Reportando como foi o teste, bem cheguei no prédio da UOL no horário combinado, um prédio de 6 andares na Av. Faria Lima, observei que em cada os andares não são separados em salas, é um salão grande, separado em conjuntos de baias com acho que 4 ou 5 funcionários por baia, e as baias não tem divisórias. A analista de recursos humanos que me atendeu me passou um teste para realizar de 12 questões, e mais uma folha para preencher com dados cadastrais, salário no último emprego, remuneração pretendida etc.
Fiquei sozinho numa sala de reuniões, e tive 60 minutos para realizar a prova, as questões foram todas teóricas e com escessão de algumas que achei fáceis pois eram parecidas com o que havia caído na prova de certificação.
Caiu umas 3 questões de Orientação a Objeto, explicar a diferença entre Interface e Classe Abstrata, um trecho de código onde deveria marcar qual das alternativas de código poderia ser colocado na linha tal sem problemas. Uma questão com o trecho Integer i = Integer.valueOf(“10”); perguntando qual design pattern se referia o trecho. Mais outra questão envolvendo design pattern e EJb. Um questão pediu para escolher uma opção( RUP, Scrum, TDD e etc) e descrever com suas palavras, perguntou sobre os pros e contras do TDD,
tive que fazer um diagrama de banco de tabelas de uma faculdade, umas 3 questões de EJB, um questão sobre um sistema antigo em JSP com paginas conectando diretamente com o banco e como eu faria para melhorar esses sistema para descrever com minhas palavras.
Pediu para explicar por que é melhor trabalhar com propriedades de objetos e uma questão sobre recursividade.
Bom foi isso,
Apesar de um pouco difícil achei a prova pertinente,
e também percebi que vale realmente a pena estudar para certificação pois acho que me deu bases boas.
Um abraço a todos
http://www.regifelix.com/