Problemas com notebook HP séries DV6000 e DV2000

114 respostas
D

Com o compromisso de alertar os amigos do GUJ que possuem notebooks HP das séries DV6000 e DV2000, segue o comentário de um amigo que acabou de passar por um problemão:

Então, tive a infelicidade de saber que nossos notebooks estão condenados.

Meu notebook parou de ligar a placa wireless e fiquei sem entender. Reinstalei driver, tentei usar no linux e nada. Depois de pesquisar, descobri que os notebooks da HP séries DV6000 e DV2000 podem apresentar um problema na placa mãe.

Esse problema pode começar com o wireless, mas afeta video também, além de uma série de outros problemas.

Pelo que li, o que ocorre é que com o processador AMD o note esquenta demais e a controladora de mini-pci acaba tendo problemas com a solda na placa mãe.

Bom independente da causa o que acontece é o seguinte: se o note ainda está funcionando perfeitamente então providencie para que não ocorra o mesmo problema que aconteceu com o meu.

Não deixem o note esquentar muito, rodar programas pesados, ligar ele num ambiente quente (em casa por exemplo com esse verão chegando), deixar ele ligado com as saídas e entradas de ar bloqueadas.

Atualizem a BIOS - saiu uma versão nova agora 08/2008, ela melhora o controle da ventoinha. (Cuidado ao atualizarem). Atualizem todos os drivers.

Caso tenham o problema será necessário refazer a solda BGA dos componentes na placa mãe. O valor estimado do conserto é de R$ 400,00.

Estou encaminhando o email para todos que compraram também o notebook.

Para mais informações http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&cc=br&docname=c01319037&dlc=pt

114 Respostas

L

Também tive esse problema com meu hp dv6000 :confused:

L

pqp &@&@#$(!)

por isso que o meu zv6000 tá tão “fud&!@#”(apesar de você ter citados os DV6000)

o meu ZV6000 também tá com problemas de aquecimento pelo que percebi. Além de, por coincidência, o wireless não funcionar direito, eu percebo que ele fica quase direto com o ventilador em “full-power”… tipo, do ventilador começar a “acelerar” e fica em potencia máxima, e aquele barulhão!

eu já tinha notado essas coisas malucas mas então de fato tem motivo. E o pior é que, quando eu começar a jogar por exemplo Starcraft, depois de um tempo ele começa a ficar todo travado, lento… e depois de um tempo volta ao normal. Ele começa a travar porque diminui a potencia do processador e da placa de vídeo pra não aquecer demais… O problema é que, pelo visto, o ventilador não tá ajudando muito =/

muito bom o teu post daniel, veio em uma ótima hora, obrigado

Ps.: editado para tirar alguns palavrões randômicos

H

Eu ainda não tive problemas…
Mas fiquei preocupado…

Valeu pelo aviso!

P

Alguem quer comprar um HP DV6000 ?

K

Estou com um DV9000 a 1 mês e não tenho o que reclamar(ainda). Dependendo do que que eu rodo nele, o ventilador roda nervosamente, o que não me parece muito ruim desde que nada lá dentro venha a derreter e/ou apresentar problemas lá dentro. Talvez eu esteja mais seguro usando CPU Centrino Core 2 Duo do que usando um AMD Turion 64 X2.

Inté.

P

Tenho um dv9000, ja faz uns 7 meses, sou meio relaxado com ele, deixo ele super aquecer e com as saidas de ar bloqueadas, pq fica em cima da cama, afundado no coxão, hehehe,
Ate agora ele nao deu problema. :slight_smile:

T

Superaquecimento é problema sério em notebooks. Tenho um Sony FZ350 que provavelmente apresentará esse problema na GeForce 8400M GT (e o pior é que a Sony não fica alterando a BIOS para deixar a ventoinha ligada direto, que é um quebra-galho apresentado pela NVidia para minimizar o problema desse chipset.

S

pintofree:
Tenho um dv9000, ja faz uns 7 meses, sou meio relaxado com ele, deixo ele super aquecer e com as saidas de ar bloqueadas, pq fica em cima da cama, afundado no coxão, hehehe,
Ate agora ele nao deu problema. :)

são 2

A

também compra note com processador AMD, ainda bem que o meu é intel é nessas horas que dou valor a intel pra min não adianta de nada ter o giro de clock mais rapido e torrar, deixo o meu ligado direto muitas vezes + que 48 horas e nunca deu nada, aguenta o sarrafo.

C

O meu é intel e mesmo assim ocorreu o problema. Não dá sopa pro azar.

F

comprei um dv9233 faz um ano já e não tenho do que reclamar. assim que obtive, inicialmente não funcionava o wireless dele, levei em uma assistência pois estava em garantia. após isto tudo perfeito até então.

o que eu me preocuparia seria com a revenda, ou seja, pensando em um pior caso daqui a 3 anos pretendo me desfazer deste, e vejo problemas para revendê-lo ou talvez na base da troca dando uma diferença, se o vendedor aceitar.

D

Revender notebook? Isso era nos anos 90 e antes de 2005. Hoje o note deprecia muito. Nem vale a pena vender. Não pegaria mais que 300 ou 500 reais.

J

Alguém conhece quem já teve esse mesmo problema com MacBook?

L

É uma ironia? hehehe

Meu MacBook nos picos de temperatura chega a 70 graus no máximo. O HP de um colega do trabalho, cujo processador é AMD, o normal, se ele não esta fazendo muita coisa, é funcionar a 90 graus…hehehe…dá pra fritar um ovo fácil!

J

Pois é, é incrível com ninguém reclama do filha da mãe. =D

Acho que irei começar a fazer meus planos para trocar de note, o meu só com o notepad aberto vai para 95 graus. :stuck_out_tongue: Estou de onda, não chega a tanto.

E lembrando para aqueles que trabalham com o laptop no colo, devem tomar cuidado.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12716.shtml

W

Jairo Junior:

E lembrando para aqueles que trabalham com o laptop no colo, devem tomar cuidado.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12716.shtml

Isso eh facil de resolver eh so colocar saco de gelo no meio das pernas pra manter a refrigeracao hahaha

//Daniel

F

Poutz tem uns 3 meses q eu tenho meu dv2000 e nunca tive problemas, mas agora fiquei preocupado.
Vou tratar de atualizar a bios, quanto a problema de tampar as saídas de ar, eu já não faço, quando eu vou usa-lo na cama eu coloco ele em cima de uma tábua quadrada de madeira e essa tábua fica em cima do meu colo. heheheeh

M

as 2 filhas do meu chefe tem um pavilion… o de uma delas esta com problema na wireless, ela simplesmente não liga… mudando achavinha continua vermelho o led…

disconfio q a menina use o note sempre na cama…de repente isso ajuda a da merda… o processador é um semprom também…

o meu tem um turion x2 64 e nunca deu problema, mais eu tomo certo cuidado com aquecimento… eu ao usar ele no colo (uso mto assim), pego uma madeira ± do tamanho dele e coloco ele em cima…pra não cobrir as saidas de ar…

nunca deu problema tb…

R

Eu tenho um dv1000(que eu ganhei de uma assistência técnica depois que eu levei meu Acer pra arrumar e venderam todas as peças) e ele já tem uns bons anos, até agora tá tudo funcionando tranquilo.

D

Eu passei pelo mesmo problema.

Meu HP dv6815, após 1 mês de uso, apresentou problemas na rede wireless, alguns dias depois, simplemente não ligou mais, suspeitei que o problema fosse a placa mãe. Enviei ele para a garantia e me enviaram um novo no lugar. Perguntando o que havia acontecido, o vendedor simplesmente “tentou me enrrolar”:

Obs: Havia instalado o fedora 9 64 bits. Até parece que ele iria ocasionar tal problema.

Agora as coisas começam a fazer sentido.
É entrei pelo cano, isso que dá querer economizar. Hehe.

S

Por esse preço, eu só vejo os Pentium 2 e AMD k6 no mercadolivre.

G

eu não sei se é problema nos notes de vcs, mas o meu dv6750br tem proc AMD Turin X2 e aquece muitoooooo menos do que qualquer intel dos notes dos meus colegas de serviço(e olha que são muitos). Eu já comparei com mais de 12 e o meu sempre está mais frio que qualquer um dos outros notes.
Esse Turion X2 é muito bom!

D

Tenho um dv6245 com processador Intel Core 2 Duo (T5200). Mesmo assim ontem eu atualizei a BIOS.
Quem quiser, entre no site da HP e procure o instalador correto para seu equipamento:

Notebooks HP: http://h20180.www2.hp.com/apps/Nav?h_pagetype=s-002&h_lang=en&h_cc=us&h_product=82710&h_client=S-A-R163-1&h_page=hpcom&lang=en&cc=us

HP Pavilion: http://h20180.www2.hp.com/apps/Nav?h_pagetype=s-002&h_lang=en&h_cc=us&h_product=18703&h_client=S-A-R163-1&h_page=hpcom&lang=en&cc=us

D

Aproveitei para atualizar a BIOS agorinha no horário de almoço.

Depois que o novo notebook chegou, eu passei a adotar essa solução. hehe

No meu tinha este mesmo problema, porém a rede funcionava normalmente.
Só que pouco tempo depois ele apresentou os demais problemas, o certo seria você informar o seu chefe, ou a filha dele, para que entre em contato com o suporte da HP.

M

Adriano F. Ronszcka:
Aproveitei para atualizar a BIOS agorinha no horário de almoço.

No meu tinha este mesmo problema, porém a rede funcionava normalmente.
Só que pouco tempo depois ele apresentou os demais problemas, o certo seria você informar o seu chefe, ou a filha dele, para que entre em contato com o suporte da HP.

eu ja fiz isso…mais ainda tem que ver direito se a serie é a mesma… caso não seja acho que pra manda conserta isso dai vai da um trabalhinhu…

bom…mais vlw ai o toque…

A

O meu é o Hp Pavilion dv2000…Trabalho com rodando o Code Gear e o Nebeans numa boa pessoal…talvez seja algo relacionado com o AMD, no meu caso é da Intel.

S

:shock: :shock:

M

putz, tomara que eu não tenha esse tipo de problema com o meu, acabei de comprar um vostro 1510 com um core 2 duo 8100…
tomara que funcione tudo certinho… haehuehhuae

[]'s

M

Tenho um HP Pavilion dv9230us.http://lmertins.blogspot.com/search/label/dv9230us
Confesso que usei muito ele. 12 a 14 horas de trabalho direto, ficar ligado a noite baixando software, etc. Quando tinha windows nele, jogava COD UO, etc.

Mas fiquei revoltado, quando a uns três meses atrás quebrou a base da tela na parte esquerda (onde pode-se colocar a tranca de segurança).
Nunca useia a tranca, nem deixei ele cair, sempre cuidei para nem sequer arranhar.
Bom, o problema com a tampa, já me incomodava bastante, quando a três semanas atrás queimou a saída da nvidia para o lcd. Nem a bios eu conseguia ver, mesmo ligando um monitor na saída externa. Retirei dos discos o que precisava através do ssh.

Removi a tampa com o lcd e atualmente consigo fazer com que a tela de console do linux apareça no monitor externo. Mas ainda não consegui levantar o terminal gráfico. Ou seja tenho uma espécie de servidor, com discos de 5400 rpm.

Pior é que em foruns estrangeiros verifiquei ser um problema generalizado e frequente com estes modelos
http://www.worldlawdirect.com/forum/class-actions-defective-products/16036-hp-pavilion-9000-series-hinge-break-burn-problem.html
http://www0.epinions.com/content_5070889092

Por cima, vi que a manutenção sem garantias iria custar no mínimo uns R$ 900,00. Mas ainda não fiz nada a respeito.

Durante 4 anos tive um Toshiba que nunca me deu problema. Saudade daquele Pentium 4!!!

t+

M

Fui ver como atualizar a bios do meu dv6150 mas não tem para linux e pelo que vi preciso de muito malabarismo para fazer. Quem sabe no fim de semana?

Até!

O

opa… o meu é o dv6000 e o botão de ligar não funciona mais, e os altos falantes parou de funcionar também. Não sei ainda se o problema é o super-aquecimento, mas que ele esquenta, ele torra.

A

O meu eh um dv2880, ate agora ta bala.

M

OCESN:
opa… o meu é o dv6000 e o botão de ligar não funciona mais, e os altos falantes parou de funcionar também. Não sei ainda se o problema é o super-aquecimento, mas que ele esquenta, ele torra.

Aconteceu algo similar comigo e o problema era o cabo flat que atravessa embaixo do teclado. Ele pode estar solto ou quebrado( que era o meu caso).

Até!

R

Bom dia Pessoal

Este eu não posso deixar de comentar, eu tenho um notebook HP DV6000 com processador Turion e tive este problema, no meu caso tive que trocar o chipset, gastei uma grana, mas foi coisa rápida coisa de um dia. O problema pelo que fiquei sabendo só acontece com AMD. Como a própia HP informou e eu entrei em contato, foi um defeito de fabrica. Agora ja é ironico comparar um Apple com um PC, mesmo hoje os Apple usando Técnologia Intel, e no caso dos HP só ter dado problema com o AMD então…

A

Um amigo no prédio me chamou para resolver esse problema, entao fui no site da hp, onde eles colocaram as séries que apresentam defeitos e estão fazendo um recall dos notebooks, basta você ligar pra lá e pedir o endereço de um ponto de coleta HP. Eu fiz isso e o notebook voltou tudo ok.

E

Ate agora ele nao deu problema.

O meu note que deu o problema relatado no tópico, tinha apenas 10 meses, e eu sempre fui relaxado também… nunca havia dado o problema, porém num belo dia, usando ele na cama, quando coloquei ele na mesa, depois de menos de um minuto a luz do wireless ficou vermelha… ai fiz tudo o que descrevi no tópico…

O importante é saber que se vai usar o notebook de forma incorreta, tapando as entradas e saídas de ar, pelo menos saiba que corre o risco de ocorrer esse problema (problema de série desses notebooks) ou um outro pior… ai vai de cada um…

E claro vale lembrar que é sempre bom manter seus drivers e BIOS atualizados…

Segue mais um link com mais informações sobre a solução do problema: http://forum.clubedohardware.com.br/problema-wireless-dv6000/508518

Boa sorte a todos

L

dv6547 aqui e tudo ok a dois anos, utilizando como ambiente de desenvolvimento. O processador é intel, que sorte. Pra quem é super fã de apple meu amigo de trabalho comprou um macbook e queimou 2as baterias em 3 meses. Com certeza é muito bom mas também tem seus problemas.

M

Para quem mora no RS, posso da a dica leva na < propaganda removida >
Nao adianta atualiza bios. Isso é um problema de série, onde o chip ponte norte e o chip ponte sul que possuem a SOLDA “BGA” que é a tecnologia uzada para prender o chip a placa se desprende começando os sintomas d WIRELESS nao funcionar, touchpad ocilar e ai o problema so tende a agravar, começa a travar o micro ate chegar ao ponto de nao ligar mais.

Por tanto, nao adianta atualizar BIOS, a causa desse problema tudo bem é o aquecimento, mas nao é pq ta quente que começa a dar o problema e sim pq o CHIP se desprende da placa!!!

INTAO NAO ADIANTA DE NADA ATUALIZA BIOS! mas sim é um complemento para prevenção!

intao eu digo… C TEU NOTEBOOK TA BOM? hehe pode ter certeza que ele vai dar problema!

Otra coisa, NAO è so HP… series completando (V2000 V3000 DV2000 DV6000 e DV9000) mas estamos com o mesmo problema em tds as series dos ACER e POSITIVOS.

INTAO A DIACA É < propaganda removida >
ETAPAS ->

1- o micro é desmontado e é levado a placa mae 1 dia no forno desumedificador.
2- passa para estação de solda onde o chip é resoldado a placa.
3- é levado a placa mae novamente 1 dia no forno desumedificador.
4- mais um retrabalho no chip BGA resoldando e levando o chip ate 180 GRAUS.
5- a placa mae é montada no gabinete e começa a fase de testes.
6- se tudo estiver OK o cliente é informado e pega a maquina para testar

na cia o orçamento é gratito!!!

e tratamos todos como TENTATIVAS - ou seja se não der certo ou se ouver algum problema que a maquina nao ficou estavel devolvemos o dinheiro!!!

OK abraço a tds. espero ajudar!

J

Galera por enquanto estou com sorte … pois deixo o meu note ligado direto e ainda nao tive esse problema… Alias ele nem esquenta mtooooooo

H

:wink:
Pessoal meu not nunquinha deu problema. Tbm nunca esquentou muito.

Mas se vc tem problema de esquentar muito!!!

Se seu not, leva esquenta vc tem um grande problema pois se vc mexer em algo como a BIOS ou
CHIP da maquina vc tem deve deixar assim e fazer um RECALL.

Portanto leve a alguma assitencia tec. especializada da fabricação do not.

FLW. :lol:

W

o meu esta com o mesmo defeito… o wireless esta com o led laranja direto, fiz a atualização do bios ele volto a funcionar mais depois paro novamente… e onde eu moro no tem niguem especializado neste tipo de serviço…

T

Cara… MacBook é MacBook, não se compara… :wink:
hehehhehe

C

Eu tenho um DV5040 US ele tem um processador Turion 64 Bits single core e 2 GB de RAM. Graças a Deus nunca deu problema a única coisa embaçada nele é o linux que para funcionar o modo gráfico eu tenho que usar a memória share dele pra vídeo pois a onboard ele não reconhece. De resto está filé.

A

O meu anda desligando sozinho mas só em casos estremos quando esquenta demais

W

Pessoal, meu note (pavillion dv6000) também não tá ligando, nenhuma luz acende! E ele não é AMD, será que é o mesmo problema?

rdscorreia:
Bom dia Pessoal

Este eu não posso deixar de comentar, eu tenho um notebook HP DV6000 com processador Turion e tive este problema, no meu caso tive que trocar o chipset, gastei uma grana, mas foi coisa rápida coisa de um dia. O problema pelo que fiquei sabendo só acontece com AMD. Como a própia HP informou e eu entrei em contato, foi um defeito de fabrica. Agora ja é ironico comparar um Apple com um PC, mesmo hoje os Apple usando Técnologia Intel, e no caso dos HP só ter dado problema com o AMD então…

C

Ainda bem q eu tenho um DV8000 :lol:

C

O meu 6210BR do nada faltando 1 mês para o termino da garantia, as vezes ele ligava acendia as luzes e nao aparecia nada, as vezes ligava entrava no windows normalmente ! mandei pra garantia trocaram a placa mãe 15 dias, claro que veio sem bateria sem cabos nada ! rs liguei reclamando dai veio tudo por partes ( mais 10 dias) rsr… agora tá de boa…
mas que ele esquenta esquenta mesmo, ah eles atualizaram a BIOS agora fica ligada a ventuinha constantemente!

vamo vê até onde vai!

abraaço!

CLeyton Perez

M

O meu aconteceu esse final de semana! Como citaram deu problema no video e tive que consertar, foi um reparo de 2 horas com custo de R$ 300,00, fizeram uma reprogramação de BIOS para o cooler trabalhar no talo direto! Com isso autonomia da bateria diminui um pouco mais! Na loja que levei o meu para consertar tinha 8 notes da HP com mesmo problema!!! Parece que todos HP AMD dessa série estão condenados mesmos! Meu HP é série DV2000.

Comprei aquelas base com 2 coolers bem vagabunda mas parece ajudar muito!

Tem um bom software da nvidia que é possivel monitorar essas temperatura:
http://www.baixaki.com.br/download/nvidia-nforce-system-tools.htm

Problemas normalmente apresentados nesses caso:

• Placa de video como foi o meu (Maquina liga mas não sobe nem o setup, acende as luzes mas não o monitor);
  • Rede sem fio (Simplesmente para de funcionar);
  • Bateria não carrega (É como se tivesse mau contato no fio);
R

Também sou uma vítima da HP.

Em 2007 comprei um TX1220, e, no ultimo fim de semana o Wi-Fi dele parou de funcionar, e a placa Wi Fi não apareceu mais no Device Manager do Windows Vista.

Hoje chegou o diagnóstico da assitência técnica: problema no chip BGA do note. Conclusão: terá que refazer a solda do chip, e rezar pra dar certo pois existe uma possibilidade de não dar certo e o note pifar de vez. :shock:

Investigando via Google, descobri que esta desgraça se deve a um erro de projeto da HP+NVidia :evil: , que atinge vários modelos da HP DV e TX, e modelos de outros fabricantes tb que utilizam NVidia.

Agora esperar até semana que vem e torcer que ele saia da UTI sem sequelas (se ele sair…) :cry:

M

RodyBr:
Também sou uma vítima da HP.

Em 2007 comprei um TX1220, e, no ultimo fim de semana o Wi-Fi dele parou de funcionar, e a placa Wi Fi não apareceu mais no Device Manager do Windows Vista.

Hoje chegou o diagnóstico da assitência técnica: problema no chip BGA do note. Conclusão: terá que refazer a solda do chip, e rezar pra dar certo pois existe uma possibilidade de não dar certo e o note pifar de vez. :shock:

Investigando via Google, descobri que esta desgraça se deve a um erro de projeto da HP+NVidia :evil: , que atinge vários modelos da HP DV e TX, e modelos de outros fabricantes tb que utilizam NVidia.

Agora esperar até semana que vem e torcer que ele saia da UTI sem sequelas (se ele sair…) :cry:

RodyBr, onde levei no centro a garantia de serviço ficar bom 100%, e leva apenas 2 horas, estranho esse papo ai que pode pifar no conserto!

Eles até me falaram que pode voltar a dar problema pelas mesmas questões de aquecimento e tal, indicou a base com cooler pra evitar mas pifar no conserto ta meio estranho, veja bem onde você levou seu note!

W

Pois é, uma amigo da facul ia me vender o dele… um Pavillion da família DV6000.

Como ele tava precisando de grana ia me fazer um preço muito camarada, mas aí eu fui me informar sobre o modelo do note, e pra minha surpresa e decepção vi muitos casos como o ´que o nosso amigo citou aqui!

Há problemas persistentes com a placa wirelless, super aquecimento e desligamento “automático” do note…

O HP Pavilion da série DV6000 é lindo, show de bola mas desisti da compra uma vez que fazia 11 meses que ele havia comprou, ou seja, eu só teria mais 1 mês de garantia. Resolvi ñ arriscar, vou esperar um pouco mais e comprar um novo com 12 meses de garantia.

E quem quiser saber um pouco mais sobre essas “panes” da série DV600 é só entrar nas comunidades do note no orkut e verão que esses casos infelizmente ñ são casos isolados, o “problema” é de fabricação.

Inclusive quem comprou qualquer note da série DV6000 fora tb está com problemas similares.

Então fica aí a dica do amigo e muito cuidado com esses HP´s… apesar de muito bonitos “camuflam” essas armadilhas.

abç

M

aprendi na prática que “não devo comprar/recomendar” notes hp

M

aqui o meu chefe tinha 2 notes… na verdade ele tinha dado pras filhas dele…

a hp deu um puta trabalho com o primeiro e devolveu sem a memoria ram que tinhamos colocado no note… (só pra se ter uma ideia, vejam a data do meu outro post nesse mesmo tópico, mes 10 de 2008 )

quanto ao segundo deu problema a uns 15 dias ± e falamos simplesmente que ja nem ligava, brigamos…assim conseguimos manda pra eles logo (sem brigar eles simplesmente ficavam arrumando um monte de disculpae nao abriam o chamado para recal…)

definitivamente…perderam a confiança total…

A

o meu é um HP NX6320 processador core 2 duo com 2 giga ram, é tudo de bom, a unica vez que precisei da garantia da HP foi quando encontrei 3 pixel queimado em minha tela, liguei para eles não levou 7 dias eles estavam em minha casa com uma tela novinha lacrada, cheguei a pensar que eles iriam abrir meu note pra colocar a tela nova mas que nada com a carcaça e tudo, achei show a garantia, só recomendo HP, DELL, SONY, ou os mais top de todos e mira ser meu próximo note, Alien ware o que não recomendo é AMD e junto a ATI isso sim é lixão.

T

Só da minha turma eu conheço SEIS pessoas que tiveram exatamente esses problemas.
Inclusive um DV9000 gigante (daqueles de 17 polegadas) que era uma p* máquina e em nenhum deles a HP aceitou recall por estarem fora dos lotes declarados, embora seja exatamente o mesmo problema (placa wireless zuada primeiro, depois o BGA precisa ser resoldado/trocado, SE funcionar).
Dessa série da HP eu não compro mesmo.

T

A HP pisou feio na bola.
Errar todo mundo erra, mas negligenciar é soda.

C

Concordo… não sei se foi sorte ou não, mas até hoje o meu não deu problema. Estou vendendo no ML, por falar nisso…

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_12254775

C

Olha, na verdade o problema não é bem da HP mas sim da NVIDIA, a HP não foi a única ter tido este tipo de problemas com esses chipsets. A Dell e até mesmo outros modelos desktops também foram afetados, então a HP não é exatamente a culpada aqui. Eles fizeram um recall dos modelos afetados e extenderam a garantia destes modelos em 2 anos automaticamente…

O problema foi quem comprou importado, porque a garantia HP serve apenas ao país de origem do produto… Para quem comprou no Brasil, beleza, mas quem importou dos EUA só poderia fazer o recall acionando a garantia de lá, o que pra muita gente não é muito viável…

A boa notícia é que não é preciso gastar trocentos reais na ressolda do bga do chipset, apesar de muitas “assistências” estarem lucrando horrores com isso, o procedimento é relativamente simples e pode ser feito até em casa… se você não tiver medo de perder a placa mãe do note de uma vez se fizer alguma bobagem no processo :stuck_out_tongue:

Bom, aqui a gente tinha um dv6109us importado comprado lá nas lojinhas de SP (não preciso nem falar que a loja não existe mais). Gastamos uma nota no primeiro conserto, mas nas vezes posteriores acabamos resolvendo o problema nós mesmos… Até porque o “conserto” da assistência cuidou apenas do efeito, não da causa, e o “reparo” deles não durou nem 2h até o note morrer de novo.

E a HP não é tão ruim assim, eu ainda recomendo :stuck_out_tongue:

R

Alguém sabe me dizer se este problema foi corrigdo nos novos notes DV5, TX 2000 e TX2 touchsmart da HP, que utilizam o chip da ATI Radeon?

O chip da Nvidia do meu 1220 queimou mesmo :cry: , logo, em breve terei que comprar um novo.

N

Gente,

meu hp também não fucniona, assim como o de vcs…então tuo indica q o problema é de fabricação mesmo.Falei com o Celso Russomano, e com a mobilização de todos,teremoa mais chances de resolver o problema.Entao, por favor, divulguem para todos aqueles q têm os mesmo problemas…p/ entrar no cara do site, e fazer a reclamação.O link esta abaixo, ou acesse o site www.celsorussomano.com.br, vai em e-mail…e reclama!

Http://www.celsorussomanno.com.br/form.htm
obrigada
Paula

D

Eu tive a infelicidade tambem de comprar um HP.
morri em 350,00 moedas para concertar a placa wireless e uma semana depois o monitor começou a piscar.
Vendi logo, e hoje estou com um mac.
A unica coisa que aprendi com isso foi “nunca compre um HP”.

D

Tenho um DV6000 comprado em fev de 2008 nunk tive problema nenhum com ele. So umas 4 reinstalaçoes do vista mais ta tudo de boa. Ele fica ligado 24hs por dia em cima da cama. * mais o segredo e deixar sempre no POWER SAVE mode* si ficar o usando os outros modos de energia diariamente rapidinho ele frita suas pernas.

C

Um ano e um mês de um feliz casamento com um HP DV6000 ^^

D

O primeiro que comprei apresentou o defeito com um mês de uso, recebi um novo no lugar e já fiz a atualização da bios. Por enquanto (8 meses) está funcionando normalmente.

M

O meu deu defeito com pouco mais de 1 ano. Como estava na garantia estendida mandei pra autorizada mas ainda não peguei de volta. Vamos ver no que vai dar, mas uma coisa é certa, HP nunca mais! :evil:

R

maior_abandonado:
as 2 filhas do meu chefe tem um pavilion… o de uma delas esta com problema na wireless, ela simplesmente não liga… mudando achavinha continua vermelho o led…

disconfio q a menina use o note sempre na cama…de repente isso ajuda a da merda… o processador é um semprom também…

o meu tem um turion x2 64 e nunca deu problema, mais eu tomo certo cuidado com aquecimento… eu ao usar ele no colo (uso mto assim), pego uma madeira ± do tamanho dele e coloco ele em cima…pra não cobrir as saidas de ar…

nunca deu problema tb…

O problema da serie Pavillion DV6 DV4 e DV2 é um problema de fabrica que todos esses modelos tem em comum
Um super aquicimento do Chipset
devido ao erro que cometeram de colocar um unico dicipador Para resfriar o processador e o Chipset…
então quando o uso do processador aumenta e sua temperatura, quem sofre é o chipset
ai o que aocontece eh que como o chipset eh soldado por esferas de xumbo essa solda derrete e se mistura causando curto na solda do chipset
por isso que os sintomas são sempre os mesmos
wireless para de funcionar
depois ele para de ligar
acende todas as luzes mais não liga mais
e na maioria dos casos ele fica instavel
as vezes liga as vezes não… a solução PREVENTIVA pra quem tem e ainda está na garantia e mandar para troca da placa
e pra quem ja não tem mais garantia… a solução PREVENTIVA é ir no site da HP http://welcome.hp.com/country/br/pt/welcome.html#Support
colocar la seu modelo e baixa o ultima versão da Bios… e instalar
ISSO NA MAIORIA DOS CASOS RESOLVER QUASE POR COMPLETO O PROBLEMA
PQ NA BIOS MAIS NATIGA ELA DESATIVA A VENTUINHA PARA ECONOMIA DE BATERIA
E ISSO CAUSA UM SUPER AQUECIMENTO E CAUSA PROBLEMA NO TERMOMETRO QUE CONTROLA A VENTUINHA AI ELA DEMORA VADA VEZ MAIS A LIGAR E CADA
VEZ MAIS ESQUENTA O PROCESSADOR E O CHIPSET

ENTÃO QUANDO VC ATUALISA A BIOS ELA AUTERA NO CHIPSET ALGUNS ALGARITIMOS NUMERICOS QUE CONTROLAM A VENTUINHA
QUE PASSA A NÃO MAIS DESATIVAR
E SIM RODAR EM ESTADOS CONSTANTE POREM EM MENOR VELOCIDADE(RPM) PARA COMSUMIR MENOS ENERGIA
que causa uma grande queda na temperatura
NO MEU CASO meu GPU(chipset) ficava em ± 70-72C agora fica em 50-55C

Agora pra quem ja tem um DV6 DV4 ou DV2 morto
sem garantia, pode manda pra refazer a solda
onde são trocadas todas as esferas de XUMBO pra esferas de prata, quem tiver interese pode me contatar!

Pra quem usa o windows 7 32 ou 64 byts podem escolher os drivers do SO vista 32 ou 64 pq são todos compativeis

[email removido]

R

desenvolvedormg:
Eu tive a infelicidade tambem de comprar um HP.
morri em 350,00 moedas para concertar a placa wireless e uma semana depois o monitor começou a piscar.
Vendi logo, e hoje estou com um mac.
A unica coisa que aprendi com isso foi “nunca compre um HP”.

Viaja não cara
Note books HP são um dos melhores
foi apenas a serie DV6 DV4 e alguns DV2 que tem problemas de aquecimento que ja foram resolvidos em simplesmente Atualisa sua bios pra controlar melhor o motor da ventuinha
so isso
eu tenho um DV6 que atualisei a bios assim que comprei
nunca tive problema com ele

R

notebookhp:
Gente,

meu hp também não fucniona, assim como o de vcs…então tuo indica q o problema é de fabricação mesmo.Falei com o Celso Russomano, e com a mobilização de todos,teremoa mais chances de resolver o problema.Entao, por favor, divulguem para todos aqueles q têm os mesmo problemas…p/ entrar no cara do site, e fazer a reclamação.O link esta abaixo, ou acesse o site www.celsorussomano.com.br, vai em e-mail…e reclama!

Http://www.celsorussomanno.com.br/form.htm
obrigada
Paula

Paula,
como o seu não funciona???
ja nem liga mais???
ou ainda está nos primeiros sintomas?
sem wireless e as vezes demorando pra aparecer a tela HP invent

Se prescisar de alguma ajuda pode me add no msn que te ajudo tenho um Dv6 perfeitinho

[email removido]

M

Produtos HP são lixo, vivem quebrando, ja retornei produtos varias vezes. Assistencia técnica deles é boa entretanto.

M

Engraçado como um mito se torna verdade. Culpar o problema do notebook por um processador de uma empresa que é a segunda fabricante de processadores no mundo, ganhadora de vários prêmios. A única capaz de ameaçar a poderosa Intel. Mesmo oferecer um produto de mesmo desempenho, abaixo do preço do concorrente não são suficientes para bater um mito.
Pessoal, AMD não derrete, não torra, não esquenta mais que o Intel. O Turion é um processador de notebook, feito para consumir e esquentar menos. O problema dos HP não é o processador e sim a sua infeliz configuração aliada ao designe interno das coisas. Eu tenho um DV 6000 a 3 anos e sem problemas. Antes de decidir usar aquele apoio com ventoinhas para “resfriar” a parte de baixo do notebook o meu também esquentava. Mas coloque um medidor de temperatura e vão ver que o que menos esquenta é o processador. O problema foi na escolha infeliz do chipset. Ele tem embutido nada mais que uma placa de vídeo 3D de PCs, que pode ser considerada poderosa para um notebook. E isso tem um custo. Placas de vídeo de PC saem com dissipador em cobre e ventoinhas super eficiêntes. Como se coloca isso em um notebook? Não coloca, e aí o chipset/VGA esquenta com vídeos, jogos, proteção e tela, e qualquer coisa que venha a fazer uso de imagem 3D, aquecendo tudo a sua volta. E quem leva a culpa? A AMD e seu processador, que mesmo com toda a competência que tem paga o pato por causa de um mito. E a Nvidia, fabricante do chipset nervoso sai ilesa, e a própria HP que optou por usar o chipset na placa, sai somente arranhada.
O notebook é ótimo. A HP (la de fora) é muito competente, mas infelizmente, a placa de vídeo acaba torrando tudo a sua volta se os donos do notebook não se cuidarem. Só atualização da BIOS não é suficiente, porque, na teoria ela só resolve o mito, que sendo mito não existe e portanto não resolve nada. Não tem ventoinha para o chipset/VGA.
Se dão valor no notebook de vcs, não joguem nele, e usem um apoio com ventoinhas, vc encontra uns descentes por R$60,00.
Eu uso Ubuntu com compiz, que faz uso frequente da placa de vídeo. Depois que comprei o apoio, o notebook parou de esquentar, mesmo usando coisas mais pesadas em 3D. Fica aí a dica, e espero que o mito morra. Porque pagar mais caro em um processador que faz exatamente a mesma coisa, só porque você ouviu dizer que esquenta é f…

Y

Gente o meu DV6000 depois de muitos anos de de uso apareceu esse problema, ele esquenta ate desligar, isso e eu notei no propriedades de sistema, la onde vc as cfg do pc, que um dos processadores começa a cair a frequência do segundo processador, era pra ta os dos 1.73, mais depois de algum tempo fica:

Computador:
Genuine Intel® CPU
T2250 @ 1.73GHz
760MHz, 299 GB de RAM

era pra ficar assim:

Computador:
Genuine Intel® CPU
T2250 @ 1.73GHz
1.73GH, 299 GB de RAM

obs: o processador cai mais rapido se eu tiver jogar um jogo pesado, jogando lineage ele desliga em menos de 6 minutos, e tem vezes que num liga mais…

M

yusuketh , ele faz isso para ver se você entende que não é para jogar nele. Durou muito se anda jogando nesse note.

M

rocnes eu vi essas descrições na epoca ja… (nossa faz tempo hein…) mais mesmo sendo isso concorda que qualquer problema de superaquecimento fica ainda pior quando se tampa as saidas de ar?

quanto a serem dos melhores isso é questionavel, mais como disseram ai, errar eu até intendo por que todo mundo erra, mais negligenciar eu ja não aceito… como descrevi tive grandes problemas para conseguir mandar ambas as maquinas para o recal…

aliais a segunda foi mó rolo, uma outra pessoa da hp de outro setor entro no meio do rolo, ofereceu de trocar o note por um outro melhor, primeiro mando o note como troca, sendo que o com defeito ja estava com eles, obviamente não pude efetuar a troca, depois finalmente mandaram como entrega, ai sim pegamos o note, 1 mes depois o suporte da hp liga e fala que a manutenção do antigo ta pronto e que era só buscar… a dona do note foi honesta e contou tudo (ironicamente foi dificil dela convencer o cara do suporte de tudo o que aconteceu, mais não vo entrar em detalhes).

fora que eu vi outras noticias de recall da hp sim, ainda acho que o hardware deles não é confiavel… respeito o fato de você ter a sua opinião, eu também tenho a minha, baseada em fatos, não nas minhas opiniões…

D

Olá pessoal!!

Pensa num cara que já sofreu com esse problema!! eu tinha um amazon pc, com a processador sempron + chipset nvidia. Eu moro no MT, então vcs podem ter uma base do calorzinho que faz por aki. Pois bem, não sou mto de jogos, mas gosto do FIFA. Jogava e talz e o note qse torrava. Mas nunca me preocupei mto, achava normal as altas temperaturas. Até que em um dia deu o problema, meu note “ligava” mas nada aparecia na tela. Isso bem na época em que estava concluindo meu estágio supervisionado na facul, tendo que escrever relatório final e tudo mais. Aki na minha cidade não tem assistência técnica especializada, então nem fui atrás. Em Cuiabá o conserto sairía em torno de R$ 400,00 mas sem garantia, mas isso só fiquei sabendo depois de ter comprado outro note. Pesquisei na época e cheguei a conclusão que só a troca da placa resolveria.

Pois bem, comprei um HP Pavilion dv6000 (usado e sem garantia) com a mesma configuração, achei que fosse problema com a AMAZON. Adivinha que aconteceu??? qndo eu tava escrevendo minha monografia deu pau de novo pois eu continuava jogando (super-aquecendo) FIFA com ele. Então realmente era o super-aquecimento que trincava a solda do chipset e talz, um problema não da HP nem da AMAZON e sim do chipset que esquentava mto. Como um amigo disse antes, o chipset esquenta mtooo mais que o processador AMD.

Puto da cara com a situação, pesquisei mais e mais. E encontrei o blog do nosso cesarsouza e resolvi arriscar. Comprei um soprador térmico no ML que saiu aproximadamente umas 80 estalecas e meti bronca na máquina. E olha que maravilha, estou respondendo este tópico do meu HP. Só tenho a agradecer o cesarsouza pelo tópico muito útil que me ajudou a recuperar meu HP. Ainda não fiz a gambirra com a placa de aluminio pq naum encontrei aluminio ainda por aki, nem fui atrás pra falar a verdade. Com uma semana depois do primeiro conserto deu problema de novo, mas refiz o procedimento essa semana e apliquei pasta térmica tanto no processador quanto no chipset e as tempaturas baixaram.

Processador média de 40º e Chipset média de 70º com picos de 80º

To procurando uma forma aqui de descobrir o modelo exato do meu note para atualizar a bios e assim que conseguir o aluminio vou fazer a armação que resolve o problema.

Quando der coragem eu arrumo também o AMAZON…hehe

Bom pessoal, fica minha experiência aí. Qualquer dúvida, estamos ae!!!

T

Boa dica! :slight_smile:
ruim pra comprou com essa série :cry:

T

Cara, eu gostei muito dos notes da HP, dv200 e 6000…porém…minha história não foi das mais felizes:

Era uma vez, um menino feliz :lol: com seu novo notebook HP 2000, blz, passou uns 6 meses e CREEEEEEEUUUU, a screen parou de funcionar, ele ligava, as leds ficavam acesas, mas nada de funcionar…
Sumi com ele, arrumei um DV6000 (atual), super animadoooo…aeeee… bateu na trave… e … PENALTI… .de novo CRÉÉÉÉÉÉÉÉU. agora ele liga, mas nada funciona, Wireless, vídeo, nenhum antivírus funciona, uso linux/windows e dá uns erros nunca vi, e faz 18 anos que mexo com T.I. cara, não sou leigo no assunto…
Tenho os drivers certinho, mas não adianta atualizar…
Cara, o pior que os 2 são dos EUA, comprei aqui, mas vieram de lá, a assistência da HP não dá suporte, porque os note são importados…
Ninguém merece cara, to muito cabreiro, sou programador/analista, tenho um monte de coisas pra fazer, e passo nervoso já faz tempo…
Já até apelidei esse note aqui, “O LAZARENTÃO”, que só me deixa na mão… o duro que ele vai dando problema de pouco em pouco… e quando você menos espera… CREU CREU CREU… velocidade número 100. CREU CREU…

E assim, termina a história do menino que era feliz e agora vive chorando… :cry:

L

Eu tenho um DV6000 comprado usado de uma conhecido que teve o problema do aquecimento e foi feita a manutenção estou usando com um cooler externo e não estou tendo problemas. Instalei windows 7 e esta indo tudo bem. Já deixei ligado a noite toda.
Já testei alguns jogos inclusive, funcionam mais ou menos devido a limitação da placa de video, mas ta quebrando bem o galho.
Uso ele mais para trabalho/estudo e para assistir filmes na tv.

Mas não seria uma boa utilizar para jogos durante muito tempo devido ao problema de aquecimento que ele tem alem de não ser um note preparado para ficar ligado 8 horas por dia.

I

Os problemas são na maioria os mesmos, primeiro começa a desligar sozinho ,wireless para de funcionar ou simplesmente dar umas travadas, se o usuário reparar bem a maquina chega a temperatura muito alta, isso fica fácil de diagnosticar quando existir na máquina um programa como o “everest” por exemplo que pode mostrar para seus usuários a temperatura de determinados Hardwares.
È um erro simples e fácil de resolver, levado pelo lado da medicina é como um câncer, tratado precocemente tem cura, não que ira ficar curado a vida toda, mas quanto antes detectado melhor.
Não gosto muito de ficar falando com termos técnicos tipo GPU, DIE, GBA, rebimboca da parafuzeta etc, etc,etc… termos de quem está dando aulas em cursos adoram, só para falar que sabem mais, vamos pelos termos simples e fácil de ser entendido.
A maioria dos semi-condutores tem um sistema de proteção, que para sua própria segurança é desligado quando chega a determinada temperatura, ai esta o primeiro erro de engenharia da HP, eles só colocaram o termostato no processador, quando a maquina fica muito quente o computador desliga ou trava porque o termostato ?do processador? acusa a alta temperatura e o desliga evitando assim que ele queime certo? Pois bem estamos falando de processadores AMD, os processadores capazes de agüentar as mais altas temperaturas, o dissipador cuida do refrigeramento do processador e é o mesmo que cuida da refrigeração do chipset Nvidia, esse chip é responsável pelo controle de grande parte dos HARDWARES, esse chip é soldado na placa mãe a uma temperatura de mais ou menos 180º normalmente o sistema todo tem que trabalhar em 60 e 70 graus, não é isso que acontece.
O processador AMD é capaz de chegar a temperaturas altíssimas, inclusive bem aproximo de 180º , imagine o processador esquentando 95º ?que é praticamente o normal?e o chipset 95º isso seria difícil? Eu acho que não, soma os dois, vamos relembrar que o chipset quando fixado na placa mãe é soldado a uma temperatura de 180º em interface de grade de esfera, 95+95= 190º o que aconteceria com o chipset? Isso mesmo ele dês-solda da placa mãe fazendo com que o notebook apresente todos esses defeitos.
Resolvendo o problema

Eu "[email removido]" desenvolvi uma tecnica para acabar com o super aquecimento.
Existem setores na placa mãe que trabalham com a mesma voltagem do cooler, o que eu fiz foi roubar energia da placa mãe e jogar diretamente no cooler fazendo com que ele fique sempre ligado acabando assim com todo o problema de super aquecimento.
Para os notebooks que não ligam ou estao apresentando problemas como wireless não funciona ou desligando sozinho, tem que resoldar o BGA, o processo é simples com uma estacao de solda, breu liquido e seringa.Coloque o breu liquido na seringa e ejete entre o chip e a placa mãe ate transbordar os quatro lados feito isso aqueça a estação de solda em 350º e resolde, pelo fato do chip ser colocado na placa através uma interface de grade esferada, é so aquecer o chip que as esferas voltam pro lugar.
Resolvendo o problema de dissipaçao:Na maioria das vezes o dissipador nem chega a encostar no chip, na china eles colocam uma moeda entre eles, eu comprei uma chapa de aluminio e cortei no tamanho certinho,agora é so colocar pasta termica encima e embaixo e pronto agora é só montar.
Cuidados

1º Ao desmontar cuidado com os flets do painel, eles quebra muito facilmente
2º Quando desmontar, procure manusear em uma bancada isalada de preferencia de borracha.
3º Muito cuidado ao resoldar o chip, coloque a placa mãe em um lugar plano e não deixe a estasao de solda aquecer mais que 350º pode danificar o chip.
4º Quando colocar a chapinha de aluminio entre o dissipador e o chip, olhe se a chapa não encosta em componestes do chip, isso poderia ocasionar um curto,acabando assim com todas as esperanças de velo funcionando novamente.
5º não recomedo a ligacao direta da placa mãe, Como eu disse foi uma tecnica desenvolvida por mim, resolve definitivamente o problema, mas tem que ter alguma noçao em eletronica e circuito SMD.
Para maiores informacoes me edicione no msn que explico melhor.
Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

G

Aproveitanto que ressucitaram o tópico, faço um relato meu.

Eu tenho um HP 6910p da linha empresarial da HP e possui processador Intel. Quando comprei o note veio já com garantia de 3 anos e um complete-care. Achei que de certa forma era desnecessário, mas deixei assim. Depois do problema que aconteceu achei que foi a melhor coisa ter comprado com garantia de 3 anos.

Após um ano de uso o carregador começou a ficar com mal contato. Meu note fica quase que full time ligado e como viajo muito achei até normal o que aconteceu, já que eles usam materiais cada vez mais vagabundos na fabricação. Mas fiquei com preguiça e vivia dando “um jeitinho” para o carregador funcionar.

Foi que numa manhã se sábado o maldito não ligou mais. E mesmo usando uma outra fonte igual o bicho não ligava. Acionei o suporte e aí começou a novela. Levaram 40 dias para mandar um carregador novo e adivinhem: mandaram o carregador errado. Mais 15 dias chegou o segundo carregador novo. Nem com reza de pai de santo o note ligou.

Em resumo foi detectado que com esse pico de tensão queimou a placa mãe. Já aproveitei e pedi a troca da tela de LCD que estava com pixel morto, além do touchpad que estava gasto devido ao excessivo uso. Entra dia, sai dia… e nada da HP retornar, e depois de umas três ligações ao 0800 aos berros chegou praticamente um note novo.

O rapaz chegou lá em casa com uma tela de LCD, uma placa mãe, uma topcover e mais a placa do touchpad + leitor de cartões + smartcard reader + bluetooth. Enfim, ficou apenas a carcaça, HD e memória do note antigo.

Mas pelo menos agora o note está bombando :twisted:

I

Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema

1º Abra o carregador e troque todo o cabo, ou simplesmente identifique onde esta o curto, corte o cabo onde esse curto se encontra e ressolde direto na placa do carregador. Como o carregador é blindado, tem que ser fechado com cola mesmo.
2º Abra o notebook e na entrada de energia (na maioria das vezes sao 3 fuziveis) teste eles com um multimetro na escala de diodo, é bem provavel que eles estejam mortos, ai é so trocar. Feito isso é so fechar e voltar a ser feliz.

Para maiores informacoes me adcione no msn [email removido], se caso estiver comedo de fazer isso, eu mesmo faço.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

C

Olá Igor,

Eu acho que, de acordo com as leis da termodinâmica, temperaturas não se somam deste jeito num dissipador metálico… Mas tudo bem.

A respeito do restante de sua explicação, se não me engano, a solda trinca por causa da composição da liga que usaram na soldagem. Trocar a liga de solda por uma de maior resistência a fadiga (e não apenas fazer o reflow) também resolve definitivamente, com menos gambiarra e maior eficiência. O processador não tem este problema pois se conecta à placa mãe através de um soquete, e não de uma BGA.

E outra coisa, acho que dá pra fazer o cooler girar em sua rotação máxima, e em full time, apenas cortando um dos fiozinhos do conector. É que agora não me lembro se o encaixe do cooler é daquele de três pinos em que um deles fornece o PWM. Se for o caso, geralmente é só cortar o fio central (o amarelinho) que o cooler irá disparar. Mas não tenho como confirmar agora. De qualquer modo, dependendo do notebook, atualizar a BIOS para a versão F.3D já causa a ventoinha a trabalhar em full time. Uma pena que qualquer uma destas abordagens reduza a autonomia de bateria do notebook.

Até mais,
César

I

Existem pessoas que veem para o forum para ajudar a resolver determinados problemas, outros vem pra falar abobora, fala fala e no fical de contas so coloca ipoteses e resultados que é bom nada.
Para os desentendidos aqui vai um antes e um depois.

Antes

Depois

Já vi muito neguinho em assistencia tecnica muito bem conseituada nacionalmente, consertando os DV e falar que conserta mas o problema volta a aparecer em menos de 4 meses, agora EU mato a cobra e mostro o pau meu amigo,
e a respeito da soma de temperatura nao é feita assim mesmo nao, mas para um bom entendedor meia palavra basta, aquilo foi uma suposiçao.
Eu venho ao forum para ajudar quem tem interesse, quem nao tiver interesse favor nao ler minhas publicacoes, nao sou obrigado a compartilhar conhecimento com pessoas como voce Cesar, essas imagens é de apenas 1 dos mais de 80 que consertei com 100% de aprovaçao. A atulizacao do Bios para F.3D nao deixa o cooler ligado direto e full, fala besteira nao.

Desculpe a falta de paciencia ai pessoal mas se tem uma coisa que me deixa chateado sao pessoas desse tipo ai.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

C

Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.

I

cesarsouza:
Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.

o Tom da resposta é pelo simples motivo de sua ironia ao criticar minhas colocacoes, criticas construtivas sempre sao bem vindas, criticas com “ar de superioridade” nao, vc diz que para deixar o cooler ligado direto seria so izolar o fio amarelo e o central, 1º e amarelo nao é o central, 2º sao 4 fios, 3º mesmo isolando qualquer um dos fios nao faz sentido o cooler fica ligado permanentemente, e nem por isso eu critiquei de forma esnobe suas colocacoes, os foruns sao pra mim um ambiente onde trocamos conhecimentos e esperiencias algumas dao certo outras nao, e para compartilhar conhecimento nao é preciso “ACHAR” ou você faz ou nao faz.

G

igortmoc:
Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema

Igor, muito obrigado pela disposição. Felizmente deu tudo certo no meu caso, e estou com um note praticamente novo, já que fiquei apenas com a carcaça do antigo. O resto é tudo novo.

Mas minha esposa possui um notebook da positivo, e esse sim está um caos. Estou há horas querendo abrir o carregador e trocar o cabo, mas o problema é que quebrou bem na ponteira que conecta no notebook. Vou aproveitar logo após a correria de final de ano e procurar essa ponteira nova e refazer esse carregador.

A propósito, conversando com o rapaz da HP que trocou meu notebook, ele disse que esses problemas com quebrar o cabo do carregador tem acontecido muito. Seria ótimo que os carregadores tivessem ambos os cabos de conectar, ao invés de ser o cabo AC conectável e o cabo DC fixo. Mas isso já são outros 500 :smiley:

C

Igor,

Em conectores de três pinos, geralmente o amarelo central é o sensor de rotação. Se for este o caso, cortá-lo ou, de preferência, colocar uma chave nele, em muitos casos enganará o controlador de velocidade e o fará rotacionar na velocidade máxima. Em conectores de quatro pinos, um dos fios extras (cujas cores dependem do fabricante), é o sensor de rotação, enquanto o outro é quem fornece um pulso controlado por PWM. Por isso interromper um dos fios pode deixá-lo funcionando permanentemente.

Como cortar é mais fácil que soldar uma placa-mãe, imaginei que recebesse a sugestão abertamente. Mas não foi o caso.

Por fim, de qualquer modo reitero que a solução definitiva e profissional consiste realmente em trocar a liga de solda por uma de maior resistência. O resto, apesar de dar certo e funcionar, convenhamos, é realmente gambiarra. A quem estiver interessado, a pouco tempo tomei conhecimento de uma assistência aqui de São Carlos (www.worktecinformatica.com.br) que está efetuando este procedimento e dá um ano de garantia pelo serviço.

Boa virada de ano a todos,
César

I

Bom Cezar agora estamos começando falar a mesma lingua, peço desculpa pela forma agressiva com que falei, seguinte veio, o cooler do dv6000 possui 4 pinos acabei de fazer o teste aqui tirando do conector o fio amarelo, e nao mudou nada, tirei tbm o branco e o cooler liga mas nao acelera, fiz um teste com o note desmontado; no termometro a temperatura chega á 59º sem o cooler full, com o cooler full fica estabilizada em 44º, nao acredito que trocar as esferas vai resolver definitivamente o problema, porque o problema com o superaquecimento ainda vai existir, a troca das esferas sem sombra de duvidas vai melhorar muito, mas nao vai resolver, ta entendendo meu ponto de vista?

Abraços!!!

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

C

Igor,

Que bom que chegamos a um consenso. O problema do aquecimento vai continuar a existir, mas estes chips foram feitos para aguentar altas temperaturas mesmo. Quem não aguenta é a solda, que com tantas dilatações e resfriamentos acaba por trincar. Trocar por uma de maior qualidade e durabilidade, geralmente SAC305 (SnAgCu), que contém prata, garante uma maior resistência a esta fatiga ocasionada pelos ciclos térmicos.

Quanto ao cooler, bem, nos conectores de 4 pinos, o amarelo, e não o vermelho, tende a ser o 12v. Depende muito do fabricante, a escolha das cores pode ser totalmente arbitrária. Se conseguir identificar qual é o PWM, desconectá-lo da placa mãe e ligá-lo diretamente no 12v também pode deixá-lo em full. Geralmente a ordem dos pinos, independente de cor, a não ser pelo GND que é sempre preto, é (GND, 12v, Sensor, PWM). Neste site tem mais detalhes sobre a pinagem destes conectores, que devem valer também para estes notebooks a não ser que a HP tenha mudado de propósito.

Abraços,
César

I

Boa Cesar!!!
Essa ideia de trocar as esferas sem duvida é a melhor, tem logica e faz todo sentido, mas eu nao tenho coragem de tirar um Chip da Nvidia e trocar as esferas, de boa mesmo, prefiro ir com o breu liquido, hidratar as soldas defeituosas ( que resolve o problema, nao acredito que a HP colocaria esferas de má qualidade, o problema ocorre pq a costrante troca de temperatura ocasiona a famoza solda fria, problema q daria em qualquer tipo de solda, seria só questao de tempo.) e matar o problema de super aquecimento deixando o cooler full. Ate porque os consertos desses notebooks giram entorno de R$ 300,00 e todo mundo já acha caro, com a troca das esferas iria pra uns R$ 500,00 mais ou menos, ficaria meio que inviavel para o usuario. Vamos por fim aos nossos discursos Cesar me adicione no msn, acho podemos aprimorar mais coisas. Espero que minhas publicacoes tenha ajudado de alguma forma ai pessoal, des de já agradeço, maiores informacoes meu msn é [email removido] .

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

R

Eu desisti de AMD há muito tempo no desktop pq tmb tive problemas de super aquecimento… 2 dias depois de comprar o pc desligava sozinho levei na loja eles falaram que era pq superaquecia (mesmo com o cooler funcionando de boa)… Intel forever!

J

olá pessoal! meu primeiro post no fórum!!! =D
Estou aproveitando que o tópico foi trazido à tona denovo pra tirar umas dúvidas aqui

Tenho um hp que comprei usado, um pavillion dv 2000 (ou dv2415us sei la qual é o modelo, vi na etiqueta e tem estes dois númeors, mas nenhum dos dois eu achei no site da HP, enfim…) e ele ta com esse problema de superaquecimento (ao menos eu presumo que seja superaquecimento, pq quando uso ele na minha perna quase queima, e ele ta desligando sozinho quando executo algumas ações, como ESCUTAR MUSICA NO ITUNES ENQUANTO NAVEGO NO FIREFOX -.-). Eu tava dando uma lida neste tópico aqui, e pelo que to vendo eh comum dar este problema neste modelo (eu vi algumas menções sobre solda de baixa qualidade, peça mal encaixada sei lá!). Eu vi até que alguns de vocês conseguem realizar a manutenção por conta própria, mas não confio no meu taco à ponto de abrir o brinquedo e tacar uma solda nele!!! auhahuuhauhauha
Também vi que alguns casos foram resolvidos com RECALL (será que no meu caso se for problema de fabricação eles ainda fazem o recall??).
O que eu queria saber mesmo é se alguém sabe ao certo porque ele superaquece assim, se compensa ir atràs da HP pra solucionar o problema (pois o note foi comprado usado, não tenho nota nem nada e já é um pouco antigo…), e principalmente, se vai custar caro!!!
auhauhauhauhuhauha

Processador e memória são
Intel Core Duo T2450 2.00Ghz 2.00Ghz
2Gb de memória RAM

[só para compartilhar com a galera: também tive o problema com a fonte dele, o cabo começou a dar mal contato, então levei numa eletrônica de confiança da minha cidade e ele fez o reparo.]

M

Leve em um lugar descente. Como ja foi dito em um monte de posts o problema é o chipset da Nvidia e não o processador da AMD. Meu deus.

J

Leve em um lugar descente. Como ja foi dito em um monte de posts o problema é o chipset da Nvidia e não o processador da AMD. Meu deus.

mas meu chipset é intel! (pelo menos minha placa de vídeo eh intel sei la o que…)
eh esse chipset q vcs taum falando (desculpa sou meio leigo!)

M

mas meu chipset é intel! (pelo menos minha placa de vídeo eh intel sei la o que…)
eh esse chipset q vcs taum falando (desculpa sou meio leigo!)

O chipset discutido aqui é da nvidia e esquenta feito o inferno. Ele é ótimo e aguenta muito bem a temperatura (placa de video é pra esquetar mesmo não tem jeito), mas o problema é os componentes em volta que torram. O processador não tem nada com isso, ele é feito para notebooks e possui refrigeração.
Esse é o grande problema do mito ao qual me referi a uns posts la atraz. Quem cria e alimenta o mito são os leigos, que ouvem alguem dizer que AMD esquenta e diz: “…AMD nunca mais…”, sem saber o que está afirmando, que o processador possui uma arquitetura melhor ou de desempenho igual e é muito mais barato que Intel. Acaba pagando mais caro pq ouviu alguem dizer e diz tambem. Se eu tivesse uma loja e vendesse os dois processadores, também diria que AMD esquenta, assim você leigo, compraria o Intel que é mais caro, e vai me dar mais lucro. Além de ser uma ótima descupa para técnico picareta. Quanta gente não está botanto a culpa do aquecimento desse notebook no processador ao invés do chipset? Pois é. Aconselho a ler os posts anteriores. E faça uma pesquisa. O Intel esquenta tanto quanto o AMD, em alguns casos possui um cooler melhor só isso.

J

Ah! Ok! Agora to entendendo!! Então estamos falando da placa de vídeo com shipset Nvdia q esquenta pra caramba! Até aí tudo bem. Só que quando abro o gerenciador de dispositivos e vou em adaptadores de vídeo, ta la escrito intel sei la o que (não estou com o notebook aqui agora, mas era intel media accelerator 450m, se não me engano!) e estou tendo o problema do superaqucimento tbm, será q esse chipset da minha placa de video tambem superaquece que nem o nvidia?

EDITADO: A placa de vídeo no Gerenciador de dispositivos é:

Mobile Intel® 945 Express Chipset Family

M

Precisa fazer uma pesquisa. Mas já te adianto que se a placa de vídeo do note oferece recursos avançados, com certeza vai esquentar. O problema do notebook discutido aqui é que além do chipset esquentar muito, a localização dos outros componentes também é um problema por estarem próximos a ele, sendo afetados pelo calor. Talvez seu note esquente mas não tenha o mesmo problema. Precisa dar uma pesquisada no seu modelo. É normal note esquentar, mas não é normal ele ficar pifando com pouco tempo de uso.

Z

eeeeeeeeeeeeeee belezaaa eim…

O meu Pavilion ja esta comigo a 5 … 6 meses e funciona que é uma beleza.

Nada de problemas de hardware… ele só veio com 1 problema : Windows vista

Mas isso eu ja resolvi, formatei.

E tem mais comprei 3 anos de garantia quando adquiri ele =D

J

Legal!!! Mandei uma mensagem nosite da hp, me mandaram atualzar e resetar a BIOS, me passaram até o link para puxar o instalador, me mandaram fazer um bagulho de reinstalar o gerencamento de energia, fiz isso, quando reiniciei o computador, ele naum liga mais.
Abre a tela do lgo da HP, dai abre aquela tela de recuperação de erro do windows, dai eu ja tentei selecionar todas as opções, modo de segurança, com prompt, com rede ultima configração válida e tudo mais, e nada…

Sera q vo ter que formatar??? Tenho arquivo importante nele…

Editado: quando esta carregando no modo de segurança ele para no /driver/crcdisk.sys

M

joaohaik:
Legal!!! Mandei uma mensagem nosite da hp, me mandaram atualzar e resetar a BIOS, me passaram até o link para puxar o instalador, me mandaram fazer um bagulho de reinstalar o gerencamento de energia, fiz isso, quando reiniciei o computador, ele naum liga mais.
Abre a tela do lgo da HP, dai abre aquela tela de recuperação de erro do windows, dai eu ja tentei selecionar todas as opções, modo de segurança, com prompt, com rede ultima configração válida e tudo mais, e nada…

Sera q vo ter que formatar??? Tenho arquivo importante nele…

Editado: quando esta carregando no modo de segurança ele para no /driver/crcdisk.sys

Não é uma solução, mas se precisar recuperar os dados, você pode usar um cd live de linux (recomendo ubuntu). Ele vai rodar a partir do cd-rom, mas você terá acesso a seu hd podendo gravar os dados em um pendrive.
Espero que consiga resolver o problema, porque se depender da HP…

J

Consegui fazer funcionar, tive que desatvar umas coisas na BIOS e acabo dando certo!!! Agra não faço idea de como resolver o prpblema do superaqucimento… Pq de fato se depender da hp… Os tecnicos do atendimento online falaram que o superaquecimento era por causa da superfice que eu estou usando o note… Como se eu nao soubesse… Vai se dificil resolver isso!

M

compra uma base com ventoinhas. Eu comprei e não me arrependo. Melhorou bastante o problema de temperatura. Mas compra uma descente, com controlador de velocidade e no mínimo 2 ventoinhas. Ideal que seja 4.

I

hauauhuahuahuhauhuaa…

pra responder todas essas pergutas ai, era só copiar e colocar minha publicacao na pagina 6 =)
o Problemas Dos DVs é o superaquecimento mesmo, causado pela aproximacao do chip Nvidia com o processador, a constante troca de temperatura vem a trincar as soldas no BGA .

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

Z

Aproveitando o topico , estou com um problema de formatacao do meu HP Pavilion p/ Windows XP

Quando coloco pra formatar p/ XP, ele comeca a carregar os modulos e aparectela azul, resumindo nao consigo formatar

Pesquisei e descobri que o HD do pavilion não reconhece HD sata na formatacao do XP

Existe uma opcao que deveria ter na bios da HP referente ao HD que eu trocasse a tecnologia AHCI p/ sata algo assim e eu conseguiria formatar

alguem ja conseguiu fazer isso ? O meu hp nao tem essa opcao, alguem descobriu um esquema ?

abraços !!

I

Isso nao é problema de BGA rsrsrrsrrsrsss…
mas tudo bem!!!
Essa tela azul é referente ao reconhecimento do HD, nesse caso para instalaçao do windows Xp Service pach 2 teria que arruma tipo um RAID e com um programa como NLite vc coloca esse “RAID” jundo do CD e faz o mesmo procedimento que era feito bem antigamente para instalar XP.
Para instala o Xp de qualquer forma, é so usar o Service Pach 3 ele passa direto e faz instalacao normalmente.

Para maiores informacoes meu MSN è [email removido]

[b]Atenciosamente

[/b] Igor Thadeu Maia

Z

aii que ta… tentei com sp3 e nao foi tambem, tive que imbutir o driver do meu hd sata na instalacao windows e gravar um novo CD

Ai foi :wink:

Usando NLite como voce falou !

valeu !

I

Maravilha!!!

BOm saber que pude ajudar =)

Abraços!!

AT. Igor Thadeu Maia

M

Ae galera, agora foi minha vez. Após 3 anos de uso meu dv 6000 foi pro saco.
Ontem após uma atualização do Windows 7, o note reiniciou normalmente. Digitei a senha e entrou no windows. Fui ao banheiro e quando voltei estava desligado. Tentei de tudo, mas o bixo não liga mais. Não deu nenhum problema. Nem wireless, nem tela, nem nada. Estava funcionando super bem. De repente, morreu.
Esses DV 6000 são assim. Se não der problema hoje, com certeza vai dar amanhã. e olha que eu sempre fiquei de olho na temperatura.
Alguem conhece algum lugar bom que realmente resolva o problema em são paulo? valew.

V

Buenas!
Olha, eu pensei que havia me safaria dessa de super aquecimento. Eu e meu dv2000 tivemos quase 3 anos de trabalho sem nos esquentarmos.
Porem quando eu quis dar um upgrade no windows (vista para 7) me deparei com 2 problemas: O primeiro foi que depois da instalação minha partição recovery se foi.
E o outro é que do nada começou a aquecer pra caramba. Tive picos de 60º no hd e 75º no bga.
Acontece que na questão do recovery eu nem me assustei tanto pois junto com meu note veio dois dvds system recovery. Ai pensei: blz vai restaurar minha partição! Comecei a instalar… depois de umas 4 horas de instalação (sim, 4 horas!) ele reinicia e aparece apos o boot o tal do e33r 1 e e33r 3.
Por fim, fiquei com o win 7 mesmo, mas o super aquecimento continua. Hoje falei com um cara que faz concerto de notes e falei que queria me precaver antes que começe a dessoldar a bga, wireless e amigos. Ele me disse que irá fazer uma limpeza no exaustor e cooler e colocará a antes citada aqui, peça de metal entre o bga e o duto exaustor com reforço da pasta térmica. Ai eu pergunto a vocês: tow fazendo a coisa certa? Pq eu pesquisei bastante sobre todos esses itens e acho que essa é a melhor solução. Mas como tem pessoas muito bem instruídas aqui, gostaria de ter a opinião de vocês.

Abraço!

M

viniciusmv,
Meu concerto ficou em R$500,00. Eu achei bem caro, mas não conhecia nenhum lugar que pudesse confiar a não ser o cara que me vendeu (ele deve ter levado 1 em cima). Mas enfim, segundo ele a minha BGA queimou e foi trocada. Além da troca e resolda, foi feito a limpesa do cooler, troca de uma outra peça que não sei o nome. Foi colocado o dissipador com pasta como indicado aqui, e além desses cuidados ele me pediu autorização para ligar o cooler direto na velocidade máxima. Eu não tinha idéia de como ficaria, senão não tinha autorizado, mas enfim, a vga não passa de 60º no máximo 63º. A parte onde fica o processador e o chipset fica fria o tempo todo. O que está esquentando agora é o HD. Mas acho que é normal em Notebook. talvez não percebi antes porque o chipset enquentava mais.
Eu acho que você está indo no caminho certo sim, mas tenha em mente 3 coisas quanto ao cooler:
1 - se ligar no máximo vai almentar a vida util do chipset e processador com certeza.
2 - vai reduzir o tempo da bateria consideravelmente, ja que ligado no máximo ele vai consumir mais energia.
3 - É um barulhão amigo. Esquece esse silêncio que você tem agora. Parece uma turbina o negócio.
Agora cabe a você decidir. Como eu ja fiz não vou voltar atraz, mas se solbesse antes não tinha feito o lance do cooler.

D

[b][i]Gente é o seguinte eu estou p… da vida com a HP, meu not deu pau de vez, todos os sintomas que demonstram no site aconteceu com ele, e tentei em entrar em contato com a HP e me disseram que a garantia estendida dos modelos serie DV 6000 venceu em 31-12-09…
COMO ASSIM VENCEU???
é um absurdo isso, é um defeito de série desses modelos e se fosse um carro com problema no rolamento da roda???
esperariam acontecer um desastre?
mandei vários e-mails e se quer responderam, ja procurei o PROCON e tbm o Fórum de pequenas causas e temos sim direito a troca da placa e se não tiver conserto até a troca por um not novo.
Venho através deste espaço pedir a todos que possuam um not DV 6000 a entrar no site da HP e procurar em garantia limitada e lerem que isso não é um problema comum e sim já veio bichado da fabrica…
valeu a todos e aguardo respostas… :twisted:

L

Se o processador do Pavillion de vocês for AMD, recomendo TROCAR a placa-mãe para Intel. Eu já tive um note desses e depois da troca da placa-mãe, nunca mais o note me apurrinhou.

Eu fiz a troca em Janeiro desse ano.

M

Passei pelo mesmo problema citado, deu um ano de uso acabou-se o notebook. HP nunca mais. :frowning:

O meu not começou na WebCam e em seguida nada mais funcionou.

L

Tenho um note hp e está com o problema de trincar a solda devido ao aquecimento… já se foi a garantia, mas será que eles concertam pra mim? afinal a cagada foi deles

C

Olá, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar por compartilhar os seus conhecimentos. Ganhei um HP DV6000 que está funcionando 100%, mas uma hora ou outra ele iria dar problema, então resolvi fazer alguns dos procedimentos citados, pra garantir mais tempo de vida, queria compartilhar aqui os resultados.

Primeiro atualizei a Bios p\ versão F.43 depois abrir o note e fiz uma limpeza geral, inclusive abrir o cooler por completo e retirei toda a poeira acumulada. Depois tirei aquela “borrachinha” que ficava em cima da GPU removi também o da CPU e limpei bem, deixando o dissipador limpo. Então cerrei um pedacinho do cooler 462 da placa PC Chips M863G que tem exatamente 2 mm, cortei 2,5 por 2,5cm passei pasta térmica e coloquei em cima da GPU coloquei pasta térmica nova no processador tb. Antes a temperatura depois de um teste de Stress q fiz com o Everest era: Min CPU 42 \ MAX 75 e Min GPU 65 \ MAX 82. Agora fiz o teste novamente e CPU não passar de 60 e GPU ñ passa de 70 Max e min de 55, ou seja, menos 10 graus GPU MAX e menos 10 grau Min que é justamente onde ocorre todo o problema.

Aproveitei tb e retirei o dissipador da placa PC Chips M863G e coloquei em cima do chipset Nvidia que fica ao lado da placa wireless, coloquei pasta térmica e colei o dissipador com cola quente, agora o mouse pede não fica mais pegando fogo, esta friozinho o dissipador ficou perfeito! To pensando em fazer tb pra finalizar um “Undervolting” que vai fazer o processador emitir menos calor.

Espero que ele dure mais tempo agora! Desculpe por estender, no mais obrigado! :wink:

Criado 28 de outubro de 2008
Ultima resposta 1 de mar. de 2013
Respostas 114
Participantes 69