Apenas uma obs aki: estou usando o netbeans 6.7.1 e ireport 3.5.3
Pelo que eu entendi no primeira linha do erro “java.io.FileNotFoundException: RelCliente.jasper
” ele não encontra o arquivo. Verifiquei aqui no meu projeto e tenho sim o arquivo RelCliente.jasper.
Já o segundo erro “java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory
” eu não sei o que é?
Está faltando alguma biblioteca pra mim?
Vc já verificou a existencia do Arquivo no class path, muito bom… agora verifia onde a class do relatório está buscando este arquivo. Pelo visto ela não foi na pasta correta pois este erro ocorre quando o .JASPER não é localizado.
Pessoa consegui resolver o problema do “java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory”, mas ainda não entendo porque, ele não encotra o aquivo.
estou fazendo seguinte na minha classe
packagebr.com.sis.ui.cadastro.relatorios;importbr.com.sis.bd.conexao.Conexao;importjava.sql.Connection;importjava.util.HashMap;importnet.sf.jasperreports.engine.JRException;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperExportManager;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;/** * * @author Andre Heidi Moriya */publicclassRelatorios{publicJasperPrintrelatorioCliente(){JasperPrintrelcliente=null;try{Connectioncon=Conexao.abrirConexao();HashMapmap=newHashMap();Stringarq="RelCliente.jasper";relcliente=JasperFillManager.fillReport(arq,map,con);JasperExportManager.exportReportToPdf(relcliente);}catch(JRExceptionex){ex.printStackTrace();}returnrelcliente;}}
Ele da um erro bem na linha 26. que é com certeza a variavel “Arq” que esta dando erro. Mas eu fiz conforme esta num tutorial qu eu li
Outro erro
com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.io.MalformedByteSequenceException: Invalid byte 1 of 1-byte UTF-8 sequence.
hauhuahua
rapaz já tive problemas com isto, no meu caso era acentuação no arquivo .xml, mesmo em comentários dava problema!
troquei o charset para ISO-8859-1 e nada.
então tirei as acentuações…
-___-
I
incognitu
O velho nao sei se ja resolveu mas estava com mesmo erro resolvi copiando os arquivos
C:\Arquivos de programas\Jaspersoft\iReport-3.7.0\ireport\modules\ext
para
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_16\jre\lib\ext
Ainda da um erro apos reiniciar no netbeans de ap Mas axo q sao os api.jar
T
TheKill
o problema refere-se ao tipo de relatório
ou melhor dizendo, o tipo de linguagem a ser utilizada no relatório.
note Language, muito provavelmente deve estar GROOVY,
edite para JAVA.
E poste os resultados encontrados
Att. Jonas
V
victor89
Dae pessoal, estava com msm problema do Groovy mas fiz o queo TehKill falou e deu crto… vlw cara
F
fbardi
:lol:
Adiciona a lib no seu projeto ‘groovy-all-1.5.5.jar’
Já testei com iReport 3.7
M
marcosfonceka
[b]Estava com o mesmo problema no meu relatório.
Alterei lá no iReport o “language”.
Fui na palheta ReportInspector, com o botão direito sob o relatório que estava com problema, na opção Propriedades.
Procurei por Language e alterei de Groovy, que acho que é o padrão para Java. Compilei o relatório, coloquei o .jasper no meu projeto e chamei ele na ação de um botão…
assim: