Problemas Legenda do Gráfico em Branco no Ireport

30 respostas
L

Boa tarde a todos,

Desenvolvi um relatório em Ireport com um gráfico de Pizza em 3d (Pie 3d), e setei a propriedade para mostrar as legendas do gráfico. No windows funciona normalmente, em um cliente que utiliza Linux também sem problemas. Mas eu tenho um cliente que utiliza o Fedora 10, que não sai nem a legenda nem o título do Gráfico. Achei que pudesse ser alguma coisa da JVM, mas não é pois instalei a mesma em minha máquina(Windows) e funcionou normal. Alguem tem ideia doque possa ser?

Obrigado.

30 Respostas

G

eu passei por um problema parecido com o iReport 4.0, no caso foi uma mudança que fizeram na versao 3.6, o problema é que a forma de puxar a fonte das letras mudou…

J

Ja tive um erro semelhante, no caso foi que o S.O. não tinha a fonte utilizada no relatório.

L

Mas como resolveram o problema? eu tb utilizo Ireport 4.0 so que compilo meus relatórios na versão 3.5.2, o foda é que eu tenho esse relatório correto em um cliente com linux, e no outro com fedora 10 não. Não sei realmente oque pode ser !!!

G

no meu caso o problema só acontecia em um servidor linux sem interface gráfica, fui lendo os release do iReport e vi que para resolver tinha de implementar na biblioteca o arquivo jasperreports-fonts-4.0.0.jar com as fontes dentro dele simplesmente.
Então criei uma pasta com o nome da fonte (jasperreports-fonts-4.0.0.jar\net\sf\jasperreports\fonts) que estava com o problema (no meu caso foi o arial) e copie do windows os arquivos referentes, ainda nesse diretório tem um arquivo XML que você deve configura-lo. Já tem configurado a fonte dejavu como exemplo, foi só copiar e mudar o nome, coloquei esse jar modificado no classpath do meu projeto e resolveu.

p.s. você encontra esse arquivo com os exemplos no diretório do iReport 4.0 (ireport\modules\ext)

L

Bom dia Gustavo, então vou ver se consigo localizar esse arquivo de exemplo como você me falou!!! Uma coisa que não intendi direito é, vc somente incluiu o jasperreports-fonts-4.0.0.jar no classpath da sua aplicação? Vc teve que criar uma nova pasta na aplicação? Ou somente Incluiu o jar e fez referencia do mesmo?

Obrigado

G

Desculpa, eu vi que não ficou claro como fazer, eu fiz a solução baseado nos post desse pessoal: http://jasperforge.org/plugins/espforum/view.php?group_id=102&forumid=103&topicid=66132

Como tinha te falado meu problema era com uma fonte do tipo arial, vendo esse fórum acima eu copie o arquivos .ttf para dentro do jar… abri ele com um compactador qualquer e dentro do diretório jasperreports-fonts-4.0.0.jar\net\sf\jasperreports\fonts\ eu criei uma pasta chamada arial e editei o arquivo XML que tem la chamado fonts.xml… no final do arquivo eu adicionei o seguinte texto:

<fontFamily name="arial">
	<normal>net/sf/jasperreports/fonts/arial/arial.ttf</normal>
	<bold>net/sf/jasperreports/fonts/arial/arialbd.ttf</bold>
	<italic>net/sf/jasperreports/fonts/arial/ariali.ttf</italic>
	<boldItalic>net/sf/jasperreports/fonts/arial/arialbi.ttf</boldItalic>
	<pdfEncoding>Identity-H</pdfEncoding>
	<pdfEmbedded>true</pdfEmbedded>
	<exportFonts>
		<export key="net.sf.jasperreports.html">'DejaVu Serif', 'Times New Roman', Times, serif</export>
		<export key="net.sf.jasperreports.xhtml">'DejaVu Serif', 'Times New Roman', Times, serif</export>
	</exportFonts>
</fontFamily>

lembrando que fiz isso para resolver o meu problema com a fonte arial, nem li direito o que faz esse xml mas como o pessoal do outro fórum estava sugerindo fazer isso eu fiz, então com o jasperreports-fonts-4.0.0.jar modificado eu coloquei ele no meu classpath e deu certo!!!

L

Bom Gustavo, agora intendi oque você disse, vou fazer isso e testar caso de certo eu insiro a resposta aqui no forum ok? Só mais uma pergunta qual a versão do linux que você utiliza ?

Abraço

G

Debian 2.6.32-4-686-bigmem.

L

Gustavo, fiz oque vc havia comentado, mas não surtiu efeito não cara, vc chegou a instalar as font’s no linux antes ou não ? e vc fez isso com mais alguma fonte sem ser a arial ?

G

Eu vi instalar os fontes sem problema, funcionou, mas eu não gosto da idéia porque os servidores são de clientes e não meu. Não eu não fiz com outros sem ser arial, verifica qual a fonte que esta usando no gráfico!

L

Então não acho legal tb a ideia de ficar instalando os fontes pq caiu no mesmo problema que vc! Eu percebi que no Ireport quando vc esta desenvolvendo o relatorio, na legenda do gráfico tem a opção “PDF Font Name” e está setado a Helvetica, creio que é essa fonte que deveria ter inserido no pacote de fontes do jasper. Vou ver se acho ela e vou testar novamente.

G

Se você tiver certeza que é essa a fonte e você quiser também claro eu modifico o jar e mando para você.

L

Mas vc tem essa fonte Helvetica ? Eu procurei no meu windows não tem, se tiver a fonte me envia que a alteração no jar eu consegui fazer para o Arial! Ai eu tento com essa !!! blz?

G

Vou procurar por ela aqui, mas se você quiser pode simplesmente mudar a fonte la no gráfico, não é mais fácil?

G

Eu achei muita fonte aqui: http://www.fontyukle.net mas não achei a Helvetica nele, só fui achar ela em: http://dejitarob.wordpress.com/2008/11/08/download-helvitica-and-vista-fonts-for-free/

G

Baixa la e me fala!!!

L

Então Gustavo vc até muda a fonte do gráfico conforme quer, mas quando vc gera um PDF vc deve definir a fonte na propriedade “PDF Font Name”, e la não tem as fontes comuns como Arial e as demais, da uma olhada no seu Ireport. Inclusive as fontes que tem la, não são fontes comuns, eu acho q por isso está dando problema. O foda é que o restante do relatório sai normal. Olha a imagem abaixo.

Eu ja não sei mais oque testar cara.

G

Baixa o arquivo acima e colocar no seu jar…

L

Blz vou fazer isso e ja ti respondo !!!

L

Gustavo fiz a alteração reiniciei a aplicação e não surtiu efeito não. Baixa esse ZIP nele tem o .jar o .jrxml e o pdf do relatorio. www.smarapd.com.br/downloads/Arquivos.zip Ve se eu fiz algo errado ? Faz favor !!!

G

Faz o seguinte abre o xml do arquivo e vai na mão mesmo muda tudo o que você achar de Helvetica-* para Arial.

G

E ai o que aconteceu?

L

Vc chegou a olhar o .jar que esta nesse link que ti passei ? é esse que vc quer que mude ?

G

Olhei sim, para min esta tudo certo, estou achando estranho não ter funcionado, por isso te pedi para ir no XML do seu relatorio e ir na mão mundando as referencias do fonte.

L

Cara mudei tudo para Arial onde estava Helvetica e gerou o seguinte erro:

[color=red]Could not load the following font :
pdfFontName : Arial
pdfEncoding : Cp1252
isPdfEmbedded : true[/color]

W

pessoal

alguém conseguiu alguma solução para o problema?

estou com a mesma dificuldade

abraço!

L

Ainda não tentei ja modificar os fontes do SO Linux, modificar as fontes da legenda do realtorio, e nada ainda, nem sei oq fazer agora !!!

G

Qual problema Wagner? vc esta em um ambiente linux? eh isso

W

Meu ambiente de desenvolvimento é Windows, mas a aplicação roda no Linux CentOs.

No ambiente de desenvolvimento o gráfico fica ok. Mas quando envio o .jasper para o Servidor a legenda fica em branco (imagem anexo).

Obs. Já alterei o jasper fonts como você orientou mas não deu resultado.

Obrigado por enquanto

G

cara das vezes que passei por esse problema aqui ou eu coloquei os fontes na mao ou instalei no sistema operacional (o que eh mais facil).
qual fonte vc usa ai? tem como vc ver as fontes intala no seu servidor?

Criado 21 de março de 2011
Ultima resposta 11 de nov. de 2011
Respostas 30
Participantes 4