /input&gt;
            &lt; label jsf:for="tel"&gt;Tel &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="tel" type="tel" jsf:value="#{complex.tel}"&gt;
            &lt; /input&gt;

&lt; label jsf:for="email"&gt;Email &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="email" type="email" jsf:value="#{complex.email}"&gt;
            &lt; /input&gt;

&lt; label for="progress"&gt;Progress &lt; /label&gt;
            &lt; progress jsf:id="progress" max="3"&gt;#{complex.progress} of 3 &lt; /progress&gt;

&lt; /form&gt;
    &lt; /body&gt;
&lt; /html&gt;

Achei bem bacana, se ele realmente permitir eu ter controle total sobre o html5 + css + js, vai dar certinho.

J

leandrokjava:
Aqui tem um exemplo jsf 2.2 + html5:

http://weblogs.java.net/blog/edburns/archive/2012/11/01/html5-friendly-markup-jsf-22

Vou colar aqui:

&lt; !DOCTYPE html&gt;
&lt; html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
     xmlns:jsf="http://java.sun.com/jsf" xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"&gt;
    &lt; head jsf:id="head"&gt;
        &lt; title&gt;Putting it all together &lt; /title&gt;
        &lt; script jsf:target="body" jsf:name="js.js"/&gt;
        &lt; link jsf:name="css.css" rel="stylesheet" type="text/css" /&gt;
    &lt; /head&gt;
    &lt; body jsf:id="body"&gt;
        &lt; form jsf:id="form" jsf:prependId="false"&gt;
            &lt; label jsf:for="name"&gt;Name &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="name" type="text" jsf:value="#{complex.name}"&gt;
            &lt; /input&gt;
            &lt; label jsf:for="tel"&gt;Tel &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="tel" type="tel" jsf:value="#{complex.tel}"&gt;
            &lt; /input&gt;

&lt; label jsf:for="email"&gt;Email &lt; /label&gt;
            &lt; input jsf:id="email" type="email" jsf:value="#{complex.email}"&gt;
            &lt; /input&gt;

&lt; label for="progress"&gt;Progress &lt; /label&gt;
            &lt; progress jsf:id="progress" max="3"&gt;#{complex.progress} of 3 &lt; /progress&gt;

&lt; /form&gt;
    &lt; /body&gt;
&lt; /html&gt;

Achei bem bacana, se ele realmente permitir eu ter controle total sobre o html5 + css + js, vai dar certinho.

Valeu por compartilhar. Esse exemplo está permitindo mais controle dos elementos básicos sim, apesar de alguma intrusão. Mas o que está relacionado a progress continua amarrado.

L

Não sou um expert em HTML5, mas acho que a tag progress é nativa do html5.
Não consegui ver nada amarrado ali.

J

leandrokjava:
Não sou um expert em HTML5, mas acho que a tag progress é nativa do html5.
Não consegui ver nada amarrado ali.

Tem razao, so tinha visto a parte de ajax pro progress.

L

Voltando ao assunto do primefaces.

Alguém está conseguindo fazer comentarios no blog do Çagatay?
http://blog.primefaces.org/

Todos os ultimos posts tem comentários, mas não é possivel que eu comente.

M

Tem um livro recem lançado da Editora Ciencia moderna eu comprei ele logo que lancou, recomendo muito bom já estou nas ultimas paginas do livro que é bem intuitivo adorei

segue o link

http://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/java---primefaces---ireport--desenvolvendo-um-crud-para-web.html

L

JavaServer Faces 2.2 - HTML5 Friendly Markup

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gQzTQPVUttI[/youtube]

F

show de bola esse video!

F

A parte de Library Contracts não ficou muito claro para mim. Qual é diferença dessa nova função para o bom e velho Template?

F

VRaptor é muito bom. IMO, melhor que o Spring MVC. Mercado agente que faz. Tenho convencido vários desenvolvedores a testarem o VRaptor, ministrei palestras, minicursos e a maioria gosta muito do resultado com ele. SpringMVC é muito bom mas pra mim fica em 2º lugar, se tratando de frameworks action-based.

Sobre o JSF programei muito tempo com ele e foi bom enquanto durou, justamente graças ao Richfaces e depois Primefaces. Se precisar ainda uso. Mas tenho tentado adotar uma arquitetura baseada em REST, trafegando JSON, com frameworks front-end como JQuery, Twitter Bootstrap, Less, AngularJS.

L

Concordo com voces que nao seria interessante ficar amarrado a sistemas web orientado a componentes como o prime, mas sinceramento estou apaixonado pela ferramenta, estou utilizando a versao 3.4.2 e estou conseguindo fazer inúmeros componentes com requisições ajax funcionando perfeitamente, e incrivel que depois que voce pega a “manha” de usar partialSubmits, update, process, voce consegue construir componentes complexos em minutos e funcionando, eu aconselho!!!

M

Tem como usar o primefaces + Spring MVC ???

É errado ???

Não é uma boa pratica ???

Por que ???

Enqnto ao Primefaces + Spring Securirty … ??
Pode usar ou teria que ter um Spring MVC + Spring Security + Primefaces ?

Criado 5 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 11 de nov. de 2013
Respostas 117
Participantes 23