Galera, início este ano o 3 semestre da faculdade (Análise de sistemas), faltam mais 3 para acabar (2 anos ±) vamos ter agora a disciplina de Linguagem de Programação l (Java, como em todo curso, Java, C, PHP…), mas como dizem não da para ser um programador apenas com as aulas da faculdade, por isso pretendo complementar ou estudar uma linguagem diferente. O que vocês me recomenda, estudar Java e me aprofundar na linguagem (e dar um gás na disciplina), para sair da facul sabendo alguma coisinha e/ou estudar uma outra linguagem (qual ou quais? Pretendo ser desenvolvedor back-and), as vezes fico receoso em estudar Java a fundo por conta das últimas notícias da Oracle e o futuro que ela possa dar a linguagem. Obs: Durante o período de férias estou estudando JS para depois estudar Kotlin (para tcc também vou fazer uma aplicação mobile). Já agradeço as eventuais respostas e peço desculpas por algum erro ou se não expressei bem a minha questão.
Qual linguagem focar
4 Respostas
Estuda o que pedem nas melhores vagas de estágio ou jr. da sua região.
eu aconselho estudar php,banco de dados,css,html,javascript.
com esses requisitos tu consegue um trampo de junior rapidinho…
Sql/html/css/js é o básico que tem que saber…
Se for Web vai de PHP (é mais simples segundo minha opinião) mas também tem o Java
Tem o C++ e c# que são boas pedidas.
A partir daí, quando aprender o suficiente, pula para frameworks que são sempre pedidos nas vagas! Abraços - Obs.:não fica com rabo preso em faculdade/universidade, com as apostilas e as aulas que fornecem, youtube tá repleto de aulas de qualidade, tem a udemy também e compra livros na amazon e saraiva sobre o assunto que você quer.
Eu tive a mesma dúvida quando saí da faculdade. Vamos la…
É importante que você tenha uma noção geral de programação independente da linguagem, trabalhei muitos anos na IBM e vejo que foi o que salvou minha vida, pois fui contratado para trabalhar com Java e no final estava suportando uma aplicação escrita em Rex.
Então eu sou muito adepto do Java, vejo que é uma linguagem muito forte no mercado, várias vagas de emprego pedindo esse conhecimento. Minha recomendação para você aprenda BEM aprendido uma/duas linguagens e o resto saiba que exista.
Existe uma discussão eterna sobre Java ou C#, qual escolher. Ambas são poderosas e possuem mais ou menos o mesmo grau de dificuldade no aprendizado, existem cursos excelente no mercado que ensinam ambas, nesse ponto vai do gosto pessoal, o que não pode é falar, eu gosto só de Assembler e vou fazer qualquer sistema nessa linguagem, boa sorte, é totalmente possível, mas sua produtividade, sua curva de aprendizado vão ficar la atras e consequentemente sua entrega será ruim, e entrega é o que dita o mercado hoje em dia.
Aprenda ou Java ou C#, os frameworks são consequência, pois se você conhece a fundo a linguagem o framework fica fácil pois ele apenas usa os recursos que a linguagem oferece para executar um serviço.
Grande abraço.