Quantos anos tem, e com quantos anos começou a programar?

81 respostas
L

Me veio essa ideia, gostaria de saber um pouco da historia de cada um :).Quantos anos vc tem, e com quantos anos começou a programar?

Abração

Bruno Leão

PS: se algum moderador ou administrador puder mudar meu nick (era pra ser Leão, mais fico desse jeito ai que vocês tão vendo, podem colocar Leao sem acento msm se tiver jeito).Grato

81 Respostas

G

Tenho 18

comecei com 15

V

tenho 16

comecei com 15

A

vitinho1712:
tenho 16

comecei com 15

Credo, tenho 34, comecei com 20 :shock:

V

29, comecei com 9. Mas só com 11 fiz o meu primeiro “for”.

D

Arquivo em lote e html é programação?
Se sim, comecei com 14.
Se não, comecei com 15~16, Action Script (Flash), Pascal e Clipper.

M

tenho 23, programar mesmo…comecei com 22, mais quando tava perto de completa 22, um pouco antes ja tava aprendendo algoritmos, essas coisas…

R

tenho 17
comecei com java com 15
mas ja mexia com html… e tentei aprender asp desde uns 11~12
dai parei um pouco por causa de jogos, mas aprendi um pouco de css também antes do java

A

Ola,

Tenho 20, comecei (de verdade) com 13, na verdade eu ja escrevia codigo fonte nos meus cadernos da escola mesmo antes de ter um pc, hehe havia ganhado uma apostila de c e como nao tinha micro lia, e praticava nos meus cadernos, quando ganhei meu primeiro pc (um 486 dx2 100 mhz com 32 de ram) eu instalei as ferramentas, e sai compilando (as vezes com monte de erros, rs) a maior parte das paginas do meu caderno eram de codigo fonte... e nao de matérias, rs desde la numca parei um mes sequer de estudar, fazer contatos, e sempre ajudar, afinal de contas, quem ensina aprende duas vezes, mas apenas para destacar, o que faz a diferença é o amor pelo que se faz, porem nao existe idade para começar, me lembro que iniciei meu professor de matematica a programar e ele tinha ja seus 35 anos... a idade nao conta, o que conta é a força de vontade, o resto é apenas consequencia.

Abraços

André

A

Tenho 24 anos e comecei a programar com 19, mexendo com um pouco de C++ e Delphi na Universidade…

V

André Fonseca:
vitinho1712:
tenho 16

comecei com 15

Credo, tenho 34, comecei com 20 :shock:

hauhuahuahuahauhuahuah
Comecei cedo pow !!

A

Tenho 21, comecei com 17, com pascalzão nervoso :slight_smile:

W

comecei a programar com 17, quando entrei na facul, não tinha idéia do que era um if ou for na época … tenho 23 agora ( já consigo usar um HashMap com Generics :smiley: )

D

tenho 29 a acho que ainda não comecei. sei não. rsrsr

comecei com 24 c e fortran (arghhhhh) e agora to com java :smiley:

M

Entrei na facu com 22 hj to com 27.

Que saco, C# ta começando a dominar e anos de estudo em java vão por agua abaixo…

M

Tenho 42, comecei a programar há 12 anos atrás.

G

matarra1000:
Entrei na facu com 22 hj to com 27.

Que saco, C# ta começando a dominar e anos de estudo em java vão por agua abaixo…

:shock: se você pensar assim vai chegar as 50 como junior^^

L

5 anos, com fortran

L

Tenho 26 anos.

Comecei a programar quando comecei a fazer universidade, aos 19 anos. A linguagem Java, especificamente, eu só fui usar no meu terceiro ano, quando tinha 21. E ainda aprendi Ruby, quando “me encostaram” de um projeto, aos 23. E até hoje não parei de aprender.

K

Tenho 21, comecei com 16.

D

Comecei bem cedo aos 14 com BASIC(Mas eu fiz alguns algoritmos que aprendi com um primo aos 12 anos e já brincava com basic)
aos 17 com C e aos 19 com Java. Hoje eu estou com 26. Já brinquei com Pascal, COBOL, VB, C#, PBL, PHP e ASP, tudo isso só em cursos e brincadeiras, com Java e C foi mão na massa.

L

Caracas, 9 anos O.o’

Esqueci de falar de mim: comecei a 4 meses no curso, tenho 17 anos.

C

tenho 27, comecei com 18, logo após ter entrado na universidade.

D

Tenho 22, comecei a programar na faculdade com 19 em Pascal e C.

Q

Tenho 26, se programar em Access no win3.1 conta, comecei com 9, senão, comecei com 11

R

opa, tenho 24 anos… (quem coloca 23 e 12 meses é pq ta querendo esconder alguma coisa…)

programo desde os 17 anos… :smiley:

F

13 anos fazendo sites na hpg.com.br(Agora é pago. =/ )
17 anos comecei com Java.

Hoje, tenho 21 anos de idade.

L

28 comecei com 15 no cursinho do todo poderoso “delphi 3”,pelo menos era na epoca. :lol:

F

Tenho 21 e começei com uns 11 anos, mechendo com HTML, M.U.G.E.N. e alguns scripts para IRC :).

Programação de verdade aprende na faculdade com PASCAL, devia ter uns 16 anos :smiley:

[]'s

W

tenho 29, comecei com 15 com Pascalzão véio de guerra passando por delphi, superbase e visual basic

W

Tenho 27 anos e comecei a programar com 17. Mas só aos 25 mudei de emprego e a trabalhar como programador.

A

Tenho 32, comecei aos 15 com Assembly Z80 no MSX, depois foram em ordem mais ou menos cronológica, Basic, Pascal, C, C++, Shell, Perl, Java,Python,Ruby etc etc etc …

M

Tenho 18.

Começei com 11~12 brincando com C++ e aos 14 começei com o Java.

T

Tenho 27, comecei com 15 com o basic… depois aprendi clipper, VB e Java.

L

pelo jeito a mairia aqui é td piazada que começou a programar com 5 anos…

eu tenho 23 e comecei com 12 com o Blitz Basic

A

Tenho 21, comecei no fundo com 9 , num video game vagabundo chamado Magic Computer. Depois disso, fui pra Pascal, C, Delphi, C novamente, larguei C e fui pra Java. Agora estou com Java, Flex, e começando com Ruby. :slight_smile:

M

tenho 23 e comecei com 18

G

Muito interessante este tópico: a gente troca idéias com o pessoal diariamente e de repente se dá conta que não faz a menor idéia de com quem está falando.
Descobri por exemplo que essa juventude anda muito precoce, eu pensava que era só em outras coisas mas parece que em programação também. :smiley: :twisted: :smiley: :twisted:

Respondendo: Eu tenho 28, comecei aos 19 ou 20 “de brincadeira” enquanto trabalhava com suporte. Com uns 24/25 comecei a ser pago para isso.

F

Nossa quanta gente sem infancia e sem adolescencia, aos 13~14 eu estava na rua andando de bicicleta/skate, no maximo um mega-drive em casa.

Comecei com 21 em 2000 na faculdade mesmo, primeiro pascal e depois delphi 5, java só depois da faculdade por conta mesmo.
Hoje estou com 30.

M

Ué… por que sem infancia?

Sempre tive tempo pra aprender isso e frequentar umas festas de final de semana.

E se não fosse por isso hoje eu não poderia sair da aula da faculdade depois de assinar a lista para beber pois já sei o que o professor está passando.
^^

think about it.

A

Bom, eu tive uma boa infância. corri, joguei bola, cai de cara no asfalto andando de bicicleta, soltei pipa, pulei muros, joguei ping pong, quase me afoguei umas 3x, corria no meio da rua, jogava “passou levou”, jogava bola com pitchula, brincava de carrinho, guerra de mamona… Mas mesmo assim eu tinha tempo pra essas coisas.

J

Concordo…

Tenho 22, comecei com 17 na facul com c++… Com java aos 19, na facul e profissionalmente tb.

F

O que significa pitchula, é o mesmo que tchula ou tchulinha?

flws

F

Tenho 26
Começei com ~15

A

tenho 23, comecei com 15 anos em asp(moda na época)
depois pascal, delphi, c, e aos 16 java

K

Comecei com 11-12 anos aos 14 anos trabalhava numa BBS - STI (alguém lembra?! ) em SP, mais tarde viraria provedor de internet com Perl, C , scripts… Java comecei em 97 e como vim da área de Web, Java era o único meio de desenvolver algo RichMedia. Lembro-me de alguns sites famosos como Gamelan que provia uma infinidade de Applets com efeitos bem bacanas … Tinha até um site que havia feito para uma empresa do meu pai - http://www.aguanatureza.com.br/index_v.htm ( coloquei direto pq a home tem uma validação tosca de brower, com netscape !! ) - e um applet embaixo, aquilo era cool !! :-).

O que me fez estudar java era aquela idéia de (idiota) de ter uma única linguagem para atender todos os seus problemas, “Write Once, Run Anywhere” … aquilo me seduziu confesso !!

Gostava muito da idéia de distribuir as aplicações via Web, o Java tornou isso real através dos seus applets, que também fizeram a má fama da linguagem por anos até (rodar num 486 ou lentium 100 não era uma coisa muito boa) com a tecnologia de JVM da época e tudo mais.

Insistir no Java nessa época era coisa de doido e isso é uma coisa que sempre me motivou, começar algo desafiador que muitas empresas não apostam mas vc consegue enxergar como será lá na frente. Vejo isso com linguagens como Ruby e Scala, minhas atuais apostas e motivações de estudo.

PS: Passei muitos desafios com Java, Servlets com sistemas inteiros, aprendendo os patterns e fazer na mão até vir um framework decente, proliferação dos mesmos, EJB até a especificação 2.1 ufa … a coisa foi bacana !! :slight_smile:

AH ! Hoje estou com 29, faço 30 mês que vem :slight_smile:

A

O que significa pitchula, é o mesmo que tchula ou tchulinha?

flws

Hasdhadhsahdsada. É um guarana chamado Pitchula. Que vinha em um bujãozinho de 150 ml hasdhashdsa. Pense num treco vagabundo, mas comer Pitchula com Micos era bom demais hashdhsadsa. Eu só vi no norte e no centro oeste até hoje, e visto que cresci por aqui…

L

comecei com 19, hoje tenho 24 :stuck_out_tongue:

W

Tenho 32 e comecei com por volta dos 18/19, VBzão … Caramba olhando a mulecada, to véio pra kct… hauahuahauhauha

Abraços
Wanderson

E

Tenho 23 anos
Comecei estudar C/C++, Clipper, Pascal, Basic com 13/14 anos.
Comecei com Java com 15 anos
8) To ficando velho :cry:

M

num tenho mto tempo de programação tenho 21 e comecei com 18
comecei direto com a Java, minha primeira linguagem a qual ainda tenho que aprender muito hehehe

P

Tenho 13( Quase 14 ), já tentava fazer jogo semi-automatizado em Exel desde os 7. Começei a tentar programar desde os 9. Consegui começar msm aos 11, utilizando um livro de bolso chamado C++ - guia de consulta rápida. ( Olha a idéia! ) Depois de 4 meses desisti pq não da pra aprender a programar c\ um guia de consulta rápida de bolso, sem nunca ter visto uma linguagem de programação =). ( Não consegui nem fazer um while. Também, não tinha nenhum exemplo :stuck_out_tongue: )
Desde então fiquei procurando algum curso, logo soube do java só que não achava nenhum curso de java em lugar nenhum.

Tentei pelo The Java Tutorials, em ingles, mais tava difícil demais sem nenhuma outra base. Julho deste ano achei pra vender um Java - Como Programar no mercado livre, começei a ler no meio de julho, sofri um pouco, mais acho que acabei lendo umas 500 paginas em uns 15 dias :O. Até agora não terminei de ler o livro ainda, falta eu aprender redes direito, mais to aí =)

D

tenho 17 anos
comecei com pascal aos 10 anos
com vb aos 11 anos
e java aos 14 anos

V

Comecei com BASIC aos 9 anos.
Peguei o VB quando tinha uns 11 ou 12.
Com 16 anos peguei o FoxPro (quero esquecer que isso um dia existiu).

Daí depois que entrei na faculdade em 2002, veio o pascal, o C, o C++, o delphi, o java, javascript e outras coisas.

Hoje tenho 25.

Eu pensava que o meu caso era único, mas vejo que é mais comum do que eu imaginava.

H

Comecei aos 15 com PHP. Com 16 comecei Java, porém, não segui em frente com a linguagem na época. Retomei com Java esse ano :slight_smile:

M

Fala sério to com 30 e quando comecei rodava clipper em um XT 8086 sem HD, com 4MB de RAM e dando boot pelo disquete de 5 1/4.

Obs: Windows e mouse ainda não tinham chegado.

C

Tenho 19.
Comecei com 12 html, CSS depois PHP, ASP, JavaScript. ( até os 18 ).
Aí com 18 peguei um estágio de Java, e agora vou começar a ficar só no Java ( com Flex e Ruby ).

V

Eu só esqueci de comentar que eu acho que foi com 9 anos… porque para ser bem sincero, a memória mais antiga que tenho sobre mim, já envolvia eu programando… :oops:

Nerd de nascimento. :lol:

Enfim, minha primeira linguagem foi o basic, do MSX. Comecei copiando os exemplos dos livros.
Depois programei em outras variantes, como o QBasic (alguém aqui também jogava o Gorillaz?).

Fiz meu primeiro curso de programação em 1995, antes do segundo grau. Era um curso de Pascal e Clipper, mas mais focado mesmo em lógica (o curso foi muito bom, por sinal, mesmo que o clipper já estivesse caindo em desuso na época).

Em 1996 entrei no técnico em processamento de dados. E aí sim, comecei a programar para valer. Peguei meu primeiro estágio em 97, ainda com 16 anos. Depois veio a faculdade, o GUJ e a pós…

D

começei a programar com 18 anos, tenho 21
começei com abap e agora programo em JAVA =]

W

Polimorphism:
Tenho 13( Quase 14 ), já tentava fazer jogo semi-automatizado em Exel desde os 7. Começei a tentar programar desde os 9. Consegui começar msm aos 11, utilizando um livro de bolso chamado C++ - guia de consulta rápida. ( Olha a idéia! ) Depois de 4 meses desisti pq não da pra aprender a programar c\ um guia de consulta rápida de bolso, sem nunca ter visto uma linguagem de programação =). ( Não consegui nem fazer um while. Também, não tinha nenhum exemplo :stuck_out_tongue: )
Desde então fiquei procurando algum curso, logo soube do java só que não achava nenhum curso de java em lugar nenhum.

Tentei pelo The Java Tutorials, em ingles, mais tava difícil demais sem nenhuma outra base. Julho deste ano achei pra vender um Java - Como Programar no mercado livre, começei a ler no meio de julho, sofri um pouco, mais acho que acabei lendo umas 500 paginas em uns 15 dias :O. Até agora não terminei de ler o livro ainda, falta eu aprender redes direito, mais to aí =)

Parabens carinha… é isso mesmo!!! Corre atrás que vc se dá bem. Eu nunca fiz um curso de java… não sou gênio mas dou minhas caneladas no mercado a uns 12 anos… 6 em java…

Continue assim!

Abraços
Wanderson

C

Vcs q começaram a programar com 5 anos (huaha) jogavam bola, brincavam de polícia e ladrão, comandos em ação, esconde-esconde, andavam de bicicleta?

Pô qdo eu era criança eu gostava era de jogar no MSX, Atari, Nintendo… acordar de manhã pra ver os desenhos da Xuxa (Thundercats, Caverna do Dragão, He-man, etc.)… adorava qdo algum amigo tocava o interfone pra ficar na rua… agora, programar?

Bah.

Hehe.

L

caraca como tem gente precoce poraqui… pelo jeito a maioria não teve infancia… ja eram nerdezinhos desde que nasceram…

D

caiodorn: Vcs q começaram a programar com 5 anos (huaha) jogavam bola, brincavam de polícia e ladrão, comandos em ação, esconde-esconde, andavam de bicicleta?

Pô qdo eu era criança eu gostava era de jogar no MSX, Atari, Nintendo… acordar de manhã pra ver os desenhos da Xuxa (Thundercats, Caverna do Dragão, He-man, etc.)… adorava qdo algum amigo tocava o interfone pra ficar na rua… agora, programar?

Bah.

Hehe.

voce esqueceu o Dragon Ball,
acho que a galera q programava aos 9 vai botar o filho pra programar aos 6, ai ele leva uma aplicação JME pra resolver as provas que envolvem cálculo de baskara

B

comecei aos 17 anos programando muito html/javascript. mas mergulhei mesmo na programação com 19 anos, na faculdade, usando pascal e c.
Hoje tenho 27 e procuro outras alternativas além do java, pois acho q ele complicou demais o desenvolvimento web.

M

Ué… o que não me diverti na infancia (nem tanto tempo perdido assim) me deixou com tempo de sobra hoje em dia na faculdade.

E de certa forma… o que faço hoje em dia é mais divertido do que fazia quando era criança. XD

F

Ninguem aqui jogava bola na rua ? taco ? esconde-esconde ?

C

Oi =)

C

danielfigueiredoc:
caiodorn: Vcs q começaram a programar com 5 anos (huaha) jogavam bola, brincavam de polícia e ladrão, comandos em ação, esconde-esconde, andavam de bicicleta?

Bah.

Hehe.

voce esqueceu o Dragon Ball,
acho que a galera q programava aos 9 vai botar o filho pra programar aos 6, ai ele leva uma aplicação JME pra resolver as provas que envolvem cálculo de baskara

Dragon Ball, apesar de bem antigo, só passou aqui no BR qdo eu já era meio marmanjo… então nem fez parte da minha infância.

J

Comecei com basic, em um tk 3000, aos 10 anos. Posteriormente, na faculdade aprendi pascal e c. Hoje trabalho com n linguagens, sendo java e pascal as mais utilizadas. Tenho 21 anos de experiência.

F

Tenho 24, comecei com 15 anos fazendo meu primeiro site sobre Leigão urbana (não me zoem) e hospedando no catar hahahah
Aos 19 anos entre na faculdade e conheci o java, antes fazia umas princadeiras com VB e acces heheauehueh

T

Oi galera comecei com 18 anos a mexer com programação e hoje tenho 23 anos de idade. Realmente a galera aqui é muito precoce pois quando comecei a querer mexer com programação, eu ja tinha feito manutenção de pc, monitor da escola, a primeira linguagem que comecei a mexer foi JAVASCRIPT, daí pra frente comecei a estudar PASCAL, C e JAVA.

P

Basic e DOS-programming aos 12 anos de brincadeira.
Programando querendo virar gente aos 16.
Com java comecei aos 17.
Hoje tenho 27 anos.

T+

M

Da pra ver bem quem é do interior e quem é de cidade grande~média.

Os do interiorrr como eu começaram beeem mais tarde.

M

comecei com (pasmem) VBA de access, aos 16. :oops:

To com 26. :wink:

V

hahahah… eu tive um tk2000.

E sou nerd o suficiente para achar que programar cedo foi uma ótima infância.
Embora eu também brincasse de tudo o que você falou… e tenha assistido a todos esses desenhos.

R

Olá:

Tenho 33 anos (quase 34). Minha primeira introdução à programação foi no meu 2o. semestre do meu bacharelado em física na USP, em 1994 (aos 18 anos). A linguagem era C. No semestre seguinte tive cálculo numérico onde obviamente também utilizei C. Somente em 1999 (ao 23 anos), quando decidi entrar no ramo de programação, é que realmente comecei a estudar programação para valer. Reestudei C e aprendi sobre Java, C ++ e Pascal. Neste mesmo ano entrei num estágio em linguagem C.

Grato,

M

Eu tenho 31 anos, comecei a programar em 2006, quando eu fiz o curso de desenvolvimento de software.

S

hahahah… eu tive um tk2000.

E sou nerd o suficiente para achar que programar cedo foi uma ótima infância.
Embora eu também brincasse de tudo o que você falou… e tenha assistido a todos esses desenhos.

hahahaha, eu tenho 33 e comecei programar aos 13 anos em um TK85, preto e branco e usava um gravador e fita K7 para salvar os programas, mas profissionalmente só com 17 anos.

B

To com 22 e programo desde os 10 ou 11, com Delphi 1.
Depois passei para ASP, VB, Java e C#.

To meio velho hein.

T

ViniGodoy:
Eu só esqueci de comentar que eu acho que foi com 9 anos… porque para ser bem sincero, a memória mais antiga que tenho sobre mim, já envolvia eu programando… :oops:

Nerd de nascimento. :lol:

Enfim, minha primeira linguagem foi o basic, do MSX. Comecei copiando os exemplos dos livros.
Depois programei em outras variantes, como o QBasic (alguém aqui também jogava o Gorillaz?).

Fiz meu primeiro curso de programação em 1995, antes do segundo grau. Era um curso de Pascal e Clipper, mas mais focado mesmo em lógica (o curso foi muito bom, por sinal, mesmo que o clipper já estivesse caindo em desuso na época).

Em 1996 entrei no técnico em processamento de dados. E aí sim, comecei a programar para valer. Peguei meu primeiro estágio em 97, ainda com 16 anos. Depois veio a faculdade, o GUJ e a pós…

É, exatamente como eu comecei tb… MSX… A diferença é que um belo dia eu ganhei uma calculadora da sharp, se não me engano, que na verdade éra um dos primeiros pockets pcs da época, (ganhei de um amigo meu que achou a mesma num estacionamento da faculadade de engenharia. Quando ele anunciou que achou a bicha apareceram trocentos donos huahauha) programável, e em um derivado de basic tb… Agora, adivinhem como eu passava nas provas de matemática da escola???

A

Tenho 30 anos, e comecei a programar em 1989, aos 9 anos, num PC XT da Prológica, tela de fosfóro verde. Usava o GWBASIC no DOS (que era “pirateado” pela Prológica com o nome de SO16, na época de reserva de mercado). No início, a maioria dos programas eu copiava da revista Micro Sistemas.

J

vou fazer 21 e comecei com 17,
comecei com java, passei pra php, voltei para java.
C++ só nas horas vagas.

Criado 19 de setembro de 2009
Ultima resposta 10 de abr. de 2010
Respostas 81
Participantes 67