ae! pessoal! queria somente umas dicas da galera mais experiente e que ja fizeram aquelas provas tecnicas de RH. Qual é o nivel, como é cobrada… vamos supor uma prova que cobre OO, JAVa, BD por exemplo como sao as questoes e seus respectivos niveis…
pelo q eu lembre foi so isso…e n teve muitass questoes
[]'s
S
sjoaquim
Na minha opinião, uma coisa básica a verificar são conceitos de orientação a objeto. E não digo só ver se a pessoa sabe fazer uma subclasse ou chamar um método via polimorfismo. Tem que ver se ela entende porque deve usar isso. No caso de Java, é legal ver se entende o que é uma Interface, e como isso facilita acoplar novas classes ao modelo, ou substituir uma implementação de uma interface por outra sem impactar a classe “cliente”.
Também é legal ver se conhece alguns design patterns. Novamente, não o nome, mas quando deve usar e quando não deve. Uma solução criativa que eu acho é, por exemplo, dar um design pattern exemplificado sem falar que aquilo é um design pattern. E perguntar porque aquilo é útil naquela situação.
Fora isso, o resto depende muito do que o Andre falou. Se for para web, ver se o cara conhece API e funcionamento de Servlets e JSP; se for aplicação Swing, ver se conhece bem a API do Swing e assim por diante.
V
vitu
Dica sempre cai uma questão com uma consulta SQL.
L
LPJava
é boas colocacoes! é verdade SQL sempre rola mesmo e algebra? Alguem ja fez prova que tinha BD basico e rolou algebra?
L
Link_pg
Olá!
Pra entrar no estágio que eu estou no momento eu fiz um treinamento de lógica (1 semana) e um de Java (2 semanas), ambas eram eliminatórias e tive prova no final das duas. Na prova de Java foi basicamente JEE, muito Struts e foram cobrados também alguns Patterns, além de SQL e tal. Na verdade foram duas provas onde uma você tinha que fazer uma aplicação inteira (usando Struts) e outra com vários erros que você tinha que fazer funcionar, ambas sobre JEE.
Abraços
V
vitu
Nenhuma prova vai cair Algebra Relacional.
Somente professor gosta de usar isso.
Questões de lógica com pegadinha sempre cai.
T
thgdias
eu não cobraria nenhum framework… o cara tem uma baita experiência com struts, struts 2, desenvolvimento com swing, entre varias outras, anos de experiência, mas por que ele nunca usou JSF ele não é qualificado? ele pode aprender mais essa, interessa mesmo é que o cara manja… a menos que seja imprescendivel o pre-conhecimento do framework, pra começar a trabalhar ontem… mas eu daria preferência a esse cara a um cara que só conhece aquele framework e que se mudar ele ta perdido! (nomes de frameworks apenas para exemplificar)
eu faria perguntas conceituais, como perguntar 2 design patterns que o transeunte acha mais interessantes e por que ele escolheu esses 2, citaria mais uns 2 e pediria para que ele falasse um pouco, na boa, dai voce ja passa a corda na metade do povo com uma simples questão… dai pra frente faria perguntas em cima de situações, falaria sobre JPA, desenvolvimento web… dai pra frente, castiga o cara em cima do que ta no curriculo dele, se ele ta dizendo que manja, faz ele provar que manja mesmo 8)
N
New_Radical
Também estou interessado nisso.
Tenho que fazer uma avaliação para estagiários e não sei o que cobrar nem o nível.
Cobrar Collections? JDBC? OO? Spring?
Claro que depende muito do “edital”, mas… alguém pode dar alguma ajuda sobre como elaborar as questões?