Qual linguagem de programação usar em jogos?

8 respostas Resolvido
T

Olá. Esses dias me perguntaram qual linguagem se usa para o desenvolvimento de jogos. Respondi que o C++. Porém, depois de um tempo fiquei pensando sobre o assunto e gostaria da opinião de vocês.
Será que jogos “simples” — como os de plataforma, 2Ds, de navegador, com angulo de visão fixa, por exemplo — mesmo com suporte a multiplayer, realmente exigem o C++? Pergunto principalmente por não saber como os jogos de navegador funcionam, se eles são ou não feitos no próprio html com o JScript.

8 Respostas

J
Solucao aceita

Na maioria dos casos é C++ sim. Mas para qual plataforma será seu jogo? Se for navegador, a linguagem é JavaScript.

J

Em relação a jogo para navegador, dá uma olhada: http://flaviosilveira.com/2013/seu-primeiro-jogo-em-html5

Mas quase ninguém joga no navegador hoje em dia.

T

Essa é a questão. O C++ vai ser a única linguagem em um jogo, sendo multiplayer ou não?
Sei que jogos complexos, são literalmente complexos e usam várias linguagens. Mas para jogos que envolvem mais de um jogador ao mesmo tempo e comunicação com um servidor (verificação usuário/senha), dá para fazer tudo em C++ ou é melhor usar outras linguagens, porquê? A mesma coisa com o JScript?

J

No back-end para tratar o multiplayer pode ser qualquer linguagem em que a performance seja eficiente.

Em relação ao front, você ainda não respondeu para qual plataforma deseja criar um jogo.

T

Desktop. Mas se caso fosse para navegador, tudo seria feito dentro do HTML?

J

Desktop vá de C++.

Navegador: JavaScript. Terá que estudar HTML5 (Canvas/WebGL, etc). Para jogos 2D Canvas é suficiente.

J

Para desktop o ideal seria começar com C/C++. Mas se quiser pular para algo mais fácil para jogos menos hardcore, tem como opção C# com Unity: https://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/dn759441.aspx

T

Obrigado pela ajuda, e pela paciência kk. Vlw.

Criado 15 de abril de 2017
Ultima resposta 15 de abr. de 2017
Respostas 8
Participantes 2