Gostaria de sujestões para iniciar em java com relação a que ambiente seria melhor para meu caso. Sou analista de sistemas, programador delphi a 5 anos. Me falaram bastante do NetBeans, do Eclipse, do JBuilder, do Sun One. Se a sujestão for Sun One, qual a versão free (se é que existe).
Se vc esta comecando na plataforma java, aconselho vc a começar com um editor de txto básico, como o VI no Linux/Unix ou mesmo um NotePad/Edit no Sistema Dos/Windows. Isto para vc poder dominar toda a estrutura das classes que vc implementar e quando sentir-se pronto para deixar uma IDE fazer o trabalho “sujo” por vc, poderá escolher entre várias.
Quanto a IDEs, eu prefiro o NetBeans, mas existe ainda outra muito badalada, o Eclipse. As duas são ótimas escolhas, mas por escolha pessoal adotei o NetBeans. Quanto as SUn One, é uma IDE NetBeans aperfeiçoada, que teve sua versão Comunnity Edition descontinuada, sendo adotada a versão 3.5 do NetBeans como versão aberta do Sun One. Existem ainda as IDEs pagas, que tem um custo muito elevado, mas que também tem suas vantagens. Aconselho a adquirir um livro, como o das formiguinhas, Java Como Programar, muito bom para quem esta começando.
flw
J
jgbt
A melhor IDE é aquela que vc se adapta melhor, é uma questão pessoal.
Uso o NetBeans e gosto muito, so que ele é pesado tem que ter maquina.Ja tentei usa o Eclipse mas achei mais complicado de usar.O SunOne tem uma versão free, da uma procurada no site da Sun. Nunca usei o JBuilder mas ja falaram muito bem dele.
Se vc for perguntar por ai, todas IDE’s vão ter seu fãs.
A melhor opção é vc experimentar algumas delas e ai vc decidir.
[]'s
D
dreamspeaker
Notepad Enterprise Edition…
Falando sério, sugiro que você dê uma pesquisada no histórico do forum, pq esse assunto já foi discutido aqui!!!
T
TaQ
Eu to no VI faz tempo ehehe. VI e ANT são uma mão-na-roda.
H
hmichel
Como foi postado, este assunto sempre foi e será muito postado e discutido, vc deverá também ver que existem muitos projetos, principalmente open source, que ajudam na automatização de processos, como o ANT, JUNIT ente outros que poderiam ser aqui citados. Não eskeça que vc deve codificar onde ficares mais a vontade e não eskeça também do google, uma ótima fonte de pesquisa.
[]´s
M
marciolx
O notepad é MUITO ruim, até o velho edit do dos é melhor (pelo menos indenta as linhas). Para os que trabalham no mármore do inf… quer dizer, no ruindow$ há opções de excelentes clones do vi como o vim ( http://www.vim.org ) e o elvis. Screenshot do vim em ação:
Eu costumo usar o jEdit como editor de textos. Ele é bem simples de usar, totalmente escrito em Java, free e open source. E vc pode baixar vários plug-ins e turbinar o bicho!
Valeu!
[]'s
C
caiofilipini
Galera, encontrei um artigo bem legal que mostra como transformar (através dos plug-ins, como eu disse) o jEdit numa poderosa IDE:
Trabalhei durante alguns anos com o Visual Age, da IBM. No último ano venho trabalhando com o JBuilder.
Se o seu problema não é grana, eu recomendaria o JBuilder. É uma ferramenta impressionante, muito produtiva.
Se é para o desenvolvimento caseiro, e aí com certeza grana deve ser um problema, existem boas ferramentas free: Eclipse, JEdit (?), etc …
T
TaQ
Discordo no ponto do “desenvolvimento caseiro”. Para desenvolvimento profissional para qualquer porte de empresa podem ser utilizadas as ferramentas mais “lights”, sem dúvida nenhuma.
U
Umlauf
O melhor ambiente de desenvolvimento Java:
você, sozinho, no seu quarto, de chinelo, bermuda (shortinho para as meninas) e aquela camiseta velha e desbotada porém muito confortável;
várias garrafas de 2L de Coca-Cola® (ou Pepsi®);
um frigo-bar cheio de mortadela, presunto, vários tipos de queijo, azeitonas e outros quitutes;
vários maços de cigarro;
aquele CD que tá furado de você tanto ouvir (CD fura?);
uma TV pra assistir o DVD de um show bem legal, quando você estiver de saco cheio de programar (algumas pessoas são multitarefa e conseguem fazer os dois simultaneamente);
uma máquina com o último processador, 1TB de RAM, conexão internet ultra-rápida e monitor de 17" de plasma;
qualquer IDE ou editor.
C
cv1
Furar, com o uso, não fura (bom, alé do furo que já vem de fábrica :D), mas CDs mofam!
Eu tinha o Use Your Illusion I e II do Guns’n’Roses aqui, 1a edicao (comprei os CDs no mes que saiu), mas, depois de uns bons 10 anos comigo, os CDs mofaram - encheram de pontinhos pretos/azuis craquentos, e agora nao tocam mais
T
TedLoprao
Pô cv, acho que isso é maldição dos Use Your Illusion, pq pra mim foi a mesma coisa… Só toca algumas músicas e olha lá
C
caiofilipini
Po, cv, não me desanima! Se os meus CD’s do Pink Floyd pararem de tocar eu paro de programar! :shock:
Brincadeirinha :mrgreen:
[]'s
D
douglasfs
O melhor ambiente de desenvolvimento que eu considero perfeito (que eu utilizo atualmente :oops: ) é o seguinte :
IDE : Eclipse 2.1 (integração fantástica com o CVS, suporte ao JUnit e principalmente ao refatoramento de código)
Plugins para Eclipse : Cactus (testes de Servlets e Taglib), JBoss IDE (para trabalhar com XDoclet, utilizo para gerar o web.xml e as minhas tag lib personalizada, também tenho meus templates XDoclet personalizados), Lomboz (Desenvolvimento WEB + Deploy/Undeploy), plugins para gerar equals, hashcode e construtores, também tenho um plugin para trabalhar com o Freemarker Template Language (alternativa ao Velocity).
Ferramenta CASE : Together Edition for Eclipse (abre uma perspectiva de modelagem no Eclipse)
Desenvolvimento SWING : Quando tenho que fazer alguma tela, eu utilizo o NetBeans 3.5
M
mauriciotrust
eu aconselho o emacs… quando vc configura o JDEE fica muito bom… mas se vc prefere um mais avançado que tal o JEDIT com seus vários plugins ???
L
leulima
Eu prefiro o JBuilder 8 e o IntelliJ IDEA. Uso os dois, mas vcs acham que eu comprei eles “originais” ?
J
JBoy_
Rapaz… eu gosto do JCreator. É legal não é tão pesado quanto os outros e se você gosta de saber o que tá sendo escrito (ou seja, você faz :P) ele é bom.
Não espere muitos plugins, gráficos, visualisadores de diabo a quatro que não tem essas coisas. Mas eu comecei nele é dificil deixar né ? :oops:
Acho que podemos ver de duas formas…se vc eh principiante, nada melhor que o notepad do windows e muito estudo. Se já é avançado ou ja sabe bem, o JBuilder (quem tem grana) e o NetBeans (free) eu recomendo, pois ja usei os dois…(principalmente o notepad, o 3º… ).
Para trabalhar com Java para a Web, daí podemos citar o WebSphere…muito bom.
eu usava o JCreator até descobrir o GEL que eu usei até descobrir o VIM
C
cv1
…que eu usava ate descobrir o Emacs, que eu usava ate descobrir o XEmacs, que eu usava ate descobrir o Eclipse
J
JBoy_
danousse e é citação em cima de citação
B
bandoleiro
ola ja use o sun one e eclipse:
o eclipse ofere-se mais opçoes para seu trabalho é a melhor ferramenta ma minha opinião…
no caso do editor use o editplus esse negocia de editor do windows nã vale nada…