Queue<Integer> inter = new PriorityQueue<Integer>();
inter.offer(15);
inter.offer(14);
inter.offer(11);
System.out.println(inter);// aqui imprimi [11, 15, 14] não teria que ser [11, 14,15] ?
System.out.println(inter.poll());// depois eu tiro o 11...
System.out.println(inter);dai mostra [14, 15]... não entendi isso direito alguem poderia me explicar ?
PriorityQueue
18 Respostas
De onde foi essa questão?
Quando você executa o método poll ele irá recuperar e remover o primeiro(de acordo com a prioridade) da fila.
PriorityQueue utiliza ou ordenamento natural ou um ordenamento definido pelo usuário. E o metodo poll retorna a maior prioridade removendo da fila.
Primeiro vc só imprime os elementos contido dentro de inter.
Segundo vc retira o elemento de maior prioridade.
Terceiro vc reezibe a sua fila.
Kra tem algum erro ai por não usar a inerface Comparable. Não sei explicar isso. Mas a documentação fala sobre o ordenamento natural não utlizando Comparable.

é cara intaun eu não entendi tbm mais juro executo assim aqui na minha máquina 
Ola.
Pelos meus teste ele só classifica a primeira prioridade quando há offer(), deve ser para caso tu chame um peek().
Mas quando tú realiza um poll() ele ordena todos.
Talvez realize ações como essa para evitar o overhead
Ola.
Pelos meus teste ele só classifica a primeira prioridade quando há offer(), deve ser para caso tu chame um peek().
Mas quando tú realiza um poll() ele ordena todos.
Talvez realize ações como essa para evitar o overhead
Mateu se prestar atenção vai perceber que a ordem dele de inserção é a seguinte. 15, 14 e 11, ou seja, uma ordem inversa da natual. Quando ele exibe a primeira vez ele exibe em uma ordem que deveria ser a natural mas não está sendo. A diferença entre peek() e poll é que peek() retorna o elemento de prioridade mais alta sem remover e poll() retorna o mesmo removendo.
Se por acaso vc fizer um teste e trocar poll() por peek() vai perceber que a saida vai ser mesma exibida na primeira vez.
public static void main(String[] args) {
Queue<Integer> q = new PriorityQueue<Integer>();
q.add(19);
q.add(18);
q.add(15);
q.add(12);
q.add(11);
System.out.println(q);
System.out.println(q.peek());
System.out.println(q);
System.out.println(q.poll());
System.out.println(q);
}
Anderson, realizando os testes acima que eu conclui isso (posso e devo estar errado), as saídas foram:
[11, 12, 18, 19, 15]
11
[11, 12, 18, 19, 15]
11
[12, 15, 18, 19]
Ou seja sempre a fila insere o primeiro elemento pela inportância (tavez para não ter que processar quando se usa algum método de manipulação, já que isso sempre resulta em manipular o primeiro elemento), e só posteriormento quando se remove um objeto com peek ou remove ele classifica a fila, já que talvez isso ocorreria posteriormente com maior frequência :D
Bom isso é apenas uma especulação, olhei no documento e não ache !
Kra eu sinceramente não entendi muito oq vc quiz dizer, mas a K&B fala que PriorityQueue utiliza um tipo de fila que eu denominei de PIPO "Priority in Priority out" ela fala também que vc pode utilizar seu próprio ordenamento implementando a interface Comparable ou utilizando a ordem natural onde por exemplo 1 tem maior prioridade que 2.
O seu código resultou na minha máquina a mesma resposta. Mas eu fiz uma pequena modificação:Queue<Integer> q = new PriorityQueue<Integer>();
q.add(19);
q.add(18);
q.add(15);
q.add(12);
q.add(11);
System.out.println(q);
System.out.println(q.peek());
System.out.println(q);
System.out.println(q.poll());
System.out.println(q);
q.add(8);
System.out.println(q);
O resultado foi:
[11, 12, 18, 19, 15]
11
[11, 12, 18, 19, 15]
11
[12, 15, 18, 19]
---------------------------
[8, 12, 18, 19, 15]
15 não teria mais prioridade que 18? heheh Bem estranho isso.
:roll:
Realmete, muito estranho!
Pois antes de tu inserir algo, o Queue já estava classificado, não seria mais fácil para o compilador manter tudo classificado e inserir o novo elemento no local correto, ou esse resultado seria a bagunça que a fila faz para arrumar o primeiro elemento? :? :shock:
Reforço que acho que sempre o primeiro elemento vai estar classificado, pois seria para evitar overhead no momento de utilizar os métodos de manipulação! 
Oi pessoal,
A documentacao nao diz que PrioriyQueue mantem a lista ordenada (sorted) certo?
O que acontece eh que no momento de recuperar os elementos, eles sao recuperados pela prioridade, que no caso, eh pela ordenacao natural.
Nao seria isso?
Depois de muito estudar a forma de como é feito essa classificação que a K&B diz ser de forma natural eu cheguei a seguinte conclusão:
No momento em que vai ser inserido ele verifica se é menor que a primeira posição. Se for ele insere no inicio e faz um ordenamento com troca de posições mantendo a primeira posição inalteravel.
Se for maior ele insere no final. E não faz ordenamento nenhum. E se for um numero que não é nem menor que a primeira posição e nem maior que a ultima ele insere no final e novamente não faz ordenamento nehum.
Segue meu exemplo que me fez chegar a esta conclusão:
Queue<Integer> q = new PriorityQueue<Integer>();
q.add(8);
System.out.println(q);
q.add(7);
System.out.println(q);
q.add(6);
System.out.println(q);
q.add(5);
System.out.println(q);
q.add(4);
System.out.println(q);
q.add(3);
System.out.println(q);
q.add(2);
System.out.println(q);
q.add(1);
System.out.println(q);
q.add(10);
System.out.println(q);
q.add(9);
System.out.println(q);
Resultado:
[8]
[7, 8]
[6, 8, 7]
[5, 6, 7, 8]
[4, 5, 7, 8, 6]
[3, 5, 4, 8, 6, 7]
[2, 5, 3, 8, 6, 7, 4]
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8]
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10]
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10, 9]
Não sei se ajuda a esclarecer as dúvidas, mas verifiquei o código do sdk e vejam só:
primeiro o método offer:public boolean offer(E e) {
if (e == null)
throw new NullPointerException();
modCount++;
int i = size;
if (i >= queue.length)
grow(i + 1);
size = i + 1;
if (i == 0)
queue[0] = e;
else
siftUp(i, e);
return true;
}
no caso apresentado ele chama sempre o siftUp.
private void siftUp(int k, E x) {
if (comparator != null)
siftUpUsingComparator(k, x);
else
siftUpComparable(k, x);
}
private void siftUpComparable(int k, E x) {
Comparable<? super E> key = (Comparable<? super E>) x;
while (k > 0) {
int parent = (k - 1) >>> 1;
Object e = queue[parent];
if (key.compareTo((E) e) >= 0)
break;
queue[k] = e;
k = parent;
}
queue[k] = key;
}
Nesse exemplo, quando se tem quantidade elementos ímpares na queue a probabilidade de erro é menor, vejamos:
a situação de ter os dois primeiros elementos [14,15] e sendo inserido o elemento 11.
o método siftUpComparable é chamado recebendo os parâmetros: 2 e 11
Observe então que k tem o valor 2, logo em seguida parent receberá 0 e key tem o valor 11.
Nessa linha if (key.compareTo((E) e) >= 0) ocorrerá a comparação de 11.compareTo(14) que retornará 1 e será >= 0, logo break, sai do laço e a inserção ocorre na última posição, ou seja, a queue fica com os valores:
[14,15,11]
E depois no siftDown ocorre a inversão de 14 com 11.
Outras partes da sdk:
public boolean add(E e) {
return offer(e);
}
public E peek() {
if (size == 0)
return null;
return (E) queue[0];
}
public E poll() {
if (size == 0)
return null;
int s = --size;
modCount++;
E result = (E) queue[0];
E x = (E) queue[s];
queue[s] = null;
if (s != 0)
siftDown(0, x);
return result;
}
private void siftDown(int k, E x) {
if (comparator != null)
siftDownUsingComparator(k, x);
else
siftDownComparable(k, x);
}
private void siftDownComparable(int k, E x) {
Comparable<? super E> key = (Comparable<? super E>)x;
int half = size >>> 1; // loop while a non-leaf
while (k < half) {
int child = (k << 1) + 1; // assume left child is least
Object c = queue[child];
int right = child + 1;
if (right < size &&
((Comparable<? super E>) c).compareTo((E) queue[right]) > 0)
c = queue[child = right];
if (key.compareTo((E) c) <= 0)
break;
queue[k] = c;
k = child;
}
queue[k] = key;
}
Esse é a forma de atuação dos algoritmos otimistas, observem que na operação de siftDownComparable, ele reposiciona o último elemento, na realidade o método é chamado passando os valores 0 e o valor da última posição da queue.
O erro é gerado na inserção e corrigido na remoção, mas tanto no melhor caso, quanto no pior, o elemento de "maior prioridade" encontra-se sempre na posição 0 da queue.
fw
Obs:
▪ Algoritmos Otimistas: Permite a ocorrência da inconsistência, porém toma medidas para sua correção.
[editado]
Ops: já na primeira inserção ocorreu o erro, ou seja, a queue estava com [15,14] quando foi chamado o método offer com o argumento 11.
[/editado]
Quando se tenta inserir um número ele verifica se é menor do que o número existente na primeira posição, se é menor e insere no inicio e em seguida realiza um ordenamento. As inserções no inicio foram:
[8]
[7, 8]
[6, 8, 7]
[5, 6, 7, 8]
[4, 5, 7, 8, 6]
[3, 5, 4, 8, 6, 7]
[2, 5, 3, 8, 6, 7, 4]
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8]
Se o númerio for maior que o da primeira posição então ele insere no final e não realiza ordenamento nenhum. A tentativa de inserção foi o número 10:
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10]
Se o número não for nem menor que o número da primeira posição e nem maior que a da ultima posição ainda sim ele insere no final e novamente não realiza ordenamento nenhum. A tentativa de inserção foi o número 9:
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10, 9]
Obs: Não consegui entender como funciona o ordenamento.
Pessoal o PriorityQueue quando chamando System.out.println(…) chamará o metodo toString() para imprimir os elementos. tenham em mente que o PriorityQueue ordena os elementos em ordem natural isto é 1 antes de 2, 2 antes de 3, a não ser que nos passamos um comparator para o construtor do mesmo. Embora a chamada a System.out.println() não esteja ordenado é por que PriorityQueue extends AbstractQueue e AbstractQueue extends AbstractCollection.
AbstractCollection.toString() “retorna uma representação de uma string atravez de um iterator” sendo que este iterator não garante a ordem dos elementos .
Valew." :twisted:
Beleza Raff,
de fato no javadoc está descrito:
(...)
* this class and its iterator implement all of the
* <em>optional</em> methods of the {@link Collection} and {@link
* Iterator} interfaces. The Iterator provided in method {@link
* #iterator()} is <em>not</em> guaranteed to traverse the elements of
* the priority queue in any particular order. If you need ordered
* traversal, consider using {@code Arrays.sort(pq.toArray())}.
(...)
Mas o erro, acredito que realmente aconteça, porque se você buscar verificar os métodos que descrevi eles realmente possuem falhas (previstas e tratadas, mas elas estão lá e são fáceis de verificar):
Olhe esse teste:public static void main(String[] args) {
// TODO code application logic here
java.util.PriorityQueue<Integer> qMax = new java.util.PriorityQueue<Integer>();
java.util.PriorityQueue<Integer> qMin = new java.util.PriorityQueue<Integer>();
Integer um = 1;
Integer dois = 2;
Integer cinco = 5;
Integer oito = 8;
Integer dez = 10;
System.out.println("Situação com apenas 1 elemento: ");
qMax.add(cinco);
qMin.add(cinco);
System.out.println("Max:"+qMax);
System.out.println("Min:"+qMin);
qMax.add(oito);
qMin.add(dois);
qMax.add(dez);
qMin.add(um);
Object[] array = qMin.toArray();
for(Object o : array ) {
System.out.println(o);
}
}
Saída produzida:
Situação com apenas 1 elemento:Os métodos na integra como estão implementados no jsdk:
Max:[5]
Min:[5]
Max:[5, 8]
Min:[2, 5]
Max:[5, 8, 10]
Min:[1, 5, 2]
1
5
2
private transient Object[] queue;
//(..)
public Object[] toArray() {
return Arrays.copyOf(queue, size);
}
Um detalhe de menor importância, a classe interna que implementa o iterator de PriorityQueue utiliza um ArrayDeque sem ordenação, logo os elementos ficam na mesma posição que estavam no vetor interno queue.
fw
doido neh 
Quando se tenta inserir um número ele verifica se é menor do que o número existente na primeira posição, se é menor e insere no inicio e em seguida realiza um ordenamento. As inserções no inicio foram:
[8]
[7, 8]
[6, 8, 7]
[5, 6, 7, 8]
[4, 5, 7, 8, 6]
[3, 5, 4, 8, 6, 7]
[2, 5, 3, 8, 6, 7, 4]
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8]Se o númerio for maior que o da primeira posição então ele insere no final e não realiza ordenamento nenhum. A tentativa de inserção foi o número 10:
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10]Se o número não for nem menor que o número da primeira posição e nem maior que a da ultima posição ainda sim ele insere no final e novamente não realiza ordenamento nenhum. A tentativa de inserção foi o número 9:
[1, 2, 3, 5, 6, 7, 4, 8, 10, 9]Obs: Não consegui entender como funciona o ordenamento.
Pessoal,
Essa questão é muito facil. A classe PriorityQueue utiliza uma estrutura da dados chamada Heap. Que é uma estrutura de árvore binária (sem a ordenação da arvore binaria) que mantém o elemento de maior prioridade na raiz. basta dar uma lida nessa estrutura de dados e vc’s vao entender.
T+
A unica garantia que um heap da é a seguinte:
elemtento X > elemento 2X
element X > elemento 2 X
entao o primeiro elemento sera maior que o 2o eo o 3o.
o 2o elemento sera maior que o 4o e o 5o, mas nao necessariamente maior que o 3o!
o 3o ser maior que o 6o e que o 7o.
assim por diante…
e quando voce remove/insere elementos, ele se rearranja rapidamente para manter essa propriedade