Prova seleção java

9 respostas
L

ae! pessoal! queria somente umas dicas da galera mais experiente e que ja fizeram aquelas provas tecnicas de RH. Qual é o nivel, como é cobrada… vamos supor uma prova que cobre OO, JAVa, BD por exemplo como sao as questoes e seus respectivos niveis…

flw! :smiley:

9 Respostas

A

Eu acho q isso depende do q a vaga vai exigir. Não existe uma fórmula pra isso pq senão eu iria passar em todas as provas… :lol:

L

eu uma vez fiz uma prova em uma determinada empresa para a vaga de programador java…

e os assuntos foram:

Lógica de Programação (dizer o qual o resultado a ser mostrado, se compila ou nao de um determinado código);

Conceitos OO;

JSF;

Técnicas de Programação;

Padrões de Projetos.

pelo q eu lembre foi so isso…e n teve muitass questoes

[]'s

S

Na minha opinião, uma coisa básica a verificar são conceitos de orientação a objeto. E não digo só ver se a pessoa sabe fazer uma subclasse ou chamar um método via polimorfismo. Tem que ver se ela entende porque deve usar isso. No caso de Java, é legal ver se entende o que é uma Interface, e como isso facilita acoplar novas classes ao modelo, ou substituir uma implementação de uma interface por outra sem impactar a classe “cliente”.

Também é legal ver se conhece alguns design patterns. Novamente, não o nome, mas quando deve usar e quando não deve. Uma solução criativa que eu acho é, por exemplo, dar um design pattern exemplificado sem falar que aquilo é um design pattern. E perguntar porque aquilo é útil naquela situação.

Fora isso, o resto depende muito do que o Andre falou. Se for para web, ver se o cara conhece API e funcionamento de Servlets e JSP; se for aplicação Swing, ver se conhece bem a API do Swing e assim por diante.

V

Dica sempre cai uma questão com uma consulta SQL.

L

é boas colocacoes! é verdade SQL sempre rola mesmo e algebra? Alguem ja fez prova que tinha BD basico e rolou algebra?

L

Olá!

Pra entrar no estágio que eu estou no momento eu fiz um treinamento de lógica (1 semana) e um de Java (2 semanas), ambas eram eliminatórias e tive prova no final das duas. Na prova de Java foi basicamente JEE, muito Struts e foram cobrados também alguns Patterns, além de SQL e tal. Na verdade foram duas provas onde uma você tinha que fazer uma aplicação inteira (usando Struts) e outra com vários erros que você tinha que fazer funcionar, ambas sobre JEE.

Abraços

V

Nenhuma prova vai cair Algebra Relacional.
Somente professor gosta de usar isso.
Questões de lógica com pegadinha sempre cai.

T

eu não cobraria nenhum framework… o cara tem uma baita experiência com struts, struts 2, desenvolvimento com swing, entre varias outras, anos de experiência, mas por que ele nunca usou JSF ele não é qualificado? ele pode aprender mais essa, interessa mesmo é que o cara manja… a menos que seja imprescendivel o pre-conhecimento do framework, pra começar a trabalhar ontem… mas eu daria preferência a esse cara a um cara que só conhece aquele framework e que se mudar ele ta perdido! (nomes de frameworks apenas para exemplificar)

eu faria perguntas conceituais, como perguntar 2 design patterns que o transeunte acha mais interessantes e por que ele escolheu esses 2, citaria mais uns 2 e pediria para que ele falasse um pouco, na boa, dai voce ja passa a corda na metade do povo com uma simples questão… dai pra frente faria perguntas em cima de situações, falaria sobre JPA, desenvolvimento web… dai pra frente, castiga o cara em cima do que ta no curriculo dele, se ele ta dizendo que manja, faz ele provar que manja mesmo 8)

N

Também estou interessado nisso.

Tenho que fazer uma avaliação para estagiários e não sei o que cobrar nem o nível.

Cobrar Collections? JDBC? OO? Spring?

Claro que depende muito do “edital”, mas… alguém pode dar alguma ajuda sobre como elaborar as questões?

Criado 22 de agosto de 2008
Ultima resposta 22 de ago. de 2008
Respostas 9
Participantes 8