Qual o melhor programa para trabalhar com Java?

14 respostas Resolvido
java
W

Olá ,
Gostaria de saber qual melhor programa para desenvolver em Java, Eclipse ou Netbeans?

14 Respostas

W
Solucao aceita

Gosto do NetBeans, pois me parece mais simples, usei ele até pra fazer uns teste com C e C++. Só acho ele meio feio, neste quesito o Eclipse ganha, ele tem uma aparencia melhor.

Você já viu o IntelliJ IDEA? Ele é bem legal também.

Faça o seguinte: São todos gratuitos. Instale todos, use cada um por um tempo, tipo uma ou duas semanas cada um, e veja qual lhe apetece mais.

J

Depende dos seus objetivos, se for mercado de trabalho, melhor se acostumar para ser produtivo usando Eclipse.

Netbeans é ruim por ser feito em Swing. Eclipse usa UI nativa do sistema operacional, por isso é fluido e com aparência bonita e natural de acordo com o SO.

W

NetBeans em Swing e Eclipse nativo? Isso explica muita coisa.

J

Exatamente. Embora o Eclipse seja feito em Java, na parte gráfica ele usa o toolkit SWT, que acessa componentes nativos de acordo com SO compatível.

Infelizmente a maioria da comunidade Java foi contra a adoção de SWT para criar sistemas, desde a época que desktop ainda estava em alta, porque a maioria dos Javeiros puros não gostam de soluções portáveis e sim diretamente multiplataforma, mesmo que sacrifique o usuário com qualidade inferior.

Curioso é que ao longo de todo esse tempo a maioria ter preferido usar IDE que usa SWT mas ter preferido entregar para os clientes aplicações feitas em Swing. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

R

A melhor IDE pra mim é sem dúvida nenhuma o Intellij IDEA. Tem o melhor editor para codificação, assim como, o melhor processo de debug. E pra mim editor conta muito, odeio estar digitando código no Eclipse ou NetBeans e ter que ficar esperando ele destravar depois que usei o ctrl+espaço ou enquanto espero ele decidirem se existe ou não o import de uma classe para a variavel digitada.
Porém, para aplicações web você vai precisar comprar uma licença para usar todos os recursos disponíveis do IDEA. A versão free, ou Community, é limitadíssima para desenvolvimento web, nem plugin para gerenciamento dos servidores está disponível. Mas para SE ou Android você pode usar tranquilo.

J

Tem como me ajudar javaflex em um projeto que estou fazendo de aulas de youtube?

J

Cria um tópico sobre sua dúvida, assim qualquer um que souber poderá ajudar.

P

Dizem que 80% das coisas são feitas em Eclipse, as outras 20% são feitas no NetBeens. Fato é que quanto mais recursos o editor for absorvendo, tanto Eclipse quanto NetBeens vão virando uma carroça. Existe muito preconceito com o NeteBees, muita gente sai repetindo o que outros falaram sem nem saber. Isto porque o NetBeens já vem com seu pacote completo, logo se torna mais “pesado” que o Eclipse, que também se tornará uma “carroça” conforme os recursos vão sendo adicionados. Os dois são muito bons, e eu tenho preferência pelo Eclipse, por isso o recomendo. Outra coisa, caso você esteja começado a programar, recomendo que deixe de lado os editores, e use o BlueJ, para que você possa reforçar seu aprendizado. Meus professores me ensinaram isso, e tem ajudado muito na minha evolução, claro que boto a mão na “massa” mesmo, mas melhor assim, tem gerado confiança total. Os editores são ótimos, o problema é que eles fazem tudo por nós, mas quando estamos diante de uma entrevista onde tudo é uma folha de papel ou um bloco de notas, aí o cara trava legal. No BlueJ, no Bloco de Notas, numa folha de papel, a gente é obrigado a escrever as partes básicas do código, coisa que já vem pronta quando abrimos os editores. Forte abraço e boa sorte!

J

Isso vai depender de qual LookAndFeell você estiver usando. A aparencia de um programa Java, você pode fazer parecer com o Windows 8 por exemplo, tenho alguns LookAndFeels aqui que são perfeitos. Um otimo que tenho é um que deixa o programa todo como o Office 2013

I

Olá. Utilizo as duas IDEs. Cada uma tem sua peculiaridade. O NetBeans é mais intuitivo para quem ainda está começando, porém sua instalação traz muitos plugins que nem sempre utilizamos. O Eclipse apesar de ser menos intuitivo, sua instalação é mais leve, você tem a possibilidade de instalar apenas o que realmente irá utilizar e quando preciso desenvolver alguma ferramenta desktop (Swing) prefiro utilizar o eclipse por te mais flexibilidade na manipulação dos código.

T

é uma questão de gosto. eu em particular curto muito o eclipse. Não sei porque mais até o nome me leva para lá. os dois são bons, mas uma coisa que gosto é a leveza do eclipse.

J

Concordo, não tem nem comparação a fluidez de uma UI que utiliza recursos nativos do SO em relação a pesada UI Swing utilizada pelo Netbeans.

I

Uso o IntelliJ Community e acho melhor que o Eclipse. NetBeans usava quando estava na faculdade, ele tem muita coisa que facilita, já vi empresas sérias que utilizava ele como ferramenta principal, deviam ser muito produtivos. O problema dele mesmo é que é muito pesado

F

Eu prefiro o netbens posi é mais simples

Criado 5 de março de 2016
Ultima resposta 7 de mar. de 2017
Respostas 14
Participantes 11