fanthomas.
Gosto muito do seu avatar, pois era o meu desenho animado preferido na minha infancia. E quando ele enfrentava o Dr. Zero, com aqueles 4 olhos soltando raios, eu achava o máximo. (desculpe, foi só um momento nostalgia)(nem vou falar do Príncipe Planeta rsrs)(tenho 47 anos).
Voltando ao tópico, trabalhei em uma empresa onde só a filial que eu trabalhava, haviam 75 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, analista (de todos os tipos), programadores e testers. Fora isto, anda repassavam trabalho para uma outra ‘filial de apoio’, com mais 100 profissionais.
Quando eu vi o programa, me assustei e fiquei horrorizado. Um dos arquitetos de software é um renomado nome na M$. (O projeto era em dotNet).
Meu, tinha TODAS as camadas e design patterns que voce possa imaginar. Pra dar manutenção naquilo, era um parto. E pra voce ter uma idéia, dentro da mesma empresa, com hyper-top-master-full-mega-high servidores com Oracle, em uma tabela com 12 registros apenas, numa consulta para retornar 1 registro, demorava algo em torno de 43 segundos.
Mesmo com tudo isto, o projeto já estava atrasado quase 2 anos. Alguns analistas ‘práticos’, juntamente com DBA’s ‘práticos’, começaram a nao utilizar o framework de persistencia desenvolvido por eles. A coisa começou a ter um pouco mais de performance.
O FW, não lembro exatamente como funcionava, mas sei que voce tinha que instanciar um objeto, e ir excluindo cada campo que não seria utilizado na consulta. E tinha que excluir cada chave estrangeira também. Um MANGUE !
A partir daí é que comecei a questionar uma série de coisas na programação atual.
Ah, tem outra coisa. Cada novo release do FW geral, parava de funcionar TUDO que estava funcionando. Uma vez caí na besteira de mencionar este fato: quase fui expulso a pontapés.
Mas enfim, voltando as conclusões, bom senso é o que mais falta. E um pouco de humildade também.
O maior problema que vejo hoje em dia é que (quem programou em Delphi vai entender mais ou menos o que quero dizer) voce tem que fazer TUDO na mão e os frameworks que voce agrega não resolvem tanto.
No Delphi já tinha todos os componentes (extremamente orientados a objeto) prontos para utilização. Os programadores podiam se dedicar a fazer o mais simples e necessário em um aplicativo : PROGRAMAR ! E haviam os desenvolvedores de componentes, que iam a fundo na coisa toda. Um não se metia no trabalho do outro e todos viviam felizes, e produziam muito.
Hoje um programador tem que fazer tudo praticamente do zero. E nunca chega lá.
Infelizmente, mas muito infelizmente mesmo, esta é a realidade.