Qual linguagem mais fácil de se aprender?

22 respostas
R

C# ou Java?

22 Respostas

E

Acho que ambas as linguagens são muito verbosas e cheias de burocracia.

Para alguém que não sabe absolutamente nada, eu aconselho a mexer primeiramente em uma planilha Excel - por incrível que pareça, ela ensina implicitamente certos conceitos que mesmo muita gente boa de Java não entende. (Não estou induzindo você a aprender o VBA do Excel, não é isso que quero ressaltar).

Entretanto, se você quer criar uma telinha bem boba do tipo “Clique aqui”, o C# é mais fácil.

R

Na verdade eu não sei programar, mas quero aprender para programas os meus testes (Sou testador de software).

Então eu preciso aprender uma linguagem.

H

entanglement:
Acho que ambas as linguagens são muito verbosas e cheias de burocracia.

Para alguém que não sabe absolutamente nada, eu aconselho a mexer primeiramente em uma planilha Excel - por incrível que pareça, ela ensina implicitamente certos conceitos que mesmo muita gente boa de Java não entende. (Não estou induzindo você a aprender o VBA do Excel, não é isso que quero ressaltar).

Entretanto, se você quer criar uma telinha bem boba do tipo “Clique aqui”, o C# é mais fácil.

+1

Só quebrei a cabeça com Java pois eu vejo que o mercado de trabalho é muito bom. [=

Se não fosse bom, estaria com meu delphi ainda. O.o

P

linguagens com tipagem fraca são melhores para aprender, pois n se perde tanto tempo com detalhes de sintaxe, fica mais facil de aprender os conceitos de logica, condicionais, laços etc. PHP OU Python são um bom começo.

=P programação orienta a firebird rs

F

perdeu:
linguagens com tipagem fraca são melhores para aprender, pois n se perde tanto tempo com detalhes de sintaxe, fica mais facil de aprender os conceitos de logica, condicionais, laços etc. PHP OU Python são um bom começo.

Ou programação orientada a evento(diga-se onClick o mais usado) :lol:

K

Comece com Python, é de longe a mais fácil para começar.

D

Eu diria que a linguagem mais fácil de aprender é a próxima.
Por que? Todos os conceitos, problemas e experiências que você vier a ter com a(s) que já sabe servirão de base para seguir o fluxo certo na próxima linguagem.
Como assim? Se você aprender java primeiro e quiser ou for obrigado a aprender C#, verá quão mais fácil é aprender a sintaxe quando os conceitos estão formulados.

E

Se você estivesse estudando Matemática eu aconselharia a aprender algo orientado a matemática, como o R ou o Matlab - é mais fácil aprender algo que parece com o que você está acostumado.

Como você é testador de software, provavelmente é melhor aprender algo que seja útil em sua profissão, como aquelas linguagens de script que são usadas em testes automatizados. Elas são mais simples e menos burocráticas que as linguagens Java ou C# .

E

Eu aprendi a programar em uma daquelas calculadoras programáveis bem antigas, que se acham só no Museu do Computador - como minha formação é de Exatas, eu achava mais fácil aprender dessa maneira.

H

perdeu:

Se não fosse bom, estaria com meu delphi ainda. O.o

Nada, Sou da época do interbase! O.o

S

Você perguntou “linguagem”. Entenda que Java é também um nome de uma plataforma de desenvolvimento (assim como .NET).

Focando na linguagem e deixando de lado a plataforma java é mais simples que c#. Menos keywords, conceitos mais enxutos. É mais bem pensada.
C# tem keywords para muita coisa que não precisaria. Tem keywords diferentes para a mesma coisa ( for e foreach são duas keywords para fazer for. Tudo bem que é um tipo diferente de for, mas em java a mesma palavra resolve as duas maneiras).

ente C# e java, java. Mas existem outras opções. Javascript é uma delas. É uma linguagem de script, o que a torna mais simples para quem não sabe ( embora as linguagens compiladas , a meu ver, sejam melhores para aprender porque o compilador ajuda vc a entender o que está errado). Depois que vc aprender a fazer decisão e repetição em javascript, pode ir para o java ou c#. E não precisa de muito apenas um editor de texto simples ( tipo notepad- tem o notepad++ que é muito bom) e um browser ( o firefox ou o chrome). Ou seja, não precisa de nenhum IDE complexo ou mexer com instalção de SDK (Software development kit) como compiladores e essas coisas.

Temos também o Scala. É uma linguagem mais parruda que o java, mas é mais evoluida e tem feature que o java não tem. Ela tem algumas coisas que o C# tem, mas seguindo o principio do java de ter poucas keywords.

No mundo das linguagens de script temos o ruby , o groovy (que tem a mesma sintaxe que o java e tem mais funcionalidades), o pyton e tantas outras. Não posso opinar sobre a facilidade de aprender porque nunca me detive sobre isso ( o goorvy é bem simples se vc já sabe java, mas sem saber java, não sei como se compara ao resto).

Agora, se o que vc realmente quiz perguntar é se deve escolher a plataforma Java ou a .NET , depende do seu objetivo. Provavelmente vc irá aprender primeiro a que vc tiver oportunidade de trabalhar. Se está interessado em aprender só por aprender eu recomendo a plataforma java. Ela é muito mais que simplesmente a linguagem java (existe um monte de outras linguagens como groovy e scala, entre elas) e como plataforma é mais abrangente e roda em qualquer OS o que signfiica que vc pode usar linux para aprender, se quiser.

J

Se você sabe mais de duas linguagens, a mais fácil é a última e a mais difícil é a segunda.

H

josenaldo:
Se você sabe mais de duas linguagens, a mais fácil é a última e a mais difícil é a segunda.
A última e a segunda não seriam a mesmas? O.o

Na boa, tomei muito nullpointer tentando entender sua frase. O.O

V

Cara acho meio imbassado você começar em alguma das duas. Eu acho que seria melhor você começar em alguma fracamente tipada. Tipo, PHP. Depois que você pegar PHP legalsinho, já terá treinado bastante lógica. Aí é só escolher!

Apesar que entre java e C#, C# deve ser mais fácil!

J

Hebert Coelho:
josenaldo:

huahuauhauha

Não é uma pesquisa nem nada… mais uma impressão que, até o momento, meus amigos vêem confirmando…

A primeira linguagem que você aprende é difícil, mas você está com a mente mais aberta, está mais curioso.

A segunda é muito mais difícil, justamente porque você já sabe. Porque? Porque seu conhecimento anterior mais atrapalha do que ajuda, uma vez que você acaba ficando bitolado na primeira e tentando fazer, na segunda, as coisas da forma que você faria na primeira. É como se você ficasse resistente a aprender a segunda porque já sabe a primeira. Mais, uma vez que você aprende a segunda, da terceira em diante é mais fácil, visto que você já consegue usar o conhecimento prévio a favor. E cada linguagem extra vai se tornando mais fácil de aprender.

Como eu disse, é mais uma impressão. Vejo algumas pessoas relatarem algo parecido com idiomas. Comigo (e com um monte de gente que conheço) as coisas aconteceram assim.

Por isso, aqui no UAIJUG, a gente costuma brincar que a linguagem mais difícil de se aprender no mundo é a segunda.

E com vocês? As coisas aconteceram assim também?

G

Olha, na minha humilde opinião, a melhor linguagem para quem quer começar do Zero é o Pascal.

Pode parecer idiota, mas te digo que é uma linguagem ótima para se aprender os conceitos básicos de Lógica de Programação.

Quando fiz curso técnico foi a linguagem escolhida para ensinar o básico aos alunos, e te digo que deu muito certo, porque são todos comandos fáceis de se entender, um “inglês” que roda, sem muito trabalho.

Na faculdade, agora, a primeira linguagem escolhida foi o C. Te digo que todos os alunos, exceto os que já têm experiencia na área, têm dificuldade, porque além de aprender os conceitos básicos em um tempo curto, ainda precisa se preocupar com tudo que o C exige, e seus comandos “chatos”.

K

Hebert Coelho:
josenaldo:

hebert na real não por que como ele falou mais de duas linguagens quer dizer que ele tem conhecimento de no mínimo 3 assim a segunda é a segunda e a ultima seria a 3, pensando algumas vezes na frase faz sentido :slight_smile: heheheeh

D

Engana-se quem acha que C# é mais fácil.

O que facilita o desenvolvimento em C# é o Visual Studio, porque o C# é muito mais cheio de estruturas de linguagem do que o Java, então se torna uma linguagem muito rica, porém bastante complexa.

O que é belo no Java é que, por ser uma linguagem mais limpa, as estruturas básicas são bem mais fáceis de aprender e dominar.

Tendo em vista o conteúdo disponível na internet, e apostilas oficiais K-19, Caelum, dentre outras, aconselho você começar com Java.

Mas se você não tem nenhuma experiência com programação, procure aprender Lógica de Programação antes, de preferência com linguagens estruturais, como C.

Sabendo desenrolar o C na programação estrutural, partir para o Java ou C# vai ser uma mão na roda.

L

Fuja de Java ou C#. Aprenda C pois com C vc vai ter que fazer tudo no braço. Depois que já souber fazer as coisas no “braço” dai sim aprenda algo mais produtivo.

W

Cara,

Opiniao humilde de alguem que esta trabalhando 15 anos na area. Quer saber qual linguagem eh facil de aprender? Resposta: Nenhuma.

Li alguem no comeco dizendo, se vc quer fazer uma tela com um botao, C# eh mais facil de aprender. Eu realmente nao considero “fazer uma tela com um botao” aprender uma linguagem. Sinceramente.

Eh muito normal as pessoas se iludirem achando que soh porque determinada tecnologia tem uma IDE que facilita muitas coisas para o desenvolvedor, ajuda a fazer algumas tarefas mais rapidamente, com aprender.

Pra mim aprender uma linguagem seja ela qual for eh dominar a API, estar conciente das suas capacidades e limitacoes, usar boas praticas e convencoes especificas da linguagem (ja vi muito programador java fazendo codigo C# igual eles fazem no java e vice-versa), saber ler e entender messagens e erros, implentar codigos tendo em mente optimizacao e seguraca, saber como as coisas funcionam por baixo dos panos e nao somente como fazer usando uma IDE (seja ela qual for).

Outra coisa, esse papo de aprende primeiro tal linguagem. Eu acho que pode ajudar, mas nao eh requimento e eu acho que no final do dia nao vai mudar muita coisa, na real, qual a vantagem de aprender C++ primeiro e depois partir pro Java ou C#? Na real, nenhuma.

M

na real… para alguém de testes eu recomendaria shell script…

H

maior_abandonado:
na real… para alguém de testes eu recomendaria shell script…

Realmente é bastante útil. [=

Criado 26 de novembro de 2012
Ultima resposta 27 de nov. de 2012
Respostas 22
Participantes 16