Problemas com xsd(schemas xml) - NF-e

10 respostas
L

Bom dia a todos, é o seguinte, estou desenvolvendo um projeto na empresa, onde o objetivo é a implementação da Nota Fiscal Eletrônica da versão 2.0, e estou com problemas para entender como de fato funciona os xsd disponiveis no site da receita estadual, se alguem puder me dar uma mão como uma direção a seguir pra enteder o funcionamento dos schemas xml eu ficaria grato, enfim e se eu puder ajudar em algo tambem é só avisar dai uma mão lava a outra. :slight_smile:

10 Respostas

T

Acho q vc deve usar uma ferramenta pra ler os xds s e gerar as classes de serviço. Pesquise sobre o AXIS 1.4

A

aqui tem um material bom para vc aprender sobre os schemas
http://www.w3schools.com/schema/default.asp

L

Até que consegui aprender alguama coisa, e esse JAXB serve pra crirar xml e xsd a partir de uma classe… ee do xsd -> classe, mas ainda falta muita coisa, preciso saber oque diabos fazer depois que tenho os .java gerado… hehehe…

P

Isso vai longe hein… ^^
Um próximo passo seria pegar os XSD e gerar as classes para te adjudar a montar os XML…

https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/url_webservices/url_webservices.asp

Fui!

L

então, eu ja peguei o XSD do site da SEFAZ/SP bem como os WSDL, porem, creio eu na hora que eu “importei” os WSDL pro net-beans ele deve ter gerado os .java com erros, vou ver outro WSDLtoJava pra usar…

P

Depois que baixei os WSDL converti cada um para java usando o axis2.
Linha de comando WSDL2Java

Coloquei em anexo os WSDL que gerei, agora estou vendo como gerar os .java a partir dos schema XSD, já fiz isso antes, mas não me lembro como… ^^

To usando o eclipse e indo atrás de algum plugin.

O
leofaka:
Até que consegui aprender alguama coisa, e esse JAXB serve pra crirar xml e xsd a partir de uma classe.... ee do xsd -> classe, mas ainda falta muita coisa, preciso saber oque diabos fazer depois que tenho os .java gerado... hehehe...
Depois que vc já tem as classes no java, vc tem que popular os atributos, algo assim:
//objeto base para criar instâncias dos nós do XML
        ObjectFactory objectFactory = new ObjectFactory();

//nó raiz
        WbsElegibilidade wbsElegibilidade = objectFactory.createWbsElegibilidade();

//cabeçalho
        WbsCabecalho wbsCabecalho = objectFactory.createWbsCabecalho();
        wbsCabecalho.setWbsNomeSistema('BLA BLA BLA BLA');
e depois usar o jaxb para gerar o xml :
JAXBContext jaxbContext = JAXBContext.newInstance("sac.schema.beneficiario");
            Marshaller marshaller = jaxbContext.createMarshaller();            
            marshaller.setProperty(Marshaller.JAXB_ENCODING, "ISO-8859-1");
            marshaller.setProperty(Marshaller.JAXB_FORMATTED_OUTPUT, true);

//Crio arquivoXml - gravo no disco e mostro para simples conferência
            //File xmlFile = new File("D:\\beneficiario.xml");
            File xmlFile = File.createTempFile("beneficiario" + Long.toString(new Date().getTime()), ".xml");
            marshaller.marshal(wbsElegibilidade, new FileOutputStream(xmlFile));

Eu usei aqui um schema da ANS, mas o procedimento é o mesmo para a NF-e.

até mais

P

Pessoal,

Alguem poderia dar um help de como gerar os .java a partir dos ;xsd ?
Baixei a biblioteca do JAXB mas ainda não consegui gerar os .java.

Vou continuar procurando, mas agradeço qualquer luz.

Como IDE usao o eclipse Helios

vlw

L

PadrE:
Pessoal,

Alguem poderia dar um help de como gerar os .java a partir dos ;xsd ?
Baixei a biblioteca do JAXB mas ainda não consegui gerar os .java.

Vou continuar procurando, mas agradeço qualquer luz.

Como IDE usao o eclipse Helios

vlw

Desculpe a demora, mas as festas de fim de ano tomam nossa rotina…
enfim, padre eu achei algo no propio guj, pelo propio Netbeans da pra gerar os .java a partir dos xsd:
"
Use JAXB.

No Netbeans, vá em novo arquivo -> vinculação JAXB, selecione o XSD e pronto, suas classes java estão geradas.

"

Creio que no eclipse deve haver algo semelhante.
Edit: No mais esses xsd nos auxiliam mesmo eh na hora de montar o xml e “só”. =p

L

PadrE:
Depois que baixei os WSDL converti cada um para java usando o axis2.
Linha de comando WSDL2Java

Coloquei em anexo os WSDL que gerei, agora estou vendo como gerar os .java a partir dos schema XSD, já fiz isso antes, mas não me lembro como… ^^

To usando o eclipse e indo atrás de algum plugin.

como voce instalou e usou o axis2 para jerar o raios dos .java ?

eu to me matando pra conseguir isso, to quase jogando o pc pela janela…

ta foda !

Edit1:

Pra quem ainda não conseguiu pelo axis, eu achei um site com um tutorial que nos ensina a instalar o plugin do axis e gerar os .java atravez do eclipse.
http://www.roseindia.net/webservices/axis2/axis2eclipse/axis2-eclipse-install.shtml

Edit2:

Pra quem fez o tutorial do “Edit 1” e deu erro na hora de gerar as classes (algum erro com .InvocationTargetException) segue esse segundo tutorial concertando esse erro:

http://javari.blogspot.com/2008/11/axis2-no-eclipse.html

Criado 28 de dezembro de 2010
Ultima resposta 3 de jan. de 2011
Respostas 10
Participantes 5