Olá,
estamos desenvolvendo um sistema baseado em web usando Java e, conforme vamos progredindo, estamos começando a vislumbrar a possibilidade de manter nosso novo sistema em um servidor de hospedagem próprio.
O problema é: não sabemos por onde começar. Do que precisamos para montar um servidor de hospedagem próprio? Qual seria o custo aproximado de manutenção mensal?
Alguém já passou por situação parecida e gostaria de me contar suas experiências no assunto?
Qual o custo de se manter um servidor próprio de hospedagem?
7 Respostas
Depende do que você quer fazer com ele.
- Vai ser 24 x 7 ou pode funcionar só no horário comercial, de segunda a sexta-feira?
- Esquema de backup da base
- Tráfego estimado
- Se você vai ter de deixar uma máquina sempre de prontidão para funcionar se a primeira der problemas, ou se quiser usar um esquema de “cluster”
e outras coisas mais.
Quem é que você vai deixar para tomar conta disso?
São várias coisas que influem no custo, se for você mesmo a tomar conta do seu servidor.
Olá…,
Do que precisamos para montar um servidorHa principio vc. precisa de alguns R$ (=U$$) e saúde para tomar conta de várias dores de cabeça.
Além de alguns itens que o Thingol falou acrescento mais alguns.
- Hardware dê preferência as marcas
1- HP - Proliant 4 geração p/ cima + Storage
2-IBM - + storage
3- DEll - ??
Tenha um bom contrato com a Embratel
PS…Uma pergunta isso é para vender serviço WEB ???
Cara, eu sinceramente acho que é uma dor de cabeça que você não vai querer ter… analise esses fatores que o Thingol falou e, se você precisa prestar um serviço sério, com algum SLA definido, vai precisar disso. Pelo custo que você vai ter, com certeza vale muito mais a pena fazer um colocation num Data Center… os caras tem redundância de link, backup, monitoração, etc etc etc…
Se você precisa só de um bacalhau pra colocar uma página no ar, aluga uma Speedy Business, faz backup diário, compra um domínio e reza… 
Abraço,
Armando
Fala,
Cara, vc vai ter muita dor de cabeca para administrar o sistema e alem disso vai sair uma fortuna.
Aconselho vc procurar empresas que fornecem hospedagem profissional. Depois de muito procurar e pesquisar, estou usando a Godaddy, um provedor americano muito bom, com muito espaco e barato, e que suporta JAVA ate no plano basico.
O endereco eh:
Abracos,
Alan
Opss,
Isso sem falar em infra-estrutura…
Se você precisa só de um bacalhau pra colocar uma página no ar, aluga uma Speedy Business, faz backup diário, compra um domínio e reza…Eu até acho que rezar ele vai fazer isso todos os dias o pior são as promessas que ele vai ter que pagar por conta de muita coisa…Rs…rs…eu sei o que é isso… :?
Valeu pelas dicas gente. Vou pensar mais umas quatro vezes antes de comprar um servidor para o nosso negócio.
Sendo assim, envio mais uma pergunta correlata: qual seria um bom plano de hospedagem para um sistema desenvolvido em Java (que aceite o deploy dos frameworks que eu venha a usar/desenvolver) além do Go Daddy (que, aliás, achei bastante interessante!)? Alguma sugestão, seja nacional ou estrangeira?
Para o mentawai pago 40 dólares por mês no DailyRazor.com por tomcat próprio, mysql, gráficos de acesso, 2000 Gb/mes.
Estou satisfeito com o serviço.