ErickMacedo:
Iae Pessoal, gostaria de saber quais dessas pos de Engenharia de Software tem mais peso no mercado ATUALMENTE.
PUC - http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/193
FIAP - http://www.fiap.com.br/mba/mba-em-engenharia-de-software-orientada-para-servicos-soa/sobre-o-curso/
Na PUC ela está como Especialização e na FIAP esta como MBA, qual a diferença?
Grato
Posso falar isso com propriedade, pois conheço muito bem ambas as instituições:
FIAP é maior reconhecida\muitíssimo mais renomada no âmbito de Tecnologia\Informática no mercado, na cidade de São Paulo. Já teve o prestígio de ser citada pela revista Você S\A (se não me engano) como tendo um dos melhores MBAs, atrás apenas da FGV (se não me engano), afirmo categoricamente que ela é sinônimo de qualidade no que tange à professores, infra-estrutura e “excelente” atendimento ao aluno, diferente de algumas fábricas, que não é o mérito, mas resisto em citar como a UNIBAN…
PUC é com certeza mais reconhecida em nível nacional (Brasil), no contexto de Tecnologia\Informática tem mais peso se você pretende seguir área acadêmica (pesquisador, cientista, professor etc) ou está fora de São Paulo pois provavelmente as pessoas irão ter ouvido falar da PUC muitíssimo mais do que da FIAP…
Especializaçã vs. MBA
No final acaba sendo utilizado o título mais como marketing do que outra coisa, embora não devesse… Veja, conheço muitas universidades, faculdades, instituições etc que vendem seus cursos como MBA mas que na prática não formam um verdadeiro acadêmico com visão de administração de negócios em sua especificidade de estudos como farmácia, TI ou por exemplo controladoria, como sugere o título MBA, diferentemente de schools norte-americanas que são top no mundo inteiro, conforme divulga o jornal Financial Times, já vi reportagens diversas sobre MBAs nos EUA, lá eles costumam ter por padrão na grade de disciplinas, matérias comuns para quaisquer cursos, se forem MBAs, como Motor de operações e Empreendedorismo… Diferentemente do que ocorre no “Brasil”…
Em resumo, teoricamente um MBA deveria ser muitos estudos de caso, o professor usaria a multidiciplinalidade, isto é, as pessoas da sala advindas de áreas diferentes, como ferramenta para provocar dinâmicas, troca de experiência e muito networking. Já uma especialização um estudo bem teórico.