Qual a diferença entre interface e classe?

7 respostas
L

Estou lendo o livro do Deitel Java como programar 4, mas ainda não entendi a diferença entre interface e classe, alguém pode me ajudar ?

7 Respostas

F

http://www.marcoreis.eti.br/documentos/Java/ClassesAbstratasEInterfaces.pdf

B

A interface nada mais é um modelo de uma classe ela pode ter atributos e possui declarações de metódos apenas com a sua assinatura mas sem corpo ou seja sem implementações no qual outra classe deve implementar esses metódos , elas auxiliam na definições das classes

E classe é tudo aquilo que se pode representar do mundo real !!

Ex: Carro, Pessoa, Animal …

Bravox

R

Costumo dizer que a interface está “solta” dentro da hierarquia de objetos java. Qualquer classe pode implementar uma interface e assim possuirem um “contrato” entre a classe que implementa e a classe que invoca.

L

a interface seria a classe principal a tem o metodo main?

E

Olá Luciano,

Apenas complementando a informação dos colegas acima.

A interface é uma abstração, que contém apenas atributos e assinaturas dos métodos, sem suas implementações. Classes que implementem uma interface, devem implementar todos os métodos da mesma.

Lembrando que

• interfaces não podem ser instanciadas;
  • classes podem implementar uma ou mais interfaces;
  • interfaces podem extender uma ou mais interfaces. E apenas interfaces;
  • mas interfaces não podem implementar interfaces ou classes.

[]s
Eduardo

B

Não !! Como já foi dito a interface possui apenas a assintura do metódo sendo que o metódo main é o ponto de partida da sua aplicação ou seja ele deve conter alguma implentação dessa forma ele deve existir em uma classe e não em uma interface !!

Bravox

V

as pessoas dizem que isto não é verdade porem para mim a unica funçãoda porcaria da interface é solucionar o problemade uma classe nãopoder herdar mais de uma classe
se não puder herdar, implementa.

Criado 5 de agosto de 2006
Ultima resposta 6 de ago. de 2006
Respostas 7
Participantes 7