Problema com Tomcat 6 no WinVista

23 respostas
Y

Boa tarde!

Galera, estou tendo um pequeno problema com o Tomcat no Windows Vista. Instalei o Tomcat 6.0.13 e, na instalação, selecionei a opção de instalar um serviço relacionado a ele, de modo que o Tomcat ficasse rodando em segundo plano automaticamente ao ligar o PC. Quando termina a instalação e o Tomcat dá o startup, roda normalmente o serviço, mostrando um ícone perto do relógio do Windows indicando o status do server.

Entretanto, se eu reinicio o computador (e assim ocorre em todas as inicializações do sistema) sempre é apresentada uma mensagem assim:

Acesso negado.
Unable to open the service “tomcat6”.

Dou um OK e, é claro, o ícone de status não aparece. Se tento acessar o localhost:8080, o browser mostra como se estivesse carregando lentamente mas nunca carrega. Se entro na pasta do tomcat e executo o arquivo tomcat6w.exe, é exibida a mesma mensagem citada acima. Se tento executar o tomcat6.exe a janela do prompt abre, o server aparece aparece como carregado e funciona ok.

Alguém já teve esse problema e/ou sabe a causa? Pesquisando na web li algo sobre um problema com aqueles alias do Windows, onde a pasta se chama Arquivos de Programas mas para os softwares é mostrada como Program Files. Baseado nisto, reinstalei o tomcat, desta vez colocando-o na raíz do HD ( C: ), mas o problema persistiu.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

23 Respostas

A

Cara não sei que problema esta acontecendo com vc, mais já tive vários problemas com o windows vista, entre os software photoshop cs3, Tomcat, sei lá eu particulamente uso o Linux e nunca tive problema

Abraços

T

Bom, é sempre bom olhar os arquivos de log (no diretório de instalação do Tomcat esses logs costuma ficar em um diretório “logs”), e os logs do Event Viewer, para ver por que é que o tal serviço não subiu. Pode ser algum problema de permissão (que está mais grave no Windows Vista), ou então o Tomcat está tentando acessar uma porta que o firewall barrou (fora a 8080 ele abre uma porta para shutdown, se não me engano a 8016 - veja nos logs do Event Viewer.)

Y

Cara, eu editei meu primeiro post acima alterando algumas coisas sobre os executáveis. Olhei todos os arquivos de log da pasta logs e não encontrei nada relevante. Sobre esse Event Viewer, não sei do que se trata (?!?). OBS.: quando tentei acessar o Thread Dump (uma opção do menu do ícone de status do Tomcat) ocorreu um erro dizendo que não era possível acessar ou abrir o serviço Event Metux. Isso faz algum sentido?

Reinstalei o Tomcat (várias vezes por sinal). Numa dessas vezes desmarquei a opção de native, onde o Tomcat baixa uma DLL para tornar a performance do server melhor e acreditei que talvez a DLL pudesse conter comandos inespecificados no Vista; não obtive êxito. Então resinstalei e desmarquei a opção de Service, de modo que ele não carregue automaticamente. Percebi, entretanto, que o mesmo problema ocorre se eu tentar rodar o tomcat6w.exe (executável responsável pelo serviço).

A solução que encontrei foi instalar o Tomcat sem a opção de execução automática e, quando eu preciso rodar ele, executo o tomcat6.exe que abre o prompt e roda o server, a janelinha é meio “incômoda”, mas pelo menos o container tá rodando. ^^

T

Hum, é que no Windows Vista eu não sei o nome certo do “Event Viewer” em português, ou onde posso acessá-lo através dos menus (embora o nome do executável seja eventvwr.exe)

Se quiser rodar o Event Viewer, basta abrir uma janelinha do DOS e rodar “eventvwr.exe”.

Mas isso é essencial quando você vai lidar com serviços e qualquer versão do Windows que não seja 98 ou ME.

N

Cara já utilizo o Vista já tem um bom tempo, mas o Tomcat eu rodo somente pela pasta (sem a Instalação), mas vou dar um palpite como no Vista você utiliza ele sem a permissão de Adminitrador propriamente dita, quando é necessário a permissão aparece aquela tela que escurece e pede a senha, acredito que esteja ai o problema, tente dar à aplicação a permissão de Administrador, acho que deva ser isso.

Y

thingol, rodei o eventvwr, mas não encontrei nada relacionado ao Tomcat.

neohacker, entrei na pasta e coloquei o tomcat6w.exe pra rodar com privilégios de admnistrador e sob emulação de WinXP. Agora está rodando certinho, só há a inconveniência de, ao rodar o Tomcat Monitor, é necessário clicar em Permitir sempre, mas nada que um pouco de boa vontade não resolva.

Valew pela ajuda ae pessoal.

PS.: a conclusão a que cheguei é que o Tomcat, uma vez não tendo sido escrito com propósito de total compatibilidade com o Vista, tem problemas relacionados à segurança na execução de serviços que está, de modo geral, bem mais óbvia no Vista.

T

O Tomcat Monitor, para ser compatível com o Vista, precisaria ser ligeiramente reescrito.
Ele precisaria ser dividido em dois: um executável que roda sem poderes de administrador, e que no máximo pode verificar se o serviço está no ar ou não, e um executável que solicita poderes de administrador (a tal “tela preta” que foi mencionada acima), para poder iniciar ou encerrar o serviço, ou alterar as configurações, e que deveria ser assinado digitalmente e conter um resource “manifest” em formato XML (não é o “manifest.mf” do Java!).
Dessa maneira ele poderia ser rodado no startup do login do usuário administrador sem problemas.

N

Foi o que eu imaginava, no Vista existe esse mecanismo sobre a acc de Admin, bem existe um jeito que você pode desativar este “recurso”, acho pouco aconselhável mas se você desejar pode utilizar.

S

Tô com esse problema, não consigo iniciar o Tomcat de jeito nenhum no Vista, nem por serviço nem console… so pelo meu eclipse que consigo iniciar o servidor.
Tentei as dicas de vocês mas nada funcionou… com outro colega meu rodou beleza mas mesmo assim acho que é algum pau do vista.
Vou instalar linux aqui. :idea:

A

tente desativar o user acount control talvez resolva… mas nao cheguei a testar :frowning:

L

caramba o que tem de gente reclamando do windows vista…

eu to usando aqui mas acho que é 32bits

meio off topic, mas vocês tão gostando? eu sinceramente to achando uma bosta :frowning:

S

Ta uma droga, so o visual dele que é um poquinho melhor que o XP mesmo assim perde de longe pro Linux com Gnome/Compiz/XGL na minha opinião… e tambem a segurança dele é maior que do XP. O meu é o Vista Business 64 bits e acho que é isso que ta ferrando aqui. :?

B

Galera… para fazer o Tomcat 6 rodar no windows vista é so ir nas propriedades do instalativo, clicar no botão DESBLOQUEAR na aba Geral, aonde é citada a segurança do arquivo e mudar na aba Compatibilidade para Windows XP SP2… funciona perfeitamente!

L

tambem estou com o mesmo problema, instalei tudi tranquilo, ele abre tranquilo e fica na barra de tarefas.
porém nao consegue iniciar o serviço. ja dei permissao no firewall do winsdows, alterei a permissao de acesso às pastas do tomcat, ja tentei de tudo! mas ainda nao funciona… o q fazer?

O

Ai galera tive esse problema também para fazer o tomcat funcionar mas achei a solução…

o problema é pq só administrador pode inicializar um serviço como o Apache, o vista entende que esse e um tipo perigoso de software, então ele só vai funcionar se você forçar a verificação de que você é o administrador da maquina, para tanto você deve clicar no icone do monitor tomcat(iniciar >> programas >> Apache TomCat) com o botão direito do mouse e selecionar a opção “run as administrator”(executar como administrador).

ps.: você tem que ser administrador da máquina para rodar o apache

se funcionar com vocês peço que não deixem de repassar essa informação a quem precisa.

valeu galera!

A

Pessoal,

Estou com o mesmo problema: até ontem (03/12/2008), ao iniciar o Windows Vista, o Monitor do Apache Tomcat inciava normalmente, exibia o ícone na bandeja do sistema e eu tinha controle sobre o mesmo (Inciar Serviço, Parar Serviço, etc…), mas ao religar a máquina hoje (depois de algumas atualizações automáticas do Windows), o Monitor não aparece na bandeja do sistema, e pior: não consigo rodar o mesmo a partir do Menu Iniciar -> Programas -> Apache Tomcat 6.0 !!!

(Detalhe é que o Tomcat está rodando normalmente: basta digitar http://localhost:8080 e ele funciona)

A mensagem que é exibida em uma caixa de alerta:

Acesso Negado
Unable to open the service ‘Tomcat6’

Alguém saberia dizer como resolver este problema ?

Agradeço qualquer ajuda.

Atenciosamente,

Augusto Cesar Nunes

M

augustonunes:
Pessoal,

Estou com o mesmo problema: até ontem (03/12/2008), ao iniciar o Windows Vista, o Monitor do Apache Tomcat inciava normalmente, exibia o ícone na bandeja do sistema e eu tinha controle sobre o mesmo (Inciar Serviço, Parar Serviço, etc…), mas ao religar a máquina hoje (depois de algumas atualizações automáticas do Windows), o Monitor não aparece na bandeja do sistema, e pior: não consigo rodar o mesmo a partir do Menu Iniciar -> Programas -> Apache Tomcat 6.0 !!!

(Detalhe é que o Tomcat está rodando normalmente: basta digitar http://localhost:8080 e ele funciona)

A mensagem que é exibida em uma caixa de alerta:

Acesso Negado
Unable to open the service ‘Tomcat6’

Alguém saberia dizer como resolver este problema ?

Agradeço qualquer ajuda.

Atenciosamente,

Augusto Cesar Nunes

Pessoal, lendo todos as entradas, tive uma pista, o segredo é executar a parada como admin, sempre. Pra isso, vá até C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\bin e para cada um dos dois executáveis execute a terefa:

Botão direito -> Propriedades -> Compatibilildade -> Executar este programa como administrador.

Agora quando rodar o Monitor Tomcat, aparece aquele alerta de segurança chato pra caralho onde é preciso clicar em permitir.

Pra mim funcionou com o Vista Home Premium e as versões tomcat 6.0.14 e tomcat 6.0.18

F

Psvtec:
Ai galera tive esse problema também para fazer o tomcat funcionar mas achei a solução…

o problema é pq só administrador pode inicializar um serviço como o Apache, o vista entende que esse e um tipo perigoso de software, então ele só vai funcionar se você forçar a verificação de que você é o administrador da maquina, para tanto você deve clicar no icone do monitor tomcat(iniciar >> programas >> Apache TomCat) com o botão direito do mouse e selecionar a opção “run as administrator”(executar como administrador).

ps.: você tem que ser administrador da máquina para rodar o apache

se funcionar com vocês peço que não deixem de repassar essa informação a quem precisa.

valeu galera!

Aconteceu este incomodo comigo também e fui no Google… e bingo! Caiu direto para cá! Fiz a dica do camarada acima e funcionou direitinho…

Antes disso fiquei procurando em trocentos lugares no Windows Vista e resolvi ativar o tomcat pelo services. Mas sabia que alguma coisa estava estranho, pois se não ativasse pelo services e fosse pelo all programs, acontecia esse “unable to open the service tomcat6”…

O problema do Windows Vista é que mudaram os ícones e a interface gráfica e assim enche o saco descobrir como fazer as mesmas coisas que eram feitas no XP só que clicando em ícones diferentes.

R

Pela amor de Deus tb estou com o mesmo problema, instalei td direitinho tb mas na hora de start ele começa e antes de consequir some,se alguem descobrir o problema pro favor em avise

Rene

E

ei tive o mesmo problema com o tomcat 6.20 … e a solução aqui foi, mudar a compatibilidade para o windows xp sp3,

caminho para mudar a compatibilidade

menu iniciar> todos os programas > Apache Tomcat 6 > Botão direito do mouse em “Monitor Tomcat”> propriedades > compatibilidade.

aqui no meu pc ta funcionando direitinho… caso tenha problema sugiro o LINUX… KKKKKK

V

Galera, clica com o direito em cima do tomcat monitor e selecione ‘rodar como administrador’ e dê sim, prontinho, pra mim funcionou,rs.
Espero que ajude.

J

Bruno, mesmo fazendo isso o windows server 2008 diz: “Error Opening file for writing”.

Estou usando o administrador e mesmo assim não vai…

Depois que consegui instalar, ele não starta…

Como fazer startar??

J

Pessoal, consegui resolver.

Aparentemente era algum problema com o JDK 7.

Desinstalei o JDK 7, voltei o antigo JDK 6 e instalei o tomcat 6 de novo.

Antes de instalar o tomcat 6, marquei o exe para rodar com modo de compatibilidade Windows XP SP2 e com todos os privilégios de escrita.

Funcionou perfeito.

Criado 12 de julho de 2007
Ultima resposta 29 de dez. de 2011
Respostas 23
Participantes 17