Bom dia,
Para mim, a tecnologia mais utilizada não é necessariamente a melhor.
Para tentare de responder a esta pergunta : Primeiro vou tentare responder a o que a web? ou seja um sistema web?
Resumo rapido de onde vem o World Wide Web : inventado por entre autros, Tim Berners-Lee (annos 1990 na CERN : European Organization for Nuclear Research)
O Web na origem era : Un client capaz de intrepretar o HTML e communicando com un Servidor HTTP.
Donc WEB = HTML(HyperText) +HTTP+modelo cliente/servidore
O HTML e uma linguagem e HTTP un protocolo de comunicação utilisado no modelo cliente/servidore.
Isto significa que a web era baseada no início, em um modelo cliente/servidor ( resumo : o cliente envia uma consulta e o servidor responde…).
Observação : Internet (internetting…: interconexão de redes) não é a WEB. Mesmo que muitas pessoas confundem a Web e Internet.
O sistema WEB, opera através da Internet (TCP/IP Stack)
Neste ponto, eu defini o sistema web, baseado no modelo cliente/servidor.
Uma ultima observação antes de responder : WEB [web1.0, web2.0, Web3.0 (semantic web)] e WEB-SERVICES …
A WEB é hoje um conjunto de conceitos que não estão relacionados com uma tecnologia, não necessariamente relacionadas com um modelo, por exemplo cliente/servidor.
É possível alcançar tal uma teia (WEB) em uma arquitetura P2P. O Web4.0 ainda esta para ser inventado !!
Finalmente, após longa reflexão, eu vou responder.
Qual a melhor e qual a mais utilizada tecnologia para sistemas web ?
Entretanto, antes dos computadores quânticos.
--> A tecnologia [b]JAVA [/b]= linguagem, conceitos, software, JVM, IDEs ... :-)
--> A tecnologia [b]XML [/b]= linguagem, conceitos, softwares, base de dados XML ...
--> A tecnologia de modelagem [b]UML[/b]
--> [b]RDBMS[/b]
...........
Voila !!
Abraços