Proibir Engenharia Reversa .jar

11 respostas
L

Pessoal, gostaria de saber se tem como proibir engenharia reversa em arquivos .jar, pois, tenho uma aplicação desktop cliente que se conecta em um servidor remoto de banco de dados (datacenter). O problema é que minha aplicação cliente tem a classe de conexão com o banco de dados mysql e nesta classe está a senha, nome de usuário, nome do database ip do servidor. Tenho medo de alguém mal intencionado pegar .jar fazer a engenharia reversa com o java descompiler e ter acesso aos dados de conexão com o banco de dados.
Não me importo se alguém pegar meu código fonte o problema é ter acesso aos dados de conexão com o banco de dados remoto. Caso não tenha como proibir a engenharia reversa, tem como conectar no banco de dados de outra forma sem colocar os dados de conexão no código fonte.

Obrigado!!

11 Respostas

P

O certo é vc usar Datasource !!!

J

Crie um arquivo contento estes parâmetros com os dados criptografados e faça a aplicação lê-lo na hora de conectar!

L

Se criar um arquivo criptografado a função de descriptografar vai estar em meu .jar, então com a engenharia reversa terá acesso de como descriptografar. Certo???

V

imagino que seu sistema crie os usuários para login em uma tabela USUARIOS e você deve estar usando então um usuário geral só para conectar a sua base de dados, como “root” ou “user” e então acaba tendo que colocar no seu .jar algo como:

connection = DriverManager.getConnection(jdbc:mysql://servidorSql/database?autoReconnect=true, root, senhaSql);

*voce pode evitar isso criando na própria database do sql um usuário/senha com acesso a base de dados e devidas permissões para cada usuário da tabela usuários assim a informação de conexão ficaria na cabeça de quem usa o sistema e não no seu código. A desvantagem é que você se sente seguro até quando você começa a ver que tem gente que cadastra senhas como 123456, ENTRAR, AAABBB, etc…

*outra solução seria fazer o seu sistema ler um arquivo criptografado colocado em um pendrive ou no pc que vai usar o sistema, se alguém pegar o cd de instalação do seu sistema com o .jar, o root/senhaSql não vão estar la. Tal pessoa teria que ter acesso ao terminal onde seu sistema esta instalado. A desvantagem é que o root/senhaSql ainda seriam acessíveis com um pouco mais de trabalho e a formula para ler o arquivo está no seu .jar.

bom… são as soluções que eu pensei porque estou com a mesma preocupação que você, se o pessoal tiver outras soluções também estou curioso.

ate+

L

Obrigado vicentepaf pelas ideias. Mas creio que ainda não é uma solução satisfatória. Obrigado!
Se alguém tiver outras ideias, soluções??

V

Lembrando que a primeira opcão, (que eu tenho pensado bastante) é justamente a que a maioria dos aplicativos inclusive todos os provedores de email usam, o que eles acrescentam é apenas um algoritmo para evitar as senhas fáceis, e aconselham mudança periódica de senha. Se o usuário não contar para ninguém sua base está “segura”. Se descobrirem apenas uma pequena parte da base de dados é comprometida, e não toda ela como no seu caso. Evitar engenharia reversa a gente sabe que é sonho, atualmente não dá, nem para java nem para linguagens nativas infelizmente.

B

l.albuquerque:
Obrigado vicentepaf pelas ideias. Mas creio que ainda não é uma solução satisfatória. Obrigado!

Uma solução para seu problema é criar um serviço que forneça a senha do banco de dados para a aplicação.
Ou seja a aplicação cliente, solicita para este serviço remoto (pode ser um socket server) a senha do banco, assim esta senha não estará armazenada no cliente e sim em servidor remoto.
Este serviço deverá receber o próprio usuário e senha da aplicação antes de enviar a senha do BD, isto para não enviar a senha para qualquer um.
Para aumentar mais a segurança este Servidor de chaves deve fornecer uma conexão segura (SSL/TLS), seus clientes deveriam ter um certificado digital…
Com esta solução você pode alterar a senha do BD periodicamente sem seus clientes terem conhecimento.

Aplicação Cliente <----conexão segura com chave -----------> Servidor de chaves-
             |                                                                  | 
              ---------------------------------------------> Banco de DAdos <---
J

Depende muito do seu usuário… Client/Server tem esse risco… criptografar ajuda, mas como já foi falado, a rotina vai estar lá e no final quando a aplicação conectar, não importa nem se for um executavel criptografado, que a senha vai ser trafegada!
A primeira opção é melhor, inclusive o ideal acho uma combinação dela com webservices!

O ideal que vejo é utilizar ela, mas não atrelada ao usuário do banco de dados e sim a um esquema de permissões através de webservices. Como a conexão ao próprio banco ficará no servidor Web, esta será segura… Já o usuário só serve para o webservice, e não serve para se conectar direto no banco! E além do mais não precisa expor o banco na rede, pode bloquear acesso pelo firewall…

Cliente/Servidor é complicado mesmo…

Outra solução maluca que já adotei no passado (mas não recomendo) foi que a senha do servidor de banco de dados mudava diariamente e era preciso pegar estes dados de conexão de um serviço Web HTTPS (na época nem rest nem soap, era um get com a resposta pura)! E essa requisição precisava ser atrelada a um número token!
A partir de então a aplicação cliente se conectava ao banco de dados!
Risco existia, afinal, no momento da conexão alguem podia passar um sniffer… podia vasculhar a memória… enfim… milhares de coisas, entretanto dificultava um pouco, pois a senha não era “gravada” direto em nenhum lugar!
Combinar esta técnica com alguma técnica de criptografia pode até mesmo ser uma saida um pouco melhor (mas longe de ser segura)!

J

bombbr:
l.albuquerque:

Uma solução para seu problema é criar um serviço que forneça a senha do banco de dados para a aplicação.
Ou seja a aplicação cliente, solicita para este serviço remoto (pode ser um socket server) a senha do banco, assim esta senha não estará armazenada no cliente e sim em servidor remoto.
Este serviço deverá receber o próprio usuário e senha da aplicação antes de enviar a senha do BD, isto para não enviar a senha para qualquer um.
Para aumentar mais a segurança este Servidor de chaves deve fornecer uma conexão segura (SSL/TLS), seus clientes deveriam ter um certificado digital…
Com esta solução você pode alterar a senha do BD periodicamente sem seus clientes terem conhecimento.

Aplicação Cliente <----conexão segura com chave -----------> Servidor de chaves- | | ---------------------------------------------> Banco de DAdos <---

Depois que postei que li sua mensagem!!!

kkkkkkkk

B

É, este problema de distribuição de chaves é comum.
Sendo resolvido com distribuição das chaves através de conexões seguras (SSL/TLS) e certificados digitais.
A questão é que quanto mais segurança mais caro sai seu projeto.
Daí a pergunta. Vale a pena?
Vai depender do tipo de sistema que estamos lidando.

Como você citou, mesmo na solução citada, um usuário mal intencionado poderia fazer um dump de memória pra localizar a senha transmitida de forma segura.

L

É pessoal, não fácil essa questão. Obrigado a todos.

Criado 15 de março de 2013
Ultima resposta 15 de mar. de 2013
Respostas 11
Participantes 6