Qual a melhor tecnologia para sistemas web?

13 respostas
Q

Boa tarde !

Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês.
Na real, qual a melhor e qual a mais utilizada tecnologia para sistemas web com número grande de usuários ?
Poderiam dar opinião sobre tecnologias que sejam mais fáceis de se trabalhar nesse ramo ?

Grato!

13 Respostas

A

que tipo de sistemas vc quer dizer?

F

HTML.

F

Os requisitos que você passou são mto vagos para saber o q é melhor.
Detalhe mais.
Vai ter qtos usuários conectados nos horarios de pico?
Que tipo de sistemas vai ser? ERP, Chat, etc…

J

Bom dia,

Para mim, a tecnologia mais utilizada não é necessariamente a melhor.

Para tentare de responder a esta pergunta : Primeiro vou tentare responder a o que a web? ou seja um sistema web?

Resumo rapido de onde vem o World Wide Web : inventado por entre autros, Tim Berners-Lee (annos 1990 na CERN : European Organization for Nuclear Research)

O Web na origem era : Un client capaz de intrepretar o HTML e communicando com un Servidor HTTP.

Donc WEB = HTML(HyperText) +HTTP+modelo cliente/servidore

O HTML e uma linguagem e HTTP un protocolo de comunicação utilisado no modelo cliente/servidore.

Isto significa que a web era baseada no início, em um modelo cliente/servidor ( resumo : o cliente envia uma consulta e o servidor responde…).

Observação : Internet (internetting…: interconexão de redes) não é a WEB. Mesmo que muitas pessoas confundem a Web e Internet.

O sistema WEB, opera através da Internet (TCP/IP Stack)

Neste ponto, eu defini o sistema web, baseado no modelo cliente/servidor.

Uma ultima observação antes de responder : WEB [web1.0, web2.0, Web3.0 (semantic web)] e WEB-SERVICES …

A WEB é hoje um conjunto de conceitos que não estão relacionados com uma tecnologia, não necessariamente relacionadas com um modelo, por exemplo cliente/servidor.

É possível alcançar tal uma teia (WEB) em uma arquitetura P2P. O Web4.0 ainda esta para ser inventado !!

Finalmente, após longa reflexão, eu vou responder.

Qual a melhor e qual a mais utilizada tecnologia para sistemas web ?

Entretanto, antes dos computadores quânticos.

--> A tecnologia  [b]JAVA [/b]= linguagem, conceitos, software, JVM, IDEs ...    :-)
  --> A tecnologia  [b]XML [/b]= linguagem, conceitos, softwares, base de dados XML ...
  --> A tecnologia  de modelagem [b]UML[/b]
  --> [b]RDBMS[/b]
 ...........

Voila !!

Abraços

J

CERN: onde nasceu a Web ?

CERN: where the Web was born  :   http://en.wikipedia.org/wiki/CERN
T

Quemicles:
Boa tarde !

Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês.
Na real, qual a melhor e qual a mais utilizada tecnologia para sistemas web com número grande de usuários ?
Poderiam dar opinião sobre tecnologias que sejam mais fáceis de se trabalhar nesse ramo ?

Grato!

Cara assim, se você for no MSDN forum e fizer a mesma pergunta eles vão dizer .Net, se você for no PHP fórum eles vão dizer que é o PHP e assim por diante.

A melhor linguagem é aquela que você gosta e está familiarizado com ela! Concordo com a frase do colega, que necessáriamente a linguagem mais usada não é a melhor, na minha opinião PHP e ASP é um lixo, mas volta e meia você vê uma penca de sistemas prontos feitos nessa linguagem, por que?! É a melhor?! Não, é mais barato, chuta uma pedra sai 30 advogados, e 40 programadores PHP/ASP.

Java é bem completo para aplicações Enterprise, mas não só para elas, você pode usar parte da especificação e não toda ela
.Net tem o VS que é uma boa ferramenta.

coloca no papel, custo e tempo que você tem disponível, daí vai sair a tua resposta ;)!

Q

Eu quis dizer um sistema como uma rede de relacionamentos por exemplo, como o orkut, um grande número de usuários, acessos,
e que precisa manipular muitas informações.

A

Quemicles:
Eu quis dizer um sistema como uma rede de relacionamentos por exemplo, como o orkut, um grande número de usuários, acessos,
e que precisa manipular muitas informações.

O ideal é você levantar as vantagens e desvantagens das tecnologias que você conhece e da grana que você tem pra investir (se precisar mesmo).
E tecnologia é o que não falta: Java, .Net, Rails, Django, PHP. Se for um projeto pessoal pra você aprender alguma tecnologia, daí depende do que você quer aprender. O interessante (pro aprendizado) seria utilizar umas 3 ou 4 tecnologias (Java, .Net, Rails e Django, por exemplo) e fazer um comparativo entre elas.
Isso seria muito legal, hein? Além de que você vai conhecer um pouco de tudo… Daí você vê a qual você teve mais intimidade e faz um negócio maior usando ela.

Se você quer algo pra ontem, vai de Rails ou .Net (com o framework MVC).

Q

Pois é, meu objetivo era mesmo saber se Java poderia ser utilizado para esse tipo de aplicação, com muitos usuários.
Saberiam me dizer se tem alguma problema utilizar por exemplo um servidor JBoss com uma aplicação do nível de um Orkut ?
De todas as aplicações que trabalhei não chegam perto de um sistema de relacionamentos como o Orkut ou Twitter por exemplo,
daí fiquei com mais essa dúvida…

B

Olha, depende do sistema, se for bastante complexo, pode usar JEE. Se for mais simples, e um projeto com menos requisitos, pode usar PHP…

G

Fazendo coro aos colegas aqui respondo: depende do seu projeto, do tamanho, quantidade de acessos, rotinas e… dos recursos que você tem. Já que estamos em um fórum Java, vamos optar pelas tecnologias do Java.

Em uma empresa que dei consultoria (uma empresa de concessões públicas) era necessário remodelar o sistema de segunda via de conta, alterações cadastrais dos clientes, troca de endereço da fatura, e afins. Eles possuiam um contrato full com a Oracle permitindo que usasse OC4J ou Weblogic. Assim aconselhei a usar então EJB 3, já que assim poderiamos usar o servidor de aplicações e com JPA tornar o trabalho mais simples. Na camada web eu iria aconselhar vraptor3, mas como a equipe toda conhecia muito bem JSF eu aconselhei o uso de JSF mesmo.

Explico as decisões: Se você tem um appserver homologado para J2EE sempre dou preferencia para os EJBs, ainda mais que esse cliente deseja no futuro deixar os serviços nas nuvens com webservices. Poderia indicar Spring, mas se tem um appserver, vamos usá-lo. Vraptor é muito bom, curva rápida, pouco código, robusto, fácil de manter, mas a equipe já é familiarizada com JSF, então vamos deixa-los usar o que conhecem, seria muito mais prático.

No outro cenário, na minha empresa começamos a fazer um software de gestão pública. Como o projeto é muito grande precisavamos de uma arquitetura violenta. Então optei por usar JPA, EJB3 com beans remotos distribuídos, uso de MDBs para trabalhar com processos assincronos… na camada web pensei: já que não temos ainda a equipe definida, vou usar vraptor, pois ele é simples de trabalhar, lightweight, e bem robusto.

Ou seja, nesses dois cenários uma série de itens levaram a usar os frameworks e tecnologias. O que sempre aconselho as pessoas é medir o que seu projeto vai ser, qual o crescimento esperado, e o que você tem em mãos. Se você tem na empresa 20 pessoas que conhecem EJB, você seria um pouco louco se usasse Spring. Assim o mesmo para o contrário. Assim como se você tem uma aplicação simples, que não precisa transação complexas, e nem mesmo distribuição de carga… aconselharia usar Spring.

Espero que isso te ajude a esclarecer um pouco as idéias.

Abraços

J

Bom dia,

Social network : Redes de relacionamentos como : Orkut , MySpace, Linkedin, Viadeo, … Friend Connect… FaceBook

Tudo isto é baseado no WEB 2.0 descrita por Tim O’Reilly no artigo : “What Is Web 2.0” de 09/30/2005
Documento de referencia en engles a lere absulamente (deve aver uma tradução em português ?) :
http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html

O objectivo fundamental da Web 2.0 é para satisfazer um desejo para os usuários a ter poder, sobre o espaço na web.

O problema é saber o que é feito com os nossos dados. Uma vez que o modelo utilizado é um cliente/servidor.

Social network, podem usar as tecnologias seguintes :

Web 2.0 [ AJAX, mashup, web-services, user contributions …]

JAVA pode ser utilizado e technologias como :
OpenSocial (Java ou PHP): http://incubator.apache.org/shindig/overview.html http://incubator.apache.org/shindig/
OpenID : http://openid.net/
OAuth : http://oauth.net/

As redes de software P2P (Overlay Networks) tambem podem ser utilizadas para construire, redes de relacionamentos.

Conclusão : Dois modelos de “Social network” :
1- Centralizado e controlado pelos Google e companhia… ( WEB 2.0)
2- Descentralizado e o poder esta na mão dos usuários ( P2P e N2N Overlay Networks)

Orkut : Google announced that Orkut would be fully managed and operated in Brazil

References Social network :

Abraços

N

Há também o Grails, que é uma espécie de Rails para groovy/java. O legal do grails é que se consegue agilidade sem sair da plataforma java. Sempre que vou iniciar um projeto novo sugiro o uso do framework, pois a produtividade que se consegue com ele é incrível.

Criado 17 de outubro de 2009
Ultima resposta 19 de out. de 2009
Respostas 13
Participantes 10