harrysongui:
Olá galera ,sou BEM novato em java(comecei a ver POO há menos de um mês) e também é meu primeiro post aqui no GUJ.
Dei uma pesquisada rápida e não encontrei solução pro meu problema.
Por enquanto estou usando somente notepad++ e compilando pelo prompt no Windows 7 para não ficar mal acostumado com IDE logo de cara.
Criei meu manifest.txt declarando a classe que tem o método main e o inseri no meu diretório de classes.Criei o .jar com o comando jar -cmf manifest.txt Myapp.jar harryson(harryson é o nome do pacote/diretório onde se encontram minhas classes compiladas).
Funcionou numa boa,executo meu programa através do comando java -jar Myapp.jar e funciona normalmente.
Porém,ao dar 2 cliques no .jar ele dá o erro:“Could not find the main class: mypackage.Myclass.Program will exit”.
Eu sei que o .jar não é como um arquivo executável,mas como ele está associado a máquina virtual java,então 2 cliques nele teria que fazer ele abrir a JVM e executar meu código,não é?Eu já vi programa em java sendo executado dessa forma e no próprio fórum vi que isso é possível.
Resumindo,minha dúvida é essa:Como fazer o .jar executar com 2 cliques?Até pq o usuário final não vai executar meu código pelo prompt,não é?
Olá,
Cara, deixa eu te perguntar só pra desencargo de consciência, você já configurou as variáveis de ambiente corretamente?
Verifica se ela está assim:
Vá no Painel de Controle do Windows, abra o ícone Sistema, clique em Configurações avançadas do sistema em seguida no botão “Variáveis de ambiente”.
Você pode tanto configurar essas variáveis somente para o usuário que está logado ou todo o sistema, se for usuário, clique em variáveis de usuário no botão “Nova”, se for em todo o sistema em “Nova” de variáveis de sistema.
Defina o nome da variável como “JAVA_HOME”
Defina o valor da variável como “C:\jdk1.6.0_01” (nesse campo, coloca o endereço da pasta onde você instalou o JDK)
Clique em ok e pronto.
Agora faça o mesmo para as variáveis PATH e CLASSPATH definindo os seguintes valores respectivamente:
para PATH: %JAVA_HOME%\bin;
para CLASSPATH: C:\jdk1.6.01\lib;
Agora se estiver configurado correto, e se “java- jar” funciona é sinal que o manifest está correto, talvez um erro na instalação do JRE ou JDK, aí nesse caso, você tem 2 opções, desinstalar e instalar novamente ou tentar os seguintes comandos :
C:\>ftype Myapp.jar="C:\JRE1.6\bin\javaw.exe" -jar "%1" %* //Lembrando que o endereço do javaw tem que ser o mesmo que está instalado o JDK
C:\>assoc .jar=Myapp.jar
Espero ter ajudado;
Daniel…