Qual é o processo de vocês para entender e superar conceitos mto complexos, porém fundamentais?

2 respostas
programaçãografos
L

Saudações caros colegas programadores!

Como vocês estão? Espero que estejam bem!!!

Não sei se já existem tópicos sobre esse tema já publicados aqui na GUJ, mas a pergunta é simples.

Como vocês superam e lidam quando encaram conceitos mto complexos em programação?

Gostaria de ouvir a experiência de vocês quanto quais são os seus processos de aprendizado.

Quanto tempo vocês normalmente gastam pra aprender algo novo?
O que vocês fazem quando percebem que estão tendo mais dificuldade do que deveriam?
Quais são as táticas de vocês quando vocês se percebem frustrados?
E quando o tempo está em falta, como vocês medem a hora de pular fora do barco?

Essas questões surgiram na minha cabeça enquanto eu tento aprender a desenvolver em mobile nativo, onde eu me deparei gastando quase 4 dias pra entender como funcionavam recycleviews, e ainda nem terminei de entender tudo. Tipo, eu estou entendendo, mas estou entendendo da forma mais eficiente possivel?

Eu durante a programação na verdade, me deparei algumas dezenas vezes com esse dilema, e me soou interessante saber a experiência de outros programadores com o aprendizado, talvez tirar desse topico estratégias e ideias pra sair ou encarar esse processo de aprender uma nova linguagem, um novo framework em algo mais orgânico.

2 Respostas

J

Eu estudo só o que for necessário pro momento e nao me prendo a conceitos. Tente ser mais prático e orientado a resultados. Claro, sem ainda ter boa lógica de programação não adianta tentar avançar.

D

Depende do que vc chama de conceitos muito complexos em programação. Aprender framework e detalhes de alguma tecnologia eu, sinceramente acho, na maioria das vezes, absolutamente trivial e como o @javaflex disse, manda bala e não fica sofrendo, vai fazendo e aprendendo.

As coisas difíceis estão na base teórica e não em frameworks e tecnologias do momento. Uma boa base em algoritmos e estruturas de dados é um bom começo para dominar coisas realmente mais difíceis como algoritmos gulosos, programação dinâmica, programação linear, algoritmos em grafos, analisadores sintáticos (parsers) etc.

Criado 8 de janeiro de 2021
Ultima resposta 9 de jan. de 2021
Respostas 2
Participantes 3