Essa é uma dúvida meio recorrente pra alguns. Eu já conheço inglês, me interesso muito por alemão, francês e latim. Mas o que fico pensando é que alemão e francês, não são fortes pra tecnologia, e latim seria só por hobbie mesmo. Então estava pensando em aprender mandarim, isso me possibilitaria conhecer muito melhor o que andam fazendo lá na China, afinal, 1 bilhão de pessoas (chutando baixo) conhecem o tal mandarim, hehe.
É um bom aprendizado? Alguém tem alguma dica sobre algum outro idioma? Também pensei em árabe, afinal, mais uma pá de pessoas conhece.
Se for aprender outra língua acredito que outras interessantes seriam francês e mandarim. O interessante seria aprender francês pois é uma língua normalmente usada nos negócios na europa, pelo que vi. Mandarim é legal, mas tem um pequeno problema… existem diversos dialetos na China e apesar de ter um monte de gente nem sempre “falam na mesma língua”.
A
AbelBueno
Esta é uma boa pergunta e também tenho dúvida sobre isso…
Costumo ponderar em torno de abragência, já que aprender um idioma é uma tarefa bem difícil:
Que idioma abriria seria mais abrangente agora?
Minha resposta atual é o Espanhol.
Me permitiria (quase) comunicar com toda américa latina… (onde nem todo mundo fala inglês)
Francês, Alemão, Holandês… parece legal… mas “geralmente” os nativos de lá também já falam inglês, então não faria tanta diferença…
Mandarim sim já seria uma boa… mas ouvi recentemente que tem mais chinês falando inglês do que ingleses…
A
Andre_Brito
Se eu fosse fluente em inglês, correria pra aprender hebraico e árabe.
A
AUser
Andre Brito:
Se eu fosse fluente em inglês, correria pra aprender hebraico e árabe.
Qual o motivo pra hebraico? É lingua oficial só do estado de Israel mesmo… Já árabe…
A
Adelar
Parece divertido
M
matheuslmota
Eu tenho muita vontade mesmo de aprender alemão. Como eu gosto muito de física, eu poderia ler os originais de muitos trabalhos de físicos famosos. Além do mais. existe uma literatura muito rica em idioma alemão, com grandes escritores e filósofos.
Francês também é uma alternativa muito interessante, na Europa o frnacês é reina em algumas áreas, como TI e engenharia.
A
Andre_Brito
Qual o motivo pra hebraico? É lingua oficial só do estado de Israel mesmo… Já árabe…
Opa, esqueci de explicar quando coloquei hebraico e árabe. My bad.
Bom, falo por mim. Primeiramente porque sempre tive vontade de aprender essas línguas (principalmente hebraico).
Depois, porque quero continuar um bom tempo no mercado de software (não só com desenvolvimento, mas marketing, gestão, melhorias na comunicação, investimentos, seja lá o que for) e, possivelmente, saber mais sobre investimentos, venture capitals, angels e tudo mais. E hoje só existe um lugar melhor que Silicon Valley para encontrar startups e empresas de software que podem mudar o rumo da Internet (digo isso de forma geral - Brasil, Argentina, Inglaterra, Canadá, Japão e Rússia estão começando a aparecer): Israel.
A
Adelar
matheuslmota:
Eu tenho muita vontade mesmo de aprender alemão. Como eu gosto muito de física, eu poderia ler os originais de muitos trabalhos de físicos famosos. Além do mais. existe uma literatura muito rica em idioma alemão, com grandes escritores e filósofos.
Francês também é uma alternativa muito interessante, na Europa o frnacês é reina em algumas áreas, como TI e engenharia.
Alemão é legal… tinha começado a aprender a uns 2 anos atrás, mas por conta de outros compromissos tive que largar e está em stand by… mas é algo que quero voltar (antes da aposentadoria de preferência heheh).
M
matheuslmota
No tempo que pesquisei sobre alemão, havia achado esse site: http://www.dw-world.de. Tem muita coisa para aprender alemão, desde o nível iniciante ao avançado. Vale a pena visitar.
A
Adelar
Valeu pela dica, não conhecia este
O site da BBC também é bom, apesar de não ter muita coisa sobre línguas específicas tem sobre várias http://www.bbc.co.uk/languages/
Para quem tem interesse em Francês tem este site do MEC http://francoclic.mec.gov.br/, fiquei enchendo as paciências deles por 2 meses mas finalmente arrumaram o site heheh
B
Bills
Um bom jeito de escolher um segundo idioma é procurar pelas maiores empresas do ramo onde voce quer atuar, ai é só voce descobrir o idioma do país sede dela.
W
windsofhell
Eu trabalho na Europa faz quase 5 anos e nunca precisei e nunca ouvi ninguem falando Frances (negocios).
O que rola eh que alguns lugares, tem informacoes escritas em diversas linguas incluindo Frances. Se nao me engano o passaporte Europeu tem coisas escritas em Frances tb.
A vantagem de se falar Frances eh que eh usada em diversos paises, Franca (claro), Belgica, Suica, entre outros e no Canada tb.
Entao de qualquer forma h bom aprender.
Pra mim, importante eh aprender Ingles bem, de verdade. Se vc ja sabe Ingles, eu escolheria Espanhol.
Nos USA eh comum que as pessoas falem ou pelo menos entendem um pouco de espanhol e aqui na Europa ja teve muito gringo que tenta conversar em Espanhol comigo porque eles acham que eh parecido com o Portugues, ou as vezes eles acreditam que nos falamos Espanhol no Brasil hehehehe.
//Daniel
O
otaviojava
Com o inglês afiado, talvez o mandarim seja uma boa opção, já que é um país que vem crescendo muito, tanto em tecnologia e estrutura.
M
maior_abandonado
eu chutaria que as melhores para se aprender para quem ja sabe inglês seriam ou o francês ou o espanhol… ja que ambos são falados em vários países.
A
AUser
Bom, falo por mim. Primeiramente porque sempre tive vontade de aprender essas línguas (principalmente hebraico).
Depois, porque quero continuar um bom tempo no mercado de software (não só com desenvolvimento, mas marketing, gestão, melhorias na comunicação, investimentos, seja lá o que for) e, possivelmente, saber mais sobre investimentos, venture capitals, angels e tudo mais. E hoje só existe um lugar melhor que Silicon Valley para encontrar startups e empresas de software que podem mudar o rumo da Internet (digo isso de forma geral - Brasil, Argentina, Inglaterra, Canadá, Japão e Rússia estão começando a aparecer): Israel.
Opa André, beleza?
Cara, não acho que seja bem assim não. Eu já fui pra Israel e posso te dizer que 90% de todas as empresas de tecnologia de lá, lidam com o setor militar. O país é composto em 70% pelo exército. Tecnologia militar (avionics, etc), lida muito com C, C++ / Assembly, e um conhecimento monstro em hardware. Beleza, é tecnologia, mas é um nível bem mais pesado e focado em planejamento de software para hardwares específicos. Não tem tantas outras opções…
A
AUser
Opa maior_abandonado, blz?
Cara, o problema que eu vejo é: será que dá pra focar em tecnologia com isso? De um lado temos todos os países ocidentais, e do outro, os orientais com árabe, mandarim, etc. Se nós formos encarar a verdade, pra nós, só conhecemos o lado de cá. Não sabemos como anda tecnologicamente o lado de lá. E isso me parece uma chance de mercado muito boa… Não sabemos como andam nenhum país que fala árabe, nem China. Ao menos eu vejo assim…
[]'s!
D
douglaskd
leva uma vida pra aprender tudo isso,
compensa ficar no feijão com arroz: inglês e espanhol fluente.
mandarim nao compensa leva 3x mais tempo do que aprender ingles, cerca de 6 anos a gramática, a parte da conversão é pior ainda, por que tem muitos sons que nosso cerebro nao esta acostumado, então é muito dificil.
vamos dizer que você estudou mandarim durante 10 anos, e hoje você é fluente, como você aplicaria esta habilidade para te render R$ ? ir ao oriente? mais o que faria lá ? o que te faria melhor do que aquele montão de gente com uma cultura totalmente aversa a sua?
A
AUser
douglaskd:
mandarim nao compensa leva 3x mais tempo do que aprender ingles, cerca de 6 anos a gramática, a parte da conversão é pior ainda, por que tem muitos sons que nosso cerebro nao esta acostumado, então é muito dificil.
vamos dizer que você estudou mandarim durante 10 anos, e hoje você é fluente, como você aplicaria esta habilidade para te render R$ ? ir ao oriente? mais o que faria lá ? o que te faria melhor do que aquele montão de gente com uma cultura totalmente aversa a sua?
Esse tempo de estudo de línguas é muito relativo. Você não precisa de tornar um mestre supra-sumo pra conseguir falar um idioma, tanto que existem vários níveis, e um intermediário já consegue muita coisa. O que me faria melhor? um produto, não estaria indo pra lá pra ser empregado ou então qualqure outra coisa(ir ser empregado na China ou qlqr país árabe me parece uma grande burrice hehe). O grande lance seria introduzir um produto. Mas é melhor mesmo ver como as grandes multi-nacionais fazem isso, menos dor de cabeça. ^^
[]'s
A
Adelar
AUser:
douglaskd:
Esse tempo de estudo de línguas é muito relativo. Você não precisa de tornar um mestre supra-sumo pra conseguir falar um idioma, tanto que existem vários níveis, e um intermediário já consegue muita coisa. O que me faria melhor? um produto, não estaria indo pra lá pra ser empregado ou então qualqure outra coisa(ir ser empregado na China ou qlqr país árabe me parece uma grande burrice hehe). O grande lance seria introduzir um produto. Mas é melhor mesmo ver como as grandes multi-nacionais fazem isso, menos dor de cabeça. ^^
[]'s
Concordo. Ficar anos aprendendo uma língua para trabalhar de empregado… to fora!!! A não ser que seja em alto cargo em uma multi-nacional, daí compensa
A
Andre_Brito
Opa André, beleza?
Cara, não acho que seja bem assim não. Eu já fui pra Israel e posso te dizer que 90% de todas as empresas de tecnologia de lá, lidam com o setor militar. O país é composto em 70% pelo exército. Tecnologia militar (avionics, etc), lida muito com C, C++ / Assembly, e um conhecimento monstro em hardware. Beleza, é tecnologia, mas é um nível bem mais pesado e focado em planejamento de software para hardwares específicos. Não tem tantas outras opções…
Entendo… Mas por que existem tantos links que falam que Israel é a ‘nação’ das start ups? Vide os seguintes:
Opa André, beleza?
Entendo… Mas por que existem tantos links que falam que Israel é a ‘nação’ das start ups? Vide os seguintes:
Bom, eu quis deixar mais ou menos claro o seguinte: o país é um exercito. 90% de toda a tecnologia que desenvolvem, tem algum vínculo militar, ou faz parte de algum projeto do tipo. Se você for pegar esses mesmos links que me mandou, fala muito sobre equipamentos de hardware, e tal. Eu não discordo que ir pra lá seja um bom negócio, mas acho que pra isso, você tem que ser engenheiro, com no mínimo um mestrado, e ir pra algum centro de pesquisa. Não é essa vida de desenvolvimento que estamos acostumados aqui no Brasil, lá se produz inovação.
Fui pra lá em 2010, e perguntei justamente sobre isso pra todo mundo que morava lá, e falaram que pra quem é “programador”, não compensa. No entanto, se você for um engenheiro, etc… Aí é outro esquema. Mas em suma, você tem que ir pra lá focado em trabalhar em inovação, e não desenvolvimento.
Outra questão tb, é que você tb tem que passar um tempo no exército. De cara, são seis meses, obrigatoriamente. Pra muita gente esse é um ponto ruim, eu não vejo nada demais não…
[]'s
M
maior_abandonado
Opa maior_abandonado, blz?
Cara, o problema que eu vejo é: será que dá pra focar em tecnologia com isso? De um lado temos todos os países ocidentais, e do outro, os orientais com árabe, mandarim, etc. Se nós formos encarar a verdade, pra nós, só conhecemos o lado de cá. Não sabemos como anda tecnologicamente o lado de lá. E isso me parece uma chance de mercado muito boa… Não sabemos como andam nenhum país que fala árabe, nem China. Ao menos eu vejo assim…
[]'s!
francamente eu acho que não vale a pena aprender linguagens muito diferentes como o mandarim ou o japonês (infelizmente para falar a verdade). Como falaram ai em cima da muito trabalho e o retorno não seria tão diferente do que você teria com estas linguagens que citei (me parecem ser bem mais faceis e eu acredito que você vai ter um retorno legal… o número de países onde espanhol ou o francês são a lingua oficial é relativamente grande, então é mais facil de você precisar… vê direito, tem mais gente falando mandarim do que a maioria das outras lignuagens no mundo, mas se você não tiver clientes chineses dificilmente você vai precisar de mandarim… ja o espanhol você poderia utilizar com clientes em boa parte da america latina, obviamente na espanha e de repente em mais outros lugares (sei la quais). Por mais que tenham menos pessoas falando essas linguagens do que mandarim (possivelmente, não estou afirmando), tem mais lugares onde essas linguagens são mais faladas… acho que só vale a pena se for para algo mais especifico (tipo você querer fazer carreira em empresa chinesa por exemplo).
ironicamente veja uma coisa meio engraçada de como da trabalho, eu estava pensando na hora que enviei que se você trabalhar nos EUA pode ser util você aprender o idioma da India para facilitar a comunicação em casos de outsourcing, fui googla para confirmar se era o indu mesmo a linguagem oficial por la e veja só a resposta que encontrei (ainda bem que o inglês é uma das oficiais)
A
Adelar
400 idiomas e dialetos na Índia… está explicado porque é difícil encontrar livros tipo “vocabulário básico para viajar para a Índia”
A
Andre_Brito
AUser:
Opa André,
Bom, eu quis deixar mais ou menos claro o seguinte: o país é um exercito. 90% de toda a tecnologia que desenvolvem, tem algum vínculo militar, ou faz parte de algum projeto do tipo. Se você for pegar esses mesmos links que me mandou, fala muito sobre equipamentos de hardware, e tal. Eu não discordo que ir pra lá seja um bom negócio, mas acho que pra isso, você tem que ser engenheiro, com no mínimo um mestrado, e ir pra algum centro de pesquisa. Não é essa vida de desenvolvimento que estamos acostumados aqui no Brasil, lá se produz inovação.
Fui pra lá em 2010, e perguntei justamente sobre isso pra todo mundo que morava lá, e falaram que pra quem é “programador”, não compensa. No entanto, se você for um engenheiro, etc… Aí é outro esquema. Mas em suma, você tem que ir pra lá focado em trabalhar em inovação, e não desenvolvimento.
Outra questão tb, é que você tb tem que passar um tempo no exército. De cara, são seis meses, obrigatoriamente. Pra muita gente esse é um ponto ruim, eu não vejo nada demais não…
[]'s
Tomei a liberdade de ‘cortar’ um pouco do quote. Espero que não se importe.
Acho que não são seis meses no exército, mas 2 anos. Eu vejo isso como uma vantagem também porque quem chega na faculdade já chega como uma pessoa com ideias formadas e como uma pessoa muito mais madura.
Concordo em todos os seus pontos. Mas ainda acho que Israel é melhor no quesito de startups do que Silicon Valley. Tanto que os caras de SV estão injetando dinheiro em Israel. Se algum dia eu tiver oportunidade e capital, vou investir em peso no Brasil (acho que tem MUITO programador em empresa com muita criatividade mas não consegue usar por falta de espaço e excesso de conforto) e em Israel. Opinião pessoal.
Lembre-se que a DARPA foi uma das agências que originou (ou influenciou) a Internet.
Sempre muito bom trocar ideias com você, AUser, um cara experiente e muito educado.
R
rogelgarcia
Duas observações:
Existem um mundo de informações sobre tecnologia em alemão
O alemão é mais falado na europa do que o francês (1º Ingles, 2º Alemao, 3º Frances)
[]'s
Tomei a liberdade de ‘cortar’ um pouco do quote. Espero que não se importe.
Acho que não são seis meses no exército, mas 2 anos. Eu vejo isso como uma vantagem também porque quem chega na faculdade já chega como uma pessoa com ideias formadas e como uma pessoa muito mais madura.
Concordo em todos os seus pontos. Mas ainda acho que Israel é melhor no quesito de startups do que Silicon Valley. Tanto que os caras de SV estão injetando dinheiro em Israel. Se algum dia eu tiver oportunidade e capital, vou investir em peso no Brasil (acho que tem MUITO programador em empresa com muita criatividade mas não consegue usar por falta de espaço e excesso de conforto) e em Israel. Opinião pessoal.
Lembre-se que a DARPA foi uma das agências que originou (ou influenciou) a Internet.
Sempre muito bom trocar ideias com você, AUser, um cara experiente e muito educado.
Opa André, beleza?
Obrigado. Então, se não me engano são seis meses sim, pra quem tá vindo de fora. E a cada dois anos, a pessoa tem que passar mais um mês no exército. Mas como tem muito tempo que eu não falo com ninguém de lá, vou ver se tiro a dúvida…
O que falta no Brasil é uma política de startups mesmo. Você quase morre pra poder montar uma empresa por aqui, e pra fazer que sobreviva então… Nesse quesito, tem surgido alguns investidores que tiveram foco nisso (inclusive tem uns programas de investidores brasileiros só para isso), mas o problema disso tudo é que normalmente levam uma bocada boa da empresa (em média 30%).
Coincidentemente ontem, eu estava vendo nesse site: http://www.clubedopairico.com.br/ , e na parte do fórum / negócios de internet, tem uns startups lá que me chamaram muita atenção. Dá um olhada…
Silicon Valley já está meio formado. Perdeu aquele glamour de garagem mesmo. Quando eu tiver capital pra isso, eu vou investir aqui no Brasil mesmo, rapaz, tem MUITA chance de ganhar dinheiro aqui, MUITA mesmo, o problema é que pra ganhar dinheiro de verdade, você precisa de dinheiro de verdade…
[]'s!
V
ViniGodoy
Alemão é extremamente forte para tecnologia. A Alemanha é um dos principais países na área de engenharia.
Varias empresas grandes e conhecidas (Siemens, Bosch) são alemãs.
Além disso, o Alemão, ou um dialeto próximo dele, também é falado em diversos países Europeus, como a suíça.
M
matheuslmota
ViniGodoy:
Alemão é extremamente forte para tecnologia. A Alemanha é um dos principais países na área de engenharia.
Varias empresas grandes e conhecidas (Siemens, Bosch) são alemãs.
Além disso, o Alemão, ou um dialeto próximo dele, também é falado em diversos países Europeus, como a suíça.
Opa grande Vini, beleza?
Na universidade onde estudo sempre falam muito que a França é o grande polo da engenharia na Europa. Tanto que onde estudo, todo ano alguns alunos são selecionados para fazer dois anos de engenharia na França. Como faço engenharia, pensei até em estudar francês para quem sabe um dia passar uma temporada na França estudando. Mas o meu interesse maior sempre foi o alemão (pelos motivos que eu citei lá em cima). Então, o que é mais recomendado para engenharia, aprender alemão ou francês?
V
ViniGodoy
Olha é uma boa pergunta. Pelo que sei, os dois países são mesmo muito fortes. O ideal é ver o ramo da engenharia que você atua.
A Alemanha é muito forte em geração de energia, automobilismo e telecomunicações. A frança é forte em medicina.
Outras áreas da engenharia (como a civil), não faço idéia.
M
matheuslmota
ViniGodoy:
Olha é uma boa pergunta. Pelo que sei, os dois países são mesmo muito fortes. O ideal é ver o ramo da engenharia que você atua.
A Alemanha é muito forte em geração de energia, automobilismo e telecomunicações. A frança é forte em medicina.
Outras áreas da engenharia (como a civil), não faço idéia.
Hum, interessante. Meu interesse principal é por telecomunicações e engenharia eletrônica. Acho que França e Alemanha são boas escolhas nesse quesito, embora eu tenha inclinação pela Alemanha.
V
ViniGodoy
É um país sensacional. Infra-estrutura de primeira.
Eu fiquei por 3 meses na Siemens da Alemanha, onde desenvolvi um framework para testes de uma central telefônica.