Quais os passos para tornar-se programador Java

64 respostas
M

Qual caminho devo seguir para conseguir uma vaga de programador java, apenas fiz uns cursos e estou estudando para a certificação, mas não tenho experiencia na area, apenas estagios mas sem muita relevancia.

64 Respostas

M

coisas que podem ajudar:

estar cursando a faculdade;

certificação ocpjp;

conhecimentos razoáveis, até o básico de web, talvez algum framework como um pouco de hibernate ou de jsf;

estagio

um bom QI…
M

ah valeu , mas apenas a facu nao esta ajudando estou no ultimo ano de C/C e nao tem muito peso entao fiz um curso de java (Muito Caro) e peguei livros para certificação.
Pensei estudar Hibernate,Spring, Struts, Jsp,jsf alguns destes depois da certificação

R

apinfo

P

Olá amigo, continue estudadno firme e faça cadastro em portais como:

www.ceviu.com.br <- tenho recebido muitos contatos por aqui!
www.netcarreiras.com.br <- tenho recebido muitos contatos por aqui!
www.ondetrabalhar.com
www.linkedin.com.br <- tenho recebido muitos contatos por aqui!

www.empregocerto.com.br
www.sotijobs.com.br

fica a dica
Boa sorte

M

Ah valeu muito obrigado pela dica, ja ate pensei em desistir da carreira em ti, pois a exigencia e muito grande para quem tem apenas 1 ano e meio de experiencia em tecnologia, decide ser programador java pelas linguagem e pelo mercado de trabalho.
Todas as entrevista que vou sempre aquela sabatina de perguntas, projetos, experiencia, testes e grau de conhecimento, ate aceito ganhar menos para poder aprender trabalhando mais nem assim funciona.

M

marciojesus:
Qual caminho devo seguir para conseguir uma vaga de programador java, apenas fiz uns cursos e estou estudando para a certificação, mas não tenho experiencia na area, apenas estagios mas sem muita relevancia.

M

Cara, é assim mesmo, na época quando eu estava correndo atrás de estágio na área, a quantidade de requisitos minimos era absurda.
mas não desanima não. Eu por exemplo, troquei um emprego de coordenador pra fazer estágio em java e ganhar menos da metade do que eu ganhava, fiquei 3 meses na empresa
sem receber um centavo (Descobri depois que a empresa estava falindo…hehehe), mas não desanimei não. Uma hora você acerta.

M

Valeu pelo apoio, pois fiz isso troqueiu um trabalho certo e fixo para correr atras de um sonho, e esta tenso pois as coisas nao vao muito bem e estou ficando meio desiludido,
minha mulher sempre me pergunta se valeu apenas trocar o certo e seguro pelo sonho incerto…
voce imagina a cara dela quando ela pergunta hahahahah ela e gente boa apenas nao aceita que por esta atitude tive que parar este semestre a faculdade e o ingles por falta de grana, pois o estagio paga muito mal, entao parti para a certificação.
Seja o que deus quiser.

M

marciojesus:

M

marciojesus:
marciojesus:

M

marciojesus:

M

marciojesus:
marciojesus:

M

marciojesus:
marciojesus:
marciojesus:

M

marciojesus:

L

Pegar a estrada de tijolos dourados, e esperar que no fim exista um mago, que encha sua cabeça de conhecimento.

M

Valeu pela ajuda, me parece que você e um verdadeiro idiota, mas fazer o que cretino iguais a você ta cheio por ai, voce e apenas mas um.
Tenha um bom dia grande imbecil.

D

o importante é nao ligar para esse tipo de coisa cara…
Primeiro treine bastante esse é o ponto, eu fiz o FJ11 e agora estou fazendo o fj21 e se eu nao treinar é como se estivesse jogando dinheiro fora!
é bom quando ja esta trabalhando com Java, arrume um estagio geralmente ajuda bastante.
Participando frequentemente do GUJ voce também pega muito conhecimento, tente ajudar 1 usuario por dia que voce vai ver que diferença vai ter.

M

Muito Obrigado pela dica, estou estudando diariamente mais de 5 horas por dia, e estou conseguindo assimilar bem a linguagem.
Estou tentando conseguir trabalho ou estagio com java mais esta tenso, eles exigem muito e tenho pouco para oferecer mesmo me dispondo a ganhar menos, mesmo assim nao rola.
mas valeu a dica, vou fazer um curso na caelum de JAVA JSP - mas no momento quero a certificação custe o que custar.

D

cara… começa o curso primeiro
fj21… vale a pena ^^ estou fazendo lá e esta me trazendo grandes resultados. É que eu precisava também do conteudo rapido para ja começar, mas faz o download da apostila… pergunta no guj, até eu que estou fazendo o curso tenho umas dificuldades tremendas para assimilar tudo pq é muita coisa, eu achei que tem muitas mudanças em um decorrer muito pequeno. Tipo, vamos ver como é em JSP, dai vamos fazer melhor, ok… da pra melhorar assim… usando isso melhoramos ainda mais e ai vai… até chegar no Spring é só mudanças, entao eu acho assim, tenta pegar sozinho e vai tirando duvida, depois voce vai la enquanto estiver fazendo o curso ja faz um projeto, um website sei la… e isso ajuda mto, o fazer manja? estudar nao é muita coisa se voce nao tem uma meta.

M

Muito obrigado pelas dicas, vou ver quanto custa e se esta no meu orçamento.
Valeu novamente.

D

cara… no youtube tem uma serie de videos da xti…
procura la por xti Java…
veja também o javascript e css, é bom pois te da uma nossao de web e vai precisar disso

R

Como tornar-se programador java ?

[color=yellow]Programando [/color] huhuhuhu lol 8) rsrsrs

M

Html,Css e Javascript eu conheço bem, estava estudando bem algumas linguagens para web parei em php.
mas valeu a dica

M

A proposito o cretino, se voce nao pode ajudar fica na sua idiota, voce nao passa de um merda que se sente melhor que os outros por conhecer um pouquinho a mais, se e que conhece.
pela web pode dizer o que quisermos e escrever tambem e problema e provar.
Tenha um bom dia e repense sua moral e etica infantil e precoce, seu lixo.

R

Boa tarde seu burro , Lixo Troll

tira essa fotu ta me assustando cara…

desculpe mas n aguentei tu é feio pra ca$%%iu…

fui…

bom final de Tarde e não bom dia , burro ++++ uma vez

A

Inacreditavel como vcs gastam comentário pra se xingar.
se não tem o que falar, fica quieto
e se te zoaram, fica quieto tb caramba

Na boa cara, eu to me matando no fj21 sozinho
é muita coisa mesmo, em cada capitulo vc melhora o sistema varias vezes
e do nada, começa outro sistema, rsrs
eu to voando na apostila porque quero começar na area o mais rapido possivel
mas marco tudo que quero aperfeiçoar, tem coisa que só vou entender quando parar pra analisar o sistema

ja comecei a mandar curriculo que nem doido, uma hora pode ter certeza que chamam e vc entra
conheço gente que de repente começou na area ganhando mais de 4 mil, simplesmente porque a empresa não liga de dar experiencia
o que a maioria não faz, pedem experiencia

vai na fé, que na hora certa vc consegue

M

Peço desculpas pela minha infantilidade você esta correto, acabei perdendo o foco, estou estudando direto e hoje comecei as 6 horas da manha e estou ate agora devorando os livros, SCJP - Kayth Sierra, (ingles)
e fantastico quanto mais leio, mais aprendo e nao consigo parar, pretendo tirar a certificação este ano.
Devorei o head first java em um mes o livro e muito bom.(ingles).
Estou cotanto valores de cursos na caelum para aprimorar os conhecimentos antes do exame.
valeu a dica.

A

é legal pegar a certificação
o principal é pra amarrar tudo na cabeça, muito bom
eu tenho um tempo escasso pra estudar
aproveito o tempo livre que infelizmente tenho no trabalho e me mato no java

pena que precisa de muito dinheiro pra fazer os cursos, fiz o fj 11 e tive que parar
estou pensando seriamente em comprar os cursos da softblue,
é muito bom tb e da pra ver quantas vezes quiser,
outra dica, a k19 disponibiliza todas as apostilas no site
ajuda demais, fora que tem a softech e o jedi
as aulas do xti são boas mas ja passei do que eles ensinam
fica a dica, pega essas apostilas que se vc se der bem com elas nem precisa correr pra fazer curso

flw

M

[/quote]

M

J

cara to no mesmo barco trabalhando em outra area, fiz alguns cursos online estou no 6° semestre de CC tenho bons conhecimentos em Java mais não to conseguindo nem entrevista, mandei vários cv para sp (sou de sorocaba) mais estamos ai pra isso não desista

M

ai tudo bem com você, estou estudando para certificação a dois mesem seguidos, estou adorando, mas toda entrevista que vou e fod@#$ os caras me sabatina de pergunta, testes e sempre aquela maldita pergunta quais meus projetos realizados e quanto tempo de experiencia e quais framework eu ja trabalhei ou conheço como Jboss, Ejb, Struts, Spring etc
Mas ai vou tentando, acho que depois da certificação as coisa melhoram assim espero…AHAHAH
Valeu pelo apoio.

A

O problema é realmente experiencia
eu não tenho nenhuma em java
só estou estudando mesmo
mas isso podemos resolver criando sistemas
eu ja estou planejando 3 sistemas pra criar
e vou participar de um curso que vai criar mais um
o bom é criar eles usando as ferramentas pedidas, mesmo que não seja avançado, ajuda bastante

G

Cara,

Facul vc já fez? ou irá fazer?

bons estagios vc aprende bem com profissionais da area , bom eu falo isto pq aprendi desta forma…rs

mas estude e estude e tire muitas duvidas, faça bastante exercicios … nunca copie e cole o codigo tenta entende-lo e pau na maquina !

abrx

#ficadica

M

Ai bom dia, acordei cedo de novo com dois objetivos receber um gracioso telefonema (Trabalho ) e devorar os livros novamente, mas preciso voltar para a academia nao sei como as pessoas conseguem parar parei apenas algumas semanas para me dedicar ao java
e ja estou louco para voltar, alias grato pelas dicas pesquisei os sites que vc recomendou e baixei as apostilas da caelum e k19, achei interessante o softblue e softech vc conhece a treinaweb fiz curso de php e gostei, vc ja leu o deitel estou preste a começar a ler o livro e fantastico, comprei por uma bagatela de 300 paguei 100 numa promoção, o problema e que e em portugues, encontro muito erro de tradução.
Os cursos da caelum e globalcode sao muito caros comparados com outras escolas.

M

Estou terminando a faculdade de C\C estou no setimo semestre e não sinto peso nenhum quando vou nas entrevistas, apenas um fator sem muita relevancia, estudar estou diariamente horas e horas.
valeu a dica, alias tenho enviado varios curriculuns para empresa de ti, para tentar uma entrevista e poder fazer o teste, na ultima nao me sai bem foi em sql, preciso estudar mais.
abraços.

R

Eu ainda não entendi porque ainda não conseguiu arrumar nada.
Se você já está no nivel de se preparar para OCJP… você já tá bom o suciente para ser Junior e dasbacar vários plenos por aí.
Tem vários Analistas Java Pleno que não sabem o que é SPRING, EBJ e mal sabem HIBERNATE e estão ganhando seus 4 mil mensais clt aqui em BH.

Olha você tem 3 opções:

1. Mentir nas entrevistas falar que domina algo que vc só sabe o nome e depois correr atras. (Muito arriscado)
  2. Seja sincero. Na entrevista se vir a pergunta que você não sabe o que é… é lançar um: “Olha eu não sei o que é, mas na dificuldade se eu não souber resolver vou recorrer ao meus colegas e do google, mas de alguma forma eu entrego a demanda.” (Cara! Funciona e conta muito ponto se o entrevistador for o coordenador de equipe de desenvolvimento).
  3. É ter titulos… (O normal)

Mas o lance mesmo… é a desenvoltura e se valorizar… se você conseguir fazer o cara gostar de você… Você pode não saber nada… mas conseguirá algo. Ter indicações de amigos é de boa valia. Você deve conhecer alguém que já trabalha na área… isso é a mão na roda na hora do primeiro emprego principalmente.

E por fim… estude um pouco sobre padrões de projetos (Singletons, facades, dao, etc)… sabia o que são… o que fazem… e UMLs… tem lugares que isso vale mais do que saber de có APIs e Frameworks.

Siga a ordem… de estudo para entrevistas… Padrões de Projetos -> UML -> Frameworks -> API JAVA.

No mais… é boa sorte e não desista.

M

Nâo e a toa que seu nome vem de um pintor italiano fantastico da renascença, cara fico muito otimista que exista pessoas iguais a você, porque as vezes sinto que a parada e forte e fico meu de saco cheio, pois são de 4 a 8 horas diarias de estudo, alias comprei um livro de DESIGN PATTERNS(ingles) e outro de ARQUITETURA JAVA, para estudar e conhecer um pouco devorei o HEAD FIRST -JAVA (ingles) em um mes, adorei o livro comecei a ler o deitel, mas acehi mutio massante e cansativo entâo parti para certificação, gastei uma grana em um curso de java de 100 horas e SCJP - KAYTH SIERRA(ingles) estou devorando o livro.
Valeu a dica nas entrevista e o modo que devo prosseguir nos estudos,conheço um pouco de UML pois fiz um curso basico de ENGENHARIA DE SOFTWARE - curso livre, e estudei um pouco na faculdade - modelagem de dados
Fico muito agradecido e graças a pessoas iguais você que sei que estou no caminho certo.
Fique com deus e boa sorte.

M

Desculpe, acho que me nao consegui me expressar, EJB, JBOSS, SPRING, STRUTS E HIBERNATE conheço apenas de nome mas nunca trabalhei, apenas sei que preciso aprender, eu queria dizer que me perguntam se eu conheço e ja trabalhei com elas.
Valeu novamente.

R

Rsrsrsrs…

Dica… procure saber a média salarial da sua cidade. Peça um pouquinho a mais. Depois entre no modo de negociação. Pois a moda das empresas agora é achar que te empregando ela está te fazendo um favor. Sendo que você um dia poderá gerar milhões em lucro para ela. Um analista aqui que ganha seus 4.500 por mês ganhou sozinho um cota com um cliente de 3 milhões só porque ele soube fazer a prova de conceito imposta pelo cliente.

Repare que a maioria das pessoas que arrumam uma vaga chega à fábrica com o título que sabe tudo… mas quando você olha para área de trabalho dele… tá aqui no GUJ pesquisando o que ele afirmou que sabia na entrevista.

E se você já sabe Orientação a Objeto. Aconselho você agora deixar a API JAVA de lado… e Começar aprender um pouco de Web… JSF, SPRING, HIBERNATE, TOMCAT e/ou BOSS. Pois estudando para isso automaticamente você vai pegando a API Java de tabela.

Ou se quiser se mais punk… aprenda JBOSS Seam que é um framework que embute tudo. No inicio você vai ficar perdido. Mas com tempo você vai aprender tudo de uma vez e de bandeja vai ter noções de EJB. Foi assim que eu aprendi Java Web… é mais difícil. Mas estranhamente é nas dificuldades que você tende a aprender e assimilar conceitos mais rápido.
Existem muitas ‘tutos’ na net… tem o Livro do Jim Farley, Projetos Práticos com Jboss Seam… Tem o livro Core Java Server Faces…

Porque para mim… depois de ler seu tópico. Criei a conta aqui só para te falar isso. Pois ainda o profissional Java web é a “vadia” de luxo super apetitosa sabe!? Todo mundo quer é paga caro para tê-la. Só ano de 2010 troque de emprego 4x devido a propostas melhores… não tem gente capacitada que tenha conhecimento solido o suficiente para todas a vagas disponíveis aqui é BH. Acredito que ai seja a mesma coisa. Então sua vez é agora!!!

Vamos que vamos!
Um abraço…

J

Pois eh, estou também no mesmo barco, sem experiencia e me matando de estudar! Cara boa sorte ai, continua firme que vai dar certo. Pelo menos é o que eu digo para mim mesmo :smiley: . As vezes parece que a gente cai em um circulo vicioso, não consegue emprego porque não tem experiencia, e não consegue experiencia porque não tem emprego… Uma coisa é certa, a empresa que te contratar vai estar fazendo um ótimo negócio, pois vai estar contratando um cara dedicado e que gosta de aprender, isso tenho certeza que compensa qualquer falta de experiencia a longo prazo.

M

Boa tarde Jason seja bem vindo ao clube, hahah entao e o seguinte conversei com um amigo que e pleno e ele disse para aprender Structs, Tdd e Jpa pelo menos ter uma noção do que se trata, e saber um pouco de JSP que ele acha o mais facil de todos,
e depois e partir para as entrevistas e se acaso tiver testes obrigação nossa matar a pau nos testes, o resto e depois com o google, de uma olhada nas dicas dos outros brothers, eles me indicaram apostilas, video no youtube muito bom, e livros ou metodologia de estudo leia o anterior ao seu, o cara e fantastico.
valeu e muito obrigado pelo apoio apenas para nao perder o habito recebi esta semana 5 nãos e achei que tinha me saido bem…hahahah
Vida longa a persistencia,vontade, sonho e fé.
Segunda tenho outra entrevista…hahahha
abraços

J

HAhaha, sim com certeza! Eu também estou lendo Head First e também vou estar indo para outra entrevista com teste semana que vem. Boa sorte, espero que dê tudo certo!

M

marciojesus:
marciojesus:

D

na boa… leia a postila da caelum FJ21, nao precisa de structs, só da uma liga de como funciona e tal… mvc é mvc e pronto. O conceito é que é importante… se matar com structs ao inves de aprender spring é besteira! Vai pro spring logo com a apostila e aprenda jsp tb mas tudo pela apostila ou pelo curso, se quiser que seja rapido pegue o curso fiz em duas semanas, me ajudou muito!
Hoje… tenho um emprego por causa disso, mas assim que eu entrei eu ja fui direto pra caelum kkk.
Estou a duas semanas no emprego novo, estou curtindo muito. Mas ainda peco em muita coisa no conhecimento. Mas é oque eu digo o que é relevante mesmo no FJ21 é MVC, Hibernate e spring… aprendeu? tah feito! Agora se especializa em hibernate e Spring ou VRaptor. É muita coisa para aprender cara voce tem que pegar uma tecnica e ir aprimorando, se voce quiser aprender outro framework voce vai ver que sabe 70%-80% do outro framework pois ele também trabalha com mvc.

D

ja estudou o FJ16?? Estou pegando a apostila agora neste momento para ir estudando, depois penso em fazer o curso pq por mais que voce conheça aqueles instrutores tiram umas dicas da manga que voce nunca pensou que poderia existir…
Leia antes para nao chegar no curso e ficar…
“hã… spring? ah…legal… nossa… bacana… pow… que maneiro…”

“Sério da pra fazer issooo???”

Oque é hibernate??? pra que serve?

no maximo uma pergunta que tipo é mais pra confirmar do que pra se achar no curso.

Eu ja dei aula na SOS Computadores, e P.M. tem gente chega la pra fazer curso de web… e… nao sabe o minimo.

Tipo um dia me perguntaram. ( tudo bem que foi primeira aula… mas…)

“Professor, eu tirei a foto da parte de tras do carro, tem como rotacionar para eu ver a frente do carro?”

(photoshop)

na hora eu pensei… mano… voce vai ter que estudar pra caramba kkkk

dai voce explica neh… que photoshop nao é pra isso é pra aquilo e tal… mas custa dar uma estudada antes pra facilitar a vida do professor, a sua… e agilizar o curso?

quanto mais rapido termina o conteudo do curso… mas rapido entra em assuntos extras…

M

Valeu, estou estudando design patterns e jsp, terminei o Head first java e deixei de lado o deitel um pouco.
Estou na metade do livro de certificação.
valeu a dica

M

Alias fui na Caelum ontem, minha mulher queria me jogar do carro em movimento quando ela escutou o valor do curso completo e cada modulo eala ficou louca hahahahahah, imagina a cara dela, e esta da foto, ficou vermelha de raiva rsrsrsrsr.
Vou continuar estudando e focar em spring como você sugeriu, e conhecer um pouco mais sobre os outros frameworks…
valeu a dica.

D

voce esta estudando o FJ21? kk eu estava na caelum ontem

D

o investimento realmente é grande, mas o curso nao é nada se voce nao estudar e aplicar oque voce aprendeu. eu realmente do zero nao consigo fazer uma aplicação, existe um estudo e analise em cima do projeto, para que voce consiga desenvolver algo do zero.
Neste caso, se voce ja partir pro projeto, voce só vai sofrer mais ao inves de ter visto o curso seja la onde for…
fica complicado voce pagar tudo para aprender, ainda mais programação.
Só fiz o curso porque eu precisava de uma introdução em duas semanas e com isso eu consigo ja fazer muita coisa.
Mas é como eu disse, nao paga antes de estudar pois voce só vai jogar dinheiro fora, voce precisa saber oque é Spring, Hibernate, essas coisas pra voce começar a pensar em fazer o curso.

M

Ainda nao, estou terminando o HEAD FIRST JSP & SERVLETS e o de certificação, as apostilas da caelum apenas dei uma olhada.
Vou começar assim que terminar uns dos livros, estou estundando quase 8 horas dia, apenas paro para ir a academia, fazer entrevistas e claro limpar casa, sem trabalho preciso ajudar minha mulher.hahahahah
Estou procurando qualquer trabalho, mas se no meio do caminho aparecer um como programador ai estou feito, nem pela grana mais pela dedicação e persistencia, nem minha mulher coloca muita fé, mas vamos tentando e acreditando.

D

onde voce mora?sp? ja assinou a catho?

M

Vou ouvir seu conselho e aprender e estudar mais sobre os frameworks, antes de fazer os cursos, vou na global code tambem, vou fazer uma cotação, mas vou estudar as apostilas prometo, vou seguir o seu caminho se funcionou com você quem sabe não funciona comigo…
valeu novamente.

D

cara eu tenho um projeto em andamento, quer participar?
[email removido] add ae

M

Sim moro em sampa, no taboao da serra, tenho feito algumas entrevistas para programador ou estagiario em java, mas sempre falta algo(experiencia), e como nao posso ficar esperando resolvi parar a facu e me dedicar a certificação para arrumar trabalho e conhecer mais sobre java, e depois eu voltava para a facu falta um ano, não sei no que poderia ajudar mais pra mim seria de grande valia, projeto de verdade hahahah, seria meu primeiro em java.
ja adicionei
msn = [email removido]

D

é um projeto simples, se esta estudando java web ja vai ajudar, entao voce pode contar na sua entrevista que voce ja fez projetos Java. Te mando por e-mail a descrição do projeto.

M

Entao me mande neste email
[email removido] este acesso diariamente
obrigado pela força.

M

Então quando você achar melhor pode mandar, e prometo cumprir os prazos, e estudar mais as ferramentas para seu projeto.
Fico no aguardo.

M

[/quote]

G

marciojesus:
[/quote]

Você precisa estudar. Certificação é um diferencial. Gostar daquilo que faz. Mandar uns currículos: apinfo. Você pode, por exemplo, começar com outra linguagem de programação e depois ingressar direto como Junior em Java (meu caso).

Posso estar falando besteira, mas sem experiência, será dificil não passar por um período inicial de estágio. Boa sorte e sucesso!

[]'s

D

é bem isso mesmo, voce pode começar com outra linguagem. Java é meio ingrato. Porque eu nao sei… pois os problemas sao causados quando uma linguagem é muito “aceita o que der e vier” e Java é bem seguro nisso…
Não entendo pq a exigencia com Java é maior…
por exemplo .net, ao meu ver é muito mais facil de entrar no mercado de trabalho do que com Java.

M

marciojesus:
marciojesus:

M

marciojesus:
marciojesus:
marciojesus:

M

marciojesus:
marciojesus:

Criado 28 de março de 2012
Ultima resposta 5 de abr. de 2012
Respostas 64
Participantes 14