Olá, tudo bem? Estudei a um tempo atrás para a certificação JAVA SE 6 Programmer da Oracle, no entanto já há a prova OCP de versão 8 mas são duas, a de Associate e depois a Professional, tem valido a pena fazer o passo a passo do 8 ou posso focar na 6ª? Um conhecido me que antes seria melhor tirar a certificação Scrum, o que acham?
Qual melhor certificação para trabalhar na área?
4 Respostas
honestamente? ate hoje eu nunca me certifiquei.
mas em certas empresas/areas isso ja foi interessante. hoje em dia eu não saberia dizer.
veja os anuncios de vagas pra Java: eu leio muito mais gente pedindo: Hibernate, JPA, Spring, uma cacetada de framworks e tecnologias do que “certificação”. talvez como criterio de desempate?
é claro, espere o resto da galera se manifestar.
certificação Scrum vai ser interessante se vc quiser SER um scrum master. do contrario vc so precisa conhecer como funciona a metodologia.
certificação é um produto. quem vende, vende a necessidade do mesmo. na nossa area ainda existe espaço para o auto-didata. portanto se vc tem projetos no github, se vc responde duvidas em foruns, se o teu inglês ta afiado, se vc leu os ultimos livros, se vc sabe o estado atual da especificação X do J2EE ou Java 9 ou api de Stream/Funcional etc, em uma entrevista isso sera visto com bons olhos.
ve o que a galera vai responder
As certificações da Oracle servem pra provar que você sabe Java caso não tenha experiência na área. Acho interessante pra quem está começando, é um bom diferencial.
Pra quem já tem vários anos de experiência não faz diferença.
Certificações só provam que a pessoa decorou para a prova. Infelizmente os próprios profissionais alimentaram esse mercado de certificações e consequentemente pode virar diferencial dependendo da visão de quem contrata.
Como @Guilhermehenriquedia falou, é um bom diferencial para iniciantes sem experiência, e acho que também pra quem não entra por indicação e não conseguem se vender muito. Na dúvida entre 5 pessoas desconhecidas vão escolher quem tem qualquer tipo de diferencial.
Obrigado pelos insights, acho que vou para a certificação 6 e depois para a formação Scrum para ver se tenho alguma chance no mercado. Sou formado em ADS e inclusive fiz o curso FJ-21, mas ainda não consegui me colocar, além disso vou tentar upar projetos no GitHub e colocar no currículo, já tenho o inglês (inclusive experiência no exterior à lazer) mas sei que minha idade não é a mais favorável (28). Obrigado pessoal.