Quais problemas na nossa vida de programador?

127 respostas
X

Problemas que eu consegui levantar:

Monotonia de passar 8…9 horas por dia sentado em uma cadeira.
Vida sedentária - o cara não tem tempo pra fazer exercícios, quando tem, precisa estudar uma nova tecnologia.
Salário não compatível com o imenso stress que temos; tudo pra ontem, isso tem que ser feito logo, gerentes de projeto que não sabem gerenciar nada, estudar, estudar e estudar.

Pelo menos eu, detesto cumprir horário.
Empresas que pedem que você conheça bem 9.999 tecnologias, quando você vai ver ninguém precisava de um quarto delas.

Digam ai suas mazelas… compartilhem vossas dores.

127 Respostas

U

Perca de diversão!
Falta de exercícios físicos!
Tempo a cumprir!
Pressão!
Salário baixo!
etc…

vlw
abs

F

Para mim, um dos fatores que atrapalha muito
É o pessoal achar que alterar codigo fonte… é como altera um texto do Word …
Tudo é simples…tudo é rapidinho…

R

Falta de exercício é relativo, Você prefere trabalhar atrás de uma mesa ou carregando caixa nas costas o dia todo?

Stress tem em qualquer profissão, até por trabalharmos com a mente temos alguns privilégios. Já ouvi historias de empresas que controlam a hora do café, hora do banheiro, internet, chegar atrasado, etc. Isso sim é trabalhar sobre stress, agora ter prazos pra cumprir? Ora isso é normal, quem não tem?

Quanto a tempo, é só arranjar, eu trabalho, faço pós, pratico biatlhon e ainda namoro… e não deixo de estudar alguma coisa nova ou pra uma certificação qualquer.

U

sim, sim,
essa é boa! acontece muito isso!

Da uma raiva!rsrs
:x

vlw

U

rodrigo_lm:
Falta de exercício é relativo, Você prefere trabalhar atrás de uma mesa ou carregando caixa nas costas o dia todo?

Stress tem em qualquer profissão, até por trabalharmos com a mente temos alguns privilégios. Já ouvi historias de empresas que controlam a hora do café, hora do banheiro, internet, chegar atrasado, etc. Isso sim é trabalhar sobre stress, agora ter prazos pra cumprir? Ora isso é normal, quem não tem?

Quanto a tempo, é só arranjar, eu trabalho, faço pós, pratico biatlhon e ainda namoro… e não deixo de estudar alguma coisa nova ou pra uma certificação qualquer.

Tempo a cumprir sim é normal mas depende de como você está sendo pressionado!

vlw

T

Olá pessoal, gostei tópico, de vez em quando é bom parar pra refletir, a maioria dos problemas é conhecido por todos nós, requisitos tão incrivelmente complicados quanto desnecessários na maioria das vezes levantados por alguém que não sabe soletrar “engenharia de software”, gerentes sem a menor preparação pro cargo e por ai vai…

Mas nesse nosso mundo capitalista as condições de trabalho não são ideais em nenhuma atividade, nem médicos, nem engenheiros nem ninguém tem " o ambiente dos sonhos" mas uma coisa que realmente me chateia é a seguinte, quando se fala em outras profissões e o sujeito é competente consegue resolver tudo e cumprir metas e prazos mesmo sem condições ideais pra a execução das suas tarefas, ou seja é quase mágico, pelo menos esse profissional tem reconhecimento financeiro, ou seja, ele resolve problemas sérios, consegue atender, mostra que é “O Cara”, junto com isso vem uma boa grana e em alguns casos até um certo status.

Enquanto que na nossa área não é bem assim, o problema é grande mas muitas na maioria das vezes as empresas pequenas não sabem medir a eficiência, esforço, conhecimento do profissional, eles so sabem que aquele (“botãozinho” , campinho) ta pronto ou não ta pronto, pra “agradar” aquele cliente que por algun motivo “desconhecido” ta de cara com a empresa rsrsrsrsr…
Ou seja nosso trabalho é difícil de “enchergar” pra alguns …

enquanto que se um profissional da construção civil, ascenta um pizo e não fica torto… beleza todo mundo vê…

Quando o prédio fica pronto, o engenheiro enche o peito… afinal a coisa ta lá… e palpável, todo mundo reconhece…

dai vem “dindin”

na nossa área acredito q os salários baixos é o que mais pega… porque por mais “magicas” que tivessemos que fazer pra vencer os desafios se a remuneração fosse à altura…
bem pelo menos eu não estaria reclamando rsrrsrsrsrr.

M

Usuário … sem mais

X

Não foi bem isso que eu quis dizer, mas acredito que você é uma pessoa inteligente, e entendeu…

Depende de que tipo de pressão estamos falando. Você já passou 48 horas trabalhando direto? Dormindo 3 e continuando?

Bem, existem dois tipos de pessoas: As que reclaram, e as que mudam.
Eu sou do tipo que muda; se algo não me agrada, eu procuro mudar. Afinal de contas, trabalho para viver, não vivo para trabalhar, ou seja, o trabalho deve fazer parte da minha vida, não o contrário.

Por isso eu acho que devemos querer mudar as coisas, pois tudo que fazemos é em busca do bem-estar, e que bem estar você tem se na maior parte do seu tempo (que você passa trabalhando) você só tem stress, pressão, cobrança? Não porque o trabalho em si exija, e sim porque alguém não sabe gerenciar as coisas, outro quer porque quer tudo pra ontém, outro quer atender todo o mercado com dois programadores e um analista).

X

Cara, o único tipo de pessoa que quase não tem problemas com usuário é traficante.
A maior culpa disso é nossa! Não sabemos dizer isso não é assim! É assim! Software é coisa séria, é uma arte, é caro de alterar, etc.
A maldita cultura de que software não vale nada é que não sabemos combater.

X

Concordo em tudo.

W

Pow… não me importo de cumprir horário, ter que estudar eternamente, ter que alterar o código no word (rss)…

Mas você quer acabar comigo, me pede pra ir trabalhar no fim de semana… hehehe

V

Não vejo porque haja monotonia. Eu não fico sentado olhando para o teto, ou para as moscas em cima do monitor. Minha cabeça está ocupada com desafios a cada momento e isso é bastante estimulante. Nem sequer percebo que estou sentado. Muitas vezes quando me dou conta, já é hora do almoço ou de ir embora, e o tempo parece nem ter passado.

Isso é uma questão de escolha. Eu já corri algumas corridas de 10km e quase participei da São Silvestre. Fui impedido por um problema no joelho. Mas você trabalha 8 horas por dia (como qualquer pessoa), e tem tempo fora do trabalho para fazer o que quiser, inclusive exercícios umas 2 ou 3 vezes por semana.

No mercado de trabalho, vamos encontrar bons gerentes e maus gerentes. Se o seu gerente é ruim ao ponto de você achar que não está valendo o estresse, o que você ainda está fazendo aí? Procure vagas em empresas maiores, candidate-se e mude de emprego. Existem muitas oportunidades na indústria e na academia, além do comércio. Mesmo no comércio, há empresas maiores, com uma estrutura gerencial muito mais organizada.

Uma empresa pequena as vezes compensa esse estresse de saber que não tem a melhor gerencia do mundo dando liberdade para o funcionário (como horário livre, por exemplo, ou emprego para os recém formados). Há quem ache que uma coisa compensa a outra, há quem não ache. Se você não se enquadra no caso, mude de empresa.

E quem é que gosta? Sorte que na nossa profissão muitas empresas já tem horários flexíveis ou bancos de horas. Se a sua empresa não é assim, e você acha que isso é motivo de insatisfação suficiente para sair, troque de emprego.

X

walacy:
Pow… não me importo de cumprir horário, ter que estudar eternamente, ter que alterar o código no word (rss)…

Puts, trabalhar final de semana realmente é o the end of life.

Também gosto de estudar, fico p*** da vida quando o cara pede para você aprender uma tecnologia como se tivesse pedindo para você estudar uma receita de bolo. 3 dias depois, pede para você fazer algo com ela (algo difícil).

Quanto aos horários cara, sabe qual é o problema? Tem dias que eu não estou com saco pra trabalhar, estou cansado, sem criatividade e mesmo assim, tenho que ir. Eu preferia descansar, pensar um pouco, refletir, e depois ir trabalhar mais disposto. Mas por causa do horário, não posso fazer isso.

X

Calma ViniGodoy, não estou criticando a profissão… estou elicitando os problemas dela. :slight_smile:

Eu não faço isso, monotonia que me refiro é não ter nada de interessante pra fazer, desafios bem desenhados (nem medíocres, nem impossíveis). Realmente acredito que o problema da empresa que trabalho é a gerência; quanto a eu procurar emprego, bem, isso é outra história. Mas você deve concordar comigo que a maioria das gerencias das equipes de TI não tem qualificação (não de TI, mas de gerência). Conto nos dedos os colegas da faculdade que dizem que suas equipes são bem gerenciadas, motivadas, controladas e medidas.

Quando estou fazendo algo interessante, o tempo voa. Realmente é muito bom.

É você tem razão, mas nem sempre é tão fácil assim mudar de emprego - até porque meus objetivos são outros.

E quem é que gosta? Sorte que na nossa profissão muitas empresas já tem horários flexíveis ou bancos de horas. Se a sua empresa não é assim, e você acha que isso é motivo de insatisfação suficiente para sair, troque de emprego.

Pois é, ninguém gosta, mas ninguém faz nada pra resolver, e eu vou fazer! Porque? Porque eu não gosto, e porque minha profissão permite isso. Um médico não pode trabalhar em casa, mas eu posso e quero, portanto corro atrás disso. É uma questão pessoal, não estou generalizando.

T

Pessoal olha nesse link…

Nossa profissão é sem dúvida estressante…

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052006/29052006-4.shl

X

Eu acho que a maior parte do stress não é por causa da profissão, é por culpa da dificuldade de gerenciamento de uma equipe de desenvolvimento.
Medir os esforços é dificil pelo que já foi dito aqui fazendo uma analogia com a construção civil. E por outros motivos também.

É bem mais fácil ver uma parede que ficou torna, e/ou mal pintada, do que ver um código que não foi testado, mal codificado etc.

E é exatamente esses problemas que estou tentando levantar aqui.

V

Não precisa pedir calma, pq eu não estou nervoso.

xdraculax:
Eu não faço isso, monotonia que me refiro é não ter nada de interessante pra fazer, desafios bem desenhados (nem medíocres, nem impossíveis). Realmente acredito que o problema da empresa que trabalho é a gerência; quanto a eu procurar emprego, bem, isso é outra história. Mas você deve concordar comigo que a maioria das gerencias das equipes de TI não tem qualificação (não de TI, mas de gerência). Conto nos dedos os colegas da faculdade que dizem que suas equipes são bem gerenciadas, motivadas, controladas e medidas.

Quando estou fazendo algo interessante, o tempo voa. Realmente é muito bom.

Novamente. Se você está com desafios assim, é pelo local onde você trabalha. Acho que você não pode culpar a área toda, por você estar na empresa errada. Eu sempre tive desafios muito interessantes, mas porque busquei eles. Me mantive afastado por anos do comércio, por exemplo, pois percebi que a maior parte dos sistema lá se resumem a cadastros e relatórios. Sempre procurei empregos que exigissem um pouco mais, como integração com hardware, pesquisa ou uso de tecnológicas exóticas.

E quais são os seus objetivos? Eu sei que trocar de emprego não é trivial, mas é possível. E a insatisfação pode ser o primeiro passo para faze-lo. O que não pode é ficar aguentando tudo de cabeça baixa. Se você tem competência para buscar algo melhor, busque.

Eu, por exemplo, não gostei da experiência de trabalhar em casa. Se por um lado você tem o horário mais flexível, por outro, você tem menos integração com os colegas (quase nenhuma, dependendo do caso), é responsável por manter a rede e a energia elétrica da sua casa funcionando e tem que fazer sua família entender que está trabalhando. Algumas empresas oferecem empregos interessantes com equipamentos que inviabilizam o home office, e você pode perder oportunidades ótimas por isso.

Ok, eu não moro em SP e aqui, perder 1 hora no trânsito é uma coisa rara, existente apenas nos horários de rush mais intensos.

X

Meu objetivo principal é: ganhar dinheiro as custas de minha criatividade, criar coisas que acredito serem interessantes, não gosto da ideia de ter minha mente correndo por trilhos.

Outra, eu não estou culpando a área toda, eu estou querendo ver como é em outras situações, e estou vendo que com você é diferente. É exatamente isso que quero descobrir.

Quanto a relação com colegas, realmente é uma perca muito, muito grande do home-work. Você aprende muito com amigos. Muito mesmo. Mas o que eu tinha em mente era algo um pouco diferente:

Por exemplo: você não trabalha pra mim, eu simplesmente tenho demandas e quero passar essas demandas para outros programadores.
Você faz, eu testo, valido, te pago, e pronto.

Você não teria que trabalhar n horas por dia. Se tu quiseres trabalhar só 5 horas por dia porque você estuda muito, e o prazo da demanda que lhe passei permite isso, você faz, se não, não faz.

Aaa, você mora em Curitiba. ( oo cidade linda :slight_smile: ruas e avenidas largas, em largas. )

Eu moro em Fortaleza, aqui o trânsito está impossível, e as ruas não são tão largas - perco muito tempo no trânsito, que eu acredito ser um disperdício de vida.

E

rodrigo_lm:

Bom só não gosto desse papo de chegar e não poder sair, ficar 8.3 hs/dia sem poder sair 5 min por hora.

Mas saio do serviço, vou pro Kung Fu, passeio, enfim consigo me organizar, mas pena vc sair de casa o Sol nem nasceu, ve ele na hora do seu almoço q é uma correria e qdo vc sai, o Sol se foi e vc aproveita 3 ou 4 hs pra poder dormir e fazer a rotina do dia seguinte, mas fazer oq? são coisas da vida :smiley:

V

xdraculax:
Por exemplo: você não trabalha pra mim, eu simplesmente tenho demandas e quero passar essas demandas para outros programadores.
Você faz, eu testo, valido, te pago, e pronto.

Você não teria que trabalhar n horas por dia. Se tu quiseres trabalhar só 5 horas por dia porque você estuda muito, e o prazo da demanda que lhe passei permite isso, você faz, se não, não faz.

No fundo, é o que toda empresa de horário flexível promete. A diferença é você, como pessoa que paga, conseguir entregar uma demanda que sobre tempo para quem programe… e aí está o grande desafio para a gerência, e para quem programa.

M

É você que escolhe a empresa ou a empresa que te escolhe?

Se valorizar é você impor condições também.
Valor não é apenas $$$.

A

por isso que malho e sempre saiu aos fins de semana e dou uma corridinha no parque sempre tentando relaxar o máximo !!!

ou fazer aquelas massagens perfeitas que as minas fazem ui isso é bom d+++ rsrsrsr

obs: dinheiro pode ser tudu , mas sua saude em 1 lugar é o que eu penso!!! emprego não vai faltar nessa area!

G

realmente eu também faço exercicios fisicos… academia e fds piscina no clube, dar uma relaxada…

tudo é questao de organização pessoal, ninguem trabalha 20 horas/dia pra falar que nao da tempo de fazer exercicios (um treino de musculação exige 45min-1h/dia… 3 a 5 vezes por semana). Sempre da pra encaixar… nao tem essa de ter q ficar estudando TANTO assim q nao da pra se exercitar e ter uma vida mais saudavel.

Ja fui relaxadao com relacao a saude e bitolado no computador (estudos/trabalho), mas depois de ter passado por uns sustos com a saude vi que estava indo pelo caminho errado e poderia ter a carreira encerrada precocemente se nao cuidasse da saude.

Pra relaxar o importante nao é apenas exercicios fisicos mas ter algum hobby, sair pra dar uma volta no shopping que seja, algum parque… ir ao teatro, cinema etc… nao tem essa de ficar só estudando pq tem que se manter atualizado :slight_smile:

Da tempo pra tudo é só se organizar.

X

Isso depende, eu acredito que um licitação é o idéal, a demanda é feita, quem tiver qualificação para executá-la se candidata.
Quem oferecer melhor prazo e preço, executa.

Nesse modelo você se valoriza porque conhecendo as ferramentas que você tem para exeutar a tarefa (conhece as tecnologias envolvidas, já tem parte implementada, etc) você conhece o seu limite de preço e prazo. Se você acredita que não vale a pena, simplesmente não faz.

No modelo “empresa escolhe” eu acho meio complicado, porque a visão empresarial quase nunca leva em consideração os aspectos tecnicos, nossas limitações.

O melhor modelo, na minha opnião, é o tipo licitação.

B

programador só se ferra pq não sabe falar não, aí botam culpa na empresa e no gerente pelo prazo curto. isso sem falar o q vejo muito na nossa area: gente q enrola… é muito mais q nas outras, deixam tudo pra depois e ai chegam com o papinho que é só trampo na correria.
só quando aceitarmos q nosso trabalho é como qq outro q vamos poder trabalhar como os outros.

X

bobmoe:
programador só se ferra pq não sabe falar não, aí botam culpa na empresa e no gerente pelo prazo curto. isso sem falar o q vejo muito na nossa area: gente q enrola… é muito mais q nas outras, deixam tudo pra depois e ai chegam com o papinho que é só trampo na correria.
só quando aceitarmos q nosso trabalho é como qq outro q vamos poder trabalhar como os outros.

Não é bem assim, nada, nunca é generalizado.

Gente que enrola tem em todo lugar. Mas a discursão aqui não é essa, são os problemas da profissão.
E sim, nosso trabalho é como qualquer outro, ou seja, tem vantagens e desvantagens, problemas.
Se tem pessoas que botam a culpa na profissão, é outra história.

Você tem gerentes que sabem muito de tecnologia e não sabem gerenciar, e ótimos gerentes que não sabem nada de tecnologia e por isso não conseguem enxergar nossas limitações. Por isso nem sempre a culpa é do desenvolvedor.

M

bobmoe:

Eu não diria isso no geral, mas vejo que é realmente isso.
Como eu disse ali em cima, é você que escolhe ou a empresa que te escolhe?

M

Para os outros tudo o que vc tem que fazer e facil. Como dizem e so “alterar algumas linhas e pronto”.

Se o seu gerente ja programou alguma vez na vida em 1960 ele enche o peito e fala: “Na minha epoca a gente fazia isso rapidinho e sem erros”.

Apesar de todo mundo ver que o prazo e curto as especificacoes sao ruins a culpa do atraso e sempre do programador.

Se vc coloca o seu ponto de vista naquelas reunioes que eles fazem depois dos projetos e prazos fracassados seu gerente na
primeira oportunidade dao um jeito de te colocar na rua. Sim eles nao gostam de ser contrariados e
nem de mudar nada (Nao entendo porque perguntam entao…)… afinal ja programaram alguma vez na vida em Delphi
e era facim facim…
.
Resumindo vc deve ser um escravo e ficar quieto, a unica parte boa e a grana que vc ganha, mas pra aguentar
essses malas nao sei se vale a pena nao.
.
Sim estou pensando em voltar para o interior para fazer alguma coisa que ganhe uns 2 conto e ficar longe
desse bando…

Ja ia me esquecendo…

• esses gerentes sempre conseguem arrumar alguns programadores lacaios para lamber suas botas
  • (Pra nao dizer outra parte do corpo humano) e fazer a roda continuar girando …
R

Nossa, já ouvi muito disso…

“No cobol, eu faço isso em 5 minutos…”… aff

R
Onde eu trabalho pelo menos a área de desenvolvimento é a penera da empresa.
     As área (marketing, financeiro, etc) sempre atrasa para entregar as tarefas, porém entrega dentro do tempo total do projeto. Sempre que isso acontece, cabe àgente entregar dentro do prazo total, cuja parte dela foi consumida por incopetência alheia. Esse tipo de stress é que mata, sempre tomando tempo de nossas famílias e tudo, para trabalhar final de semana e afins. 
     Tento separar a minha vida pessoal da profissional, não deixando uma interferir na outra. Tenho 3 filhos e sou casado e nunca vou deixar o trabalho sobressair eles. Mas manter esse controle é muito difícil, pois as empresas não vêem o nosso lado, assim como os filhos (por serem novos). Esse controle é que mata agente, deixando a vida bem estressante.
C

Usuário é problema ??? Ué… então vamos criar aplicativos para quem ??? tem alguma coisa errada aí. Até onde eu aprendi (isto com 24 anos de profissão), usuário é quem paga meu salário…
Usuário não é problema, é desafio. Problema é programa porco, aplicativo pobre. Isto sim é problema…

G

realmente o povo sempre acha que desenvolver eh facil…

“precisa fazer uma modificacao no sistema, mas eh coisa bem simples”

tudo eh “simples”, 'bem simples", “detalhe”.

da raiva

A

feito nos mininos detalhes ( chaves ) isso isso isso 1!!!

aff -)

G

Se conformar!!!

Esse é o problema, todavia não exclusivo da área de TI, mas de qualquer coisa e lugar. Empresas ruins? Sempre vão existir, e não são poucas. Se estamos em condições ruins (trabalhando horas excessivas, pouco conforto no trabalho, projetos cansativos e repetitivos sem pouco aprendizado, para não dizer nenhum, etc.) Cabe a nós mudarmos para que os bons efeitos ocorram.

Toda profissão tem locais péssimos. Veja os médicos que trabalham em hospitais do “povão” - nem digo em hospitais públicos - veja as condições ruins que eles são submetidos, cabe a cada um mudar esse quadro. Não é a empresa que irá tomar a iniciava própria na maioria das vezes, cabe a cada um mudar a sí mesmo para mudar o que há ao seu redor.

Logicamente que a maioria vai querer explorar, fazer você trabalhar umas 50-60h por semana ou mais, fazer você “vestir” a camisa da empresa, a maioria vai chegar com o papo da produtividade e blá blá blá. Mas só a gente pode reverter esse quadro.

G

Parei de ler o tópico quando li isso:

xdraculax:

Quanto aos horários cara, sabe qual é o problema? Tem dias que eu não estou com saco pra trabalhar, estou cansado, sem criatividade e mesmo assim, tenho que ir. Eu preferia descansar, pensar um pouco,
refletir, e depois ir trabalhar mais disposto. Mas por causa do horário, não posso fazer isso.

É banguela né, só gosta de maria mole…

T

fácil eh mecher no MSN e Orkut, dificil é desenvolvê-los !

o usuário não entende, por q eh dificil!

vale a pena todo o sacrifício! qm não goste q mude de profissão!

trabalhar por dinheiro eh complicado! melhor eh trabalhar pelo gosto!

prefiro eu ganhar 500 reais programando do q 1000 puxando hora no quartel e fazendo faxina!!!

R

walacy:

Concordo plenamente… Final de semana não dá! hehehe

Não faz nem 1 hora meu chefe me pediu pra trabalhar no final de semana.

Eita vida!

L

L.E.R

P

Lucas Emanuel:
L.E.R
kkkkkk
Isso eu tenho aos 16 anos e nem sou proficional ainda! UAHUHUAhuAUha

Mas pelo estágio, posso dizer algumas coisas:
problema na vista
ouvir somente o barulho de teclas e cliques do mouse 8 horas por dia
idiotas, axando que tudo é simples, levantando uma imença pressão encima de você ( - ah, seria legal vc fazer isso, isso, isso, mais isso, que faz isso, isso e isso)

E o mais tosko:
Trabalhar com pessoas sem semântica, dando nomes, digamos “não criativos” a variáveis.
Vou explicar dinovo:
Um cara que declara uma variável global importantíssima, como i, que outras pessoas começam a usar em loops e etc

M

“proficional” é foda hein mano… :roll:

M

renanedpedroso:
walacy:

Eita vida!

E você disse não?

Eu vejo que tudo isso tem que ser acordado com antecedência, ao meu ver um chefe chegar na quinta-feira e pedir para trampar no FDS esta errado, eu lembro que trabalhei em uma empresa que sempre pedia, e toda vez que vinham pedir sem ser com 1 semana de antecedencia eu negava e falava, “eu deixei bem claro que quando fosse fazer hora extra me avisar com 1 semana de antecedencia”, dava discussão mas eu não ia nem a pau e nunca dava nada, pois a empresa gostava do meu serviço independente de horas extras.

Aprender a dizer não rs

R

M3g4d3th:
renanedpedroso:
walacy:

Eita vida!

E você disse não?

Eu vejo que tudo isso tem que ser acordado com antecedência, ao meu ver um chefe chegar na quinta-feira e pedir para trampar no FDS esta errado, eu lembro que trabalhei em uma empresa que sempre pedia, e toda vez que vinham pedir sem ser com 1 semana de antecedencia eu negava e falava, “eu deixei bem claro que quando fosse fazer hora extra me avisar com 1 semana de antecedencia”, dava discussão mas eu não ia nem a pau e nunca dava nada, pois a empresa gostava do meu serviço independente de horas extras.

Aprender a dizer não rs

Eu também sempre vejo tudo com antecedencia. E quando acontece de ter que fazer hora extra… sempre que eu posso eu venho trampar com antecedencia… tipo umas 5 horas da manha pra não cair na m*** de ter que acordar num domingo só para satisfazer uma ação equivocada da empresa (outra coisa a ser comentada: há coisas que a empresa pedem para fazer que nem sequer chegam a ir para o ar).

S

Ya também acho chato passar o tempo todo estudando novas tecnologias, mas o problema é que quando eu vejo algo novo e fico curioso quero aprender mesmo sem ter tempo.
È a vida que escolhemos.
senão podemos trocar de profissão e ser comerciante ou jardineiro :slight_smile: :smiley: :shock:

P

O mundo avança…
Se ficar parado em uma tecnologia vc não anda… É essencial aprender no cotidiano novas tecnologias…
Se a empresa o “obriga” a fazer isso, veja pelo lado bom, vc está crescendo, evoluindo, e fazendo algo que gosta

U

pedroroxd:
O mundo avança…
Se ficar parado em uma tecnologia vc não anda…

Isso ae! concordo, temos sempre que correr atrás de nova Tecnologias!
Estudar Muito!!!
:thumbup: :smiley:

P

UMC:
Estudar Muito!!!
:thumbup: :smiley:

E aprender a separar o tempo, para estudo, trabalho, diversão e descanço

T

programador nunca para de estudar e ler!

agora se o cara eh professor jah fica diferente vai ficar ensinando eternamente If até while na faculdade, pq os alunos dentro da universidade nunca vão conseguir aprender + do q isto, só se pegar algum estágio! ehhe

isso é opnião, não eh exp própria!

X

Não, mas tem dias que não quero trabalhar (são raros); e dai? Qual problema?
Se você tem disposição para trabalhar todos os dias, nunca está desanimado, e acha que eu sou maria-mole por causa disso, parabéns pra você. Mas, minha opnião continua a mesma.

Não tenho problema em direcionar esforços, tenho problema em não ver eles trazendo resultados animadores em um futuro ou não estarem de acordo com meus ideais. Ganhar um salário bom, pelo menos pra mim, não é um motivador (até porque já ganho bem mais do que a média do meu estado). Usar minha criatividade sim é um motivador; ganhar o que representa exatamente o meu esforço também (nem que seja menos as vezes, ai eu vou saber que preciso melhorar algo). E isso não significa ser maria-mole, significa ter coragem suficiente para assumir riscos e correr atrás do que você quer, e não se intimidar por ser refem da situação.

Resumindo, minha opnião é a seguinte: Porque o querer não deve sobrepor suas obrigações; mas suas obrigações também não devem impedir-lhe de ir atrás dos seus objetivos só porque eles não estão de acordo com suas obrigações.

Estudar Muito!!!

Aprender tecnologias realmente é bom, empolga; o que eu acho escroto é isso não ser valorizado. Você pode observar isso nas vagas para estágio do tipo:

Precisa-se de estagiário com conhecimentos em: Java, .NET, Hibernate, Spring, HTML, CSS, JavaScript, JSF, Oracle, SQL Server, Postgre, MVC, Padrões de Projeto, Análise OO, e Delphi. Salário R$ 450,00 + Vale Refeição.

São esses tipos de problema que quero levantar na discurssão e o cara vem me chamar de preguiçoso. Paciência.

trabalhar por dinheiro eh complicado! melhor eh trabalhar pelo gosto!

prefiro eu ganhar 500 reais programando do q 1000 puxando hora no quartel e fazendo faxina!!!

É exatamente essa a minha ideia! Mesmo que eu ganhe menos, mas indo atrás do que eu acredito valer a pena, ta velendo! Tem pessoas que acham que isso é preguiça ^^, fazer o que…

R

Não é por menos o stress

http://lista10.org/curiosidade/as-10-atividades-mais-estressantes-do-mundo/

Nossa área é considerada a mais estressante do mundo, ficando na frente até mesmo de medicina.

A

Eu acho a filosofia das empresas que trabalhamos pesa muito. Não é raro nos deparamos com “convites” para trabalhar nos finais de semana ou passar algumas “horinhas” a mais no final do expediente pra poder resolver algo que, mesmo o gerente sabendo ser impossível entregar no prazo, concordou em entregar. (Isso me lembra uma tirinha fantástica do Dilbert!)

Muitas vezes somos tratados como escravo, digo isso porque foram raras as vezes que alguém se preocupou com meu estado de saúde ou emocional mesmo estando na cara que não estava nada bom (na verdade, acho que isso - a preocupação - só aconteceu no meu estágio…foi realmente um lugar muito bom de se trabalhar, diga-se de passagem…).

Acho que uma frase dita antes resume muita coisa:

S

Se programar fosse facil não haveria um tópico sobre problemas de programador com mais de 4 páginas de situações de nossa vida…
xD
Acho que não preciso dizer mais nada, tudo ja foi comentando…
Programador, não é facil, mas eu faço porque gosto :smiley:
Uma coisa eu digo.
Se você quer ser programador pra ganhar dinheiro, arranja outra coisa para fazer porque voce vai se arrepender… :stuck_out_tongue: (Até rimou)

R

De uma coisa sei: programar é igual fumar cigarro… quanto mais vc cai de cabeça… mais vc fica viciado…

Eu tenho uma doença de querer aprender as coisas que não é igual… e olha que eu nunca tinha dito isso na vida…

L

Além disso tudo, ainda tem um problema mas pelo menos acontece uma vez por ano. É quando chega as férias que você não pode tirar no período que você espera por um mero capricho de seu chefe.

H

JTable

O

Uma coisa bem chata:

O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou advogado” ; A mina dá uma chance
O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou médico” ; A mina dá uma chance
O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou engenheiro” ; A mina dá uma chance

O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou programador” ;
A mina responde: “Ah… legal… meu irmão também fez esse cursinho pra montar computador na Microlins…” (e vai embora…)

Bom, o que importa mesmo é ter grana pra comprar as nossas coisas, correr atrás de nossos interesses…
Mas que muita gente bóia, ou não entende, o que a gente faz… ahhh, isso é osso, rsrrsrsrsrsrsrsrsrs

H

oddy.silva:
Uma coisa bem chata:

O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou advogado” ; A mina dá uma chance
O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou engenheiro” ; A mina dá uma chance

O cara chega na balada e diz pra gatinha: “- Sou programador” ;
A mina responde: “Ah… legal… meu irmão também fez esse cursinho pra montar computador na Microlins…” (e vai embora…)

Bom, o que importa mesmo é ter grana pra comprar as nossas coisas, correr atrás de nossos interesses…
Mas que muita gente bóia, ou não entende, o que a gente faz… ahhh, isso é osso, rsrrsrsrsrsrsrsrsrs

kkkkkkkkkkkkk

Fala então “Sou Desenvolvedor” pode adicionar um “de Softwares” de a mina for meio burrinha

M

Bom meu problema é trabalhar a menos de 6 meses com uma linguagem que não conhecia muito bem, “ganhar” de presente 90% de um sistema gambiarrento e mal escrito, onde a palavra refatoração é expressamente proibida, sem nenhuma documentação, nada de UML sem falar que na época que escreveram ele não exisitia INNER JOIN, só SELECT * FROM e mais uma porrada de if´s no decorrer do código (inclusive coisas do tipo if 1 = 1 then) que fica tudo dentro de um botão com o label Iniciar. Ah… não posso esquecer que trabalha nesse sistema eu e + uma moça que sabe as regras do negócio.

Tenho razão no que falo ou estou chorando d+? :?

A

oddy.silva:
Uma coisa bem chata:

O cara chega na balada e diz pra gatinha: - Sou programador ;

A mina responde: Ah legal meu irmão também fez esse cursinho pra montar computador na Microlins…” (e vai embora)</blockquote>

Fala que você é Consultor, ou Engenheiro de Software, ou Desenvolvedor, ou que você conserta o problema que os outros tem.
R

Uma das coisas que eu acho realmente problematico na vida de programador é a “crença” que quase todas as empresas e gerentes tem de que se o projeto estiver atrasado basta colocar o pessoal para fazer horas extras… e lá vai a equipe toda trabalhando 14 horas por dia, finais de semana e feriados… E não me venha com essa de que “se não estiver satisfeito onde você esta, procure outro lugar que não tenha esse problema”! Todos os lugares que eu trabalhei até hoje tinha essa política (com exceção da minha situação agora, estou atuando como consultor independente).

V

Nas duas últimas empresas que trabalhei, a situação não é assim.

Ainda assim, você resolveu o problema trocando de emprego, nem que seja para ser independente.
Trocar de emprego não significa só trocar de empresa, mas sim, não ficar só reclamando da própria situação e buscar oportunidades melhores.

X

Sempre escuto as seguintes frases:

-Coloque mais 4 pessoas no projeto, assim (considerando que tinhamos 4 antes) diminuíremos pela metade o tempo de desenvolvimento. Ai entra a história das mulheres né? “1 mulher pare 1 menino em 9 meses, mas nove mulheres não parem 9 meninos em um mês”.

-Cara faz isso aqui, é rapidinho, é só um SELECT no banco.

-Bixo, estuda essa tecnologia nova ai, semana que vem vamos começar um projeto com ela.

-Você:Chefe, preciso de 2 semanas pra fazer isso. -Chefe:Não temos esse tempo…

ViniGodoy:

Ainda assim, você resolveu o problema trocando de emprego, nem que seja para ser independente.
Trocar de emprego não significa só trocar de empresa, mas sim, não ficar só reclamando da própria situação e buscar oportunidades melhores.

Pois é, eu já vi que a maioria das empresas têm dessas políticas mesmo. Mas, realmente o que você falou é verdade, busque o que você procura, ficar reclamando não resolve nada, o problema é que muitas vezes somos meio reféns da situação, por ter família e tudo mais.

C

Se serviço fosse bom a gente não receberia salário e sim pagaria para trabalhar, todo e qualquer serviço vai exigir esforços…
E nem sempre podemos nos dar ao luxo de abandonar um emprego porque não é satisfatório.
Quanto a vida sedentária, não é bem assim que funciona… Dá pra trabalhar às 8/9hs diárias dormir 8hs e ainda sobram 7 ou 8
para fazer as demais coisas, inclusive se exercitar, tudo é questão de organização.

M

c354r:
Se serviço fosse bom a gente não receberia salário e sim pagaria para trabalhar, todo e qualquer serviço vai exigir esforços…
E nem sempre podemos nos dar ao luxo de abandonar um emprego porque não é satisfatório.
Quanto a vida sedentária, não é bem assim que funciona… Dá pra trabalhar às 8/9hs diárias dormir 8hs e ainda sobram 7 ou 8
para fazer as demais coisas, inclusive se exercitar, tudo é questão de organização.

No meu caso falta grana para isso…

E

Parece que a maioria esta bem descontente, vote e veja os resultados:
Qual sua satisfação na empresa ?

F

Os problemas na vida de um programador são vários.

Mas o que mais “pega”, na minha opinião, é o fato de haver muita gente que não é da àrea ou sem competencia no cargo de liderança; parece até de propósito.

flws

A

Nas duas últimas empresas que trabalhei, a situação não é assim.

Pois é, só que na troca de emprego, entra o “comprometimento” : você não sai de uma empresa enquanto o projeto não acabar (pro caso dos que trabalham em consultorias, claro). E isso é uma coisa bastante particular, porque não é questão da empresa, é pessoal. Um profissional comprometido evitaria abandonar o projeto não por causa da empresa, mas por conta própria, porque este se importa com a própria carreira e não gosta de deixar as coisas pela metade. Mesmo que alguém ofereça o dobro do salário numa outra empresa.

[]´s

D

c354r:

Vamos refazer esses seus cálculos:
A média do Brasileiro são de 44 horas semanais, o que daria 9 horas por dia + 1 hora de almoço, então:

10hs - Trabalho

Vamos contar o tempo que você gasta para ir trabalhar que é em média 1h e 30 min, como você tem de ir e voltar logo nossa conta fica assim:

10hs - Trabalho
3hs - Ida e Volta Trabalho

Agora vamos para as necessidades básicas do ser humano, que é se trocar para ir trabalhar + tomar café + tomar banho + jantar +necessidades fisiológicas

10hs - Trabalho
3hs - se trocar+café da manhã+banho+janta+necessidades fisiológicas

Agora… se teoricamente vc dorme 8 horas por dia, então temos:

10hs - Trabalho
8hs - Sono.

Que são iguais a 24 HORAS!!!.

Qualquer um que trabalhe sabe o quanto essa minha conta está próxima do real, não entendo como sobra “8/9 horas” nos seus cálculos.
Quem quer fazer algum esporte acaba descontando das horas de sono. A menos que tenha a sorte de morar perto do trabalho, o que geralmente é exceção.

G

primeiro - Todo mundo trabalha 8 horas dia. Alguns passam estas horas recolhendo lixo, vc pode escolher.

Segundo - Dizer que não tem tempo pra nada, quando na verdade o que falta é vontade.

Terceiro - Achar que só pq trabalha com tecnologia tem que ganhar mais que toda a empresa.

Esse é o tipo de problema que me afeta nos programadores.

A

9hs - Trabalho (contando hora do almoço)
2hs - Ida e Volta Trabalho
8hs - Sono.

soma = 22hs

:roll:

A

Quem vendo o projeto muitas vezes não tem a menor idéia de tecnologia, ele simplesmente vende um prazo e um cronograma (abre as pernas para bater a concorrência de outras empresas de 3 letrinhas) e depois a equipe se vira em fazer o sistema funcionar.

Ou seja, o seu gerente promete para o trouxa do seu cliente uma nave espacial em 3 meses custando 10 milhões de dólares.

Você, um simples programador macaco peão (que ganha 1 milhionésimo do valor do projeto) vai ter que se virar em 3 meses procurando no google manuais de como fazer uma nave espacial.

:roll:

B

o pior de tudo é que antigamente pelo menos existia uma aposentadoria, bem magra, mas alguma coisa pra quem achava que ser coitadinho dava algum retorno. Hoje os programadores já aceitam ser PJ achando que nunca vão ter que se aposentar. Só para se aparecer. O pior é quando tem algum direito trabalhista e não vão atrás por orgulho.
Por causa de tanta imagem vão atrás de títulos a qualquer custo e viram babacas de empresas grandes… só pra no futuro ter um cartão com cargo de gerente… e pior que as vezes nem grana no bolso tem… é só pela aperencia de ser fodão igual no programa o aprendiz.
Quem sai desse esquema vai descrobrir VÁRIAS empresas pequenas onde se trabalha com dignidade… só que não dão cartão de visita e e nem toleram falar complicado só para se aparecer pros outros.
Quem procura acha!

aqui eu tento explicar melhor sobre o problema de empresas grandes na formação dos profissionais: http://bobmoe.blogspot.com/2010/05/o-fordismo-esta-acabando-com-os.html

L

Este pelo jeito trampa em SP… 3hrs de ida e volta…
ta louco… que inferno heim… isto é vida? aqui em curitiba ida + volta para o trampo da em torno de não mais que 1hr e eu ja fico puto com todo este tempo… imagina então em SP… coisa de louco… o pessoal tem que ganhar bem mesmo la pra ter que aturar todo dia 3hrs de transito… e coisa pra doido…

Se ta muito preguiçoso heim… 8hrs de sono :shock: ?
muito não acha? 4hrs tá bom demais…

Mas voltando ao topico creio que os maiores problemas são:
salario injusto de acordo com a função… baixo demais… (ao menos aqui em Curitiba)
muito trabalho e pouco retorno…
quando alguém faz alguma merda sempre dão um jeito de colocar a culpa em vc… principalmente qdo este alguem e um superior seu…
quando vc “Mata o Dragão” a gloria e de seus superiores mas qdo da alguma merda vc e que e o culpado…
seus gerentes prometem o mundo para o cliente… falam que tem uma equipe gigante (quando vc é a unica equipe e vc vai fazer a bagaça sozinho)
e esquecem que vc é um mero mortal e não é deus e não pode fazer o mundo em 6 dias e descansar no 7…
em varias empresas vc e arquiteto, analista, programador, desenvolvedor, dba, testador, web designer, analista de negocio e o escambau porem seu salário e menor que um aprendiz de estágiario…
e porai vai…
sofrido… é sim bem sofrido…
mas o que realmente vale apena é ver a bagaça funfando, um monte de gente usando e saber que foi vc quem fez…

B

luistiagos:

Vamos contar o tempo que você gasta para ir trabalhar que é em média 1h e 30 min, como você tem de ir e voltar logo nossa conta fica assim:

10hs - Trabalho

ta louco… que inferno heim… isto é vida? aqui em curitiba ida + volta para o trampo da em torno de não mais que 1hr e eu ja fico puto com todo este tempo… imagina então em SP… coisa de louco… o pessoal tem que ganhar bem mesmo la pra ter que aturar todo dia 3hrs de transito… e coisa pra doido…

vc está certissimo. não tenha vergonha de achar isso ridículo. sou de sampa e vejo muito idiota que tem orgulho disso.

D

luistiagos:

10hs - Trabalho

Opa!

Acertou quanto a Trabalhar em Sampa, e acredite é um tempo bastante razoável! não venho de carro pois sai absurdamente caro, prefiro fazer o triozinho onibus+trem+metro.

Quanto as 8 horas por dia, estava me referindo a um caro amigo nosso que dizia que sobrava 7/8 horas pra fazer as demais mesmo durmindo 8 horas.

Atualmente fico por volta das 6 horas sono/dia.

L

deniswsrosa:
luistiagos:

10hs - Trabalho

Opa!

Acertou quanto a Trabalhar em Sampa, e acredite é um tempo bastante razoável! não venho de carro pois sai absurdamente caro, prefiro fazer o triozinho onibus+trem+metro.

Quanto as 8 horas por dia, estava me referindo a um caro amigo nosso que dizia que sobrava 7/8 horas pra fazer as demais mesmo durmindo 8 horas.

Atualmente fico por volta das 6 horas sono/dia.

Ainda bem que eu só trabalho 4h e meia, pois estou no programa menor aprendiz e só posso trabalhar de 4 à 6h por dia, e a empresa fica a 5 minutos a pé da casa da minha vó ( eu almoço na casa da minha, depois que volto da escola, fica mais perto pra mim) e na hora da volta meu pai me pega e levo 10 minutos de moto até minha casa (;

Traduzindo:

Acordo 6h.
Pego a van ás 6h40
Chego na etec as 7h30
Saio de lá 11h55
Chego na minha vó 12h20, almoço (assisto os jogos da copa das 11h e o globo esporte :smiley: ).
13h20 eu venho para a empresa.
Saiu 6h daqui da empresa.
Chego 6h10 em casa.
Ai sobra tempo até umas 10/10h30 pra tomar banho, janta, e ir joga bola, ou fazer dever, trabalho, ou jogar um video-game com meu pai :smiley:

A

Toda profissao tem seus pros e contras

O que faz o tempo passar rapido ou nao é se voce gosta ou nao do que faz, muitas vezes nao vemos o dia passar, em algumas cada minuto leva horas.

Tem muita coisa boa tambem se for analisar, possibilidade de viagens, crescimento pessoal, crescimento profissonal…

Quando se esbarra na insatisfacao é bom parar, respirar fundo e descobrir onde esta o problema, as vezes esta na gente mesmo.

Nao é o trabalho que é ruim, acho que cada um optou por estar trabalhando onde está.

Mas tem coisas que realmente estressam qualquer um, seguem algumas que ja vivi:

• prazo mal estimado + pressao do notionless que estimou o prazo e passou para cima

• pode mudar esse campo do banco? é facinho …

• efeito colateral (bug) em algo que voce fez e funcionava ha um bom tempo causado por alguem que deu aquela mexida la longe na outra ponta do codigo

• aquele sujeito que vem perturbar “e aí ta pronto?” so na frente do chefe quando ele esta por perto

• tecnologias que nao param de se atualizar e entrevistas com provas sem nocao (qualquer um com a referencia resolve) mas nao tem que sempre estar 70-100% por dentro de tudo sem ajuda de manual de referencia

• clientes que mudam a especificacao sempre que se realiza uma entrega, pois nao era bem aquilo que queriam (hoje pois na época do levantamento de requisitos era) e apenas é necessaro refazer tudo

com certeza tem muito mais hehe

abraco

L

bobmoe:
luistiagos:

10hs - Trabalho

vc está certissimo. não tenha vergonha de achar isso ridículo. sou de sampa e vejo muito idiota que tem orgulho disso.

Se for pensar bem a fundo… muito disto poderia ser evitado… quanta coisa poderia ser feito em homework? mas por tradicionalismo concentram as pessoas em um so lugar?! a tecnologia nos dias de hj quebra as barreiras de distancias… com sistemas de teleconferencia, ou mesmo skype e msn… muitas atividades como atividades administrativas, call centers e mesmo desenvolvimento de software poderiam ser feitas com pessoas concentradas em lugares distintos… claro que para algumas atividades teriam que ter sistemas especificos para que o povo trabalhe em lugares distintos estando na mesma empresa… (dai entra nossa parte de engenharia de software para desenvolver estes sistemas… :smiley: ), mesmo nas escolas e faculdades… muitas materias poderiam ser dadas por e-learning… isto seria até melhor pois iria acostumar o aluno a correr atraz das coisas e ser no minimo autodidatas ao invez de ficar se escondendo atraz da saia dos professores ou dependendo deles para tudo… certas materias teriam que ser presencial não tem jeito…
mas ja pararam para pensar quantas atividades que vcs fazem na empresa ou na sala de aula as quais poderiam estar fazendo a mesma coisa em casa???

não entendo pq as empresas e instituições de ensino não pensam nisso… o tempo de vc estar se locomovendo de um lugar para outro ai em SP… vc poderia estar produzindo algo util em casa… ao invez de perder tempo de sua vida em locomoção… alem disso tem os gastos com gasolina, metro, onibus, alimentação e o estress gerado pela locomoção… quanta coisa poderia ser feita sem por os pes para fora de casa… é uma pena que nosso pais como é hj não tem isto em mente…

L

e não podemos esquecer a classica…

aquela afirmação dos clientes tudo isto??? :-o “é so um formulariozinho basico… com um relatoriozinho xulo”

e quando vc vai ver mesmo a coisa… :twisted:

L

luistiagos:
bobmoe:
luistiagos:

10hs - Trabalho

Se for pensar bem a fundo… muito disto poderia ser evitado… quanta coisa poderia ser feito em homework? mas por tradicionalismo concentram as pessoas em um so lugar?! a tecnologia nos dias de hj quebra as barreiras de distancias… com sistemas de teleconferencia, ou mesmo skype e msn… muitas atividades como atividades administrativas, call centers e mesmo desenvolvimento de software poderiam ser feitas com pessoas concentradas em lugares distintos… claro que para algumas atividades teriam que ter sistemas especificos para que o povo trabalhe em lugares distintos estando na mesma empresa… (dai entra nossa parte de engenharia de software para desenvolver estes sistemas… :smiley: ), mesmo nas escolas e faculdades… muitas materias poderiam ser dadas por e-learning… isto seria até melhor pois iria acostumar o aluno a correr atraz das coisas e ser no minimo autodidatas ao invez de ficar se escondendo atraz da saia dos professores ou dependendo deles para tudo… certas materias teriam que ser presencial não tem jeito…
mas ja pararam para pensar quantas atividades que vcs fazem na empresa ou na sala de aula as quais poderiam estar fazendo a mesma coisa em casa???

não entendo pq as empresas e instituições de ensino não pensam nisso… o tempo de vc estar se locomovendo de um lugar para outro ai em SP… vc poderia estar produzindo algo util em casa… ao invez de perder tempo de sua vida em locomoção… alem disso tem os gastos com gasolina, metro, onibus, alimentação e o estress gerado pela locomoção… quanta coisa poderia ser feita sem por os pes para fora de casa… é uma pena que nosso pais como é hj não tem isto em mente…

Não seria medo de trabalhar em um projeto, sem ninguem junto para trocar idéias, sanar duvidas, ou até mesmo, socializar com alguem da area? Medo de arriscar…

D

luistiagos:
é uma pena que nosso pais como é hj não tem isto em mente…

Tive a experiência de trabalhar em casa por uns 4 meses, e devo dizer o quão produtivo é, sem contar que é muito menos cansativo para o trabalhador e mais barato para a empresa.

Pelo que tenho visto, essa mentalidade centralizada tem mudado, e vejo muitas empresas começando a deixar os funcionários trabalharem alguns dias da semana em casa. Já é um grande passo na direção que você citou.

L

LucasAdri07:
luistiagos:
bobmoe:
luistiagos:

10hs - Trabalho

Não seria medo de trabalhar em um projeto, sem ninguem junto para trocar idéias, sanar duvidas, ou até mesmo, socializar com alguem da area? Medo de arriscar…

vc quer trocar ideias e sanar duvidas… não precisa da pessoa em carne e osso para isto… vc pode fazer isto utilizando: msn, skype, etc… e ate e mais facil pois pessoalmente o cara não tem como te mandar prints de telas ou textos, mais remotamente sim… a menos que vc queira espancar o cara… :lol:
dai sim necessita do mesmo em carne e osso…

é exatamente isto que tem que mudar… insegurança… trabalhando remotamente a pessoa se sente mais seguro naquilo que faz…
trabalhando centralizado em um espaço vc tem a falsa sensação de segurança… principalmente com os novatos pois ao seu redor vc ve pessoas… e acha que elas poderão lhe ajudar qdo vc precisar… e isto lhe torna dependente dos outros… qdo precisar se virar sozinho não vai conseguir isto 100% se não tiver pessoas que lhe auxiliem por perto… e ao mesmo tempo esquecem que muitas destas pessoas ao seu redor querem e te ferrar ou jogar culpa em vc… (ja fui estagiario, sei como e a coisa…) isto e o mesmo nas instituições de ensino… se o povo ao menos descentraliza-se os estudos e os trabalhos ao menos ficariam mais maduros “cortariam os cordões umbilicais” entre professor - aluno, experiente - inexperiente… daria mais segurança e mais senso de resposabilidade a estas pessoas…

A

sabe qual o problema do homework? os patrões não confiam que os empregados irão realmente trabalhar!
pelo menos aqui no estado é assim…

L

luistiagos:
LucasAdri07:
luistiagos:
bobmoe:
luistiagos:

10hs - Trabalho

vc quer trocar ideias e sanar duvidas… não precisa da pessoa em carne e osso para isto… vc pode fazer isto utilizando: msn, skype, etc… e ate e mais facil pois pessoalmente o cara não tem como te mandar prints de telas ou textos, mais remotamente sim… a menos que vc queira espancar o cara… :lol:

Hmm, pode até ser…

No caso eu que estou apreendendo, é melhor trabalhar em uma empresa, pois tem gente experiente que pode te ajudar, e passar algumas idéias para você … (;

L

LucasAdri07:
luistiagos:
LucasAdri07:
luistiagos:
bobmoe:
luistiagos:

10hs - Trabalho

Hmm, pode até ser…

No caso eu que estou apreendendo, é melhor trabalhar em uma empresa, pois tem gente experiente que pode te ajudar, e passar algumas idéias para você … (;

é pior… pois vc só vai mesmo aprender as coisas… quando tiver que lidar com elas sozinho…

A

pra que existe gtalk, skype, google wave (eca), msn (2x eca) ?
não precisa se limitar a presença física de alguém pra aprender algo…

L

Eu sei que eu tenho que me virar também, mais se eu fosse aprender tudo sozinho, não estaria no guj, e você ter alguem que você possa conversar frente a frente, não através de mensagens, ajuda também

C

Sou de SP tb e o transito é realmente uma porcaria…

eu diria que oq mais enche o saco na profissao é o transito…pq vc fica de 1,5 a 3 horas no transito e ja chega zuado na empresa…sendo assim, isso é um problema generico de todas as profissoes. Para vcnao se estressar tem q ir a pé para o trampo…pq se for o minimo possivel de carro, trem, onibus,metro…ai vai ficar estressado com tudo parado e lotado…

com relação a algo especifico da profissao, algo que eu simplmesmente odeio é trampar de fds…de resto, normal…

abraços

G

cs.santos0:

eu diria que oq mais enche o saco na profissao é o transito…pq vc fica de 1,5 a 3 horas no transito e ja chega zuado na empresa…sendo assim, isso é um problema generico de todas as profissoes. Para vcnao se estressar tem q ir a pé para o trampo…pq se for o minimo possivel de carro, trem, onibus,metro…ai vai ficar estressado com tudo parado e lotado…

com relação a algo especifico da profissao, algo que eu simplmesmente odeio é trampar de fds…de resto, normal…

abraços

Atualmente eu demoro 2:30h pra vir e mais 2:30h pra voltar, portanto só trabalho 7h dia pq senão não me resta vida. Realmente se ganha bem sem SP e eu estou me sacrificando pq a empresa é de nome.

L

Giulliano:
cs.santos0:

abraços

Atualmente eu demoro 2:30h pra vir e mais 2:30h pra voltar, portanto só trabalho 7h dia pq senão não me resta vida. Realmente se ganha bem sem SP e eu estou me sacrificando pq a empresa é de nome.

:shock:

F

O problema maior na minha opinião é a questão interpessoal.

Normalmente o programador se aprofunda tanto no técnico que ignora totalmente outras áreas do conhecimento que são de suma importância na sua vida profissional.

As principais questões no meu ver são dois: ego e e foco excessivo.

Eu fiz engenharia da computação e fui obrigado a fazer administração, pois era um erro que cometia a todo tempo. Algum gerente perguntava se conseguia fazer isso em tempo hábil e eu me comprometia, mas sem pedir um tempo para estimar a atividade, pedir ajuda para um gerente de projetos para ajudar na estimativa, ver se a empresa usa pontos por função, caso de uso, storypoints ou qualquer outra coisa e me comprometia. Isso é um erro que eu vejo acontecer a todo momento. Outra coisa é desconsiderar o tempo para correção de Bugs, ligação de clientes, fatores ambientais da empresa de forma geral quando estima a atividade, principalmente se não é utilizado o TDD.

Aprender a dizer não e justificar analisando o impacto do pedido e conversando com o seu gerente é fundamental, talvez mais importante se dedicar um pouco a este lado, realizando um curso de coaching, medição e análise do que uma tecnologia X que vai ser usada para uma aplicação e jogada fora, mas esse é somente meu ponto de vista.

A questão dos egos ocorre muito na nossa área, as pessoas não expressam mas muitas pensam que são os fodas e infelizmente tem que compartilhar o código com seus colegas que só fazem besteira, acham que conseguem tudo, acha que o erro sempre está no usuário, tudo é óbvio.

Três coisas:
1- O erro não está no usuário, ele não tem obrigação nenhuma de ter conhecimentos técnicos, mais provável culpar a usabilidade, ergonomia do software.

2- Se você está sendo pressionado a toda hora e tendo que fazer horas extras e finais de semana, alguma coisa está muito errada na sua empresa, provavelmente as estimativas não estão sendo bem feitas ou o trabalho é feito somente de forma iterativa. Se o seu gerente de projetos só utiliza Scrum isso pode ser a causa provável. Scrum é ótimo, mas não tem um foco em estimativa e planejamento, é para execução das atividades da equipe e desenvolvimento iterativo, o gerente deveria utilizar conceitos de Prince2 e as melhores práticas do PMBOK em conjunto na minha opinião.

3- Só é óbvio aquilo que está escrito.

C

A vida de programador é muito elegante, desde que você e as pessoas em sua volta não deixem os valores éticos e pessoais. Quando se trata em ser ético voltado a manipulação de tecnologia, é algo difícil de se lidar para a maioria das pessoas.

C

felipefranz:
Scrum é ótimo, mas não tem um foco em estimativa e planejamento, é para execução das atividades da equipe e desenvolvimento iterativo, o gerente deveria utilizar conceitos de Prince2 e as melhores práticas do PMBOK em conjunto na minha opinião.

Meu, fiz um curso há algum tempo numa renomada escola, onde o instrutor me disse que não gosta do PMI porque ‘tem que usar gravata’. Até hoje não entendi qual foi a intenção de sarcasmo dele.

Mas muita gente pensa que o Scrum é suficiente e definitivo. E esquecem, justamente, do planejamento e estimativa.

Outro colega aqui na discussão, após o seu post, diz que ‘não podemos nos esquecer dos valores éticos e pessoais’. Sou das antigas e, infelizmente, o que mais tenho visto na programação moderna, é justamente falta de ética. Nossa profissão virou uma brincadeira para aprendizes que se dizem profissionais.

Hoje não se desenvolve um aplicativo para atender os objetivos da empresa e do usuário. Hoje, os usuários devem atender os objetivos do aplicativo, por pior que ele seja.

F

Os grandes problemas são usuários, que sempre conseguem deixar fora do sério com erros grotescos.
mas também a falta de reconhecimento eu penso, pois tudo é facil… e todo mundo tem um primo que sabe programar

falta de exercícios por falta de tempo? eu discordo…
me reorganizei e consegui fazer academia…

monotonia? Sim! é um grande problema…
e pressão? todo o emprego tem…

C

f2pro:
Os grandes problemas são usuários, que sempre conseguem deixar fora do sério com erros grotescos.

Desculpe f2pro, mas eu discordo que usuários sejam problemas. Devemos desenvolver aplicativos para usuários. Aliás, é unica e exclusivamente para quem desenvolvemos. Um BOM aplicativo não permite que o usuário cometa erros grotescos.

Eu já disse isto em outra lista : hoje, os programadores querem desenvolver para o Martin Fowler, não para o usuário. Ficam tão preocupados em obedecer os mandamentos do Fowler, que não conseguem mais desenvolver um aplicativo ‘utilizável’. Perde-se tanto tempo ‘inventando’ mais uma ‘camadinha’, pois afinal isto será muito mais produtivo, que acabam não conseguindo desenvolver nada a tempo.

Usuários PAGAM nossos salários, logo nunca devem ser vistos como problema e, sim, como desafio. Desenvolver aplicativos ‘amigáveis’ para o usuário é garantia de sucesso.

O grande problema é que as linguagens de hoje não permite isto. Este sim, é o grande problema.

P

chayimamaral:
f2pro:

Desculpe f2pro, mas eu discordo que usuários sejam problemas. Devemos desenvolver aplicativos para usuários. Aliás, é unica e exclusivamente para quem desenvolvemos. Um BOM aplicativo não permite que o usuário cometa erros grotescos.

Eu já disse isto em outra lista : hoje, os programadores querem desenvolver para o Martin Fowler, não para o usuário. Ficam tão preocupados em obedecer os mandamentos do Fowler, que não conseguem mais desenvolver um aplicativo ‘utilizável’. Perde-se tanto tempo ‘inventando’ mais uma ‘camadinha’, pois afinal isto será muito mais produtivo, que acabam não conseguindo desenvolver nada a tempo.

Usuários PAGAM nossos salários, logo nunca devem ser vistos como problema e, sim, como desafio. Desenvolver aplicativos ‘amigáveis’ para o usuário é garantia de sucesso.

O grande problema é que as linguagens de hoje não permite isto. Este sim, é o grande problema.

Marquei um trecho, mas o post todo está perfeito, parabens.

O problema é que dizendo isso vc corre o mesmo risco que um programador que comete a heresia de colocar um IF num programa - ser esquartejado em praça pública.

J

No meu caso o que mais atrapalha é o transito e a distância do trabalho.

Todo dia viajo (100 km ida + 100km volta) para poder chegar na empresa, isso quando não preciso ir no cliente,
que fica na zona sul de sao paulo, nesse caso a viagem fica em (130 km ida + 130km volta).

Em dia sem transito fico quase 4 horas enfiado dentro de um fretado, mas quando tem acidente, ou vários em um mesmo dia :frowning: ,
o dia dentro do fretado chega facil facil à quase 5 horas. Hoje mesmo, levei 2:30 para chegar no trabalho.

Alguns dizem para eu me mudar para sao paulo, mas sao paulo não é um lugar para viver, é lugar para sobreviver
(poluição, transito, gente demais, fila, transito, violência, custo de vida carissimo)

Ajuntar um dinheiro e se mandar de sampa.

C

pinto:

O problema é que dizendo isso vc corre o mesmo risco que um programador que comete a heresia de colocar um IF num programa - ser esquartejado em praça pública.

Mas daí vem a primeira máxima : quem valida ou invalidada um aplicativo sao os usuários; quem paga nossos salários são os usuários. O Martin Fowler só inventa moda pra vender livro e curso.
Se eu tiver que colocar 1milhão de if’s para o programa fazer o que precisa fazer de modo a atender os requisitos e tornar a vida do usuário mais fácil, com certeza vou fazer.

É até ridículo o que eu vou falar e tenho consciência disto, mas a ‘ausência absoluta de if’s’ é o maior responsável por tanto aborto de projeto. Nunca se teve tanta notícia de projetos abortados quanto nos dias de hoje.

Sei que a comunidade dos puristas orientado a (serem) objetos vai torcer o bico, fazer carão, cruzar os braços, fazer biquinho e virar a cara, mas infelizmente é verdade.

Deve-se obedecer as regras de negócio, nao regras de programação. Claro que dá pra tentar chegar a um consenso. Mas me mostre um programa que não tenha lá suas (por mais pequenas que sejam) ‘gambis’, e eu te apresento 1 milhão de ex-gays !

D

custo beneficio(Salario x Estudos)

F

chayimamaral:
Mas daí vem a primeira máxima : quem valida ou invalidada um aplicativo sao os usuários; quem paga nossos salários são os usuários. O Martin Fowler só inventa moda pra vender livro e curso.
Se eu tiver que colocar 1milhão de if’s para o programa fazer o que precisa fazer de modo a atender os requisitos e tornar a vida do usuário mais fácil, com certeza vou fazer.

É até ridículo o que eu vou falar e tenho consciência disto, mas a ‘ausência absoluta de if’s’ é o maior responsável por tanto aborto de projeto. Nunca se teve tanta notícia de projetos abortados quanto nos dias de hoje.

Sei que a comunidade dos puristas orientado a (serem) objetos vai torcer o bico, fazer carão, cruzar os braços, fazer biquinho e virar a cara, mas infelizmente é verdade.

Deve-se obedecer as regras de negócio, nao regras de programação. Claro que dá pra tentar chegar a um consenso. Mas me mostre um programa que não tenha lá suas (por mais pequenas que sejam) ‘gambis’, e eu te apresento 1 milhão de ex-gays !

Interessante seu ponto de vista. Porem já é bem sabido que os “extremos” (ser purista demais ou improvisar em demasia) não funciona satisfatoriamente, hoje na maioria das empresas existem exemplos dos dois casos; os sistemas foram abortados ou foram implantados causando bastante stress entre os desenvolvedores e usuários. Detalhe, atingir prazo fazendo hora extra / banco de horas com IF ou sem IF dá mérito a alguns e demerito a outros; não vejo lucro nisso.

Enfim, tecnologia não foi feita para qualquer um, especialmente TI, isso é fato; o caboclo irá seguir alguma biblia de algum guru ou irá meter um milhão de IFs para “resolver” a questão; uma das duas alternativas ou alguma outra mais louca será tomada pelas mesmas razões: falta de bom senso, falta de comprometimento, opção pela àrea por modismo ou grana ou simplesmente pelo fácil acesso (basta ir no supermercado comprar um note e baixar uns tutos e sair cuspindo código), a lista é grande.

Problemas na vida do programador: são muitos mas o nepotismo é um bem grave, um lider competente resolveria (em condições satisfatórias) a maioria das questões já citadas anteriormente.

flws

A

Bom… esse post tomou um rumo interessante.

Já pensei que nem você Chay, mas cuidado cara, o fato de “alguém programar para o Fowler”, não quer dizer que o cara queira isso… Estou lendo o livro de refatoração dele e no mesmo é bastante claro a preocupação em melhorar a legibilidade do código afim de facilitar a manutenção… Manutenção que diminui os gastos de quem ???

Então, pense que se hoje alguém cria uma camada só pra se achar mais OO, isso não quer dizer que foi o que o Fowler falou… Resumindo, se os programadores que estão por aí fazem errado ou exagerado, não quer dizer que a prática é ruim…

Mas de verdade, entendi seu ponto de vista, alguns chegam a ficar cegos só de ouvir falar que você terá que fazer algo fora da caixinha pra resolver um determinado problema, porém nós como profissionais, devemos avaliar se esse “fora da caixinha” vai ser benéfico, ou se não vai trazer problemas lá na frente… Perceba que não disse nem que é certo, nem que é errado…

Mas cuidado mesmo. Os profissionais que hoje escrevem sobre refatoração e código limpo, foram pessoas que já apanharam muito em suas vidas profissionais e transformaram esse item quase que em uma ciência… Você pode não concordar, mas não diminua o esforço do cara em tentar melhorar a área…

Só pra não parecer fanatismo, estou na metade de um livro dele e antes disso nunca tinha lido nenhum… rsrsrsrsrsrsrsrssrsr só ouvido falar…

Valew pela discussão saudável.

Abs[] e sucesso na carreira.

C

adriano_si. Acho que coloquei de uma forma meio ‘indelicada’ até. Não pretendo diminuir o esforço dos profissionais. Apenas não concordo com o fato de programadores ficarem lendo pencas de livros, pararem suas produções para ficar testando um tópico no projeto.

Manutenção, em qualquer linguagem, em qualquer fonte, sempre vai ser uma coisa complicada.

Por mais que tentem padronizar as coisas, cada um vai ter sua própria concepcão de ‘padrão’, ou interpretação do mesmo.

MVC por exemplo ou as malditas camadas que se multiplicam; cada um define de uma forma, e defende que a sua forma é a mais correta.

Outra coisa que também complica a vida, são as ‘incoerências’ dos ‘fowlers’ da vida. A palavra de ordem é ‘baixo-acoplamento’. Então há toda uma preocupação em ‘baixo-acoplamento’. Daí surge a Injeção de Dependência. Meu, na boa, mas pra mim soa como colocar 1 kg de cimento pra fazer um bolo de laranja.
Este é só um exemplo besta do que se tornou desenvolvimento hoje.

Agora que uma boa parte de projetos (nos dias de hoje) são abortados, perdendo todo um investimento, isto é verdade. E por que ? Por que não se consegue ‘produtividade’. E inventam cada vez mais camadas, ‘em nome da produtividade’.

A

Blz Chay… já havia entendido seu ponto de vista…

O que falo é somente isso, que a culpa de quem faz mal uso não é de quem escreveu e sim de quem usa da forma errada, ou pelo menos não age com bom senso…

E isso é uma verdade, está faltando bom senso pra muita gente no Desenvolvimento de Software hoje em dia… Projetos Têm se tornados verdadeiros laboratórios de padrões.

Abs []

C

adriano_si:
Projetos Têm se tornados verdadeiros laboratórios de padrões.

Exatamente isto. Nesta única frase voce conseguiu resumir toda a conversa e toda a situação do desenvolvimento de hoje.
Isto, na minha opinião, é ‘nakked objects’. rsrsrsr

Um abraçao.

L

Tudo

rs

G

Homeoffice só se tornará uma realidade brasileira quando ele se tornar uma realidade mundial, eis a verdade. Acho homeoffice uma alternativa viável tanto para a empresa quanto para a pessoa em sí que faz uso dessa forma de trabalho. É vantagem para os dois lados!

A

Cara, também vejo assim, mas só em alguns casos… Principalmente pra quem atravessa o mundo pra chegar no trabalho… Porém, acho que um HomeOffice-Flex seria o passo inicial no Brasil.

J

Vejo o pessoal meio que falando sobre os pontos negativos sobre design pattens,
e gostaria de perguntar se existe alguma metodologia superior ao que está registrado no GOF ou no core JEE patterns ?

Trabalho somente com projetos legados faz 3 anos, e a cada projeto que vejo que seguiu um padrão, fica 10x mais fácil de fazer
alterações e dar manutenção. Claro que tais projetos por utilizarem padrões bem definidos no começo acabaram por ter tido um
tempo maior de desenvolvimento, mas esse tempo foi com toda certeza ganho ao se conseguir fazer modificações sem dor de cabeça depois.

O projeto que estou agora está cheio da metodologia de entregar o mais rápido possível, satisfazendo a vontade do cliente de entrega rápida,
mas para quem dá manutenção nesse sistema(que sou só eu) só dá dor de cabeça.

A

johnny quest:
Vejo o pessoal meio que falando sobre os pontos negativos sobre design pattens,
e gostaria de perguntar se existe alguma metodologia superior ao que está registrado no GOF ou no core JEE patterns ?

Fla Johnny, não interprete mal o que foi falado…

Em momento algum foi falado nada contra os padrões, e sim contra o mal uso dos mesmos… Daqui a 10 anos alguém vai pegar um Sistema cheio de padrão e vai achar a mesma dificuldade em dar manutenção… Porque tá padronizado ??? Não, porque foi-se exagerado no uso de camadas que eram desnecessárias…

Ou seja, o que deveria ser uma coisa boa, foi usado tão errado, mas tão errado que vai acabar complicando…

Só um exemplo, dei manutenção em um Sistema que estava bacana, todo padronizado, todo bonitihnho, porém a camada Service (do Spring) estava servindo só como uma interface para os Daos…

As regras eram mantidas ou nas Views ou nos DAOS… O padrão estava ruim ??? De forma alguma, só que estava tão mal aplicado que um amigo quis retirar a camada para o Projeto dele, eu já a adaptei para o meu…

Enfim, o que foi discutido é o bom senso e o bom uso… Você deixar de usar uma camada de Software ou um Pattern, não quer dizer que é uma coisa ruim… de repente colocar alí naquele ponto um IF, pode ser mais vantajoso do que uma LIB ou um Framework ou mais uma camada, só pra ficar “no padrão”…

Entendeu ??

J

Fala adriano_si, obrigado pelo reply.

Realmente nesse ponto sobre diversas camadas desnecessárias concordo, pois em alguns projetos a leitura e manutenção do sistema fica muito mais
dificil. Nesse caso entra o que voce disse mesmo, o mal uso de um design pattern. Mas isso não me surpreende, pois tem tanto profissional
que mal sabe definir uma arquitetura.

Esses dias eu vi a especificação de arquitetura de um projeto novo e extremamente complexo que um ‘arquiteto’ fez, onde queria que o cliente usasse EJB 2.1 + Struts 1.0 e Jdk 1.4 e mais coisas pré-históricas, sendo que o cliente tinha total capacidade para usar JEE 6.

G

Cara, também vejo assim, mas só em alguns casos… Principalmente pra quem atravessa o mundo pra chegar no trabalho… Porém, acho que um HomeOffice-Flex seria o passo inicial no Brasil.

Não entenda homeoffice como ausência total do trabalho físico, entenda-a como algo que possa ser uma alternativa de proporcionar uma qualidade de vida e uma quebra de custos. É algo vantajoso se vermos principalmente a situação crítica de vida de cidades grandes como São Paulo, Rio, Salvador, BH e cia.

O nosso de ofício de nada torna o uso de homeoffice impeditivo. Ainda acho, que, pode-se sim, tornar-se até mais produtivo por N fatores que não irei citar agora.

Mas enfim, receio que essa se tornará uma realidade deveras longa de acontecer e talvez, nem acontecerá da forma como imaginemos!

A

Entendi sua colocação Grinvon e até reafirmo sua última frase…

Infelizmente também acho que você tem razão :frowning:

F

Fla Johnny, não interprete mal o que foi falado…

Em momento algum foi falado nada contra os padrões, e sim contra o mal uso dos mesmos… Daqui a 10 anos alguém vai pegar um Sistema cheio de padrão e vai achar a mesma dificuldade em dar manutenção… Porque tá padronizado ??? Não, porque foi-se exagerado no uso de camadas que eram desnecessárias…

Ou seja, o que deveria ser uma coisa boa, foi usado tão errado, mas tão errado que vai acabar complicando…

Só um exemplo, dei manutenção em um Sistema que estava bacana, todo padronizado, todo bonitihnho, porém a camada Service (do Spring) estava servindo só como uma interface para os Daos…

As regras eram mantidas ou nas Views ou nos DAOS… O padrão estava ruim ??? De forma alguma, só que estava tão mal aplicado que um amigo quis retirar a camada para o Projeto dele, eu já a adaptei para o meu…

Enfim, o que foi discutido é o bom senso e o bom uso… Você deixar de usar uma camada de Software ou um Pattern, não quer dizer que é uma coisa ruim… de repente colocar alí naquele ponto um IF, pode ser mais vantajoso do que uma LIB ou um Framework ou mais uma camada, só pra ficar “no padrão”…

Entendeu ??

Este livro fala bastante sobre isto nas suas páginas iniciais: Refatoração para Padrões Autor: Joshua Kerievsky

O chayimamaral aponto um problema que realmente ocorre não há como negar e olha que ele citou apenas a ponta do iceberg; estes projetos normalmente demanda uma equipe enorme, super dimencionada. Já passei por um projeto (para fazer a mal dita manutenção claro rsrsr) no qual haviam participado umas 12 pessoas. Ao analisar o projeto via-se claramente que umas 5 pessoas seria até mais do que o suficiente. Outra situação que leva a isto são os #$#%&* geradores de códigos que produzem sistemas “automaticamente”, ai não tem bom senso que salve, o treco gospe tudo nas n camadas e n padrões para qualquer coisa.

flws

F

adriano_si:
Bom… esse post tomou um rumo interessante.

Já pensei que nem você Chay, mas cuidado cara, o fato de “alguém programar para o Fowler”, não quer dizer que o cara queira isso… Estou lendo o livro de refatoração dele e no mesmo é bastante claro a preocupação em melhorar a legibilidade do código afim de facilitar a manutenção… Manutenção que diminui os gastos de quem ???

Então, pense que se hoje alguém cria uma camada só pra se achar mais OO, isso não quer dizer que foi o que o Fowler falou… Resumindo, se os programadores que estão por aí fazem errado ou exagerado, não quer dizer que a prática é ruim…

Mas de verdade, entendi seu ponto de vista, alguns chegam a ficar cegos só de ouvir falar que você terá que fazer algo fora da caixinha pra resolver um determinado problema, porém nós como profissionais, devemos avaliar se esse “fora da caixinha” vai ser benéfico, ou se não vai trazer problemas lá na frente… Perceba que não disse nem que é certo, nem que é errado…

Mas cuidado mesmo. Os profissionais que hoje escrevem sobre refatoração e código limpo, foram pessoas que já apanharam muito em suas vidas profissionais e transformaram esse item quase que em uma ciência… Você pode não concordar, mas não diminua o esforço do cara em tentar melhorar a área…

Só pra não parecer fanatismo, estou na metade de um livro dele e antes disso nunca tinha lido nenhum… rsrsrsrsrsrsrsrssrsr só ouvido falar…

Valew pela discussão saudável.

Abs[] e sucesso na carreira.

Também já pensei que nem você, mas se for para pra analisar, quem determina se o produto vai ser útil ou não é o usuario final, as decisões nas empresas por mais que se tente mudar, sempre será bottom up.

Imagina uma prefeitura no começo do ano que tem que realizar cadastro de IPTU, se o programa estiver lento, possui funções desnecessárias para o usuário final (muitas abas, usabilidade fraca) isto vai fazer simplesmente com que o software seja alterado, porque a prefeitura toda vai sofrer o overhead. Com um código relativamente estável, isto é bem mais importante que a legibilidade para melhorar a manutenção software. É questão de priorizar quem paga seu salário e o da empresa.

E neste ponto, técnicas como TDD são extremamente bem vindas. O problema da estabilidade dos produtos ao meu ver vem do mal uso de metodologias ágeis (cara pensa: po, se eu tiver que ler esse requisito, ter uma análise crítica, ou preparar documento x vai deixar de ser ágil). Então é melhor fazer desordenadamente as coisas e dizer que usa XP, Scrum ou outras coisas, alegando que o caos é baseado em uma metodologia.

F

Nem assim. Imagina a corrupção no Brasil. O que vai ter de político com empresa de TI com funcionários fantasmas em cargo de confiança alegando que trabalham com home office vai ser incontável.

A

Mas não entendi no que fostes contra a minha opnião…

Entendo a sua colocação e até concordo, e ainda acrescento, podemos ter código estável e padronizado… porque não ???

Agora é claro, se estivermos falando dos legados já existentes, aí concordo COMPLETAMENTE contigo… É melhor não tentar mecher… heuehueheuehuehue

Abs []

S

O único problema que eu vejo é que não dá para conversar sobre a minha profissão com mulheres. Até dá, mas se estou interessado nela eu evito…

F

adriano_si:
Mas não entendi no que fostes contra a minha opnião…

Entendo a sua colocação e até concordo, e ainda acrescento, podemos ter código estável e padronizado… porque não ???

Agora é claro, se estivermos falando dos legados já existentes, aí concordo COMPLETAMENTE contigo… É melhor não tentar mecher… heuehueheuehuehue

Abs []

hahaha

Isso é bem verdade, mexer no código legado é complicado. Código é que nem namorada nova, esquece o passado e bora pra frente fazer certo no futuro.

A

Oi,

Um problema, preconceito a mulher, pior que tem… :roll:

C

fanthomas.
Gosto muito do seu avatar, pois era o meu desenho animado preferido na minha infancia. E quando ele enfrentava o Dr. Zero, com aqueles 4 olhos soltando raios, eu achava o máximo. (desculpe, foi só um momento nostalgia)(nem vou falar do Príncipe Planeta rsrs)(tenho 47 anos).

Voltando ao tópico, trabalhei em uma empresa onde só a filial que eu trabalhava, haviam 75 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, analista (de todos os tipos), programadores e testers. Fora isto, anda repassavam trabalho para uma outra ‘filial de apoio’, com mais 100 profissionais.

Quando eu vi o programa, me assustei e fiquei horrorizado. Um dos arquitetos de software é um renomado nome na M$. (O projeto era em dotNet).
Meu, tinha TODAS as camadas e design patterns que voce possa imaginar. Pra dar manutenção naquilo, era um parto. E pra voce ter uma idéia, dentro da mesma empresa, com hyper-top-master-full-mega-high servidores com Oracle, em uma tabela com 12 registros apenas, numa consulta para retornar 1 registro, demorava algo em torno de 43 segundos.

Mesmo com tudo isto, o projeto já estava atrasado quase 2 anos. Alguns analistas ‘práticos’, juntamente com DBA’s ‘práticos’, começaram a nao utilizar o framework de persistencia desenvolvido por eles. A coisa começou a ter um pouco mais de performance.
O FW, não lembro exatamente como funcionava, mas sei que voce tinha que instanciar um objeto, e ir excluindo cada campo que não seria utilizado na consulta. E tinha que excluir cada chave estrangeira também. Um MANGUE !

A partir daí é que comecei a questionar uma série de coisas na programação atual.

Ah, tem outra coisa. Cada novo release do FW geral, parava de funcionar TUDO que estava funcionando. Uma vez caí na besteira de mencionar este fato: quase fui expulso a pontapés.

Mas enfim, voltando as conclusões, bom senso é o que mais falta. E um pouco de humildade também.

O maior problema que vejo hoje em dia é que (quem programou em Delphi vai entender mais ou menos o que quero dizer) voce tem que fazer TUDO na mão e os frameworks que voce agrega não resolvem tanto.

No Delphi já tinha todos os componentes (extremamente orientados a objeto) prontos para utilização. Os programadores podiam se dedicar a fazer o mais simples e necessário em um aplicativo : PROGRAMAR ! E haviam os desenvolvedores de componentes, que iam a fundo na coisa toda. Um não se metia no trabalho do outro e todos viviam felizes, e produziam muito.

Hoje um programador tem que fazer tudo praticamente do zero. E nunca chega lá.

Infelizmente, mas muito infelizmente mesmo, esta é a realidade.

C

saoj:

O único problema que eu vejo é que não dá para conversar sobre a minha profissão com mulheres. Até dá, mas se estou interessado nela eu evito…

Desculpe, mas não consegui ‘abstrair’ sua colocação.

S

chayimamaral:
saoj:

Desculpe, mas não consegui ‘abstrair’ sua colocação.

Conversar sobre programacao com uma mulher que não é da área é complicado… Não é um papo legal de se puxar num encontro…

É difícil uma mulher gostar de falar sobre isso. Estatisticamente, sem generalizar, uma mulher atraente não vai gostar de conversar sobre informática. Há excećões, mas são tão raras que ainda não tive a sorte de esbarrar com uma no bar da esquina.

Médico e advogado por exemplo não tem esse problema.

C

saoj:
ainda não tive a sorte de esbarrar com uma no bar da esquina.

Meu, sobrou uma pontinha ? rsrsrsrs

X

Caramba, não tinha visto como o tópico tava gigante, heheh.

Hoje eu diria que meus problemas mudaram, e alguns se resolveram.
Por exemplo, falta de motivação e tédio está muito ligado a envolvimento. Quando te inserem de fato em projetos que você vê uso do que é produzido, você se motiva bastante.

Mas certos problemas realmente existem, não há como negar. Gerência é quase sempre muito odiada. Pode ser que muita coisa seja culpa do próprio desenvolvedor mesmo, mas grande parte tem razão.

Outro problema que não sei se é apenas do meu contexto é: o que é realmente necessario? Muita coisa que é desenvolvida, é desenvolvida por uma empolgação ou da gerência, ou do cliente (em nosso caso, a própria empresa), ou pior ainda: dos dois. Isso demanda esforços de desenvolvimento que resultam produtos/funcionalidades que não são usados.

C

xdraculax:
Isso demanda esforços de desenvolvimento que resultam produtos/funcionalidades que não são usados.

Mas aí há um problema grave que parte dos Analistas de Requisitos e são, ainda assim, validados pelos Analistas de Sistemas. Talvez nem passem pela gerencia. Cabe aos 2 primeiros filtrarem o que realmente é necessário.

Não lembro onde vi esta informação, mas parece que quase 70% de ‘perfumarias’ solicitadas NUNCA são utilizadas na prática. (acho que é alguma coisa assim).

F

Quando eu era mais moleque do que sou hoje (tenho a mesma idade que a sua) assistia o desenho do fantomas, gostava bastante tambem; quando me inclui neste forum optei por utilizar este personagem como avatar para me fazer lembrar de ajudar, na medida do possível, quem estivesse precisando. Gostaria de utilzar meu nome e minha foto mas alguns aqui do forum me conhecem, não queria que a coisa se transformasse em zuação ou em conversa de compadres, foi uma maneira de assegurar a neutralidade.

Voltando ao tópico, espero que a galera reflita sobre seus relatos pois são coisas bem comuns no mercado; o lado bom que vejo nisso tudo é que são projetos que sempre irão gerar vagas para se trabalhar alguns até com valor hora muito bom, afinal desarmar bomba não pode ser barato né rsrsrs.

Houve dias que eu tambem me preocupava com isso, me casei com uma que não quer saber nem como liga um micro…ainda bem, descobri que isso faz com que eu deixe o papo do trabalho fora de casa e muitas vezes fora da minha cabeça.

Não é preconceito, deve ser medo kkkk.
Conheci várias mulheres que arrebentavam em programação, aprendi bastante com elas; acredito que pelo fato de não serem (as que conheci) entusiastas demais elas acabavam sendo bastante objetivas (por incrivel que possa parecer rsrsrs) e objetividade vale ouro em tecnologia acredite.

flws

X

De fato, acho que isso deve ser porque muitas vezes nos preocupamos mais em impressionar as pessoas do nosso meio (outros desenvolvedores) do que o cliente que irá usar/pagar pelo produto. Não tive a sorte de trabalhar com mulheres desenvolvedoras ainda, hehe. Mas se tiverem isso mesmo de objetividade, é valioso. :slight_smile:

J

Estranho, não vejo tantos problemas… apenas um!!!

É ser programador.

Tão melhor seria ser Astro do Rock, Magnata do Petróleo, Multibilionário, Dono de Boate. :lol:

[]'s

Criado 18 de março de 2010
Ultima resposta 14 de jun. de 2010
Respostas 127
Participantes 55