?Programação deveria ser ensinada nas escolas?, dizem Bill Gates e Mark Zuckerbeg

102 respostas
K

Programação deveria ser disciplina básica nas escolas e toda criança deveria aprender a programar. Ao menos é o que defendem Jack Dorsey, fundador do Twitter, Mark Zuckerberg, Bill Gates e até o produtor Will.I.am, do Black Eyed Peas, nesse vídeo. Para eles, nossos tempos exigem: todos deveriam saber programar para entender como funcionam os bastidores de toda a tecnologia que nos permeia.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nKIu9yen5nc#!

102 Respostas

H

-_-’’

Acho mais útil todos saberem nutrição e medicina, seria menos gasto público nos hospitais…

Fala sério viu…

K

Hebert Coelho:
-_-’’

Acho mais útil todos saberem nutrição e medicina, seria menos gasto público nos hospitais…

Fala sério viu…

Nutrição e Medicina como matéria em escolas ??? oO

:arrow: :?:

H

khemrajunior:

Sarcasmo… Eles querem algo que os interessem sendo ensinado nas escolas… Alguém que vai querer trabalhar com humanas vai aprender a programar? Tente explicar o que é um if para pessoas que ñ tem lógica…

Sério… ridículo!

M

Acredito que eles estão certos, a programação ajuda a raciocinar de forma rápida e objetiva e resolver problemas complexos da melhor forma possivel!

G

É uma boa idéia, mas não pelo fato de saber programar em si.

A programação pode ser uma ferramenta para desenvolver o raciocínio (assim como o xadrez que é ensinado em alguns lugares) e ajudar na absorção de conceitos de diversas matérias.

Já pensei em criar algo relacionado com isso… tipo uma “IDE educacional”… tive algumas idéias, mas cadê o tempo? :slight_smile:

K

gomesrod:

A programação pode ser uma ferramenta para desenvolver o raciocínio (assim como o xadrez que é ensinado em alguns lugares) e ajudar na absorção de conceitos de diversas matérias.

Já pensei em criar algo relacionado com isso… tipo uma “IDE educacional”… tive algumas idéias, mas cadê o tempo? :slight_smile:

BACANA A IDEIA.

K

Hebert Coelho:
khemrajunior:

Sarcasmo… Eles querem algo que os interessem sendo ensinado nas escolas… Alguém que vai querer trabalhar com humanas vai aprender a programar? Tente explicar o que é um if para pessoas que ñ tem lógica…

Sério… ridículo!

tipo eu. hahahaha tou noobZAO mas pretendo programar um dia, por isso estou no forum. E ja vi pessoas desesperadas saindo de humanas pra TI

A

gomesrod:

Algo como… o BlueJ? Ou o logo?

L

Sério… ridículo!

Concordo com eles.

Acho que não precisariam ensinar exatamente a programar mas pelo menos a logica seria ótimo… Existe uma linguagem chama Geek que é praticamente arrastar e soltar e com isso da para ensinar logica a uma criança de 7 anos!!

[Opinião] Porém acho essencial todos saberem uma coisa que praticamente faz de tudo hoje… Se as pessoas tivessem mais conhecimentos de informática, não exatamente programação, não ocorreriam tantos roubos de senha e golpes.

H

khemrajunior:
tipo eu. hahahaha tou noobZAO mas pretendo programar um dia, por isso estou no forum. E ja vi pessoas desesperadas saindo de humanas pra TI
E eu já vi o contrário e até o extremo, saírem da área para virarem garçon. Pena que perdi a reportagem. -_-’’

O cara tem que gostar de lógica para desenvolver bem, tem gente que não gsota mesmo. E aí? Vai tomar pau na escola por algo tão específico?

L

Eu vi essa reportagem também, que o cara era um dba por 8 anos e encontrou a felicidade sendo garçom… Então ta ne hahaha

Concordo com você, mas também acho que em um mundo como hoje cada vez fica mais difícil viver sem a tecnologia. E acho realmente necessário aprendermos nem que for um básico de informatica. Não apenas o word e excel que são ensinados hoje.

K

Alexandre Saudate:
gomesrod:

Algo como… o BlueJ? Ou o logo?

Peguei a dica do BlueJ VAI ME AJUDAR MUITO ISSO A ENTENDER ALGUMAS COISAS que estou tendo dificuldades. VALEU!

G

É diferente… é algo voltado mais para ensino básico/médio mesmo. Tudo em português (inclusive a linguagem de programação), e com atividades relacionadas a diferentes disciplinas - até onde for possível né, não imagino nada de História que possa ser exercitado escrevendo um programa :slight_smile:

Um projeto bastante complexo, por isso até hoje só existe na minha imaginação.

J

Nao gostaria de ver um filho meu aprendendo essas coisas de maluco.

M

Eles puxam um pouco o “peixe” para o lado deles. Concordo que deveria ser ensinado a lógica, mas programar é algo muito específico! Lógica pode ser utilizado em várias ciências.

R

Acho que programação por si só, talvez não seria muito interessante, mas conseguir fazer a ligação entre programação e outras disciplinas, me parece interessante.

Em matemática, por exemplo, pode-se pedir para que o aluno faça um algoritmo com base em alguma fórmula matemática. Algumas transformações são imediatas, mas as que não são, ajudam a entender o problema por uma nova perspectiva que pode ser mais fácil de assimilar e entender melhor a fórmula.

R

Acho que programação por si só, talvez não seria muito interessante, mas conseguir fazer a ligação entre programação e outras disciplinas, me parece interessante.

Em matemática, por exemplo, pode-se pedir para que o aluno faça um algoritmo com base em alguma fórmula matemática. Algumas transformações são imediatas, mas as que não são, ajudam a entender o problema por uma nova perspectiva que pode ser mais fácil de assimilar e entender melhor a fórmula.

V

A idéia desse projeto não é ensinar a programação como ferramenta de desenvolvimento lógico. É chamar a atenção dos estudantes para as Ciências da Computação e para o mercado de desenvolvimento de software. Li uma notícia hoje e mostra claramente que há uma certa urgência em recrutar desenvolvedores e engenheiros de software para suprir as necessidades em um futuro próximo.

"Citing statistics from the Bureau of Labor Statistics, the National Science Foundation, the College Board and the Association for Computing Machinery, Code.org claims there will be 1.4 million programming-related jobs by 2020 and only 400,000 computer science students to fill those positions. "

http://www.informationweek.com/global-cio/outsourcing/codeorg-urges-students-to-embrace-progra/240149502

R

Precisamos de mais programadores então vamos ensinar programação nas escolas? Sei lá, não me parece muito certo.

Quer exercitar o cérebro das crianças? Ensine música.

L

Rodrigo Sasaki:
Precisamos de mais programadores então vamos ensinar programação nas escolas? Sei lá, não me parece muito certo.

Quer exercitar o cérebro das crianças? Ensine música.

Acho que você esta levando ao pé da letra… Mas quando as pessoas descobrem que tem o dom para programação se na escola não tem nada parecido???

A pessoa simplesmente acha que é gostar de entrar no facebook ou de mexer no computador que é isso que elas querem fazer. E acho que é por isso que há tanta desistência nas faculdades.

Não precisa ensinar a programar, mas realmente temos que chamar a atenção e estimular as pessoas que talvez tenham um dom para isso e não sabem!!

R

Acho que você esta levando ao pé da letra… Mas quando as pessoas descobrem que tem o dom para programação se na escola não tem nada parecido???

A pessoa simplesmente acha que é gostar de entrar no facebook ou de mexer no computador que é isso que elas querem fazer. E acho que é por isso que há tanta desistência nas faculdades.

Não precisa ensinar a programar, mas realmente temos que chamar a atenção e estimular as pessoas que talvez tenham um dom para isso e não sabem!!
Todo mundo aqui nesse fórum é suspeito pra opinar. Eu amaria ter tido aulas de lógica e programação na escola, mas eu gosto disso, tanto que fiz ensino médio técnico voltado pra área.

Mas isso não é algo geral, eu detestaria ter aulas de humanas além do núcleo comum de matérias. O mundo precisa de médicos não precisa? Por que não incentivar isso com aulas desde o início do processo educacional?

Pensando de maneira imparcial, eu acho isso errado. Quem realmente gosta de programação, vai atrás. Todos nós fomos, quem não gosta, vai atrás de outra coisa. Na escola nós temos o básico, temos matemática, trigonometria, álgebra. Claro que não é a mesma coisa, mas quem gosta de exatas tem mais chance de ir atrás.

R

Acho que seria interessante sim, não uma aula aprofundada de programação mas pelo menos a lógica para desenvolver fórmulas de matemática, física, entre outras coisas juntar os aprendizados.

L

Rodrigo Sasaki:
Todo mundo aqui nesse fórum é suspeito pra opinar. Eu amaria ter tido aulas de lógica e programação na escola, mas eu gosto disso, tanto que fiz ensino médio técnico voltado pra área.

Mas isso não é algo geral, eu detestaria ter aulas de humanas além do núcleo comum de matérias. O mundo precisa de médicos não precisa? Por que não incentivar isso com aulas desde o início do processo educacional?

Pensando de maneira imparcial, eu acho isso errado. Quem realmente gosta de programação, vai atrás. Todos nós fomos, quem não gosta, vai atrás de outra coisa. Na escola nós temos o básico, temos matemática, trigonometria, álgebra. Claro que não é a mesma coisa, mas quem gosta de exatas tem mais chance de ir atrás.

Concordo com você!! Quem gosta realmente tem que correr atrás!! Também fiz curso técnico e tambem não gostaria de receber mais aulas de humanas. Então a solução seria o curso técnico para que as pessoas descubram do que elas realmente gostam. Acho que deveria incentivar mais esse tipo de curso nos jovens de 15 à 18 anos!

Essa seria uma solução para o problema, pois se a pessoa não gosta ela pode sair e ir fazer outro ate achar a que realmente goste e não perder tempo depois na escolha da faculdade…

L

Perfeito!! Acho que o que faltam nas escolas é a junção do aprendizado… Você aprende física, química e biologia achando que são totalmente diferentes!! Quando na verdade estão ocorrendo tudo junto!!

Mesma coisa com as outras matérias. Acho que deveria ter uma aula para “juntar” esses ensinamentos.

No caso da lógica eu acho que devia ter uma aula de lógica mesmo!! Ligada com matemática… Com aqueles exercícios…

No barco so pode ficar um homem e uma mulher e tem que passar todos para o outro lado… Ou

“Água está para o gelo assim como leite está para…”

Acho que ia ajudar muito a todas as pessoas independente de quem queira ou não seguir esse ramo de exatas @!

G

Isso também, com certeza!

Deve ser por isso que eles passam o vídeo todo mostrando aqueles escritórios sedutores com a galera jogando videogame, tocando instrumentos, conversando no sofá com macbooks na mão…

Porque não mostram as pessoas dentro de uma consultoria, com baias apertadas, uma barulheira louca e alguém roubando sua cadeira cada vez que você precisa levantar? :shock:

O

Eu acho que isso iría desvalorizar as carreiras de programadores ao extremo.

R

Há tanta desistência nas faculdades por que os alunos saem despreparados do ensino médio.

Programação nas escolas é um problema para países do do 1o mundo. Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .

M

Acredito que programação não, mas deveria haver uma maior carga de lógica nas escolas.

L

rmendes08:

Programação nas escolas é um problema para países do do 1o mundo. Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .

Nossa falou tudo!! Em um mundo utópico acho que seria essencial os adolescentes terem a vontade de cursar um técnico e escolher a profissão direitinho desde pequeno… Mas no Brasil realmente não daria certo… Como o rmendes08 disse os jovens saem das escolas sem conseguir ler e escrever QUEM DIRA programar!!

S

Eu tive aulas de informática há uns 15 anos atrás na escola e lembro que usávamos o logo para fazer a tartaruga andar e desenhar coisas na tela.

Até acho que pode fazer sentido a opinião deles, mas um monte de outras coisas também fariam: economia/finanças, direito, eletrônica, nutrição, primeiros socorros (de verdade) etc.
Mas, como comentaram, o nível do ensino de 1º grau no Brasil é péssimo. A preocupação é aprovar o maior número de alunos possível. Reprovar é proibido.

R

Nossa, agora que você comentou eu lembrei que eu também tive aulas com essa tartaruga aí :shock:

L

Nossa, agora que você comentou eu lembrei que eu também tive aulas com essa tartaruga aí :shock:

Não conheço essa tartaruga não…

R

Mas a 15 anos atrás você tinha 2 anos :stuck_out_tongue:

L

Mas a 15 anos atrás você tinha 2 anos :P

Eu sei disso hahahaha mas to falando que nunca ouvi falar de tartaruga nenhuma na informatica

R

É esse aqui:

Link pro blog de onde retirei a imagem: http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/aprenda-programar-com-logo.html

L

Rodrigo Sasaki:

É esse aqui:

Link pro blog de onde retirei a imagem: http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/aprenda-programar-com-logo.html

Que daora!! Ajudar a tartaruga a desenhar!! hahahaha

R

Tem o Alice também:
http://alice.org/index.php

K

É esse aqui:

Versão nova do Logo, no meu tempo era uma tela preta com a tartaruga no meio,embaixo tu escrevia os comandos.

Z

Nada a ver a idéia desse site .

e o no site não tá escrito nada do que está no título deste tópico. (Não sei se no video está falando, mas na página quotes não tem nada.)

J

Cada pessoa nasce com um dom para determinada coisa. Música, Desenho, etc… é uma disposição genétca. Não basta ter dinheiro e estudar para ser bom em algo. É uma das poucas coisas que o dinheiro não consegue comprar.

G

“Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .”

E a coisa tá bem pior do que imaginamos…

D

discordo, deveria ser ensinado empreendedorismo, e como gerir o seu dinheiro e sua carreira.

L

A idéia é muito boa. Seria uma oportunidade das pessoas exercitarem a lógica e a programação.
Se é ensinado matemática e primeiros socorros, por que não programação?
Mas se for pra utilizar o “logo”, que foi a linguagem que vi no ginásio, é melhor deixar quieto.

Acho que vc substima as pessoas.
Um adolecente que não seja capaz de entender uma explicação do que seja um if precisa da APAE.

H

Luiz Augusto Prado:
Um adolecente que não seja capaz de entender uma explicação do que seja um if precisa da APAE.
Conheço esse tipo de pessoa.
Sabem a teoria do if mas não sabem quando ou como usar.

E não só adolescente, adulto também.

Ainda vejo isso como interesse deles de colocar mais profissionais na área. Vejo reportagens falando que o deficit em nossa área vai aumentar em mais de 100k de pessoas só no brasil.

Se a pessoa gosta de arte, ela vai detestar if. Já vi e vejo acontecendo isso…

H

Uma coisa seria ensinar crianças a jogar xadrez, ou algum outro modo de lógica como música.

Agora programação? Em que será útil a um cirurgião? A não xingar o PC? Ou até mesmo tomar mais ódio ainda por um PC?

V

Eles falam como se ensinar programação nas escolas fosse novidade.

Já existem até sistemas educacionais feitos para isso:

Entretanto, ainda há dificuldade em comprovar que aprender a programar realmente melhor a maneira de pensar do indivíduo. Até porque, a programação está relacionada apenas a lógica, e não a outras habilidades, como a espacial, social, humana ou artística.

Particularmente, acho que esse vídeo ganhou destaque demais por bobagem.
Especialmente vindo de pessoas que usaram em sua vida técnicas de mercado sujas para vencer, como o Bill Gates e o Zuckeberg.

L

Hebert Coelho:
Luiz Augusto Prado:
Conheço esse tipo de pessoa.
Sabem a teoria do if mas não sabem quando ou como usar.

E não só adolescente, adulto também.

Ainda vejo isso como interesse deles de colocar mais profissionais na área. Vejo reportagens falando que o deficit em nossa área vai aumentar em mais de 100k de pessoas só no brasil.

Se a pessoa gosta de arte, ela vai detestar if. Já vi e vejo acontecendo isso…

Um artista não precisa ser um Newton da matemática, mas precisa no mínimo saber quanto dar em dinheiro e quanto de troco receber na padaria.

Saber quando usar é uma questão de experiência e estudo aprofundado. Isso ela só vai ter se um dia começar.
Vejo pessoas que nem filosofia nem teoria possuem.

H

Luiz Augusto Prado:
Um artista não precisa ser um Newton da matemática, mas precisa no mínimo saber quanto dar em dinheiro e quanto de troco receber na padaria.
Mas isso eu aprendi na escola, não quando aprendi a programar.

L

Eu fiz uma metáfora.

Ontem fiz a prova do BNDES e este era o texto da prova de ingles que fala sobre as questões da educação e empreendedorismo. Achei interessante:

Queria saber o que vcs pensam disso:

K

Meu deus.
Não, não, não e não.

L

Meu deus.
Não, não, não e não.

Estar entre os melhores realmente é um dom, como sommeliers.
Mas não é necessário que os estudantes aprofudem tanto para ver como a coisa funciona ou mesmo utilizem a tecnologia em seus trabalhos.
Existe uma corrente filosófica de que estamos vivendo uma época em que se precisa ser o melhor em alguma coisa para garantir a sobrevivência.
São 7 bilhões de pessoas no mundo. Dá pra viver apenas sendo bom em algumas coisas.

K

Meu deus.
Não, não, não e não.

Estar entre os melhores realmente é um dom, como sommeliers.
Mas não é necessário que os estudantes aprofudem tanto para ver como a coisa funciona ou mesmo utilizem a tecnologia em seus trabalhos.
Existe uma corrente filosófica de que estamos vivendo uma época em que se precisa ser o melhor em alguma coisa para garantir a sobrevivência.
São 7 bilhões de pessoas no mundo. Dá pra viver apenas sendo bom em algumas coisas.

Não, e é simplesmente um absurdo achar que no momento de sua concepção por meio de um ato randômico você “ganhou” o “dom” da programação, enquanto o outro ganhou o “dom” de ser taxista, e o outro de ser um vigia de prédio.
Existe apenas um fator em comum com Bill Gates, Mozart ou Zuckerber: Prática.

V

Kazdum:
Não, e é simplesmente um absurdo achar que no momento de sua concepção por meio de um ato randômico você “ganhou” o “dom” da programação, enquanto o outro ganhou o “dom” de ser taxista, e o outro de ser um vigia de prédio.

Eu discordo.

Acho que existe, sim, dom para as coisas. Negar isso seria negar que pessoas são diferentes. Que os organismos nascem com predisposições diferentes.

Há, inclusive, inclinações determinadas pelo seu sexo, ou local de nascimento. Por exemplo, é uma tendência mundial que homens tenham preferência por áreas exatas, e mulheres por áreas linguísticas e humanísticas. Alguns países, como a inglaterra, tentaram inverter isso e falharam miseravelmente. Essa tendência se manifesta na infância, uma menina de 8 anos tem um vocabulário mais rico (estima-se que em torno do dobro de palavras) que um menino de mesma idade. Por causa dos hormônios, os garotos se arriscam mais e se machucam mais, e ficam mais fortes. Por isso, há uma tendência natural para que homens sejam melhores esportistas (tão evidente que chega ao ponto dos sexos serem separados nas olimpíadas), pedreiros, militares, estivadores…

Não significa, claro, que seja impossível você ir contra seu dom e treinar com prática. O dom só te dá um pouco mais de facilidade. E, percebendo essa facilidade, você tenderá a ter mais prazer em praticar determinada atividade e, por consequencia, a aperfeiçoa-la. E também estou convencido que é melhor uma pessoa bem treinada, do que uma que só conte com seu dom (vejo isso todos os dias, com alunos que tem altíssimo potencial e desistem da faculdade, versus alunos que tem dificuldade e persistem).

Além disso, o dom é algo que abrange várias profissões. Você ter uma tendência a lógica matemática te habilita a fazer física, engenharia ou a ser cobrador de ônibus. Ter talento com humanas te habilita a ser um bom síndico, ou um bom gerente de multinacional… Acho uma simplificação grosseira dizer que o dom predetermina a vida do indivíduo. Ele certamente ajuda, mas não é fator determinante.

L

ViniGodoy:

Eu discordo.

Acho que existe, sim, dom para as coisas. Negar isso seria negar que pessoas são diferentes. Que os organismos nascem com predisposições diferentes.

Há, inclusive, inclinações determinadas pelo seu sexo, ou local de nascimento. Por exemplo, é uma tendência mundial que homens tenham preferência por áreas exatas, e mulheres por áreas linguísticas e humanísticas. Alguns países, como a inglaterra, tentaram inverter isso e falharam miseravelmente. Essa tendência se manifesta na infância, uma menina de 8 anos tem um vocabulário mais rico (estima-se que em torno do dobro de palavras) que um menino de mesma idade. Por causa dos hormônios, os garotos se arriscam mais e se machucam mais, e ficam mais fortes. Por isso, há uma tendência natural para que homens sejam melhores esportistas (tão evidente que chega ao ponto dos sexos serem separados nas olimpíadas), pedreiros, militares, estivadores…

Não significa, claro, que seja impossível você ir contra seu dom e treinar com prática. O dom só te dá um pouco mais de facilidade. E, percebendo essa facilidade, você tenderá a ter mais prazer em praticar determinada atividade e, por consequencia, a aperfeiçoa-la. E também estou convencido que é melhor uma pessoa bem treinada, do que uma que só conte com seu dom (vejo isso todos os dias, com alunos que tem altíssimo potencial e desistem da faculdade, versus alunos que tem dificuldade e persistem).

Além disso, o dom é algo que abrange várias profissões. Você ter uma tendência a lógica matemática te habilita a fazer física, engenharia ou a ser cobrador de ônibus. Ter talento com humanas te habilita a ser um bom síndico, ou um bom gerente de multinacional… Acho uma simplificação grosseira dizer que o dom predetermina a vida do indivíduo. Ele certamente ajuda, mas não é fator determinante.

Eu discordo em partes!

Concordo que tem pessoas que tem facilidade em fazer algumas coisas… Mas não que a pessoa nasça com esse dom ela apenas na infancia teve mais contato com aquele determinado conhecimento… Ou musical ou físico matemática ou para se localizar --> Isso são tipos de inteligencias… E eu não acredito no “dom”, pois é possivel se fabricar gênios. Veja o caso da Susan Polgar que foi praticamente fabricada por seu pai para ser uma genia e ela é! Então a pessoa pode ser pode ser o que for desde que na infancia tenha algum contato, goste daquilo etc… São muitos fatores que fazem com que aquela pessoa cresça gostando ou entendendo facilmente aquele conteúdo.

Então resumindo eu acredito que as pessoas exercitem partes diferentes do cérebro um pouco mais do que outras. Como no nosso caso a físico matemática.

V

Eu sou da opinião que esse cara argumenta: http://cogprints.org/656/1/innate.htm

Existem? Possivelmente. Seria difícil negar que organismos são diferentes, inclusive em sua parte cerebral.

São determinantes ou fatores decisivos de sucesso? Definitivamente não. Talentos ajudam, mas não definem.
A ausência de um talento não te impede de adquiri-lo. E certamente alguém que praticou irá superar alguém que nasceu com o dom, sem pratica-lo.

L

Eu só acho que tratar algo como “dom” é como se fosse algo que você nasce e já praticamente tem facilidade de fazer tao função.

O problema é que se você nasce com o “dom” deve vir do seu pai ou da sua mãe e ate hoje eu não vi uma reportagem de co-relação dessas informações…
Na verdade, não existe nenhuma evidência científica que sustente exclusividade em favor de características hereditárias ou ambientais no desempenho apresentado.

Por isso acredito em diferentes inteligencias como proposto por Howard Gardner

“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”

K

ViniGodoy:
Kazdum:

Eu discordo.

Não é uma questão de acreditar ou não, é um fato, o gene do talento não existe.

In a famous study, researchers went into a violin academy in Germany. Their assumption was that if natural talent exists, they should be able to find top-performing students who didn’t or hadn’t practised as much as the others. The researchers consulted experts to make judgements about the performance level of the violinists, putting them into three groups: the highest level solo performers, average-level solo performers, and music teachers mostly aspiring to become solo performers. The researchers found that the top group had practised significantly more than the second group, which in turn had practised more than the third group. The key was accumulated lifetime practice. The more practice, the better the performers.

That’s right: they didn’t find anyone who succeeded without lots of practice. This means it’s reasonable to make a seemingly radical hypothesis: there is no such thing as natural talent. Everyone who becomes a talented musician has to spend thousands of hours practising.

E por fim:

V

Levante as hipoteses erradas, e você chega a conclusão errada. Aí ele está supondo que um talento natural tornaria alguém excelente sem estudo, o que não é o caso que estou falando.

Como eu também falei, também considero um talento “overrated”, mas não inexistente.

Finalmente, como assim não existe evidência científica? A de haver diferenças existe sim. Ou você é identico ao seu vizinho? Ou não existe na sociedade superdotados?

Eu trabalho com educação há 10 anos e é bem evidente que pessoas tem aptidões diferentes. Assim como é que quem não as desenvolve é superado por quem não.

Cuidado com a definição. Não estou falando de excelência inata, nem falando que a ausência de um talento é impeditivo de nada, como alguns autores dão a entender.

L

ViniGodoy:
Levante as hipoteses erradas, e você chega a conclusão errada. Aí ele está supondo que um talento natural tornaria alguém excelente sem estudo, o que não é o caso que estou falando.

Como eu também falei, também considero um talento “overrated”, mas não inexistente.

Finalmente, como assim não existe evidência científica? A de haver diferenças existe sim. Ou você é identico ao seu vizinho? Ou não existe na sociedade superdotados?

Eu trabalho com educação há 10 anos e é bem evidente que pessoas tem aptidões diferentes. Assim como é que quem não as desenvolve é superado por quem não.

Cuidado com a definição. Não estou falando de excelência inata, nem falando que a ausência de um talento é impeditivo de nada, como alguns autores dão a entender.

Discordo em partes de você!

Concordo que cada pessoa é diferente, porém porque o seu visinho consegue fazer aquela conta de cabeça e você não?

Simples, ele tem a inteligencia físico matemática bem desenvolvida.
Igualmente pessoas que conseguem aprender uma lingua apenas assistindo filme e ouvindo musica.

Mas tudo isso foi exposto a criança quando pequeno. Eu ja citei a criação de super dotados aqui. Então ela não nasceu sabendo tudo ela simplesmente foi submetida a muito estudo quando criança e o filho dela também é super dotado que fez a mesma coisa que a mãe.

E se eu quiser criar um filho programador? Desde pequeno ensino ele lógica de programação como o pai de Mozart fez!
É uma questão da educação que você da na infância para formar seu caráter.

R

luckdantas:

Concordo que cada pessoa é diferente, porém porque o seu visinho consegue fazer aquela conta de cabeça e você não?

Igualmente pessoas que conseguem aprender uma lingua apenas assistindo filme e ouvindo musica.

Mas tudo isso foi exposto a criança quando pequeno. Eu ja citei a criação de super dotados aqui. Então ela não nasceu sabendo tudo ela simplesmente foi submetida a muito estudo quando criança e o filho dela também é super dotado que fez a mesma coisa que a mãe.

E se eu quiser criar um filho programador? Desde pequeno ensino ele lógica de programação como o pai de Mozart fez!

Já ouviu falar do Joshua Bell?

Um fato intrigante sobre Bell é que ele teve suas primeiras lições musicais quando tinha 4 anos de idade, em Bloomington, Indiana (EUA). Seus pais, ambos psicólogos, decidiram dar-lhe treinamento formal depois que viram que seu filho havia amarrado faixas de borracha nas gavetas de sua cômoda e estava replicando melodias clássicas apenas de ouvido, movendo as gavetas para variar o tom. Se isso não for uma criança prodígio, não sei o que é.
Fonte: http://hypescience.com/pare-para-ouvir-a-musica/

Sinceramente, você acha que conseguiria fazer isso com 4 anos? Acha que qualquer criança conseguiria? Eu sinceramente acho que não. Acho que existe dom sim. Talvez não predisposição genética, não acredito que temos o dom pra fazer aquilo que nossos pais, avós fazem, mas isso não quer dizer que não temos facilidade e afinidade com uma área.

Eu levei um bom tempo até conseguir afinar um violão usando meu ouvido, e ainda tenho dificuldades, pratiquei até conseguir, mas como podem ver, ele conseguia afinar borrachas em uma gaveta muito antes de mim.

G

Eu não acredito em dom. Também acho que todos podem desenvolver os vários tipos de inteligência, dependendo da sua vontade.

Não é porque não exite dom que as pessoas serão iguais. Cada pessoa é criada de uma forma diferente da outra, e isso define o caráter e as vontades dela.

Afinal, antigamente era bom ter o “dom” de ser cavaleiro, arqueiro ou ferreiro. Agora, com uma período de tempo minusculo de existência da informatica, já nascem pessoas com o dom de “programar”, outras com o dom de consertar computadores… Não parece ilógico?

R

giovanni_dalfre:
Eu não acredito em dom. Também acho que todos podem desenvolver os vários tipos de inteligência, dependendo da sua vontade.

Não é porque não exite dom que as pessoas serão iguais. Cada pessoa é criada de uma forma diferente da outra, e isso define o caráter e as vontades dela.

Afinal, antigamente era bom ter o “dom” de ser cavaleiro, arqueiro ou ferreiro. Agora, com uma período de tempo minusculo de existência da informatica, já nascem pessoas com o dom de “programar”, outras com o dom de consertar computadores… Não parece ilógico?

Eu pra mim acho que um dom é algo mais abstrato do que isso. Não é “Dom pra ser programador”, é facilidade com lógica matemática. Tem gente que tem facilidade pra se relacionar com pessoas, gente que tem criatividade pra produzir textos, enfim, são diversos.

E eu também não acho que não se possa aprender algo, muito pelo contrário, agora eu sempre segui aquilo que eu tinha maior facilidade e gostava mais, alguns chamam de dom, outros talvez não.

K

Na real toda pessoa desenvolve um “dom”, mas não necessariamente nasce com ele, envolve muitas outras variáveis, como por exemplo como o sujeito foi criado.

Tenho um primo que é um verdadeiro gênio para a programação, programa desda época do MSX quando ele tinha uns 12 anos de idade, hoje ele trabalha em uma empresa de jogos na Alemanha e tem mercado em vários outros países. Mas o que fez ele ser assim? Puxou do seu pai que tambem é um gênio na informática? Possivelmente, mas ele tambem foi criado desde pequeno junto com computadores, era um cara que não tinha uma vida social, o negocio dele era ficar o dia em casa programando ou jogando algum jogo.

Lógico que existem aqueles que já nascem com uma pré disposição a fazer alguma coisa, mas muitas vezes não é um fator determinante.

S

Hebert Coelho:
Uma coisa seria ensinar crianças a jogar xadrez, ou algum outro modo de lógica como música.

Agora programação? Em que será útil a um cirurgião? A não xingar o PC? Ou até mesmo tomar mais ódio ainda por um PC?

Mas ele só irá se tornar um cirurgião mais à frente. Poderia ser útil para entender como funciona, nem que a utilidade fosse descobrir que não tem afinidade e não deve seguir estudo naquela área.
Provavelmente as aulas de história foram inúteis a você, que seguiu carreira nas exatas, mas nem por isso você acha que não deveriam existir (pelo menos eu acho que não). Mas xadrez, música e outras são válidas também.

L

luckdantas:

Não entendi do que discorda. Na verdade acho que concordamos:

H

Schuenemann:
Hebert Coelho:

Mas ele só irá se tornar um cirurgião mais à frente. Poderia ser útil para entender como funciona, nem que a utilidade fosse descobrir que não tem afinidade e não deve seguir estudo naquela área.
Provavelmente as aulas de história foram inúteis a você, que seguiu carreira nas exatas, mas nem por isso você acha que não deveriam existir (pelo menos eu acho que não). Mas xadrez, música e outras são válidas também.
Então por que só ensinar programação? pq não ensina culinária? pq não ensinar a cuidar de animais?

Programação apenas não fará ninguém gostar/entender o que se passa em um programa…

L

Hebert Coelho:

Então por que só ensinar programação? pq não ensina culinária? pq não ensinar a cuidar de animais?
Programação apenas não fará ninguém gostar/entender o que se passa em um programa…

Também penso que seria bem interessantes estes cursos.

O que vc se refere é que a pessoa não deve ter o direito de estudar alguma destas diciplinas, como por exemplo a programação ou que a pessoa tem o direito de escolher?

Eu acredito que estas disciplinas deveriam ser opções e que as pessoas tivessem o direito de escolher em faze-la ou não. Para a pessoa descobrir se tem o dom, tem que ter o direito de tentar.

B

rmendes08:

Há tanta desistência nas faculdades por que os alunos saem despreparados do ensino médio.

Falou e disse, isso é coisa de 1º mundo!

B

Hebert Coelho:
khemrajunior:
E eu já vi o contrário e até o extremo, saírem da área para virarem garçon. Pena que perdi a reportagem. -_-’’

O cara tem que gostar de lógica para desenvolver bem, tem gente que não gsota mesmo. E aí? Vai tomar pau na escola por algo tão específico?

Aí chefia, acho que foi essa matéria aí:

http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/02/analista-de-sistemas-vira-garcom-e-supera-depressao-hoje-sou-feliz.html

H

brunoeac:
Hebert Coelho:
khemrajunior:

Aí chefia, acho que foi essa matéria aí:

http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/02/analista-de-sistemas-vira-garcom-e-supera-depressao-hoje-sou-feliz.html

Opa essa mesma!

G

Cara,

Eu gostei da ideia proposta pelo Bill Gates e Mark Zuckerbeg.
Mas no Brasil, a prioridade seria fazer os alunos aprender a ler e escrever. E digo mais, saber o que esta lendo e o que esta escrevendo. Tendo com base nisso, com certeza a pessoa tera uma ideia do que quer ser na vida.

Eu por exemplo, em tempos de escola não era nem um CDF ou Genio, tirava umas notas mais ou menos, varias vermelhas…
Mas quando entrei na faculdade pela primeira vez, senti que tinha escolhido o curso e profissões certos para mim. Fui muito bem na faculdade, aprendi a programar, fiz estagios e hj trabalho em uma grande multi-nacional.

Acho que a escola básica, tem muito a melhorar. Como falta de professores qualificados, má administração, falta de vontade dos alunos e prof, etc, etc, etc…

V

Sim, mas o dom está justamente na capacidade de aprender determinada coisa, não em nascer sabendo.
Se uma pessoa precisa só de 2 horas de estudo em alguma coisa, enquanto outra 4 ou 8, essa de 2 tem algum tipo de dom para a área.
Hoje os estudos de superdotação já reconhecem que o indivíduo pode ser superdotado em uma área só.

Isso é observado em crianças, no início da alfabetização. Não se pode dizer que essas crianças estiveram submetidas a muito estudo antes disso.

O que é criticado hoje é o conceito de “talento inato”. Ou seja, dizer que alguém já nasce sabendo alguma coisa, ou poderia obter algo sem esforço.

Todos, para serem excelentes em algo, com dom ou não, vão ter que se esforçar. E muito. A ladeira para quem tem aptidão só vai ser um pouco menos íngreme.

K

E a ideia esta se tornando uma realidade, ao menos aqui no sul.

Campanha americana deflagra debate sobre ensino de programação de computador nas escolas
Avanço da tecnologia digital desperta mobilização de educadores e empresários nos EUA em favor de lições de computação na educação básica, e já provoca reflexos no Estado

materia completa em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/03/campanha-americana-deflagra-debate-sobre-ensino-de-programacao-de-computador-nas-escolas-4083278.html

R

Essa notícia aqui também me pareceu bastante interessante:

http://www.tecmundo.com.br/m/37842.htm

S

Para min seria muito mais útil que as pessoas tivessem aulas de direito no ensino médio, programação é uma profissão como qualquer oura e não justifica ser ensinada assim aleatoriamente mas direito é uma coisa que esta ligada a todos nós, a maioria dos brasileiros não sabem quais são os seus direitos e deveres, deveria ser uma obrigação da escola ensinar isso. Pelo menos eu trocaria umas aulas de geografia por noções de direito constitucional, trabalhista, do consumidor etc.

J

Concordo plenamente, assim como medicina básica como já falaram por aqui.

A

1+

J

1+
Pois é cara. O problema é que doença virou questão de visar lucros, saúde hoje é só privada. Direitos é um abuso descarado atrás do outro.

K

Cara, eu sou um defensor ferrenho da ideia que uma materia de direito basico deveria ser incluida no curriculo. As pessoas hoje são passadas para trás ou simplesmente deixam de exigir seus direitos ou ainda cometem crimes sem saber, porque desconhecem o básico da nossa constituição e das leis.

N

Eu acho que melhor que aulas de “programação” em si, seria uma boa aulas direcionadas a lógica, raciocínio, resolução de problemas do dia-a-dia, conceitos sobre algoritmos e essas coisas. Acho que programação(mão na massa) é uma coisa a ser descoberta pelo jovem ao decorrer de sua trajetória, caso ele realmente ame esse mundo louco da computação e dos problemas. :slight_smile:

A

1+

A

Finanças deveriam ser ensinadas na escola. Todos nós precisamos ter o conhecimento básico sobre o dinheiro.

Não à toa a maioria das pessoas que se conhecem não conseguem usar seu dinheiro de forma correta, ou seja, total falta de educação financeira.

Isso reflete de forma absurda em todas as áreas de atuação. Em TI isso é quase uma unanimidade tendo em vista a quantidade de posts botando a culpa do fracasso financeiro nos capitalistas demônios que pagam “mal” os programadores “santos e graduados”.

Se nós entedêssemos e soubéssemos lidar com dinheiro, nossa situação financeira seria MUITO melhor, dando espaço para tranquilidade no trabalho, tempo com a família, estilo de vida menos consumista, o que equilibraria os preços absurdos praticados em nosso país.

Enfim, ensinar uma pessoa sobre o dinheiro, sobre os males dos juros compostos, sobre o quanto é ruim abusar de financiamentos e perder o controle do cartão de crédito, sem que ela tenha que quebrar a cara pra depois aprender, vejo como algo muito mais benéfico.

Isso nos tornaria uma nação mais equilibrada e despertaria muito mais o tino empreendedor que muitas pessoas não desenvolvem devido ao medo extremo que têm de “perder” dinheiro. Não sabem investir em nada e têm em seu saláril sua única fonte de renda, culpando sempre outros pelo seu fracasso financeiro.

Abs []

W

Direito?? Medicina??? Esta maluco??? Eu acho que no Brasil nao precisa mudar nada, a grade curricular nas escolas eh boa e suficiente, porem o ensino eh fraco demais. Tem que tomar cuidado para nao confundir conteudo com a qualidade do conteudo.

Eu moro na Suecia que eh um dos paises com o melhor ensino do mundo, eles nao tem nada espetacular nas escolas, eles aprendem Sueco, matematica, fisica, quimica, biologia (igual no Brasil) e alguma(s) lingua extrageira que pode ser praticamente qualquer uma da escolha deles. Porem a diferenca eh que aqui eh levado a serio, professor ganha bem e eh qualificado, as escolas possuem uma estrutura incrivel, enfim as coisas funcionam como deveriam.

Quanto a ensinar programacao nas escolas, para mim nao parece ser util, porque nem todo mundo se interessa por programacao. Se for um curso tecnico como ja existe tudo bem, fora isso eu nao vejo sentido nenhum.

Muda gente falando financas, medicina, direito etc para ser ensinado nas escolas, mas pessoas que recebem uma boa instrucao vao ser capazes de desenvolver esses conhecimentos basicos sozinhos.

//Daniel

A

Direito?? Medicina??? Esta maluco??? Eu acho que no Brasil nao precisa mudar nada, a grade curricular nas escolas eh boa e suficiente, porem o ensino eh fraco demais. Tem que tomar cuidado para nao confundir conteudo com a qualidade do conteudo.

Eu moro na Suecia que eh um dos paises com o melhor ensino do mundo, eles nao tem nada espetacular nas escolas, eles aprendem Sueco, matematica, fisica, quimica, biologia (igual no Brasil) e alguma(s) lingua extrageira que pode ser praticamente qualquer uma da escolha deles. Porem a diferenca eh que aqui eh levado a serio, professor ganha bem e eh qualificado, as escolas possuem uma estrutura incrivel, enfim as coisas funcionam como deveriam.

Quanto a ensinar programacao nas escolas, para mim nao parece ser util, porque nem todo mundo se interessa por programacao. Se for um curso tecnico como ja existe tudo bem, fora isso eu nao vejo sentido nenhum.

Muda gente falando financas, medicina, direito etc para ser ensinado nas escolas, mas pessoas que recebem uma boa instrucao vao ser capazes de desenvolver esses conhecimentos basicos sozinhos.

//Daniel

é fato Daniel, já havia pensado por esse lado. Porém pense em um encanamento de uma casa bichado, onde todas as paredes devem ser quebradas para consertar todo o estrago interno… Enquanto isso dá pra você ir apertando algumas torneiras para pelo menos diminuir o prejuízo.

Mas você está certo mesmo, revejo minha posição por conta disso, sempre acreditei que um problema só se resolve atacando a raiz, jamais podando os galhos.

Abs []

M

Sim, programação deveria ser ensinada nas escolas, pelo menos um arroz-com-feijão para as pessoas terem contato com a coisa, assim como eu gostaria de ter tido algum contato, por exemplo, com Psicologia ou com Economia.

Isso de dizer que " eu sou de exatas", “biológicas” ou “humanas” não pode nos limitar em ampliar a nossa cultura e ter uma visão geral de como é o mundo todo, não somente a área em que eu trabalho/vou trabalhar. Os benefícios iriam desde ajudar os jovens na sua futura escolha profissional, até poder entender e respeitar o trabalho do outro, sem falar em poder ter bem mais informação na hora de contratar serviços.

D

olha… é o seguinte.

Eu ministrei aula por 6 anos, e nada como um bom esforço para tentar ajudar as pessoas QUALQUER NIVEL, de pessoa. Ela pode aprender apartir do momento que ela diz, eu quero, e o professor suspira e fala que também quer ensinar.

Porque?

Eu ja vi de tudo, aluno que bate o mouse no monitor, aluno que nao sabe contar direito, que nao sabe nem sua lingua nativa…

ensinei essas pessoas até fazerem planilhas dinamicas no excel, E DE UMA MANEIRA QUE ELA ENTENDA OQUE FAZ.

Exige dedicação, nao importa de onde se começa nem quando se começa. Se a pessoa quiser ela vai…

entao vamos resolver esse problema? por onde começar? pela cabeça das pessoas.

Vi muitos professores até mesmo quererem pular o modulo de excel pois envolvia questoes de conta, logica, estatistica e afins… se o proprio professor ja chega a pensar assim, quem dirá os alunos.

Quem tem que tomar a frente ja fala que nao da, então imagine o resultado?!?!

Agora fala que tem que mudar o salario para a pessoa ficar mais motivada isso pra mim é ridiculo…

voce quis entrar na area? voce tem vontade de verdade? sabe quanto ganha? da pra fazer oque voce quer?

dai a pessoa entra pra trabalhar, e depois reclama pois ela iniciou o serviço sem pensar direito no que queria fazer?

é tudo muito complicado, o buraco é mto mais embaixo do que falarmos sobre a escola nao tem computador… a escola nao tem atividades bacanas… a escola nao tem isso nao tem aquilo…

Se base fosse necessario para crescer… como estariamos aqui hoje?

Acho que quem iniciou nao teve base… teve força de vontade

C

Espero que não, quanto menos pessoas na área, maior o salário dos profissionais :slight_smile:

A

Comentário deplorável, espero que seja de brincadeira… :confused:

Denis, sério que você acredita que base não é necessário? Podemos deixar nossa educação básica do jeito que está mesmo e acreditar que bastará força de vontade para chegar em algum lugar?

Agora imagina o cara que tem a tal “força de vontade” (seja lá o que for isso) somado à base?

Imagino que tenhas se limitado a criticar a base de programação nas escolas e não a base educacional como um todo…

Y

Muitos descordam quando falo, mas acho que nossa grade curricular fica com muito conteúdo desnecessário quando chegamos no ensino médio, acho que deveríamos ter uma noção de tudo, (de tudo um pouco) mas não tudo de pouco, acho que a enfase que eles dão para matérias como história, geografia, português, e química, é desnecessária, até a 8ª série vai, mas acredito que no ensino médio já deveria mudar para uma noção de cada profissão, um pouco de Direito, noção de medicina, logica de programação, psicologia, mantendo matemática e física também

Sinceramente, quem lembra quanto vale um MoL? (não vale buscar no google :p), quem lembra nomeclatura de ácidos, base, e sais, desassociação iônica? em fim, tanta “tolice” que aprendemos, regras do portugues então nem se fala…

Mas utopia a parte, como seria em comparação com outros países, enquanto todos aprendem uma coisa nos aprendemos outra? será que seria uma marcha ré?

A

Engraçado rs :smiley: … Já vi/ouvi especialista em Análise de Sistemas falar o básico deveria ser ensinado nas escolas (1° grau); Já vi/ouvi especialista em Psicologia falar o básico deveria ser ensinado nas escolas (1° grau); Já vi/ouvi especialista em Teologia falar o básico deveria ser ensinado nas escolas (1° grau); Já vi/ouvi especialista em Sexologia falar o básico deveria ser ensinado nas escolas (1° grau); Já vi/ouvi especialista em Direto/Advocacia falar o básico deveria ser ensinado nas escolas (1° grau)… Enfim, engraçado pois sendo assim tudo deveria ser ensinado nesta fase da vida…

D

Denis, sério que você acredita que base não é necessário? Podemos deixar nossa educação básica do jeito que está mesmo e acreditar que bastará força de vontade para chegar em algum lugar?

Agora imagina o cara que tem a tal “força de vontade” (seja lá o que for isso) somado à base?

Imagino que tenhas se limitado a criticar a base de programação nas escolas e não a base educacional como um todo…

Com certeza. mas tem gente que fala que para ter base precisa ter estrutura, foi isso oque eu quis dizer… tem gente que espera a base, para ter a força de vontade e para ter a base precisa da estrutura da escola, pra ter a estrutura o governo fala que precisa da força de vontade … kkkk ai ja era neh

paradoxo. Logo, o negocio é aceitar e fazer como esta! Pior nao vai ficar.

G

Todos eles estão certos! :smiley:

Mas o mais importante é pensar na qualidade do ensino. Incluir essas disciplinas no currículo sem mudar MUITA coisa na base da educação não ia adiantar nada, seria uma grande encheção de linguiça.

X

Como você mesmo disse o básico sim! Tanto que você começa pelo básico e vai avançando no ensino. O maior problema está na forma de ensino. Se for ensinar programação da mesma maneira que ensinado física e matemática é melhor mesmo nem ensinar.

Programação pode ser ensinada de uma maneira interessante, existe diversas técnicas. Poderia utilizada inclusive para o ensino de matemática e é otima para exercitar a lógica!

X

Aproveitando o gancho e para demonstrar que programação pode ser algo divertido:

http://www.fastcodesign.com/1672232/a-videogame-that-teaches-kids-to-code

C

Em parte é brincadeira… Mas é a lógica do mercado de qualquer área…

A

Que bom que na parte que interessa é brincadeira… claro que um profissional escasso vale mais, porém a área em que ele atua evolui muito pouco, pois os escassos que existem precisam desenvolver a atividade e quem é que pensa nas evoluções…

“X cabeças pensam melhor que (X-1)”…

No mais é isso aí, acaba que algo precisa ser feito na nossa educação básica, é muita coisa básica que não nos é ensinado… Lembrei de mais uma extemamente importante no Brasil, TRÂNSITO. Nem os pedestres sabem PN de trânsito em nosso país e quem dirige sabe o quanto isso é ruim e atrapalha.

L

HUahuahua vcs tem razão… Não precisam dar aulas de programação à criançada:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TslR9CG6yKI[/youtube]

H

Luiz Augusto Prado:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TslR9CG6yKI[/youtube]
Não entendi oq isso tem haver…

L

Hebert Coelho:
Luiz Augusto Prado:

H

Luiz Augusto Prado:
Hebert Coelho:
Luiz Augusto Prado:

Vc ta querendo dizer que não precisa ensinar pq o jogo ensina?
Se você se expressar, fica mais fácil de entender…

L

[/quote]Vc ta querendo dizer que não precisa ensinar pq o jogo ensina?
Se você se expressar, fica mais fácil de entender…[/quote]

Não cara!

O que eu quero dizer é que além da opção que as pessoas deveriam ter nas escolas, elas possuem livros, jogos e principalmente… a vontade.
As escolas e faculdades são maravilhosas porque oferecem oportunidades. Isso todomundo deveria ter. Mas essa mania de que elas são as únicas julgadoras, detentoras e difusoras do conhecimento também não está certa.

Não dá pra inovar se todo mundo seguir o mesmo caminho e também não dá pra existir tolerância mútua se alguma pessoa ou instituição disser que é dona da verdade e de seu ensino.

Herbert, fugindo um pouco do assunto e aproveitando que falamos de IF em um post passado, me diga, vc prefere realizar a engenharia reversa de um programa onde foi utilizado uma sequencia grande de IFs ou strategy que os retiraram?

H

Luiz Augusto Prado:
Vc ta querendo dizer que não precisa ensinar pq o jogo ensina?
Se você se expressar, fica mais fácil de entender…[/quote]

Não cara!

O que eu quero dizer é que além da opção que as pessoas deveriam ter nas escolas, elas possuem livros, jogos e principalmente… a vontade.
As escolas e faculdades são maravilhosas porque oferecem oportunidades. Isso todomundo deveria ter. Mas essa mania de que elas são as únicas julgadoras, detentoras e difusoras do conhecimento também não está certa.

Não dá pra inovar se todo mundo seguir o mesmo caminho e também não dá pra existir tolerância mútua se alguma pessoa ou instituição disser que é dona da verdade e de seu ensino.

Herbert, fugindo um pouco do assunto e aproveitando que falamos de IF em um post passado, me diga, vc prefere realizar a engenharia reversa de um programa onde foi utilizado uma sequencia grande de IFs ou strategy que os retiraram? [/quote]Melhor não fugir do assunto, para não mudar o assunto do tópico.

Crie um novo. [=

Criado 27 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 12 de abr. de 2013
Respostas 102
Participantes 38