Gostaria de sujestões para iniciar em java com relação a que ambiente seria melhor para meu caso. Sou analista de sistemas, programador delphi a 5 anos. Me falaram bastante do NetBeans, do Eclipse, do JBuilder, do Sun One. Se a sujestão for Sun One, qual a versão free (se é que existe).
Se vc esta comecando na plataforma java, aconselho vc a começar com um editor de txto básico, como o VI no Linux/Unix ou mesmo um NotePad/Edit no Sistema Dos/Windows. Isto para vc poder dominar toda a estrutura das classes que vc implementar e quando sentir-se pronto para deixar uma IDE fazer o trabalho “sujo” por vc, poderá escolher entre várias.
Quanto a IDEs, eu prefiro o NetBeans, mas existe ainda outra muito badalada, o Eclipse. As duas são ótimas escolhas, mas por escolha pessoal adotei o NetBeans. Quanto as SUn One, é uma IDE NetBeans aperfeiçoada, que teve sua versão Comunnity Edition descontinuada, sendo adotada a versão 3.5 do NetBeans como versão aberta do Sun One. Existem ainda as IDEs pagas, que tem um custo muito elevado, mas que também tem suas vantagens. Aconselho a adquirir um livro, como o das formiguinhas, Java Como Programar, muito bom para quem esta começando.
flw
J
jgbt
A melhor IDE é aquela que vc se adapta melhor, é uma questão pessoal.
Uso o NetBeans e gosto muito, so que ele é pesado tem que ter maquina.Ja tentei usa o Eclipse mas achei mais complicado de usar.O SunOne tem uma versão free, da uma procurada no site da Sun. Nunca usei o JBuilder mas ja falaram muito bem dele.
Se vc for perguntar por ai, todas IDE’s vão ter seu fãs.
A melhor opção é vc experimentar algumas delas e ai vc decidir.
[]'s
D
dreamspeaker
Notepad Enterprise Edition…
Falando sério, sugiro que você dê uma pesquisada no histórico do forum, pq esse assunto já foi discutido aqui!!!
T
TaQ
Eu to no VI faz tempo ehehe. VI e ANT são uma mão-na-roda.
H
hmichel