Gostaria de saber qual a linguagem de programação que as grandes empresas de tecnologia utilizam para desenvolver seus sistemas?
Qual a linguagem de Programação utilizada para desenvolver os programas para Desktop hoje em dia?
9 Respostas
“Desktop hoje em dia”: nenhuma, pela minha experiencia em sistemas de informações em grandes empresas na última década. Mas como há exceções, se tiver necessidade recomendo C# se a empresa usa Windows. No caso de Linux ou multiplataforma, pode avaliar o Electron.
e o Java se aplicaria tbm?
Particularmente não usaria Java para nada hoje em dia, mas é mais uma opção sim, a escolha depende da tribo.
Independente da opção, desktop é fora de cogitação para sistemas para informações nessas empresas. É mais usado em ferramentas ou módulos específicos que necessitam de acesso ao hardware pelo qual não seja possível pelo browser.
vlw @javaflex por ter passado uma ideia.
Sim, na minha região o problema é que a maioria dos programadores não sabe programar para desktop com Java.
Não conhecem bem os frameworks de tela (AWT, Swing, SWT,JFaces) e tentam programar em Java como se estivessem programando no ambiente de desenvolvimento do Delphi (ainda inventam de desenhar telas com o editor do NetBeans, aí só piora).
Aí realmente as aplicações ficam feias, lentas e não responsivas.
Resumindo: Dá pra fazer sistemas desktop sensacionais em Java, mas poucos tem o conhecimento de técnicas e boas práticas pra fazer isso.
@staroski sim verdade, eu já desenvolvi e ainda desenvolvo uns sistemas em java utilizando a API swing e suas bibliotecas jar.acho muito interessante e pretendo melhor no quesito de lógica e linguagem Java.
Melhor maneira de treinar lógica com linguagem Java ou outras: aplicação console.
Sem falar que sempre será “atual” criar novas aplicações console nas grandes empresas, para scheduling.
não sei se é só eu que notei que se é pra vc aprender logica em java é melhor começar direto com uma IDE e desenvolvendo aplicações java via console. do que usar visualg (portugol). Afinal vc consegue ver que são meio que parecidos.no quesito construção.
Ideal seria começar com algoritmos, mas fica a seu critério. Pode usar Eclipse IDE para aplicações console Java. Java desktop é perda de tempo, exceto se for trabalhar com legado.