Processo de seleção no UOL, alguém ja participou?

15 respostas
R

Aguem já participou de algum processo de seleção dentro do UOL ?
Me parece que é realizado um prova teórica e depois da prova se o candidato passar é realizado uma entrevista de seleção.
Alguém já realizou esta prova teórica e poderia me dizer o que costuma cair ?

Obrigado

Regis
http://www.regifelix.com

15 Respostas

W

Sou suspeito pra dizer sobre a seleção. Já ouvi pessoas dizendo bem, pessoas dizendo mau. Na minha avaliação tinha perguntas de java bem detalhadas a nível de certificação JCP. O que me pegou de surpresa foram perguntas avançadas sobre manipulação de memória :hunf: e algumas perguntas sobre estatística.

Pra quem saiu da faculdade e conheça tanto bem de java, quanto de estatística e um pouco de SO. Acho que a prova é bem tranquila. Só que eu duvido e muito, que a pessoa irá usar esses conceitos de estatística / SO lá dentro, uma vez que irá trabalhar com java :wink: . Achar um pessoa que conheça desses 3 tópicos bem, acho que não ta fácil … :slight_smile:

Não gostei do feedback deles, alias, foi péssimo, tentei entrar em contato pelo menos 3x com a empresa que aplicou a prova, e só me deram respostas genéricas (o cliente ainda não respondeu … Você não foi aprovado …). Achei essa parte bem deselegante, afinal, ninguem vai em entrevista de emprego, pra perder o dia e gastar dinheiro com gasolina a toa, pra ganhar respostas genéricas, pelo menos eu ACHO que não na nossa área, que está com falta de bons profissionais ( Alô pessoal do Recursos Humanos, não é vocês que entendem bem as pessoas ? 8) ).

R

Deviam falar o que cai na prova para os candidatos estudarem antes. Acho isso de não falar ridículo. Se na escola os professores não falarem que parte da matéria deve ser estudada quase ninguém passaria de ano, pois para cada matéria existe ao menos um livro com diversos capítulos e muitas páginas para estudarmos durante todo o ano. Imagina ter que fazer uma prova de cálculo da faculdade e o professor pedir para estudar o livro todo. Em tecnologia é pior ainda porque para cada assunto (web, persistênia, sql, etc) existem vários livros enormes para estudarmos. Fica difícil seleionar alguém assim.
Por isso que em um local que trabalhei uma época eu troquei as provas de múltipla escolha de seleção com questões do tipo das que vemos na certificação por alguns desafios práticos de programação e numa segunda fase para quem foi bem nesta primeira parte alguns outros testes de alguma tecnologia específica, e sempre informando qual seriam as tenologias testadas e suas versões.

V

Acredito que se não foi informado o conteúdo da prova, espera-se que o candidato realmente conheça o conteúdo que será cobrado… essa é a coisa mais normal do mundo.

Like prova surpresa na escola…

A

Eu participei certa vez de uma processo para a vaga de requisitos senior e até hoje não recebi o retorno da UOL e olha que a pessoa do RH que me entrevistou foi super legal …enfim acho que estes processos falham em muitos lugares …

Em relação ao que vai cair na prova não concordo que devam avisar antes, pois se você se candidata a uma vaga de programador java…obrigatoriamente você deve saber sobre java …
O que não pode é você concorrer a uma vaga de junior e ter que saber sobre java e mais um pouco … ai tem q levantar e ir embora …e dizer para quem esta aplicando a prova:

• Quando eu me tornar um senior e ter mais alguns anos de vivência na linguagem java eu volto para fazer esta prova … até lá …rs…
R

Tambem acho que eles não precisam informar o conteudo do teste. Mais fico preocupado
vai q pedem uma coisa muito fora de serio

A

regifelix:
Tambem acho que eles não precisam informar o conteudo do teste. Mais fico preocupado
vai q pedem uma coisa muito fora de serio

Como eu disse , eles devem pedir algo dentro da classificação da vaga que você esta concorrendo , se tiver algo muito fora do contexto, faça algumas observações por escrito no teste e saia de lá pensando que não deu certo …se te ligarem, é que gostaram da sua sinceridade e você foi bem no que você conhecia … apenas isto … opinião pessoal …boa sorte !!!

R

Entendo o que vocês disseram mas discordo… Aí você trabalha com java só que com jsf, ejb e hibernate por exemplo. Ninguém fala nada pra você, só fala pra você que é java, chega a hora do teste e perguntam várias coisas sobre spring, vraptor e jpa. Aí você vai mal na prova, mas não significa que não conhece java…
Fora as versões, você trabalha com ejb3, aí na vaga colocam ejb e você diz que sabe. Chega na prova e cobram ejb2.
Até mesmo no java core mesmo, pedem io e você diz que sabe, aí chega na hora tem questões de new io.
Por isso que eu preferia fazer como disse, porque mesmo se a pessoa não utilizou aquilo se ela conseguir se virar fazendo a prova prática, podendo consultar o javadoc por exemplo, ela ainda terá chance de passar e é até bom porque ela demonstra uma característica importante que é a capacidade de aprender e se virar sozinha… pelo menos é o que eu acho

A

rogeriopaguilar:
Entendo o que vocês disseram mas discordo… Aí você trabalha com java só que com jsf, ejb e hibernate por exemplo. Ninguém fala nada pra você, só fala pra você que é java, chega a hora do teste e perguntam várias coisas sobre spring, vraptor e jpa. Aí você vai mal na prova, mas não significa que não conhece java…
Fora as versões, você trabalha com ejb3, aí na vaga colocam ejb e você diz que sabe. Chega na prova e cobram ejb2.
Até mesmo no java core mesmo, pedem io e você diz que sabe, aí chega na hora tem questões de new io.
Por isso que eu preferia fazer como disse, porque mesmo se a pessoa não utilizou aquilo se ela conseguir se virar fazendo a prova prática, podendo consultar o javadoc por exemplo, ela ainda terá chance de passar e é até bom porque ela demonstra uma característica importante que é a capacidade de aprender e se virar sozinha… pelo menos é o que eu acho

cada caso é um caso , se você vai concorrer a uma vaga, esta deve descrever algo próximo do que você vai exercer…diferente disto levante e vai embora …eu já participei de processos que a prova tinha conceitos de java , mas o que eles queriam era saber a capacidade de construir um algoritmo e resolver determinado problema …isto para mim foi bem legal , porque vc percebe claramente que o objetivo desta empresa foi encontrar alguém com um bom raciocinio lógico e claro conhecedor da linguagem em si …mas tem vagas na apinfo de programador junior que pedem 5 anos de experiência e que conheça esta ou aquela tecnologia e vão pagar 4k …nestes casos o ideal é nem concorrer …porque estão procurando o superman e não um programador junior …

R

É, neste ponto eu concordo, o melhor a meu ver é saber se a pessoa tem uma lógica legal, sabe resolver um problema e tal. Só que no meu caso como era consultoria na maioria das vezes o cliente que pedia alguém com conhecimentos nos frameworks que eles queriam, então a segunda parte da prova eu montava utilizando estas tecnologias e a primeira tentava identificar estas habilidades que você comentou.
Só que como eu disse antes eu informava o pessoal que passava na primeira parte do processo quais frameworks seriam utilizados na segunda parte. Por mim eu já contrataria os que passaram na primeira fase porque o conhecimento nos frameworks poderia ser adquirido depois, mas o cliente queria alguém que já soubesse os frameworks, então não dependia muito da minha vontade.

R

E o que você disse sobre as vagas isso é o que mais tem. Querem um sênior que aceite salário de júnior…

A

paciência , são coisas de nossa profissão …aceita quem quer …fazer o que …abraço …

R

Reportando como foi o teste, bem cheguei no prédio da UOL no horário combinado, um prédio de 6 andares na Av. Faria Lima, observei que em cada os andares não são separados em salas, é um salão grande, separado em conjuntos de baias com acho que 4 ou 5 funcionários por baia, e as baias não tem divisórias. A analista de recursos humanos que me atendeu me passou um teste para realizar de 12 questões, e mais uma folha para preencher com dados cadastrais, salário no último emprego, remuneração pretendida etc.
Fiquei sozinho numa sala de reuniões, e tive 60 minutos para realizar a prova, as questões foram todas teóricas e com escessão de algumas que achei fáceis pois eram parecidas com o que havia caído na prova de certificação.
Caiu umas 3 questões de Orientação a Objeto, explicar a diferença entre Interface e Classe Abstrata, um trecho de código onde deveria marcar qual das alternativas de código poderia ser colocado na linha tal sem problemas. Uma questão com o trecho Integer i = Integer.valueOf(“10”); perguntando qual design pattern se referia o trecho. Mais outra questão envolvendo design pattern e EJb. Um questão pediu para escolher uma opção( RUP, Scrum, TDD e etc) e descrever com suas palavras, perguntou sobre os pros e contras do TDD,
tive que fazer um diagrama de banco de tabelas de uma faculdade, umas 3 questões de EJB, um questão sobre um sistema antigo em JSP com paginas conectando diretamente com o banco e como eu faria para melhorar esses sistema para descrever com minhas palavras.
Pediu para explicar por que é melhor trabalhar com propriedades de objetos e uma questão sobre recursividade.

Bom foi isso,
Apesar de um pouco difícil achei a prova pertinente,
e também percebi que vale realmente a pena estudar para certificação pois acho que me deu bases boas.

Um abraço a todos
http://www.regifelix.com/

A

Boa sorte !!!

F

Reginaldo, você teve que escrever código na prova?
boa sorte e sucesso!!.

R

apenas na questao de recursividade

Criado 3 de janeiro de 2013
Ultima resposta 6 de jan. de 2013
Respostas 15
Participantes 6